quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Gelados caseiros - Saiba como preparar uma sobremesa fresca e deliciosa

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/receitas-nutricao/gelados-caseiros-1073875.html

Gelados caseiros
Saiba como preparar uma sobremesa fresca e deliciosa


Os gelados são feitos de natas frescas, ovos, essências naturais e, por vezes, leite. Muito pouco ar é incorporado o que os torna densos, ricos e cremosos.

Os sorvetes tecnicamente são gelos. São compostos por açúcar, limão e fruta fresca. Simples e refrescante. Para quem se aventura a fazer gelados em casa, penso que eventualmente quererá adquirir uma máquina.

Há uma grande diferença entre utilizá-la ou fazer com utensílios comuns. A máquina proporciona uma textura mais cremosa e pode obter o seu gelado em minutos.

Na preparação, deve utilizar sempre os melhores ingredientes. Aqui não podemos enganar com produtos light. É essencial usar natas frescas boas. Ovos biológicos, se possível. Essências naturais, sempre que possível (vagem de baunilha em vez de essência sintética). Leite, se desejar. E qualquer outro ingrediente que queira. Pode e deve usar fruta fresca!

Um dos principais motivos por optar fazer o gelado em casa é poder utilizar os melhores e mais frescos produtos disponíveis. Opte sempre por produtos sazonais.

Em termos de conservação, um conselho que deixo é que o gelado deve ser consumido o mais rapidamente possível. Os cristais de gelo formam-se à superfície quando em contacto com o ar.

Se o guardar, coloque uma camada de papel aderente ou vegetal directamente na superfície do gelado, isto não só vai retardar a formação destes cristais mas também evitar que o mesmo absorva os cheiros do congelador. Se o gelado ficar muito duro, pode amolecê-lo no frigorífico, lentamente. O objectivo é obter uma consistência que seja fácil de servir e saborear.

Texto: Mafalda Pinto Leite


Sem comentários:

Enviar um comentário