sábado, 19 de novembro de 2011

Tendências Outono/Inverno: Brilhos

Uma das grande tendências desta estação são os brilhos presentes tanto na roupa, como no calçado ou acessórios.
Esta estação também é marcada pelos metalizados.

Veja alguns exemplos:

Stradivarius
Stradivarius
Stradivarius
Stradivarius
Sradivarius

Zara
Zara
Zara
Zara (também há em cor Ouro)
Zara (também há na cor areia)
Zara
Zara
Zara
Zara
Zara
Zara (também há na cor dourado)
H&M

H&M (também há na cor preto)
H&M
H&M
H&M (colecção Versace)
H&M (colecção Versace)
H&M (também há em preto)
H&M (também há em preto)
H&M (também há em preto)
Tally Weijl (também há na cor cinzenta)
Tally Weijl
Tally Wejil (também há na cor rosa)
Tally Wejil (também há na cor preto)
Tally Wejil (também há na cor branco)
Tally Wejil (também há nas cores preto e cizento)
Tally Wejil (também há nas cores rosa e preto)
Tally Wejil
Tally Wejil (também há na cor preto)
Tally Wejil (também há na cor preto)
Tally Wejil
Tally Wejil (também há na cor cinzento)
Tally Wejil (também há na cor preto)
Tally Wejil (também há na cor dourado)
Tally Wejil
Tally Wejil
Tally Wejil
Tally Wejil (também há na cor prateado)
Tally Wejil

Tarte de manga com framboesa - Uma alternativa saudável e saborosa para a sobremesa

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/tarte-de-manga-com-framboesa.html?receitas=sobremesas&cb_type=

Depois dos excessos cometidos em épocas festivas, a perda dos quilos extra é uma meta a alcançar. Andreia Revez, nutricionista na Clínica Metabólica de Gestão do Peso, ajuda-o nesta tarefa.

«Substituímos as calorias vazias do açúcar e do leite condensado pelas nutritivas tâmaras secas. Para além disso, a qualidade da gordura das amêndoas e do leite de coco contrapõe a das natas, manteiga e bolachas da receita original», afirma a nutricionista.
Atreva-se a experimentar!

 Ingredientes
(Para 6 fatias de 100 g)


Base
3chávenas de amêndoas (de molho em água 2 horas)
Uma chávena de tâmaras descaroçadas
Uma pitada de canela
Uma pitada de aroma de baunilha
Uma pitada de sal

Recheio
Uma lata de leite de coco (200 ml)
Uma manga madura
Uma pitada de aroma de baunilha
Framboesas

Preparação

1. Triture as amêndoas, as tâmaras, a canela, a baunilha e o sal num processador de alimentos até formar uma massa homogénea.

2. Com esta massa, forre uma tarteira de fundo amovível (para não colar demasiado a base à tarteira pode polvilhá-la antes com amêndoa ralada).

3. À parte, numa liquidificadora, misture o leite de coco com a manga cortada aos pedaços e a baunilha até formar uma mistura homogénea e recheie a tarte.

4. Coloque no frigorífico durante, pelo menos, quatro horas. Enfeite com framboesas e sirva.

Informação nutricional (por fatia)
300 kcal de energia
13 g de hidratos de carbono
8,1 g de proteínas
24 g lípidos

Comparativamente à receita tradicional, a nossa receita tem:
Menos 200 calorias
Menos 33,3 g de hidratos de carbono
Menos 2,3 g de proteínas
Menos 7 g de lípidos

Texto: Madalena Alçada Baptista

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

Falsos amigos da sua nutrição - 7 alimentos secretamente pouco saudáveis

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/receitas-nutricao/falsos-amigos-da-sua-nutricao-1196367.html

Cerca de cinco gramas ou uma colher de chá. Esta é a medida de azeite nutricionalmente certa para temperar 100 gramas de carne.

O facto de até o azeite, considerado a gordura mais saudável graças à sua riqueza em gordura polinsaturada e monoinsaturada, não dever ser consumido sem limites demonstra como alguns alimentos podem ser enganadores, muitas vezes em função de ideias pré-concebidas.

Umas vezes, a chave está em consumi-los com moderação, noutras, em conhecer alternativas melhores. Teresa Branco, fisiologista de controlo de peso, responsável pelas rubricas de gestão de peso da SIC Mulher e pelos planos dietéticos do programa de televisão «Peso pesado», transmitido pela SIC, realça os pontos positivos e negativos de alimentos a que podemos chamar lobo com pele de cordeiro.

Tostas e bolachas integrais ou de água e sal
São uma opção comum entre as refeições principais e, por norma, mais saudável do que bolos ou bolachas com recheio, por conterem menos açúcar. Mas, como salienta Teresa Branco, «este tipo de alimentos possui um grande teor de gordura hidrogenada ou trans, o tipo de gordura mais prejudicial, com um forte impacto negativo ao nível da saúde cardiovascular».

Tostas de milho ou arroz com pouca adição de sal são, segundo a fisiologista de controlo de peso, uma alternativa possível, por serem igualmente fontes de energia, mas com menor teor de gordura e maior riqueza nutritiva. Em fibra, por exemplo.

Wraps
São um dos alimentos da moda, sendo eleitos por muitas pessoas para refeições ligeiras. Recheados com misturas de legumes, frutos do mar, frango ou atum, são consumidos como substitutos do pão, arroz, massa ou batata numa refeição normal. «Muitos wraps são feitos com uma massa proveniente de grãos muito refinados, tendo um índice glicémico elevado», alerta.

«Isto leva a que a sua absorção seja mais rápida, dando menor sensação de saciedade do que se ingeríssemos um alimento menos refinado e mais rico em fibra», explica Teresa Branco. Por isso, «tente optar por outro tipo de massa, mais integral e mais rica em fibra, cuja absorção será mais lenta, provocando maior saciedade», aconselha a especialista. Adicionalmente, certifique-se de que não contêm molhos gordos, por exemplo com maionese.

Saladas
«São uma ótima opção de almoço ou jantar quando são à base de legumes, uma vez que estes possuem muita água e pouca energia na sua composição», indica a especialista. Os legumes, por excelência, são fontes de vitaminas e minerais. Contudo, ingredientes como os croutons (pedaços de pão fritos), massa, queijos gordos e molhos muito processados têm o poder de minar esta refeição potencialmente saudável, devido à adição de gordura, sal, açúcar e possíveis aditivos, como corantes e conservantes.

Seja criteriosa na escolha os ingredientes. «Deve-se optar por bases de alface e/ou legumes, adicionando fontes proteicas como o ovo, atum ou frango, além de três ou quatro pedaços de fruta fresca e outros tantos de frutos secos», recomenda a fisiologista. Seja moderada no tempero e prefira azeite, vinagre e ervas aromáticas.

Batidos de fruta e smoothies
Quando feitos com fruta fresca e bebidos no momento, fornecem toda a fibra, vitaminas e minerais da fruta, além da energia da frutose (açúcar natural da fruta). São uma boa opção antes ou depois da prática de exercício, sobretudo se contiverem leite, cujas proteínas são essenciais para a resposta muscular.

É preciso considerar, contudo, que «além da quantidade de açúcar muitas vezes adicionada aos batidos e smoothies comerciais, caso tenham fruta rica em vitamina C, esta pode degradar-se quando se encontram expostos à luz, visto ser uma vitamina fotossensível», lembra Teresa Branco. A solução? «Faça sumos naturais em casa sem adição de açúcar», recomenda a fisiologista de controlo de peso, acrescentando que, «se quiser perder peso, é sempre preferível optar por uma peça de fruta, que terá mais fibra, e comer apenas uma unidade».

Iogurtes magros ou light
Ricos em proteínas e cálcio, um mineral essencial para a constituição óssea, «podem ser uma boa opção desde que sejam nutricionalmente magros, já que alguns se dizem magros e não o são realmente», alerta Teresa Branco.

Como descreve a especialista, «o sabor adocicado pode advir da adição de edulcorantes, que em doses excessivas podem ter um efeito laxante. Além disso, há que «ter em atenção aditivos como os intensificadores de sabor, corantes e conservantes».

Por isso, certifique-se de que um iogurte é realmente magro procurando o valor de gordura (lípidos) indicado na tabela de composição do rótulo. Segundo Teresa Branco, este não deverá exceder duas gramas, o equivalente a 18 calorias. «Opte por um natural, magro, sem aromas nem pedaços, e adicione fruta fresca», acrescenta.

Cereais integrais
Têm mais fibra que outros cereais e, «apesar de, por vezes, conterem gorduras saturadas, nem todas são de má qualidade, como é o caso do óleo de coco, benéfico na melhoria do perfil lipídico», explica Teresa Branco. Apesar disso, «muitos são ricos em açúcares simples, que são absorvidos rapidamente e contribuem para o aumento de peso». Por outro lado, «a quantidade que equivale a uma fatia de pão ronda as três ou quatro colheres» mas, devido ao seu menor poder saciante, as pessoas tendem a encher a taça.

O aconselhável é que faça a sua própria mistura de cereais, sem adição de açúcar ou gordura. «Pode, por exemplo, juntar flocos de aveia integral com sementes de abóbora, frutos secos, flocos de centeio integral, entre outras, e dar um toque final com canela em pó e/ou coco ralado ou em lascas», sugere a fisiologista.

Barras de cereais
Por terem poucas calorias são uma vantagem para quem quer controlar o peso, tornando-as grandes candidatas ao pódio dos snacks entre refeições. O facto de conterem cereais cria a ideia de serem ricas em fibra, o que pode não ser verdade.

«O grande problema deste tipo de alimentos é que tem muito pouco interesse nutricional. São ricos em açúcares simples e gordura, muitas vezes hidrogenada (associada ao aumento do mau colesterol e à obesidade), e têm grandes quantidades de sal, que realçam o sabor doce», refere a fisiologista. Em alternativa, opte por alimentos pouco processados. «Para uma refeição a meio da manhã ou da tarde, prefira barritas de cereais caseiras ou, se gostar mais, frutos secos sem adição de sal ou açúcar, nutritivos e saciantes», recomenda Teresa Branco.

Texto: Rita Miguel com Teresa Branco (fisiologista de controlo de peso)

Galochas

Veja outros posts sobre galochas:
http://dicas-da-ines.blogspot.com/search/label/galochas

Com saltos ou rasas, discretas ou coloridas, sóbrias ou estampadas, as galochas adaptam-se a todos os estilos. São um dos must-have desta estação e querem-se com cores intensas e personalizadas.

Veja aqui:
http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-fotos-2/?id=1199867

Alguns exemplos:
Os tons vibrantes acrescentam estilo ao seu look (Modalfa)
O animal print continua a estar em voga (Hunter)
Branco metalizado. Esta é uma cor que conjuga na perfeição com os looks de outono/inverno (Hunter)
O camel continua a ser uma das cores que dominam no guarda-roupa da estação fria (Gioseppo)
Leve o Mickey e a Minnie para todo o lado (Gioseppo)
O pelo, muito em voga esta estação, também se associa às galochas (Primark)