sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cancro Mama: Terapêutica Hormonal

 Terapêutica Hormonal
A terapêutica hormonal impede que as células cancerígenas "tenham acesso" às hormonas naturais do nosso organismo - estrogénios e progesterona - que necessitam para se desenvolverem. Se os testes laboratoriais demonstrarem que o cancro da mama tem receptores hormonais, ou seja, que é "positivo para os receptores hormonais", pode fazer terapêutica hormonal. Tal como a quimioterapia, a terapêutica hormonal pode afectar as células de todo o organismo, pois tem actividade sistémica.

Na terapêutica hormonal são utilizados medicamentos que bloqueiam os receptores hormonais. Para além destes medicamentos, se ainda não estiver na menopausa, poderá fazer uma cirurgia para remoção dos ovários; os ovários são a principal fonte de produção de estrogénios do organismo (depois da menopausa, esta produção declina naturalmente, não sendo necessária a cirurgia)


http://www.ligacontracancro.pt/gca/index.php?id=186

Aprenda a dormir melhor

http://saude.sapo.pt/bem-estar-e-emocao/artigos-gerais/aprenda-a-dormir-melhor.html

Aprenda a dormir melhor
O que fazer para evitar que as suas noites se transformem num pesadelo


Há quem não precise de dormir muitas horas e há quem tenha necessidade de passar muito tempo na cama. Mas para todos a regra é a mesma, como explica Teresa Paiva, neurologista, «A noite vai refletir o dia e, por sua vez, a noite vai reflectir-se no dia».

Em média precisamos de dormir oito horas por dia, sendo que, conta a especialista, «apenas dez por cento da população tem necessidade de dormir menos de seis horas e mais de nove».

«Quem dorme menos do que deve vai pagar a fatura mais tarde. Estudos indicam que a redução de sono para menos de seis horas num adulto tem riscos aumentados para o aparecimento de hipertensão arterial, diabetes, obesidade, acidentes, depressão, cancro da próstata, cancro da mama, endometriose, depressão», enumera Teresa Paiva.

Os conselhos que se seguem podem ajudá-la a salvaguardar-se:

Tenha um estilo de vida saudável
«O ritmo alimentar deve ser maior de manhã e ir diminuindo ao longo do dia. À noite, não deve beber bebidas alcoólicas nem comer pratos muito fortes e isto é extensível a todas as faixas etárias», explica Teresa Paiva. Evite comer duas horas antes de adormecer e pratique exercício físico regularmente, de preferência de manhã ou à tarde.

Cultive o silêncio

Ter a televisão ligada quando vai para a cama ou jogar playstation antes não beneficia o descanso. «Os jogos de computador são muito estimulantes e atrasam o sono pelo envolvimento da pessoa na tarefa», acentua a especialista. Por outro lado, se trabalha até tarde, saiba que não o deve fazer até à hora de dormir. «É adequado que cada um de nós relaxe antes de se deitar», aconselha.

Cumpra horários
Dormir mais ao fim de semana para compensar a falta de descanso durante a semana não é uma boa estratégia.

«Os horários das refeições, de deitar e de levantar devem ser relativamente ajustados», diz Teresa Paiva.

A regra das oito horas de sono diárias para os adultos «não se aplica aos bebés que devem dormir cerca de 14 a 15 horas», sublinha a neurologista.

«As crianças em idade escolar necessitam de dormir cerca de 12 horas e as que já tenham completado dez anos, menos duas horas que as anteriores. Os adolescentes devem dormir entre oito a nove horas», adianta a especialista.

Desligue o telemóvel

«Alguns adolescentes colocam o telemóvel debaixo da almofada ou na mesa de cabeceira e recebem SMS de madrugada. Com o avançar da noite, vão respondendo de forma automática e confusa, chegando a acordar porque o telemóvel toca ou vibra. Esta utilização é ansiogénica e desestabilizadora para uma boa noite de sono», exemplifica Teresa Paiva.

Crie o ambiente ideal
A temperatura do quarto deve rondar os 22 ou 23 graus, no caso dos adultos. Alguns especialistas recomendam a escolha de um colchão e almofada de dureza média e de boa qualidade. Para Teresa Paiva, estes itens «têm importância para uma boa noite de sono, não sendo, contudo, necessário gastar muito dinheiro com eles». A neurologista lembra ainda que «não deve deitar-se nem com os pés muito frios nem quentes demais».


Pondere se deve fazer a sesta
Nem todas as pessoas têm indicação para dormir a sesta, como é o caso de quem sofre de insónia.

«Algumas não gostam e outras podem ficar com enxaquecas, crises epiléticas ou um aumento de apneias de sono», afirma a especialista.

«Quem gosta e pode, deve fazê-lo após o almoço e nunca ao fim da tarde», recomenda Teresa Paiva. Uma sesta eficaz pode durar entre 20 a 30 minutos.

Procure um especialista em medicina do sono se:

- Acorda cansado
- Tem dificuldade em dormir
- Sente sonolência durante o dia
- Tem dificuldade de concentração
- Se sente triste, deprimido ou irritado
- Tem problemas de memória
- Não executa as tarefas de forma adequada

Texto: Cláudia Pinto com Teresa Paiva (neurologista)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Saber Viver"


Gelados saudáveis: Gelado de iogurte com sabor a café

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/gelado-de-iogurte-com-sabor-a-cafe.html?receitas=sobremesas


Gelado de iogurte com sabor a café
A forma ideal de terminar a sua refeição


 A Prevenir sugere-lhe uma receita, no mínímo, diferente e light. Com apenas 50 calorias pode terminar a sua refeição em beleza.

O gelado de iogurte com sabor a café é ideal para quem tem problemas no sistema imunológico, prisão de ventre e ainda para quem se encontra em dieta ou se sente cansado.

Ingredientes (4 pessoas)
3 iogurtes naturais magros
75 ml de leite magro
35 g de café solúvel (ou descafeinado)
150 g de doce de morango light (opcional)
Adoçante de culinária (que resista a alta temperaturas)
Preparação
1. Coloque um tacho ao lume e misture o leite magro com o café solúvel e adoçante a gosto (pode não pôr muito porque terá tempo de rectificar). Mexa bem até que fique uma mistura homogénea. Deixe arrefecer.

2. Num recipiente que possa ir ao congelador, bata os iogurtes. Adicione a mistura anterior e mexa tudo sem parar até que fique homogénea. Coloque de imediato no congelador e deixe estar até ficar espessa.

3. A cada 20-30 minutos, tire do congelador e misture de novo para evitar que endureça e forme uma camada de gelo.

4. Uma vez gelado, sirva em bolas e adicione o doce de morango light ou outro (opcional).

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"