terça-feira, 2 de agosto de 2011

Como organizar uma mala de férias - Seja selectiva e prática, de forma a ter espaço na sua mala para trazer alguns souvenirs.

http://mulher.sapo.pt/lazer/dicas/como-organizar-uma-mala-de-fer-1077716.html

Como organizar uma mala de férias
Seja selectiva e prática, de forma a ter espaço na sua mala para trazer alguns souvenirs.


Não é fácil organizar uma mala de viagem, até porque tudo parece ser importante e se houver esquecimentos e falhas, podem não haver soluções viáveis a milhas de distância de casa.

Ainda assim não desespere e comece por anotar numa agenda tudo o que precisa de levar e convém fazê-lo de uma forma atenta, mas descontraída. Não há porque entrar em stresse antes do tempo.

Passo dois é perceber que não pode levar tudo, pelo que deve apostar nos básicos. Escolha três cores e tenha esta base de critério para shorts, camisas, t-shirts e saias, de modo a poder fazer trocas e conjugações entre todas as peças.

Aposto em acessórios que ocupam menos espaço e personalizam os looks num ápice. Lenços, cintos e acessórios de cabelo podem fazer a diferença.

Quanto ao drama dos sapatos, este será o grande teste ao seu lado mais pragmático. Só três opções são permitidas: havaianas para a praia, ténis para desporto e sandálias de cunha para a noite. Pense bem, não precisa de mais, pois não?

Em relação aos produtos de higiene e beleza, opte sempre por miniaturas. De certeza que tem amostras de perfume e tudo pode ser doseado à medida da temporada que vai estar de férias. Não encha o seu necessaire com maquilhagem, pois, na realidade, é um período bom para deixar a sua pele respirar.

A fase seguinte é arrumar tudo dentro do trolley e, de preferência bem organizado para não amarrotar a roupa. Estenda as peças ao máximo e ponha os elementos mais pesados no fundo. Ou seja livros, gadgets e afins são os primeiros a serem colocados.

Se tiver oportunidade organize tudo em sacos pequenos e invisíveis, de forma a perceber rapidamente onde está a lingerie, os fatos de banho, os protectores...

E depois faça favor de desfrutar das suas férias a cem por cento.

Constipada? Saiba como ultrapassar este incómodo e surpreenda-se com os resultados

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/constipada-1105662.html

Constipada?
Saiba como ultrapassar este incómodo e surpreenda-se com os resultados

Seleccionámos os remédios naturais mais eficazes
para ultrapassar os incómodos que uma constipação provoca, seguindo a recomendação de especialistas. Surpreenda-se com os resultados!

Fácil de tomar

Manganês-cobre-cobalto
Um frasco deste oligoelemento a meio da manhã, e outro a meio da tarde, estimulará o seu sistema imunitário, melhorará o seu estado de espírito, reduzirá o cansaço e aliviará as anginas, a sinusite e o catarro.

Óleos essenciais, a cura pelo odor
Uma pequena garrafa de óleo essencial é algo imprescindível em casa, no carro ou no local de trabalho. A aromaterapia é especialmente útil para aliviar os sintomas das constipações.

Num queimador de incensos: ponha a queimar num pouco de água algumas gotas dos seguintes óleos essenciais: pi-nheiro, eucalipto, limão, lavanda, alecrim ou cipreste.

Vaporizações: faça vaporizações, duas vezes ao dia, inclinando a cabeça sobre um recipiente de água a ferver, à qual acrescentou 2 gotas de óleo essencial de eucalipto, pinheiro, ou lavanda.

Comprimidos de vitamina C
À base de laranja, encontrará comprimidos muito ricos nesta vitamina, de sabor agradável, que se podem chupar lentamente, e que provocam um efeito de reanimação imediato. Comprimidos de própolis

Quanto mais tempo estiver o própolis em contacto com as vias respiratórias, maior será o seu efeito curativo e calmante. Por isso, quando a constipação se faz acompanhar por dores de garganta, a forma mais cómoda de consumir a própolis é em comprimidos para chupar.

Como no seu estado puro, a própolis não tem um sabor muito agradável, existem no mercado comprimidos, muitas vezes com uma combinação de mel, aromas de menta e vitamina C, que se podem dissolver lentamente na boca.

Algo quente
Como é o que mais apetece quando estamos constipados, propomos quatro opções para tomar algo bem quente.

Sopa/creme de cebola
Faz-se colocando a ferver três cebolas cortadas num litro de água, durante 20 minutos. Passa-se de seguida com a varinha mágica, de modo a obter um creme suave e, já no prato, acrescenta-se um pouco de molho de soja, para dar sabor, e algumas gotas de sumo de limão. Tome três a quatro pratos por dia.

A cebola contém compostos à base de enxofre, que ajudam a fluidificar a mucosidade, revelam-se expectorantes, e evitam a congestão dos brônquios, facilitando a eliminação de mucosidades; além disso, acalmam a tosse e a irritação da garganta. Previnem e melhoram todas as afecções relacionadas com as vias respiratórias: tosse, constipação, bronquite, etc.

Esta é a melhor forma de beneficiar dos efeitos terapêuticos da cebola, inclusivamente se não aprecia o seu sabor ou odor, pois quando transformada em puré, apresenta um gosto suave.

Mas se está sozinha e sem vontade de pôr a ferver a água e cortar as cebolas, pode optar por tomar a cebola em cápsulas, com um pouco de água morna. Tome entre três a seis cápsulas de cebola desidratada em pó, pois nesta forma mantém as suas propriedades.

Caldo remineralizante + limão

Coloque a ferver em dois litros de água: duas folhas de couve, três talos verdes e largos de aipo, duas cebolas cortadas e um molho de salsa. Deixe a ferver durante 30 minutos, filtre e guarde no frigorífico. Tome este caldo ao longo do dia, acrescentando a cada taça o sumo de um limão. O efeito remineralizante e depurativo do caldo, com as propriedades revitalizantes (devido à sua riqueza em vitamina C) do limão, farão com que se sinta como nova e ajudarão bastante a melhorar os seus sintomas. Tome entre três a cinco taças por dia.

Infusão + mel + limão
Este trio também oferece alívio em caso de constipação. Coloque uma colher de sopa da erva ou do conjunto de ervas escolhidas numa chávena, deite água a ferver e deixe repousar, tapada, durante cinco minutos. Filtre e junte 1 colher de sopa de mel e o sumo de um limão recentemente espremido. Tente beber a infusão o mais quente possível. Pode beber entre três a cinco chávenas por dia.

Que infusão? Tanchagem, malva, tomilho, alecrim, eucalipto, pinheiro, equinácia, sabugueiro, etc.

Vinagre de maçã + água
Se está muito congestionada e deseja acelerar a recuperação, tome um copo de água muito quente, com três colheres de sopa de vinagre de maçã. Não falha.


Algo frio

Sumo de laranja com alho

O ideal seria bebê-lo todas as manhãs, durante o Inverno, mas a primeira constipação poderá ser a sua oportunidade para adquirir este hábito "contra o catarro". Se já sente os sintomas de uma cons-tipação, tome, duas ou três vezes por dia, um copo de sumo de laranja natural e recentemente espremida (devido à sua riqueza em vitamina C), com um dente de alho esmagado (que contém uma substância denominada alicina, com propriedades antibióticas e imunoestimulantes).

Se não gosta do sabor do alho, tome o sumo de laranja com duas cápsulas de alho, que conservam praticamente todas as suas propriedades. Além disso, o alho contém um óleo essencial com propriedades expectorantes e mucolíticas, que actua especialmente nos pulmões.

Ampolas
Se prefere os remédios práticos e rápidos, ou não sente forças para preparar algo na cozinha, recorra a produtos naturais, na forma de ampolas. São fáceis de tomar e permitem o consumo de uma dose mais elevada dos princípios activos da planta ou da substância.

Ampolas de própolis + alcaçuz + equinácia

Própolis: esta substância fabricada pelas abelhas para "limpar" a colmeia tem propriedades antibacterianas, antivirais e antifungicas. Equinácia: é uma das plantas mais consumidas, pela sua acção imunoestimulante, e um dos remédios mais eficazes para as infecções invernais.

Alcaçuz: é um excelente expectorante e antitússico.

De ácidos gordos DHA
Os ácidos gordos DHA, presentes sobretudo nos óleos de peixe, são muito eficazes para melhorar os processos inflamatórios. Então, nos casos em que a constipação se faz acompanhar por uma notável inflamação das mucosas (sinusite, por exemplo), poderá ser útil tomar uma dose extra destes ácidos, na forma de ampolas.


Para quem gosta de coisas doces
Quando uma pessoa está doente, o que mais necessita é de um mimo, e talvez porque um doce se associa a um prémio que recebia na infância, até os menos gulosos tomam melhor os remédios doces (caramelos, xaropes, mel) que os ácidos (limão, sumo de laranja). De entre os remédios "anti-constipações" doces, recomendamos os seguintes:

Caramelos de equinácia, de menta + salva, de alcaçuz, etc.

Há para todos os gostos. São excelentes para aliviar a irritação da garganta e descongestionar o nariz.

Xaropes de plantas
Elaborados com extractos das plantas mais eficazes contra as constipações (equinácia, tanchagem, sabugueiro, pi-nheiro, eucalipto, etc.) e com outras substâncias, como mel, acerola, própolis, limão, etc., os xaropes de plantas são fáceis de tomar e têm um sabor agradá-vel.

Podem tomar-se directamente, uma colher de sopa três a seis vezes por dia, (segundo a recomendação do fabricante), ou também se podem diluir numa chávena de água quente e tomar como se fosse uma infusão (1 colher de sopa por chávena).

O remédio da avó:

Bálsamo peitoral
O velho remédio seguido pelas nossas avós e mães, de untar o peito e as costas com um bálsamo peitoral, continua a re-velar-se eficaz. Utilize um bálsamo ou creme que contenha óleos essenciais de eucalipto, alecrim, menta ou pinheiro, e outras substâncias, como o própolis.

Aplique em todo o peito e costas (à altura dos pulmões), friccionando suavemente, para facilitar a penetração dos princípios activos do bálsamo, e cubra bem a zona, de modo a ficar protegida. Pode aplicar duas a três vezes ao dia.

Para os mais atrevidos:

Limão e exercício
Se tem o nariz tapado e não respira bem, ao ponto de não conseguir dormir, esprema meio limão para um copo, retire o líquido com um conta-gotas, incline a cabeça para trás e aplique uma gota em cada narina. A sensação poderá ser muito forte ao início (cerca de um minuto), mas o alívio será imediato e duradoiro.

Quando a constipação bate à porta e começa a sentir os primeiros sintomas, saia para correr um pouco - se gosta de o fazer e se o tempo e o seu estado o permitirem - ou faça uma sessão de abdominais em casa. O exercício ajudará a abrir as vias respiratórias, fazendo com que a congestão diminua, e acelerando a recuperação.

Lavagem nasal com sal marinho
Este truque será muito eficaz para quem sofre de congestão e/ou sinusite. Poderá comprar algum produto para o efeito, ou preparar em casa uma mistura de água com sal marinho, para fazer uma lavagem das narinas. Trata-se de inspirar a água salgada por uma narina e fazer com que saia pela outra.

Mas será mais fácil utilizar um spray nasal: tape uma narina com o dedo, introduza o spray na outra e inspire. Repita a operação no outro lado.

A melhor forma de pôr a mesa - Regras e objectos indispensáveis para um jantar formal ou entre amigos inesquecível

http://mulher.sapo.pt/lazer/dicas/a-melhor-forma-de-por-a-mesa-810518.html


A melhor forma de pôr a mesa
Regras e objectos indispensáveis para um jantar formal ou entre amigos inesquecível

Haverá algo tão importante como a ementa de um jantar que oferecemos em nossa casa? O ambiente!

A forma como a mesa está preparada para receber os convidados. E isso tem a sua arte.

Dizem os manuais de etiqueta que os objectos e a ordem dos mesmos pode variar.

Com os amigos e a família podemos optar por uma disposição mais informal, ainda que cuidada, mas se for anfitriã de um jantar com convidados (ainda mais) «especiais» terá de seguir outras regras. Para que nada falhe, ponha em prática a cábula que preparámos para si, inspirada no livro «Better Homes and Gardens – New Cook Book», editado pela Meredith Books. Se as seguir à risca, o seu jantar será memorável.

Jantar informal
Estes são os objectos que não podem faltar na sua mesa se receber familiares ou amigos em sua casa:

- prato para o pão
- faca da manteiga
- colher de sobremesa
- garfo de sobremesa
- copo de vinho
- copo de água
- guardanapo
- garfo de salada
- garfo da refeição principal
- prato
- faca
- colher de sopa

Dica
Em jantares use guardanapos de maior dimensão. Prefira os de pano, mais ecológicos e elegantes.

Jantar formal

Receber pessoas em casa para um convívio com alguma cerimónia implica uma mesa mais (com)posta:

- prato para o pão
- faca da manteiga
- copo de vinho tinto
- copo de vinho branco
- copo de água
- guardanapo
- garfo de salada
- garfo da refeição principal
- prato da refeição principal
- prato de salada
- faca
- colher de sopa
- colher de chá

Dica
Nos jantares formais, o prato, colher e garfo de sobremesa geralmente são trazidos para a mesa apenas no momento desta ser servida.


Se é anfitriã...
Evite velas aromáticas. O odor pode tornar-se desagradável quando misturado com o dos alimentos.

Não coloque um centro de mesa demasiado faustoso que impeça os convidados de se verem.

Surpreenda os convidados com um presente. Um sabonete de qualidade ou um chá adquirido numa loja gourmet são boas opções. Coloque o embrulho no prato.

Assegure-se que a música é ambiente e permite que as pessoas conversem. Não insista com o convidado se ele não quiser provar ou beber algo. E, se algum dos convidados levar alguém sem ter avisado, mantenha a calma. Recusar receber a pessoa está completamente fora de questão perante este tipo de situações.

Se é convidada...
Seja pontual na hora de chegar e sair. A não ser que esteja num círculo de amigos muito íntimo, é importante respeitar os horários dos anfitriões.

Passe as travessas pela direita, colocando-as em frente à pessoa que está a seu lado. Desse modo, evitará eventuais embaraços no momento de servir.

Saiba que os talheres são usados pela sequência com que estão colocados na mesa (de fora para dentro).

Se não sabe se um determinado prato implica o uso de talheres, observe os outros convidados. Na dúvida,
use-os.

Espere que o anfitrião coloque o guardanapo no colo e só então faça o mesmo. Se sair da mesa coloque-o do lado esquerdo ou na cadeira. Se o prato for removido coloque-o ao centro.

Se receber um presente da anfitriã, envie-lhe posteriormente um cartão de visita como forma de agradecimento.

Fonte: «O Livro das Boas Maneiras» (Editorial Estampa) e «Better Homes and Gardens – New Cook Book» (Meredith Books)

Texto: Nazaré Tocha


Foto: Artur (com produção de Mónica Maia)

Party time! - Regras para organizar (ou frequentar) festas em casa

http://mulher.sapo.pt/lazer/dicas/party-time-915114.html

Party time!
Regras para organizar (ou frequentar) festas em casa


Se é convidada...
Seja pontual.
Leve um presente para os donos da casa. Uma garrafa de vinho e flores são uma boa sugestão.
Não beba demasiado.
Não fale muito alto.
Perceba quando está na hora de ir embora.

Se é a anfitriã...
Se o jantar é sentado, sirva os aperitivos (bebidas e comida) antes de irem para a mesa.
Junte os convidados com interesse comuns, sem olhar para a idade ou profissão.
Se optar por um buffet vá servindo bebidas aos convidados.
Surpreenda os convidados com algo especial, sirva um prato exótico ou um vinho prestigiado.

Coisas aceitáveis apenas no Verão - Veja os erros que não pode cometer... fora de época!

http://mulher.sapo.pt/lazer/dicas/coisas-aceitaveis-apenas-no-ve-981143.html


Coisas aceitáveis apenas no Verão
Veja os erros que não pode cometer... fora de época!


Fazer um piquenique com os colegas de trabalho no jardim perto do escritório, simplesmente porque é inaceitável ficar a trabalhar, sozinha, à hora de almoço.

Preocupar-se mais do que o normal com o seu corpo e inscrever-se no ginásio (mesmo sabendo que os treinos não vão durar até ao Inverno).

  • Beber cerveja ou um bom vinho em copos de plástico.
  • Preocupar-se mais com a sua linha de biquíni do que com o aquecimento global.
  • Usar chinelos havaianas durante todo o dia. E à noite também.
  • Acreditar que levantar dinheiro no estrangeiro... não conta!
  • Desafiar os amigos para um jogo de frisbee e divertir-se à grande.
  • Tirar fotografias por tudo e por nada.
  • Usar rabo-de-cavalo a maior parte dos dias.

O Mel na saúde- Conheça os benefícios do mel para a saúde

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/o-mel-na-saude-1110908.html


O Mel na saúde
Conheça os benefícios do mel para a saúde


Evidências do seu uso pelo ser humano aparecem desde a Pré-História, com inúmeras referências em pinturas rupestres e em manuscritos e pinturas do antigo Egipto, Grécia, Roma e Tibete.

Hoje em dia, ele tem um grande valor nutricional, com benefícios na saúde e também na beleza. Se for consumido regularmente e aplicado topicamente na pele, através de cuidados estéticos, pode ser um poderoso aliado para uma vida de beleza e bem-estar.

O mel é um alimento de alta qualidade, rico em energia e inúmeras outras substâncias benéficas ao equilíbrio dos processos biológicos do nosso corpo, é um alimento único e dotado de inúmeras propriedades terapêuticas, sendo utilizado pela medicina popular sob diversas formas e associações e também usado na área da beleza.

Curiosidades ao longo dos tempos
Através dos séculos, o mel foi sempre considerado um produto especial, utilizado pelo Homem desde a Pré-História. Evidências da sua utilização pelo ser humano aparecem em inúmeras referências em pinturas e manuscritos do antigo Egipto, Grécia e Roma. Existem registos sobre a utilização do mel como alimento pelos Sumérios na Mesopotâmia (2300 anos antes de Cristo).

No Antigo Egipto explicava-se a origem do mel como sendo fruto das lágrimas vertidas por Rá, deus do Sol. Zeus, pai e rei dos deuses da mitologia grega, alimentava-se do mel que as abelhas colocavam sobre os seus lábios. Na antiga China, este néctar cor de ouro e símbolo da Terra, era dado ao imperador para que este encontrasse força, vigor e clarividência.

A chamada “lua-de-mel” teve a sua origem no costume romano em que a mãe da noiva deixava em cada noite, na alcova nupcial, à disposição dos recém- casados, um pote de mel para “reporem energias”.

Apiterapia
A apiterapia é definida como a utilização de produtos de abelhas com fins terapêuticos. Embora tendo uma denominação nova, esta prática tem profundas raízes na medicina tradicional de muitos povos. Há registos que relatam a prática da apicultura e o uso dos produtos apículas pelos egípcios há cinco mil anos.

Criar abelhas não se destina apenas à produção de mel, mas também à polinização agrícola, produção de própolis, pólen, geleia real e apitoxina, substâncias com efeitos benéficos a nível da saúde. Países como a Alemanha já a adoptaram como prática oficial na sua rede pública de saúde.

De maneira geral, destinam-se ao mel inúmeros efeitos benéficos em várias condições patológicas.


Mel
É um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido das flores e processado pelas enzimas digestivas desses insectos, sendo armazenado em favos nas suas colmeias para servir-lhes de alimento durante o Inverno.

Existem vários tipos de mel e de coloração – eles variam de acordo com as flores utilizadas nesse processo, do tipo de terreno e do modo de preparação. Além de açúcares (glicose e frutose), este néctar dos deuses, de cor castanho-amarelado, é composto por:

- Vitaminas do complexo B, C, D e E

- Minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, zinco e potássio, entre outros)

- Um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).

Efeitos do mel

Ao contrário do açúcar refinado, utilizado como adoçante mas que facilita o acumular de gorduras, o mel ajuda a eliminar as toxinas favorecendo a digestão.

Consumo interno

 • Anti-reumático

• Anti-séptico

• Bactericida

• Digestivo

• Diurético

• Digestivo

• Energético

• Expectorante

• Hiperglicémico

• Previne e combate gripes e constipações

• Revigorante

• Sedativo

• Vasodilatador

Utilização externa

• Acelera a cicatrização da pele em feridas e queimaduras leves.

• Aumenta o nível de antioxidantes

• Hidrata, limpa e nutre a pele

• Liberta toxinas

• Revitaliza o cabelo, mantendo-o saudável

• Tonificante

• Rejuvenescedor de pele

Texto: Stela Martins

Fotografia: Kerastase