quinta-feira, 14 de julho de 2011

Canapés de pepino

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/canapes-de-pepino.html

Canapés de pepino
Prepare uma entrada rica em vitaminas e minerais para um fim de ano animado


Degustar pratos deliciosos e saudáveis e manter o peso de forma eficaz. A pensar em todos os que têm estes objectivos, numa época marcada por excessos calóricos, a Clínica Metabólica e a revista Prevenir trazem até si receitas aprovadas por especialistas credenciados para experimentar nesta passagem de ano.

Se vai passar o réveillon junto de familiares e amigos, experimente esta sugestão e comece o ano da melhor forma: saudável.

Ingredientes:

    2 pepinos largos em fatias
    ½ chávena (chá) de salsa fresca picada finamente
    ½ pimento vermelho cortado em palitos para decorar

Ingredientes do recheio:

    1 chávena (chá) de queijo de ervas (Philadelphia de Ervas)
    1 limão (sumo)
    ½ colher (café) de noz-moscada
    ½ colher (café) de paprika doce
    sal q.b.
    2 colheres (sopa) de endro fresco

Modo de preparação:

1. Descasque os pepinos e passe o lado lateral dos pepinos na salsa para que fiquem com uma cor verde. Coloque no frigorífico.

2. Junte o queijo de ervas, o sumo de limão, a noz-moscada, a paprika, o sal e o endro. Misture bem para obter um creme espesso.

3. Ponha no centro dos pepinos uma porção do recheio equivalente a 1 colher de chá. Decore com os palitinhos de pimento vermelho.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

Tomates recheados - Uma receita saudável para quem não prescinde dos sabores salgados

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/tomates-recheados-salgados.html

Tomates recheados
Uma receita saudável para quem não prescinde dos sabores salgados


Nesta receita, os tomates juntam-se a um recheio único que combina o sabor salgado de vários legumes como as ervilhas, o repolho e as azeitonas.

Muito fácil de preparar e saudável, este prato é uma ótima sugestão de entrada para um jantar de verão entre amigos. Veja de que ingedientes precisa e saiba como preparar uma receita que faz as delícias daqueles que não conseguem resistir aos petiscos salgados.

Ingredientes

4 tomates
100 g de ervilhas
1 cebola
1 repolho
8 azeitonas verdes
4 colheres de azeite
1 limão
1 pepino

Preparação

1. Lave o repolho, escorra e pique em juliana muito fina e reserve. Descasque o pepino e a cebola e pique-os em pedaços mínimos. Lave os tomates, elimine o talo, esvazie-os e triture a polpa. Ferva as ervilhas em água abundante com sal, escorra e deixe arrefecer.

2. Misture todas as hortaliças com as azeitonas, sem caroço e picadas em pedacinhos. Acrescente o azeite, o sumo de limão e o sal.

3. Recheie os tomates com a mistura anterior e sirva. Bom proveito!

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

Sorvete de limão - Saudável e refrescante

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/sorvete-de-limao.html

Sorvete de limão
Saudável e refrescante


Esta é uma ótima sugestão para quem procura sobremas leves e saudáveis. Com apenas 19 calorias, este sorvete ultra-refrescante impõe-se como uma excelente alternativa às tradicionais sobremesas hiper-calóricas.

Recomendado para quem tem excesso de peso, esta sobremesa ajuda também a fortalecer o sistema imunitário. Experimente e refresque-se com esta proposta ideal para os dias quentes de verão.

Ingredientes:
(4 pessoas)

100 g de limão
20 g de claras de ovo
125 ml de água
1 pau de canela e sal marinho a gosto
Adoçante (qualquer um que não seja calórico, como a sacarina, exceto aspartame que se deteriora com o calor)
4 morangos (frescos ou congelados)

Preparação

1. Rale a casca do limão com um ralador e retire-lhe o sumo (eliminando as sementes e os restos de polpa com cuidado).

2. Coloque a água com o adoçante e a canela ao lume e, quando o líquido começar a ferver, deixe-o a cozinhar mais 10 minutos.

3. Deixe arrefecer à temperatura ambiente (sem o colocar no frigorífico).

4. Misture com o sumo de limão recém-espremido e a casca ralada. Também pode deitar um pouco de canela em pó, se gostar. Introduza no congelador.

5. Quando o preparado começar a congelar, misture as claras batidas em castelo com uma pitada de sal. Volte a colocar no congelador até ficar bem frio. Decore cada taça com um morango e sirva.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

Cerejas adelgaçantes e rejuvenescedoras

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/cerejasyadelgacantesyeyrejuvenescedoras.html

Cerejas adelgaçantes e rejuvenescedoras
A fruta que potencia a saúde e beleza do organismo devido às suas inúmeras propriedades nutritivas e antioxidantes

São um poderoso aliado contra o envelhecimento celular e beneficiam tanto o interior do organismo como a pele e a silhueta.

São benéficas para a saúde por serem anti-inflamatórias, depurativas e também anticancerígenas.

E ainda melhoram o nosso estado anímico e o cliclo do sono.

Não, não é um medicamento milagroso desenvolvido nos melhores laboratórios. É apenas um delicioso fruto que oferece inúmeros benefícios para a saúde, sobretudo quando cultivado de forma tradicional, sem aditivos. As cerejas mais doces são as mais escuras, quase negras. São também as mais ricas em ferro, magnésio e potássio.

De acordo com o nutricionista Tiago Osório de Barros, «a grande vantagem das cerejas é a grande riqueza em substâncias antioxidantes. Estas substâncias actuam no organismo ao nível dos processos celulares e combatem a oxidação dos radicais livres, que são os responsáveis pela degeneração celular, que conduz ao envelhecimento e ao cancro».

Adelgaçam e rejuvenescem
As cerejas são ricas em fibra, o que, para além de ajudar a regular o trânsito intestinal, lhes confere um poder saciante. Adicionalmente, têm muito poucas calorias (cerca de 80% deste fruto é composto por água) e possuem propriedades depurativas que ajudam a eliminar toxinas, o que as torna num bom aliado em dietas de emagrecimento.

Por outro lado, por serem ricas em antioxidantes, as cerejas ajudam a combater eficazmente o envelhecimento cutâneo. E o seu elevado índice de minerais ajuda a prevenir a desmineralização dos ossos e dos tecidos, associada ao avançar da idade e, em particular, à menopausa. Para além disso, beneficiam a circulação sanguínea, pelo que também actuam sobre a celulite.


O poder das vitaminas e dos minerais
A composição das cerejas, ricas em flavonóides (fitoquímicos), vitaminas e minerais com forte poder antioxidante, é uma receita de vida saudável.

De acordo com Tiago Osório de Barros, «a vitamina C é a que apresenta um maior poder antioxidante. Já a vitamina A está essencialmente envolvida na manutenção das estruturas celulares, daí dizer-se que faz bem aos olhos». No que diz respeito aos minerais presentes nas cerejas, o nutricionista destaca alguns benefícios principais.

«O potássio é essencial para o metabolismo dos hidratos de carbono e das proteínas, daí o seu poder adelgaçante, e o magnésio é essencial como activador de enzimas, participando em quase todos os processos orgânicos e na transmissão neuromuscular, em conjunto com o cálcio, daí dizer-se que faz bem aos músculos», refere.

O melhor que as cerejas têm para lhe dar

Diz o especialista que «devido à sua composição, principalmente à riqueza em flavonóides e antioxidantes (carotenos, vitaminas A e C e alguns minerais), que combatem a formação de radicais livres no nosso organismo, as cerejas ajudam a preservar a integridade das células e o seu normal funcionamento».

Eis os principais benefícios das cerejas:


  • Tonificam e remineralizam os tecidos, combatendo o envelhecimento
  • Favorecem a circulação e têm uma acção anticelulite
  • Estimulam a digestão e a actividade intestinal
  • Previnem as anemias e ajudam a hidratar a pele e o cabelo
  • Inibem a formação de células cancerígenas
  • Defendem o corpo da artrite (inflamação nas articulações)
  • Melhoram o nível de colesterol
  • Melhoram as infecções urinárias e eliminam o ácido úrico
  • Actuam contra o stress e a depressão, melhorando o estado anímico
  • São diuréticas, purificam e acalmam a ansiedade de comer, ajudando a perder peso
Texto: Ana Catarina Alberto com Tiago Osório de Barros (nutricionista)

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"

Pêssego - Descubra a que faz bem e o que fazer para ter um pessegueiro no seu jardim

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/receitas-nutricao/pessego-1098439.html

Pêssego
Descubra a que faz bem e o que fazer para ter um pessegueiro no seu jardim


O pêssego é das frutas mais ricas em vitamina A, sendo rica em vitamina C, B e A, tendo bons níveis de ferro, Potássio, fósforo e magnésio.

Na culinária, é utilizado muito em tartes, doces, conservas, licores e sumos. A nível medicinal, as flores e as folhas tem propriedades calmantes e o fruto atua como energético, diurético, laxante e depurativo.

Apesar de o seu nome científico P. Persica, o pessegueiro é originário da China e não da Pérsia. Na China já se mencionava esta variedade em poemas do século X a.C. No entanto, já era cultivada no Médio Oriente (Irão), no ano 100 a.C., sendo muito mais tarde introduzida na Europa, em Roma, pelo imperador Claudius.

A título de curiosidade e cultura geral, o pessegueiro foi introduzido no Brasil por Martim Afonso de Sousa em 1532. As primeiras árvores que aí foram plantadas foram trazidas da ilha da Madeira. Entretanto, muita coisa mudou. A China e a Itália são atualmente os maiores produtores mundiais de pêssego.

O pessegueiro tem uma vida produtiva de 15-20 anos, com entrada em produção aos 3 anos e atinge a plena produção aos 6-12 anos. Esta árvore pode viver mais de 25-30 anos. As flores têm a coloração rosada ou roxa e surgem no início da primavera.

A maioria das variedades são auto-férteis, não necessitando de outras cultivares para ter produção. A polinização pode ser feita pelos insetos (abelhas) ou pelo vento. Relativamente às técnicas de cultivo, deve-se utilizar uma subsoladora, para romper o solo e permitir a infiltração de água e o seu arejamento, não revirando as camadas. As multiplicações são feitas por estacaria (enxerto de gema) e cultura em vitro.

A data de plantação recomendada acontece ao principio do inverno até ao início da primavera. Deve ser feita com um compasso de 4x5 ou 6x6. A poda tem geralmente lugar no fim do inverno em forma de vaso ou eixo central e deve-se colocar uma camada de 2,5 cm de mulching (palha ou outra erva seca).

Podemos plantar algumas culturas hortícolas entre as linhas do pomar, nomeadamente ervilhas, feijão, melão, alface, nabo, tomate, colola, alho e batata-doce, todas até aos quatro anos de vida da árvore. A partir desta data só adubo verde. Só se deve regar em verões secos, por gota-a-gota e intensificar desde a formação do crescimento do fruto.

O pêssego não suporta geadas tardias e ventos fortes, é sensível a carências de ferro e pouco tolerante ao encharcamento. A colheita é feita em julho e agosto mas também pode ocorrer entre o final da primavera e o princípio do verão, quando a cor (adquire uns tons mais avermelhados), a firmeza da polpa (fica mais mole) e o perfume (fica com um cheiro mais intenso) se alteram.

Texto: Pedro Rau (engenheiro hortofrutícola)

5 boas razões para comer maçãs

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/receitas-nutricao/5-boas-razoes-para-comer-macas-1164473.html

5 boas razões para comer maçãs
Uma fruta que deve privilegiar na sua alimentação

Para a Branca de Neve, que ficou inconsciente depois de dar uma dentada numa oferecida pela Rainha Má, ia sendo fatal mas, na vida real, a história e outra.

De acordo com Albert Ronald Morales, autor do livro «Frutoterapia», editado em Portugal por A Esfera dos Livros, a maçã é a fruta da saúde, alivia o cansaço físico e intelectual, cura anemias, reumatismo, artrite, hepatite, entre outras doenças.

Diz-se que quem consumir uma maçã por dia evita a ida ao médico. «An apple a day keeps the doctor away», costumam apregoar os anglo-saxónicos. Nós damos-lhe mais cinco boas razões para lhe dar uma dentada:

1. A maçã é rica em fibra, vitamina A e C, ferro, cálcio, magnésio, potássio e flavonoides.

2. O consumo regular desta fruta permite uma descida dos níveis de proteína C reativa, o que sugere um efeito protetor face a ateroesclerose.

3. Tem benefícios na prevenção do cancro e melhora a taxa de glicose nos diabéticos de tipo 2.

4. A casca da maçã é rica em pectina e polifenóis que, segundo estudos científicos, melhoram o nível de metabolismo dos lípidos.

5.
Comer uma maçã por dia, após seis meses, ajuda a reduzir os níveis de mau colesterol (LDL) e a aumentar os de bom (HDL), revelou um estudo da Universidade da Florida feito com mulheres na pós-menopausa com idades entre os 45 e os 65 anos.

Vestir para o casamento

Propostas para noivos, pais e padrinhos
Parte 1
Parte 2

Outro post sobre este tema: http://dicas-da-ines.blogspot.com/2011/06/o-que-vestir-num-casamento.html