sexta-feira, 8 de julho de 2011

Combata a celulite

Combata a celulite
Descobrimos um tratamento inovador e apresentámos no programa.

http://sic.sapo.pt/proj_queridajulia/Scripts/videoPlayer.aspx?videoId={53027259-8724-41FA-9A00-925D29E75C88}


Veja mais aqui:
http://dicas-da-ines.blogspot.com/2011/06/videos-sobre-como-prevenir-e-combater.html

http://dicas-da-ines.blogspot.com/2011/06/celulite.html

Os benefícios das massagens

http://saude.sapo.pt/bem-estar-e-emocao/artigos-gerais/o-bem-estar-que-as-massagens-proporcionam.html

Os benefícios das massagens
Conheça as suas diferentes modalidades


O corpo está constantemente a enviar-nos sinais, aos quais nós, por causa da vida stressante que temos, não damos a atenção devida.

Começa com um pequeno sintoma (uma simples contractura) e continua com algo mais interno e profundo que se pode tornar num problema mais sério. Uma opção fácil e natural para solucionar estes incómodos é a massagem.

A terapia mais antiga


A massagem é, provavelmente, a ferramenta terapêutica mais antiga utilizada pelo homem para comunicar e proporcionar (ou proporcionar-se, através da automassagem) um recurso natural contra a dor.

Não se trata, contudo, de um sistema completo de tratamento, mas sim de uma terapia complementar que ajuda a melhorar o estado geral de saúde do paciente, actuando como complemento às formas de tratamento convencionais.

Um dos primeiros registos da palavra massagem e da descrição da sua aplicação foi descoberto em textos provenientes da antiga Mesopotâmia, mais concretamente, num livro escrito em sumério e acádico, intitulado Mushu'u (que significa massagens).

Trabalhar com energias

A massagem é uma troca de energias entre dois corpos. Quando damos ou recebemos uma massagem, não só manipulamos músculos, pele e ossos, como também trabalhamos energias, tanto físicas como mentais.

Esta energia é transmitida desde o corpo de quem dá a massagem até à pessoa que a recebe. Através de técnicas de deslizamento, fricção, batimento e amassamento, trabalhamos o sistema circulatório, linfático, nervoso e subtil ou energético, eliminando, desta forma, a fadiga, tanto mental como física, e damos resistência ao nosso corpo para enfrentar doenças e a falta de harmonia.

O efeito mais reconhecido da massagem é a descontracção do corpo e da mente, mas, conforme a técnica utilizada e a velocidade e intensidade dos movimentos, também pode ser muito estimulante.


Tipos de massagens

Ao longo da história, cada país desenvolveu técnicas específicas de massagem. Na China destaca-se a Amma; no Japão, o Shiatsu; na Índia, a massagem Ayurvédica; na Oceania, a Lomi-lomi; na Europa, a massagem Sueca; e nos Estados Unidos, a massagem Californiana ou sensitiva.

Também foram criados sistemas de massagem de pontos reflexos, como a Reflexologia que é aplicada nos pés, mãos ou cara, ou massagens aquáticas, como o Watsu.

Quais os seus benefícios?


Os efeitos positivos da massagem são fisiológicos e psicológicos, e o seu efeito é praticamente imediato.

Fisicamente

  •     Potencia a respiração
  •     Favorece a drenagem linfática
  •     Reduz a fadiga muscular e diminui o cansaço
  •     Estimula o sistema nervoso de forma eficaz
  •     Relaxa a beneficia o sono
  •     Melhora a elasticidade da pele, a circulação sanguínea, o sistema imunológico e a tonificação muscular
  •     Estimula e equilibra o sistema digestivo
  •     Ajuda a combater a pressão arterial elevada.

Psicologicamente

  •     Bem-estar imediato
  •     Estimula os sentimentos positivos e mantém os negativos sob controlo
  •     Aumenta a energia e estimula o intelecto
  •     Relaxa o corpo e a mente
  •     Melhora a imagem que uma pessoa tem de si mesma e, consequentemente, a autoestima.
Escolha a sua

Existem inúmeras técnicas de massagem.Conheça três das mais utilizadas.

Ayurvédica
O que é?
Alia movimentações vigorosas com manobras de tracção e alongamento e estimulação de pontos e orgãos vitais (energizando-os se estiverem bloqueados e controlando-os se estiverem hiperactivos).

Como?
Deve ser realizada sobre um tatami (pequeno colchão), colocado no chão. Utiliza óleos naturais especiais aquecidos, escolhidos de acordo as características psico-físicas de cada pessoa.

Para quê?
É recomendada principalmente para relaxamento (é muito eficaz no realinhamento das energias), sendo também muito benéfica como terapia auxiliar na recuperação de problemas físicos, doenças e e desordens psíquicas e espirituais.

Sueca

O que é?
Deriva das antigas formas de massagem aplicadas na Grécia e consiste em fazer pressão, sempre no sentido do fluxo sanguíneo, em diferentes pontos do corpo. Recorre-se também a técnicas de fricção para melhorar o retorno do sangue ao coração.

Como?

Costuma ser usual a aplicação de determinados óleos de massagem ou pó de talco, para reduzir a sensação de fricção.

Para quê?

É destinada a todas as pessoas que procurem o efeito do relaxamento.

Shiatsu

O que é?

É uma técnica que combina a massagem com a pressão (através das mãos, joelhos, cotovelos, pés e até o peso do corpo do próprio terapeuta) nos pontos de acupunctura chineses, para desbloquear e estimular a energia.

Como?

É praticada no chão, com roupa e em cima de um pequeno colchão.

Para quê?
De uma forma geral, visa a recuperação e manutenção da saúde através do alinhamento energético do corpo. Geralmente é aconselhada para pessoas stressadas.

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"