segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dicas Emprego: Candidatura Espontânea

Num mercado de trabalho tão competitivo como o nosso (por boas e más razões) quando uma pessoa se candidata precisa de se destacar dos outros candidatos.

Uma dessas maneiras é enviar uma candidatura espontânea (mesmo que a empresa não esteja a oferecer para já emprego).

Leia aqui algumas dicas de como enviar a sua candidatura espontânea.

Saiba o que fazer e erros a evitar quando enviar espontaneamente as suas candidaturas:

# Tente definir o tipo ou tipos de trabalho que pretende fazer, focando-se nas suas competências e experiências anteriores ou no que conhece do sector.

# Faça uma listagem das empresas onde a sua experiência ou formação possam ser enquadradas e/ou gostaria de trabalhar. Utilize os motores de busca online, bases de dados de empresas ou serviços de directório, para alargar o seu leque de oportunidades.

# Recolha o máximo de informações sobre as empresas seleccionadas, através da Internet, artigos de jornal, relatórios, folhetos publicitários…  É importante estar actualizado sobre o negócio, as necessidades e expansão da empresa.

# Não se limite a dar importância às empresas de grande dimensão. Muitas vezes, é nas pequenas empresas que se encontram as melhores oportunidades e perspectivas de carreira. 

# Procure, através do site institucional da empresa, perceber de que forma preferem receber este tipo de candidaturas: correio, e-mail ou formulário on-line. Terá todas as vantagens em corresponder a esta expectativa.

# Envie sempre uma carta de apresentação, em conjunto com o CV. Afinal, os recrutadores não “adivinham” o que pretende.

# Dirija a sua candidatura ao Director de Recursos Humanos ou ao Director-Geral, no caso de uma PME. Para personalizar ao máximo a sua candidatura, procure saber o nome do destinatário.

# Não “pedinche” emprego. Parecer desesperado não vai certamente ajuda-lo a alcançar os seus objectivos. Ofereça os seus serviços de forma profissional, ainda que com alguma originalidade.

# Organize um “dossier” para cada empresa, que lhe permita manter o controlo das entidades que já contactou e das respectivas respostas. Esta organização é de extrema importância, para se preparar caso seja contactado para uma entrevista.

Fonte

Um exemplo de uma Carta de Candidatura Espontânea

Boa Tarde,

Acabo de me licenciar em Relações Internacionais, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.

No momento, procuro um espaço de trabalho onde possa desenvolver e aprofundar a formação já iniciada no curso mencionado, razão pela qual me candidato a uma possível vaga na instituição que V. Ex.ª dirige.

Gostaria de, numa entrevista pessoal, poder prestar outras informações que penso serem relevantes para a minha candidatura.

Junto envio o meu curriculum vitae para vossa apreciação.

Agradecendo antecipadamente a atenção que possam dispensar-me, apresento os melhores cumprimentos.

Rui Rodrigues

Fonte

Outros sites sobre o tema:
Como fazer um Curriculum Vitae
Web emprego
Scrib

Exemplo de Carta de Candidatura Espontânea
Empregos Manager
Alta pelo emprego