sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Artigo: Como te vestires para uma entrevista de emprego? + Empresa: Dress for Success Lisboa - Vestidas para Vencer

Como te vestires para uma entrevista de emprego?
20/02/2012
A forma como te vestes para a entrevista pode ser determinante para obteres o trabalho ou não, já que a roupa que escolheres irá contribuir para a primeira impressão que o entrevistador irá formar.

Na forma de vestir pode-se identificar como é uma pessoa. Vestir com elegância não significa nenhum gasto. "O que se quer é ter bom gosto, simplicidade, naturalidade e combinar as cores com acessórios que não chamem muito a atenção e que estejam de acordo com a ocasião".

Acertar com o vestuário
  • O vestuário deve ser discreto, evitando roupa garrida.
  • Muito menos fica bem apresentares-te com a barba de dois dias ou despenteado.
  • As mulheres devem prescindir de maquilhagem excessiva.
  • Nunca uses cores demasiado berrantes, nada que possa desviar a atenção do entrevistador.
Veste-te para o entrevistador, e não à tua maneira, pensando que "Se querem que trabalhe para eles, têm de me aceitar como sou", porque há muitas pessoas iguais ou mais preparadas que tu, que irão vestidas de acordo com os parâmetros do entrevistador ou da empresa.

Deves vestir-te de acordo com o cargo a que aspiras. Isto ajudará a definir que tipo de vestuário deves levar.

Se é sério e formal, criativo ou de moda, mas lembra-te que nunca ficarás mal se fores bem vestido(a) e impecável, o que incluí os teus sapatos.

Chegou a hora de usar uma água-de-colónia ou perfume.

O aroma de que gostas pode não ser necessariamente do gosto do entrevistador, por isso o melhor é usares loções com odor fresco, que não sejam demasiado fortes, já que não queres ser recordado como "O do Perfume".

Por outra parte, se vestes um casaco ou outra peça que não costumas usar, é conveniente habituares-te previamente à sua utilização. Se não for assim, o entrevistado ficará imediatamente desmascarado pelos gestos traidores: alargar o nó da gravata, encolher as mangas do casaco, etc.

Se tiveres desconfortável isso irá reflectir-se na tua prestação.

Conselhos para evitar algumas peças de vestuário


Para se apresentar numa entrevista de trabalho é importante evitar algumas peças que possam afetar o momento de ser qualificado para o emprego que desejas.
A roupa justa ao corpo. No caso das mulheres, deve evitar ir com decotes, cores fluorescentes e saias demasiado curtas.

Sapatos altos ficam bem, mas só se já estiverem habituadas, mais uma vez o desconforto reflecte-se na prestação durante a entrevista.

Penteados extravagantes ou o cabelo desordenado.

Fonte

Não sei se conhecem a empresa "Dress for Success Lisboa - Vestidas para Vencer" que tem como missão "responder às necessidades da nossa comunidade, fornecendo programas que ajudam as mulheres economicamente desfavorecidas a adquirir empregos, a manter as suas posições novas e a ter sucesso no trabalho."

Facebook e site

Veja aqui 2 artigos sobre a marca

Terça-feira, 15 de Novembro de 2011
Associação ajuda mulheres a conseguir emprego


Ajudar as mulheres a recuperarem a sua autoestima e acreditarem nas suas capacidades profissionais é o principal objetivo da associação internacional Dress for Success, que no próximo mês de Dezembro chega finalmente a Portugal. Esta associação está espalhada por 75 cidades em todo o mundo e já ajudou mais de 500 mil mulheres a alcançar sucesso profissional.

Foi pela mão de Fernanda Machado que a Dress for Sucess chegou ao nosso país. Depois de ver uma reportagem sobre a associação no programa da Oprah, Fernanda não hesitou em candidatar-se a avançar com a estrutura em Portugal.

Após cerca de 18 meses de trabalho exaustivo e de passar por várias etapas, Fernanda foi informada, no fim de Maio deste ano, que a sua candidatura tinha sido aceite. “Foi o máximo da felicidade. Nem queria acreditar que tinha conseguido realizar o meu sonho de ajudar as mulheres a melhorarem o seu nível de vida profissional e familiar”, confessou ao Boas Notícias.

Desde aí, Fernanda tem andado a preparar tudo para a inauguração oficial da associação. A partir de Dezembro, a associação, cuja sede será na freguesia de São José, já vai estar apta para começar a ajudar as primeiras mulheres.

Às candidatas que forem aceites, e numa primeira etapa, a Dress for Success oferece as roupas adequadas para serem bem-sucedida numa entrevista de emprego. Depois, quando a candidata consegue o seu emprego, a associação oferece-lhe ainda “um enxoval de vestuário completo para que possa estar sempre à altura dos desafios do seu trabalho”.

Segunda fase: crescimento profissional
Mas o trabalho na associação não se fica pela imagem exterior. Para além de uma imagem renovada, que promove a autoconfiança e a autoestima destas mulheres, o programa da Dress for Success prevê uma segunda fase de acompanhamento conhecida como “Programa de Crescimento Profissional (Professional Woman´s Group)”.

Nesta fase, explica Fernanda, a associação oferece formação para que as mulheres possam crescer no mercado de trabalho, oferecendo ferramentas nas seguintes áreas: consultoria de imagem, gestão do tempo, gestão do dinheiro, como se manter em forma, noções de recursos Humanos de empresas, noções de hierarquias, formação de programas computadores e internet, entre outros. Todos os formadores destas ações são voluntários enviados pelos parceiros da Dress for Success.

A partir de Dezembro, quando abrir as portas, a associação pretende apoiar o maior número de mulheres possível, desde que estejam ativamente à procura de uma oportunidade no mercado de trabalho. As candidatas podem ir ter à associação por iniciativa própria ou através do Centro de emprego, de uma empresa de trabalho temporário, de empresas de trabalho temporário ou instituições de apoio social.

Voluntariado e o apoio da comunidade
Sem qualquer financiamento interno ou externo oficial, a Dress for Sucess conta com o apoio da própria sociedade para concretizar os seus objetivos. “As roupas que oferecemos para as entrevistas de emprego são doadas por parceiros empresariais ou privados. Também recebemos roupa em segunda mão e roupas novas de lojas ou grandes superfícies no final de coleção”, explica Fernanda Machado.

De resto, toda a ação da associação é baseada no trabalho de voluntariado. Neste momento a associação procura voluntários para várias áreas. Quem quiser participar pode inscrever-se diretamente na página www.dressforsuccess.org/lisbon. A associação procura também empresas que acreditem no projeto e queiram ajudar a nível institucional ou financeiro.

O cidadão comum também pode ajudar através da doação de donativos ou de roupa. “A roupa que já não utiliza e que só ocupa espaço no seu armário poderá ser uma peça fundamental para outra mulher se sentir mais forte e mais confiante numa entrevista de emprego”, alerta Fernanda Machado.

Clique AQUI para visitar a página da Dress for Success Portugal e AQUI para visitar o Facebook.

Fonte

Artigo da revista "Domingo" N.º12.251 (23 de Dezembro de 2012 a 29) que é parte integrante do jornal "Correio da Manhã".