sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Exame clínico da mama

Exame clínico da mama

Durante um exame clínico da mama, o médico palpa as mamas em diferentes posições: enquanto está de pé, sentada e deitada. O médico pode pedir que levante os braços acima da cabeça, que os deixe caídos ou que faça força com as mãos contra as coxas.

O médico procura quaisquer diferenças entre as mamas, incluindo diferenças invulgares de tamanho ou forma. Na pele, é verificada a presença de vermelhidão, depressões cutâneas ou outros sinais anormais. Os mamilos devem ser pressionadas para verificar se existe alguma secreção ou perda de líquido.

O médico poderá examinar toda a mama, usando a ponta dos dedos para sentir quaisquer alterações e/ou nódulos, a área axilar e a área da clavícula, primeiro de um lado e depois do outro (esquerdo e direito), Um nódulo apresenta, geralmente, o tamanho de uma ervilha, antes que alguém o consiga sentir ou palpar. Podem ser verificados os gânglios linfáticos perto da mama, para ver se estão inchados.

Um exame clínico completo da mama, pode demorar cerca de 10 minutos a ser realizado.

http://www.ligacontracancro.pt/gca/index.php?id=180

Acabe com os mitos light

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/dietas/artigos-gerais/acabe-com-os-mitos-light.html

Acabe com os mitos light
Descubra as falsas ideias que lhe pretendem transmitir


Devido à crescente e generalizada preocupação com a saúde, os produtos light têm vindo a invadir as prateleiras dos nossos supermercados. Esta invasão gerou uma grande confusão entre os consumidores.

Para desmistificar alguns conceitos, deitamos por terra os mitos mais comuns em torno destes produtos:

Falso
Se são light, posso comer o que quiser. O consumo de um produto light só será vantajoso em termos calóricos se for consumido na mesma quantidade que o produto na sua versão normal.

Falso
Integral é pobre em calorias. Este termo implica apenas a elaboração com farinha não refinada, à qual se podem acrescentar açúcar e outras gorduras.

Falso
Todas as versões light são pobres em calorias. Existem alimentos, como o açúcar ou o chocolate, que são defeituosamente calóricos e gordos.

Falso
Este tipo de alimentos emagrece. Apenas engordam menos, já que contêm menos 30% menos de um componente e/ou calorias em comparação com o formato original (o rótulo deve indicar qual o elemento que foi reduzido para o produto ser considerado light).

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"

Alimentos bons para a pele: O que deve comer para melhorar o aspecto da sua tez

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/alimentos-bons-para-a-pele.html

Alimentos bons para a pele
O que deve comer para melhorar o aspecto da sua tez


A pele é um órgão que se renova a cada 28 dias. A este ritmo, não é de estranhar que cada pessoa produza cerca de 100 quilos de células epidérmicas ao longo da vida.

Esta regeneração exige uma grande quantidade de água e de nutrientes, essenciais para funções como proteger a pele, regular a temperatura corporal e mediar o tacto, entre outras.

Os dermatologistas recomendam cada vez mais que os cuidados externos da pele comecem de dentro, ou seja, com uma boa alimentação. Assim, nasceu o conceito de dermonutrição, que relaciona directamente a saúde da pele com os benefícios de alguns nutrientes activos. O sol, os maus hábitos e o ritmo de vida acelerado são alguns dos seus inimigos mais flagrantes. Basta seguir uma alimentação correcta para ter acesso aos nutrientes que a tornam deslumbrante.

Os problemas cutâneos mais comuns

  • Secura
Ocorre por falta de humidade e de hidratação e pode incluir efeitos negativos como fendas, irritação, escamas e, sobretudo, falta de elasticidade.

Os imprescindíveis
- Abacate: em máscara, pela sua riqueza em vitaminas D e E. Contém gorduras vegetais, ricas em ácidos gordos insaturados

- Azeite: tem ácidos gordos que reconstituem a camada lipídica da pele.

- Melão, melancia, pêssego e pêra: frutas ricas em água e também em vitaminas. Nutrem as camadas dérmicas a partir de dentro

- Cenoura: rica em betacaroteno, percursor da vitamina A

  • Excesso de gordura
Esta acumulação de sebo situa-se especialmente no queixo, nariz e testa, podendo ser responsável por problemas como o acne, irritação ou pontos negros.

Os imprescindíveis

- Pepino: em salada fornece-lhe água, que favorece a hidratação, e em máscara pode ajudá-la a limpar o rosto de impurezas. Também pode optar por uma de limão.

- Pimentos, citrinos e quivi: contêm muita vitamina C e, ainda, água.

- Frutos secos: ricos em vitamina E e fonte de ómega-3, especialmente as nozes. As amêndoas e os pistachos reduzem o envelhecimento e favorecem a elasticidade.

  • Manchas
Alterações na coloração da pele. Algumas são apenas inestéticas (sardas, alguns sinais), mas outras, podem implicar um mau funcionamento orgânico.

Os imprescindíveis

- Salsa: tem propriedades branqueadoras pelo que aclara as manchas. Ingira-a fresca ou picada, em carnes ou massas.

- Frutos secos: são excelentes antioxidantes; combatem o envelhecimento, especialmente as nozes.

- Cenouras: os seus carotenos favorecem o bronzeado saudável, apesar de não eliminarem as manchas de forma definitiva, só as atenuam. 

  • Não abdique destes nutrientes

- Vitaminas: A (papel essencial na renovação da pele), grupo B (intervém em todos os processos celulares), C (antioxidante que favorece a produção de colagénio e previne infecções), E (combate os radicais livres e estimula a formação de colagénio novo).

- Minerais: Zinco (estimula a formação de novas proteínas, renovando a camada epidérmica e conferindo-lhe tonicidade), selénio (a sua acção antioxidante está relacionada com um menor risco de formação de tumores cutâneos, como o melanoma), enxofre (indispensável na síntese de queratina e acção antiseborreica).

- Ácidos gordos: os insaturados como o oleico e os presentes nas sementes e no peixe azul fortalecem a barreira lipídica, impedindo a secura.

- Proteínas: as principais constituintes da pele.

- Fibra: favorece a digestão e, portanto, depura o organismo e a pele.

- E não se esqueça da água: a hidratação consegue-se através de uma ingestão suficiente de água e de líquidos, sendo que a quantidade recomendada é de 1,5 a 2 litros diários.

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"

Sabe ler um rótulo?: Aprenda a interpretar as informações dos produtos alimentares

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/sabe-ler-um-rotulo.html

Sabe ler um rótulo?
Aprenda a interpretar as informações dos produtos alimentares


Informar e educar os consumidores para a escolha dos alimentos, são meios eficazes para os ajudar a comer bem e viver melhor.

A leitura do rótulo é um dos passos para atingir esse objectivo.

Regras a seguir:

- Leia com atenção a lista de ingredientes.

- Modere o consumo de alimentos que tenham níveis elevados ou cujos primeiros ingredientes sejam gorduras, óleos, sal, açúcar, sacarose, mel, melaço ou ainda outras formas de açúcar (por exemplo: maltose, lactose, glucose, frutose, dextrose, xarope de açúcar invertido, entre outros).

- Verifique o prazo de validade e o estado das embalagens. Se a embalagem estiver danificada (amolgada, inchada ou com sinais de ferrugem) não a adquira.

- Caso as embalagens de produtos congelados estejam húmidas ou apresentem cristais de gelo no interior,
rejeite-as. Esta situação indicia que os produtos sofreram descongelação e que a rede de frio não foi mantida constante.

- Respeite rigorosamente as condições de conservação e o modo de emprego ou utilização dos alimentos que dão esta indicação. Leia cuidadosamente a informação nutricional do rótulo. Tenha sempre atenção à quantidade dos lípidos (ou gorduras). Dê preferência aos produtos com baixo teor em lípidos, sobretudo os saturados e colesterol.

- Verifique a quantidade de sal (sódio). Para reduzir o seu consumo é importante não só diminuir a ingestão de produtos ricos neste elemento, mas também a quantidade de sal utilizada na preparação e confecção dos alimentos.

- Opte pelos produtos com o maior conteúdo de fibras alimentares. Privilegie os alimentos que tenham mais hidratos de carbono, mas com menos quantidade de açúcares; são, normalmente, alimentos mais ricos em amido.

Informações indispensáveis:

- A denominação de venda
Corresponde ao tipo de produto (leite, iogurte, pão, manteiga, etc). Qualquer tipo de processamento tem de ser mencionado (fumado, pasteurizado, concentrado, congelado, etc).

- A lista de ingredientes
Todos os ingredientes que fazem parte do produto têm que ser indicados por ordem decrescente, da maior para a menor quantidade (incluindo aditivos e substâncias alergénicas).

- O prazo de validade
Pode ser indicado de duas formas:
  • Consumir até (dia e mês). Para produtos de fácil deterioração, como iogurtes ou queijo fresco.
  • Consumir de preferência antes de ou do fim de (dia e mês). Para todos os alimentos. Quando a duração é superior a 18 meses, basta a indicação do ano.
Texto: Teresa Branco (coordenadora da Clínica Metabólica e investigadora no Laboratório do Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

CK One Shock

ckone.com

Este post é sobre o novo perfume da CK para homem e mulher, o CK One Shock.
Eu já experimentei e adorei.

Estão disponíveis em 3 quantidades:
50ml
100ml
200ml

CK One Shock For Her is an opulent oriental - floral fragrance with top notes of passion flower, pink peony and poppy. Its heart is made of feminine jasmine, narcissus, blackberry and dark cocoa. The base consists of amber, vanilla, musk and patchouli.

CK One Shock For Him is built around aromatic, spicy and deep oriental nuances. It opens with citrusy clementine, fresh cucumber and energy drink accord. The heart of black pepper, black basil and cardamom is placed on the base of masculine tobacco, musk, patchouli and ambrene wood.

Vídeo da promoção do produto.

Para além dos perfumes a CK lançou da mesma gama loção corporais e gel de banho para ela e para ele lançou gel de banho e champoo, after shave, desodorizantes.

Ela

Body Lotion
Body Wash
Ele

Hair and Body Wash
After Shave Balm
Deodorant
Deodorizing Body Spray

Pernas cansadas

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/o-corpo/artigos-gerais/pernas-cansadas.html

Pernas cansadas
Plantas medicinais que aliviam este sintoma da doença venosa


As pernas cansadas são o sintoma mais comum de doença venosa, vulgarmente conhecida como má circulação sanguínea das pernas, um problema que afecta um terço da população portuguesa.

«Quando as pessoas se queixam da sensação de peso e cansaço nas pernas estão, frequentemente, a referir-se a alterações do retorno venoso», indica Serra Brandão, cirurgião vascular, director do Instituto de Recuperação Vascular, em Lisboa.

Segundo o especialista, esta patologia «deve-se à dificuldade de o sangue já usado, proveniente dos membros inferiores, retornar ao coração, o que origina situações de sofrimento das veias».

Factores de risco
Existem vários factores de risco para o surgimento da doença venosa. O estilo de vida, a história de doença na família e a idade avançada são os principais. Segundo Serra Brandão, o tipo de profissão pode ajudar ou prevenir a emergência da má circulação sanguínea das pernas.

Explica que «estar parado de pé e ficar muito tempo sentado ou ter as pernas cruzadas são factores de risco decisivos, por dificultarem a circulação de retorno do sangue ao coração». Importa ainda «estar atento à temperatura da água do banho e evitar a exposição ao calor, seja qual for a sua origem», acrescenta.

Depois existem outras causas, nomeadamente «a obesidade, a utilização de contraceptivos hormonais, a gravidez e a terapêutica hormonal de substituição são outros factores de risco», sublinha ainda.

Sintomas a ter em conta

A sensação de pernas cansadas e pesadas é o sintoma mais prevalente na doença venosa, mas, segundo Serra Brandão, existem outros, tais como dor, inchaço dos pés e das pernas, comichão e cãibras nocturnas. Mais tarde, surgem os sinais que são os derrames, as denominadas aranhas vasculares, ou telangiectasias.

«Se não houver qualquer tratamento, vão surgindo aquelas veias ligeiramente azuladas e a doença vai evoluindo. Desencadeia-se uma dilatação das veias que origina as varizes e, na última fase, a úlcera de perna», sublinha o especialista.

Como prevenir a evolução da doença?
Para Serra Brandão, a prevenção é a palavra de ordem para que o sangue retorne de uma forma saudável ao coração.

«Deve seguir-se uma alimentação saudável, evitar fumar e beber bebidas alcoólicas em excesso, não ingerir alimentos que causem obstipação (prisão de ventre), fazer um programa de exercício físico adequado (marcha, ciclismo, natação, etc.) e usar meias ou collants elásticos eficazes e adequados a cada situação», aconselha.

«O seguimento de uma terapêutica medicamentosa, a secagem das varizes e a cirurgia são outras formas de travar a progressão da doença venosa», acrescenta. Por outro lado, «o uso de roupa apertada está contra-indicado, por prejudicar a circulação sanguínea de retorno», adverte o especialista.

Podemos confiar nas plantas medicinais?

Será que a ingestão de plantas medicinais pode travar o processo de envelhecimento e retardar a emergência de doença venosa quando existem casos na família? A resposta é afirmativa.

Segundo João Beles, «as plantas medicinais são o tratamento anti-aging mais usado em todo o mundo. Isto porque os vários estudos clínicos e epidemiológicos realizados nos últimos anos têm provado que o seu uso pode retardar em cerca de 10 a 20 anos o aparecimento de uma doença que a nível familiar costuma aparecer mais cedo».

O especialista afirma ainda que muitas pessoas com tendência genética para terem uma certa doença, ingerindo plantas medicinais, não chegam a desenvolver o problema.


Plantas aliadas da circulação venosa
Há vários tipos de plantas com propriedades benéficas para a circulação sanguínea das pernas que podem prevenir e tratar a doença venosa, explica João Beles, professor de Naturopatia no Instituto de Medicina Tradicional. O especialista enumera as principais:

Castanheiro da Índia
Tonifica os vasos sanguíneos contribuindo para uma melhoria da circulação sanguínea arterial e venosa.

A sua ingestão poderá sempre ser complementada com a toma de graínhas da uva, combinação que reduz o colesterol nas artérias e a tensão arterial. Encontra-se disponível em comprimidos ou em extracto líquido e devem ser tomados diariamente 200 miligramas de manhã e a mesma dose à noite.

Graínhas da uva
Fortalecem as paredes das veias, dificultando a sua dilatação e o extravasamento do plasma sanguíneo para fora delas, que pode provocar o edema das pernas.

As graínhas têm, igualmente, um efeito antioxidante, ao retardar o envelhecimento das veias. Podem ser comidas ou tomadas em comprimidos sempre que a doença já apresenta sintomas (200 mg/dia). As graínhas da uva devem ser mastigadas, para assimilar os seus princípios activos, sendo a sua ingestão uma forma de prevenção da doença venosa.

Gingko biloba
A sua acção é benéfica em termos circulatórios e a nível cerebral, estimulando a microcirculação cerebral. Podem ser tomadas ampolas (1.500 mg diários) ou comprimidos (extracto seco, entre 120 e 240 mg).

Alecrim
Conjuga os efeitos do gingko biloba e do castanheiro da Índia e tem benefícios a nível da circulação cerebral e venosa (pernas). Pode ser ingerido em ampolas, como as outras plantas ou em chá (15 folhas duas vezes/dia). O alecrim é, também, um bom ingrediente para saladas e sopas.

Outras plantas
Existem ainda outras plantas com acção benéfica na doença venosa. São elas a folha da videira, a hamamélis e a gilbardeira. João Beles reforça que a ingestão de plantas medicinais deve ser complementada com o uso de um creme à base de castanha da Índia, hamamélis, videira e gilbardeira.

Texto: Daniela Gonçalves
Revisão científica: João Beles (professor de Naturopatia do Instituto de Medicina Tradicional) e Dr. Serra Brandão (cirurgião vascular, director do Instituto de Recuperação Vascular, em Lisboa)

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"