segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Evitar as estrias: O que deve fazer para o conseguir

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/evitar-as-estrias-1028487.html

Uma vez instaladas, as estrias são lesões irreversíveis. Contudo, não só pode evitar o seu apa recimento como sua vizar a apa rência das já existentes, com persistência, tratamentos e produtos específicos.

As estrias são lesões cicatriciais decorrentes da ruptura das fibras de colagénio e elastina da pele. Aparecem quando:

A pele é submetida a fenómenos de distensão relativamente rápidos que levam à ruptura das fibras de colagénio e elastina. De acordo com o dermatolgista Miguel Trincheiras, «isto pode acontecer quer por variações bruscas no peso, alterações no volume corporal durante a gravidez e pós-parto, como consequência do crescimento na adolescência ou mesmo por aumento do volume muscular (body building)».

Se toma, de forma prolongada, determinados medicamentos ou substâncias químicas que interferem com a formação de colagénio, como é o caso dos compostos de cortisona (por exemplo, corticoesteróides tópicos ou sistémicos). > Se sofre de doenças como a diabetes tipo 2 ou a doença de Cushing (desordem endócrina causada por níveis elevados de cortisol no sangue).

Como evitá-las

- Hidrate e nutra pele diariamente, sobretudo em zonas mais propensas à formação de estrias, para evitar a ruptura das fibras de sustentação da pele.

- Evite o uso de roupa demasiado apertada que dificulte a circulação e a oxigenação das camadas cutâneas.

- Beba água em abundância (1 a 2 litros por dia). Quanto mais água existir na pele, melhores as condições para o metabolismo das suas células, em particular as responsáveis pela produção de colagénio e elastina.

- Pratique exercício físico ou desporto. O exercício estimula a circulação e o fornecimento de nutrientes às células cutâneas.

- Procure manter um peso regular, sem variações bruscas, ao longo da vida, para evitar a distensão da pele.

- Evite o tabaco. O fumo provoca a vasoconstrição periférica, isto é, dificulta a chegada do sangue aos capilares que irrigam a pele.

- Sol com moderação. A radiação ultravioleta desidrata a pele (a pele seca tem mais propensão a estrias) e ataca e degrada as fibras de sustentação.

- Procure tratamento o mais cedo possível.

Prevenir em casa

A hidratação cutânea condiciona a elasticidade da pele e a sua capacidade de sofrer distensões sem haver ruptura nos tecidos, pelo que é um dos mais eficazes cuidados preventivos para evitar o aparecimento de estrias.

Qual a melhor forma de manter a pele hidratada? Aplique um creme hidratante todos os dias depois do banho, quando a pele ainda está húmida, pois favorece a sua absorção.

Quais as melhores fórmulas?

Os produtos mais eficazes são os específicos para a prevenção de estrias, pois contêm uma maior concentração de ingredientes activos. Entre estes, o dermatologista Miguel Trincheiras destaca os retinóides (derivados da vitamina A).

«Estimulam as células da derme a produzir novos elementos (fibras elásticas, por exemplo) que melhoram a elasticidade e a capacidade de hidratação da derme, não só numa óptica preventiva, mas também com bons resultados ao nível da melhoria cosmética das estrias já instaladas», refere ainda o especialista.

Texto: Fernanda Soares

Hidrate o rosto no Inverno

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/hidrate-o-rosto-no-inverno-980339.html

As consequências de uma má hidratação aparecem, sobretudo, no rosto

Não é apenas no Verão que se deve ter cuidado com a hidratação da pele. No Inverno, a pele também necessita de cuidados especiais. Afinal, é o rosto que mais sofre as consequências de uma má hidratação.

E se o rosto funciona como cartão de visita, certamente não vai querer antecipar as rugas e as marcas de expressão... Assim, para que isso não aconteça, é importante que a hidratação do rosto seja feita diariamente. Lembre-se que se a sua pele está ressequida é devido ou à falta de água ou de gordura. Acontece que um rosto bem hidratado apresenta uma boa elasticidade, já a pele desidratada é flácida e enrugada.

Para obter uma hidratação perfeita, o primeiro passo é identificar o tipo de pele. Só assim é possível definir o melhor tratamento. Até porque, uns produtos têm mais água que outros.

Descoberto o tipo de pele, deve ter os cuidados necessários para proteger a pele das agressões exteriores, como o vento, o frio, a poluição ou os raios solares. Note-se que o horário escolhido para tratar do rosto é fundamental. Se possível, hidrate a pele de manhã, depois do banho.

A maneira como se usam os produtos também é importante: as loções e os cremes devem ser aplicados com algodão, em movimentos rotativos, e o hidratante pode ser aplicado directamente com as mãos; primeiro deverá usar um creme de limpeza para eliminar os resíduos, depois a loção para fechar os poros e só depois o hidratante.


Definição dos tipos de Pele
  • A pele normal caracteriza-se pelo equilíbrio de água e óleo, portanto não é nem oleosa nem ressequida. Porém, tende a ser mais ou menos oleosa ou seca, por isso é importante reconhecer a diferença por forma a escolher os cremes e hidratantes mais indicados.
Assim, as peles normais com tendência à seca devem ser tratadas com cremes hidratantes. Os cremes têm maior quantidade de óleo e fixam bem a água. Já as mulheres com peles normais tendendo à oleosa devem usar gel hidratante, pois não têm óleo.

  • A  pele seca caracteriza-se pela falta de água. Assim, o tratamento da pele seca depende da quantidade de água que tem. As peles muito secas devem ser tratadas com cremes e as que têm um maior nível de água podem ser hidratadas com creme.
  • A pele oleosa é desequilibrada devido ao excesso de óleo, pelo que devem ser hidratadas com soluções específicas. As mulheres com este tipo de pele não devem usar hidratantes que contenham óleo.
    A Hidratação

    O corpo também deve ser hidratado diariamente após o banho, tal como o rosto. Mas, nada de excessos, pois usado em exagero o produto pode obstruir os poros, dificultando assim a respiração da pele. O hidratante deve ser espalhado uniformemente pelo corpo. E as áreas, como os pés, as mãos, os joelhos e os cotovelos, merecem cuidados especiais.

    Deve, no entanto, ter em conta que se usa um creme que deixa a pele do corpo perfeitamente hidratada, este poderá não ser o mais indicado para o rosto, já que a pele desta área é mais fina.

    Manter a pele hidratada não é nenhum "bicho de sete cabeças", e os cuidados diários de limpeza e hidratação da pele com produtos de qualidade são fundamentais para mantê-la sempre saudável e bonita. Porém, também deve ter uma boa alimentação e beber líquidos.

    Os inimigos da pele

    http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/os-inimigos-da-pele-980367.html

    Conheça alguns factores que modificam a nossa pele ao longo dos anos

    Todos os seres humanos, sem excepção, têm uma pele maravilhosa quando nascem. É suave, lisa e macia... em todo o corpo! Se fosse possível manter ao longo dos anos a qualidade da pele que temos ao nascer, todos teríamos uma cútis perfeita. Infelizmente, são muitos os factores (naturais ou provocados por nós mesmas) que estragam e danificam a nossa pele. E ao fim de cerca de trinta anos, a nossa pele está totalmente diferente: mais áspera, com linhas de expressão e sem a bonita cor rosada que possuía.

    E porquê esta mudança tão drástica e negativa? A resposta a esta pergunta encontra-se em vários factores a que chamaremos os inimigos da pele. Eles atacam indiscriminadamente toda a pele do corpo, mas especialmente aquelas zonas mais expostas às inclemências do tempo, bem como as áreas mais delicadas como o rosto, o pescoço e as mãos. Certas doenças, a ingestão de alguns medicamentos e algumas perturbações hormonais são outras razões menos comuns, que variam de uma pessoa para outra.

    Existem vários inimigos da pele mas apenas falaremos dos sete mais comuns. Conheça-os melhor para os evitar:


    O Sol. Este é um factor natural, e está presente "atacando-nos" durante muitas horas por dia. Por isso é, talvez, considerado o pior inimigo da pele. Mas se um pouco de sol é benéfico, porque nos aporta a importante vitamina D, o problema está em entregar-se demasiadamente às suas "carícias". Obviamente, é muito tentador deitar-se na areia para ganhar aquele tom bronzeado das férias.
    Porém, se conhecer melhor o perigo de se expor durante tanto tempo aos raios ultravioletas, certamente tomará mais cuidados. Os raios solares penetram na epiderme e podem destruir o colagénio, o elemento que mantém a pele firme e jovem. Por outro lado, o sol resseca, provoca rugas, manchas e destroi a textura da pele. E tudo isto é o primeiro passo para o envelhecimento irreversível da pele.

    Para evitar estes problemas, o primeiro conselho é não se expor demasiado ao sol e usar sempre um bom protector solar, sobretudo nas zonas mais delicadas, tais como o nariz, os lábios, as maçãs do rosto, os ombros, o pescoço e o peito.
    Ainda que o bronzeado não seja tão maravilhoso quanto você gostaria, pelo menos terá a oportunidade de possuir uma pele jovem e radiante por muito mais tempo. Lembre-se também que quanto mais clara for a pele, mais alto deve ser o número de SPF (factor de protecção solar).

    O Tabaco
    . Ainda que os dermatologistas não tenham a certeza da forma como o tabaco afecta a pele, pensa-se que poderá fazer mal devido à formação no nosso corpo de uma substância química que destroi o colagenio. Contudo, está provado que o tabaco destroi a vitamina C, congestiona vasos sanguíneos, seca os lábios e poderá aumentar as rugas na zona à volta dos lábios. Desta forma, as pessoas fumadoras deverão ingerir uma maior quantidade de vitamina A (a vitamina da pele) e vitamina C, para compensar as maiores deficiências provocadas pelo tabaco.

    O Álcool e outros elementos desidratantes
    . O álcool, além de afectar o fígado, dilata irremediavelmente os vasos sanguíneos, destrói vasos capilares, desidrata a pele e "rouba" alguns elementos nutritivos ao nosso corpo.
    O café, certos medicamentos, o ar condicionado e o clima seco são outros elementos que contribuem para a desidratação da pele.

    Dietas Incorrectas.
    À medida que vamos envelhecendo, a pele perde a sua elasticidade e uma dieta drástica pode aumentar as rugas e deixar a pele flácida. Os médicos aconselham a seguir um regime equilibrado e a longo prazo, isto é, sem pressas. Perder entre 1 quilo ou meio quilo por semana é seguro em qualquer idade. No entanto, convém consultar um especialista.
    Se não tem peso a mais procure mantê-lo, mas não deixe de fazer uma dieta equilibrada, que inclua as doses adequadas de vitaminas A e E, porque uma pele saudável depende também de uma boa nutrição.

    O Stress. O excesso de tensão ou como vulgarmente se diz o stress é um factor que contribui para o envelhecimento prematuro da nossa pele. As expressões que inconscientemente fazemos ao contrair os músculos faciais, podem ficar marcadas na pele. Assim, cada vez que pensar nisto, relaxe os seus músculos.

    O Frio.
    O frio, assim como o vento que normalmente o companha, são extremamente prejudiciais para a pele. Além de a desidratarem, destroem pequenos vasos capilares, provocando manchas e tantas vezes cieiro. Para evitar estes inconvenientes, num clima extremo, use sempre cremes hidratantes e cremes nutritivos de noite durante as 24 horas do dia.
    O aquecimento das casas durante o Inverno também pode retirar humidade à pele. Porém, deixe um copo com água no seu quarto, no caso de acordar de noite com sede, e não se esqueça de usar um bom creme de noite.

    A Poluição Ambiental.
    O pó, os desperdícios químicos e o dióxido de carbono emitido pelos automóveis são também grandes inimigos da cútis. As minusculas partículas que se depositam sobre a pele, deixam uma película invisível que desgasta e destrói os tecidos da epiderme. Para eliminar bem estas partículas, limpe bem a pele uma ou duas vezes por dia (de manhã e à noite) com um leite ou creme de limpeza. Depois aplique um tónico ou loção para retirar qualquer resíduo de pó que a limpeza não tenha eliminado e aplique um creme hidratante segundo as circunstâncias.

    Alternativas para aliviar as dores menstruais

    http://mulher.sapo.pt/bem-estar/terapias/alternativas-para-aliviar-as-d-1052721.html

    Aqui estão alguns conselhos práticos valiosos
    Apresentamos formas alternativas de aliviar a dor que atinge a maioria das mulheres durante o período.

    Não precisa de recorrer sempre aos comprimidos para aliviar as dores menstruais. Aqui estão algumas formas alternativas.

    Pensamento positivo

    Você poderá mesmo acreditar que os seus genitais são pecaminosos e sujos. Se tem este padrão mental escondido algures dentro de si, poderá usar afirmações positivas para mudá-lo: “Eu aceito o meu poder feminino e seus processos físicos como algo normal e natural. Eu adoro o meu período. Eu aceito-me como sou”.

    Aromaterapia

    Para compressas quentes e massagem, pode usar óleos essenciais de camomila, sálvia, manjerona, lavanda e jasmim. Misture quatro gotas de qualquer óleo essencial com 10 ml de um óleo básico (os melhores são o de amêndoas doces ou de bebé).

    Massagem

    1.Deite-se de lado. Com uma mão, o seu parceiro massaja zona lombar usando movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relógio, enquanto pressiona suavemente a sua barriga com a outra mão.
    2.Deite-se de costas e balance ritmadamente as suas coxas de um lado para o outro.

    Auto massagem

    Aqueça as palmas das mãos friccionando uma contra a outra. Com o polegar, pressione a área entre o primeiro e o segundo dedo de um é, onde os ossos se juntam no peito do pé. Mantenha a pressão durante pelo menos 10 segundos, até 2 minutos no máximo, e faça alguns movimentos circulares. Repita o procedimento, agora na zona que fica quatro dedos (aproximadamente 5 cm) acima do osso do lado interior do peito do pé, logo acima da tíbia.

    Cristais
    Uma das alternativas para aliviar as dores menstruais é através dos cristais. O funcionamento do chacra raiz e os chacras sexuais é ajustado pelos cristais de cor vermelha ou laranja, como a granada e a calcite laranja. Se os seus períodos são dolorosos, a malaquite, uma pedra verde, é especialmente recomendada.

    Use uma pedra pequena. Coloque-a no seu abdómen e relaxe com a ajuda de música meditativa. O ideal é colocá-la no bolso da frente das calças ou da camisa para que esteja sempre próxima da zona dorida.

    O conselho mais importante que lhe podemos dar é que deve aceitar o seu período como parte do seu estado feminino. Uma amiga minha seguiu este conselho e descobriu que funciona. Em todo o caso, ainda tem que beber “chá salgado” de vez em quando.

    E o que todos os homens podem fazer pelas suas mulheres é não ter medo da menstruação, mas aceitá-la como algo que “ambos têm”.

    Por Z.J.

    Substâncias naturais que facilitam a digestão

    http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicina-natural/artigos-gerais/substancias-naturais-que-facilitam-a-digestao.html

    Naturopata indica as soluções mais eficazes

    Tanto a inflamação da mucosa que reveste o estômago, provocando dores abdominais, náuseas, vómitos, diarreias e perda de apetite (gastrite), como a infecção do canal digestivo, que produz os mesmos sintomas acompanhados de febre (gastroenterite), tratam-se com antibióticos, apesar de existirem casos em que a sua origem não é bacteriana.

    A gastrite pode ser causada por medicamentos como o ácido acetilsalicílico ou o ibuprofeno e a gastroenterite por parasitas.

    Como se previnem os problemas derivados de uma má digestão

    - Elimine ou reduza a ingestão de álcool, cafeína, bebidas com gás e tabaco.

    - Lave as mãos antes de cozinhar ou comer, bem como os utensílios de cozinha.

    - Descongele a comida no frigorífico e não à temperatura ambiente.

    - Não ingira refeições ou lacticínios que tenham estado mais de duas horas fora
    do frigorífico.

    Quando ir ao médico

    A maioria dos episódios dura 1-2 dias e desaparecem espontaneamente mas, caso persistam ou se tiver vómitos, fezes com sangue, dores de estômago agudas e febre muito alta, procure ajuda médica.

    Os remédios naturais

    - Faça um dia de jejum. Beba muita água (pelo menos, 8 copos por dia) para prevenir a desidratação.

    - Evite os alimentos que possam irritar o estômago, como o leite, que aumenta a  secreção ácida, ou os citrinos.

    - Acalme o seu estômago com um chá de camomila, 3 ou 4 vezes ao dia.

    - «Faça uma infusão de erva de São Roberto, alcaçuz e malvas (1 colher de sopa de cada planta para cada meio litro de água, 10 minutos em infusão) e beba 3 vezes ao dia», sugere João Beles, naturopata e professor no Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa.

    Texto: Madalena Alçada Baptista com João Beles (naturopata)

    A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"