segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Especial Cabelo: Dicas para acordar com os cabelos bonitos

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/dicas-para-acordar-com-os-cabe-1039799.html

Dicas para acordar com os cabelos bonitos
Esqueça aquele acordar com os cabelos embaraçados e com ar de quem viu um monstro. Chegou uma nova era.


Se dorme acompanhada, então, o seu problema é maior: acordar com o rosto sem make-up já é mau, mas com o cabelo todo ouriçado, tal como se tivesse visto um monstro, pior!

Apesar de não haver fórmula mágica para os fios não embarassarem, a indústria da beleza já faz maravilhas.

Escolha um creme nocturno que se adeque ao seu cabelo, de modo a amanhecer com eles mais hidratados, macios e brilhantes.

Passo número dois é mudar a fronha do travesseiro uma vez por semana, de modo a que os seus cabelos continuem limpos e não fiquem oleosos antes do tempo.

Evite também pentear os fios diversas vezes antes de dormir, pois isso também pode fazer com que eles fiquem ainda mais oleosos.

Outra dica importante é não dormir com o cabelo molhado nem preso, a menos que a sua intenção seja deixá-lo marcado.

Para isso, durma com uma trança não muito apertada e solte assim que acordar. Mas só de vez em quando. Não faça disso um hábito, pois não é muito saudável para os fios.

Especial Cabelo: Como manter o penteado com as mudanças de tempo?

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/como-manter-o-penteado-com-as-1056973.html

Como manter o penteado com as mudanças de tempo?
E se de repente o tempo vira e o sol for substituído por uma nuvem ameaçadora?


O cabelo, de facto, molda o rosto de qualquer mulher, por isso, queremos que ele esteja razoavelmente composto.

Sem cair nos preciosismos de estarmos sempre arrumadinhas, como as nossas avós gostariam, aqui ficam algumas dicas para não ser apanhada desprevenida com aquela chuvinha irritante.

A humidade interfere no fio do cabelo e aqueles que são crespos ganharão com o facto, mas os que são lisos ficarão...escorridos.Por isso, se usa produtos como mousse ou spray para modelar os fios, dê preferência ao spray que sempre evita que o cabelo fique com cara de sujo.

Para cabelos crespos, a solução no cambete à humidade são as ceras modeladoras.Definem os caracóis e, ao mesmo tempo, combate o frizz também.

antes de sair de casa, dê uma espreitadela pela janela.Se tiver dúvidas no verão leve um lenço e opte pelo lokk Grace Kelly; se for inverno um gorro na mala é sempre útil.

De vez em quanto opte pelos apanhados que dificilmente serão "apanhados" pela humidade.

Outra ideia são os acessórios como tiaras, faixas e chapéus que, para além de estarem na moda, disfarçam os fios rebeldes.

Especial Cabelo: Técnicas para manter o cabelo liso

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/tecnicas-para-manter-o-cabelo-1051818.html

Técnicas para manter o cabelo liso
O tempo húmido é o inimigo número um do alisamento da chapa.


Um drama que aflige normalmente as mulheres é que dez minutos depois de secarem o cabelo e usarem a chapa para o alisarem, ele começa a encaracolar com a humidade.

Aqui apresentamos alguns truques para mantê-lo mais tempo liso e bonito:

1 - Use champô com ph neutro, pois estes não abrem a cutícula do fio e embaraçam menos.

2 - Use sempre condicionador, até porque, assim, consegue melhores resultados com a chapa.

3 - Evite a oleosidade do cabelo, ou seja lave-o com a frequência necessária, senão o alisamento fica muito escorrido.

4 - Faça uma escova antes de usar a chapa para obter melhores resultados.

5 - Seleccione um creme que proteja os fios de cabelo do desgaste provocado pelo calor da chapa.

6 - O tipo de chapa é fundamental, escolha sempre uma que tenha iões, de modo a evitar a electricidade no cabelo.

7 - O ideal é trabalhar com pequenas quantidades de cabelo e não tentar pôr o máximo dentro de um mini instrumento.

8 - A hidratação do cabelo deve ser mantida, também, durante o dia. Por isso tenha sempre consigo um sérum reparador.

9 - Evite passar os dedos pelo cabelo durante o dia, pois torna-o mais oleoso.

Foto: Jean Louis David

Especial Cabelo: Cada tipo de cabelo sua sentença

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/cada-tipo-de-cabelo-sua-senten-1128862.html


Cada tipo de cabelo sua sentença
Sugerimos o melhor champô e condicionador para cada tipo de cabelo.


A beleza natural do cabelo é realçada e complementada com a utilização dos produtos mais indicados tendo em conta a sua natureza.

Tendo consciência dos tipos de cabelo que existem, bem como das suas necessidades, sugerimos o champô e o condicionador mais indicados tendo em conta a estrutura do cabelo em questão. As substâncias activas de que cada um deverá ter são o segredo do seu sucesso

Se quisermos categorizar os tipos de cabelo existentes, podemos, a nível geral, destacar os cabelos naturalmente mais secos, mais oleosos, normais, lisos ou encaracolados.

É imprescindível saber qual o tipo do nosso cabelo e os factores a que se encontram mais expostos, por forma a oferecer-lhe todo o cuidado de que necessita para estar sempre saudável e bonito.

Existem diversas linhas, por forma a ajudar a recuperar o cabelo, oferecendo-lhe um aspecto saudável e vibrante.


Cabelos Secos e Estragados
Champô e Condicionador Hidratação Intensa

Ambas as fórmulas são desenvolvidas para ir ao encontro dos cabelos especialmente secos ou estragados, ajudando a devolver-lhes a hidratação e fortalecendo-os, ao mesmo tempo.

Enriquecidos com vitamina E e extractos naturais de girassol, avelãs e amêndoas, o champô e o condicionador ajudam a fortalecer e a prevenir danos no cabelo, deixando-o macio, leve e saudável.

Cabelos extra secos e com tendência a embaraçar/cabelos lisos
Champô e condicionador com acabamento sedoso liso

Os champôs destas linhas devem ser enriquecidos com Vitamina H e extractos de amêndoa, ajudando a hidratar e a nutrir o cabelo em profundidade, deixando-o mais brilhante e fácil de pentear.

Um cuidado complementar para um acabamento perfeito é um condicionador acabamento sedoso liso, também ele enriquecido com Vitamina H e Amêndoa, a sua fórmula melhora em grande medida o estado dos seus cabelos, transformando o cabelo com tendência a embaraçar num cabelo sedoso liso.

Ajuda a recuperar a hidratação, a desembaraçar e proteger contra as pontas espigadas. Alisa e suaviza, dando ao cabelo um aspecto saudável, brilhante e fácil de pentear.

Todo o tipo de cabelos
Champô cuidado clássico e condicionador revitalizante

A fórmula destes champos limpam o cabelo em profundidade, ajudando a eliminar todos os resíduos provocados pela poluição e produtos de fixação, deixando o cabelo limpo e solto.

A fórmula deve conter vitamina C, toranja e extractos de limão, sendo perfeitamente suave e indicada para uso diário.

O condicionador revitalizante: é o complemento ideal, oferecendo a hidratação necessária. Deve conter pró-Vitamina B5, aloé vera e extractos de pepino. Ajuda a hidratar e desembaraçar, ajudando ainda a deixar o cabelo brilhante e fácil de pentear. Indicado para uso diário e para todos os tipos de cabelo.

Cabelos Pintados
Champô e condicionador de cor revitalizante
Os champôs e condicionadores devem manter a cor, permitindo preservá-la até 40 lavagens. Assim, este tipo de champo limpa delicadamente o cabelo da sujidade e da oleosidade, ajudando a prepará-lo para optimizar a retenção da cor, ao mesmo tempo que ajuda a adicionar brilho. Utilizado como complemento, o condicionador cor ajuda a selar as cutículas do cabelo depois do champô e a preservar as partículas da cor, de forma a ajudar a travar a perda da mesma, restituindo a hidratação ao cabelo, desembaraçando-o, deixando-o macio, mais solto e vibrante.

Cabelos Ondulados ou Encaracolados
Champô e condicionador para caracóis hidratados

Utilizados em conjunto, preparam o cabelo, facilitando o penteado para conseguir caracóis e ondas perfeitas em qualquer momento. As suas fórmulas profissionais devem conter vitamina B1, e serem delicadas para se poderem usar todos os dias. Ajudam a hidratar os cabelos, oferecendo às ondas ou caracóis a quantidade de hidratação exacta que o cabelo necessita.

Cabelos habitualmente expostos ao calor proveniente de aparelhos eléctricos
Champô e condicionador com terapia recuperadora

A fórmula hidratante destes champos é enriquecida com extractos de aloé vera, óleo de amêndoa nutritivo e ingredientes suavizantes, ajuda a eliminar, de uma forma delicada, a acumulação de produtos utilizados anteriormente, a poluição e a sujidade do dia-a-dia.

A fórmula deve conter ainda ingredientes condicionadores que ajudam a suavizar as cutículas e a conseguir um acabamento perfeito. Por seu lado, o condicionador da mesma linha, é o complemento ideal para o champô, nutrindo em profundidade o cabelo desidratado e combatendo o aspecto seco que pode resultar da utilização regular dos secadores ou modeladores, fazendo com que o cabelo fique com um aspecto mais brilhante, suave e saudável.

Agradecimentos: Tresemmé

Especial Cabelo: Domine o seu cabelo

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/domine-o-seu-cabelo-1061004.html

Domine o seu cabelo
Truques simples para cuidar e transformar o penteado


O cabelo. É um dos nossos maiores trunfos, responsável muitas vezes por um reforço da auto-estima e confiança e por aquele toque final que nos compõe e identifica.

No entanto, para exibir um aspecto saudável e bonito os fios devem ser mimados e bem tratados.

Seja o seu cabelo liso, encaracolado, ondulado ou rebelde, vamos dar-lhe uma ajuda.

  • LISO
É talvez o tipo de cabelo mais deseja­do, no entanto, a sua beleza depende de cuidados específicos, para evi­tar que fique baço, sem vida e sem volume. Segundo Bernardete da Silva, cabeleireira, «depois de lavar o cabelo, deve secá-lo com a cabe­ça virada para baixo, pois isso con­fere-lhe bastante volume. No final, aplique um pouco de cera para moldar as pontas e dê mais uma passagem com o secador». Outra forma de criar volume consiste em «ripá-lo ligeiramente por baixo, para lhe dar estrutura», acrescenta.

Produtos

«Não há nada melhor do que a cera para moldar o cabelo liso», sugere a cabeleireira. Pode também fazer um brushing, com a ajuda de uma escova larga redonda e de uma espuma de volume.

Erros

Num cabelo muito liso e com pouco volume, defende Bernardete da Silva «não use cremes ou condicionadores. Aplique gotas ou spray bifásico para nutrir as pontas», caso con­trário o penteado pode perder vida.

  • ENCARACOLADO
Para ter caracóis de fazer inveja, não adian­ta abusar dos condicionadores se o cabelo não estiver bem limpo. Use um bom champô hidratante e, antes de secar com o difusor (peça obrigatória), aplique um gel cremoso.Ao secar, «não se esqueça de amachucar com cuida­do os caracóis», sugere. Se estiver farta do look natural, pode alisá-lo «com um modelador de cabelo (prefira as chapas de turmalina) ou fazer um penteado apanhado».

Produtos
Para conseguir caracóis bonitos e definidos, procure produtos de cuidado e de styling específicos. Quanto à textura, prefira o gel cremoso à espuma, pois esta «deixa o caracol muito seco e sem efeito solto».

Erros
Penteie o cabelo apenas quando estiver molhado e com pentes de madeira com dentes largos, caso contrário, «irá desfazer o caracol, tri­plicar o volume do cabelo e encrespá-lo», refere. Evite também hidratá-lo demasiado, o que con­duz a uma quebra do cabelo. 


  • ONDULADO
Muito em voga hoje em dia, o cabelo ondula­do é sinónimo de juventude, rebeldia e sensua­lidade. «Opte por um bom produto de definição (a espuma nestes casos já é recomendável) para ajudar o ondulado a sobressair, e seque com o difusor, especialmente nas pontas», aconselha.

Caso tenha apenas alguns jeitos, pode usar oca­sionalmente o ferro para caracóis e dar nova vida ao seu ondulado.

Produtos
Um champô hidratante e que con­fere brilho é a estratégia correcta para exibir um cabelo saudável. Complemente, semanalmente, com uma máscara de queratina.

Erros
Na hora de pentear, não abuse das esco­vas, principalmente, quando tiver o cabelo seco.

  • REBELDE
Independentemente de ser liso, encaracolado ou ondulado, o cabelo rebelde e crespo é, por definição, um cabelo que, quando sai do bulbo capilar, não recebe oleosida­de natural e perde humidade com faci­lidade. Hidratação reforçada é o segre­do da sua beleza, tanto na hora de lavar como de pentear. Antes de secar, aplique um hidratante capilar e não abuse do seca­dor – um dos seus principais inimigos.

Produtos
Qualquer fórmula hidratan­te que consiga domar o seu cabelo é uma opção acertada (na versão leite ou gel).

Erros
Para além de evitar usar diariamente o secador, «não penteie o cabelo com a escova, pois é muito agressiva, prefira um pente de dentes lar­gos», recomenda a cabeleireira

Dica
Não utilize escovas com cerdas que tenham bolinhas de metal ou plástico nas pontas, pois quebram os fios que são finos e sensíveis.

Texto: Raquel Pires com Bernardete da Silva (cabeleireira)

Especial Cabelo: Queda de cabelo

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/queda-de-cabelo-1135743.html

Queda de cabelo
Dados opostos revelam: queda de cabelo nos homens é bem aceite e nas mulheres continua a ser tabu.


Queda de cabelo afecta em maior escala o dia-a-dia das mulheres que o dos homens. Foi desenvolvido um estudo, em Janeiro de 2011, a 2.024 indivíduos que sofrem de queda de cabelo, com o objectivo de apurar diferenças e semelhanças no modo como este tema é visto e enfrentado por ambos os sexos.

Queda de cabelo mais grave nas mulheres
Mais de metade dos indivíduos que sofrem de queda de cabelo consideram que a mesma é mais grave nas mulheres que nos homens (63%), demonstrando o carácter pesado atribuído à queda de cabelo no feminino.

Dos inquiridos 68% afirma ainda que a calvície nas Mulheres “não é bem aceite” e 24% declara ser um assunto "tabu”. Contrastando fortemente com estes dados, 79% da amostra considera que a queda de cabelo quando ocorre nos Homens é “bem aceite” pela sociedade.

Estes valores comprovam a enorme diferença no modo como esta doença é encarada quando ocorre em mulheres e homens. Ambos os sexos indicam a “falta de auto-estima” e “tristeza/depressão” como os factores que a queda de cabelo mais atinge e têm influência directa na sua rotina.

Cabelo é o segundo elemento mais importante na nossa imagem
Outra semelhança entre homens e mulheres foi o facto de o “cabelo” ser considerado o segundo elemento da imagem mais importante, atrás da “forma física”, enquanto 60% da amostra em análise encara o “cabelo”, como elemento da imagem, mais importante para as mulheres do que para os homens.

Estado do cabelo essencial no primeiro encontro
À questão “repara no cabelo do parceiro no primeiro encontro”, 8 em cada 10 inquiridos assumem que efectivamente olham atentamente para este aspecto, enquanto 66% dos inquiridos confirma considerar o estado do cabelo essencial no primeiro contacto estabelecido com um parceiro.

No entanto é possível verificar que as mulheres reparam e dão mais importância ao cabelo como elemento essencial, num primeiro contacto que o universo masculino. Igualmente curioso foi conferir que o mito “as mulheres gostam é de homens carecas”, parece cair, com 36% dos questionados a responder “não” e 33% a responder “sim, algumas”, denotando algumas dúvidas face à esta questão.

Queda de cabelo é mais facilmente reconhecido nos homens
Foi ainda possível analisar que o enfraquecimento e queda de cabelo é mais facilmente reconhecido nos homens, com 36% a confessarem conhecer mais indivíduos do sexo masculino com enfraquecimento ou queda de cabelo, que indivíduos de ambos os sexos (29%) com este problema ou do sexo feminino (21%).

Outro dado interessante foi verificar que 7 em 10 dos questionados afirmam ter começado com queda de cabelo antes dos 30 anos e que quase metade dos inquiridos (48%) admite ter queda de cabelo há mais de 1 ano, demonstrando que a alopécia é uma doença que atingiu quase metade dos inquiridos nos primeiros anos da fase adulta.

Recorrer a especialistas
Este estudo verificou ainda que, embora o enfraquecimento ou queda de cabelo demonstre ser um elemento de forte impacto na vida dos inquiridos, 76% não recorre a qualquer tipo de especialista para solucionar este problema (dermatologista, médico de família, farmacêutico), sendo que 47% admite mesmo nunca ter efectuado qualquer tratamento para resolver a doença. Dos que afirmam já terem realizado tratamentos, 37% recorreu a cosméticos e apenas 11% a suplementos alimentares.

Estas são as conclusões do estudo sobre o modo como homens e mulheres lidam com a queda de cabelo.

Causas da queda
É importante referir ainda que Alopécia Androgenética, ou calvície, como é vulgarmente conhecida, é a principal razão da queda de cabelo nos homens, mas também nas mulheres, onde este problema atinge 1 em cada 2 mulheres portuguesas.

No entanto, outras situações podem levar a esta situação, como o stress físico ou psicológico, dietas dramáticas, idade e no caso das mulheres a gravidez, pós-parto e menopausa.

Ficha Técnica: Estudo nacional realizado pela empresa de estudos de mercado Multidados - Consultoria e Tratamento Estatístico de Dados solicitado pelo Viviscal destinado a avaliar o modo como homens e mulheres lidam com a queda de cabelo – diferenças e semelhanças.

Participaram no estudo 2.024 indivíduos que sofrem de queda de cabelo do sexo feminino e masculino através de inquérito online em Janeiro de 2011.

Fonte: Viviscal
Fotografia: Schwarzkopf Professional 

Especial Cabelo: Cabelos ondulados com liberdade total

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/cabelos-ondulados-com-liberdad-1092781.html

Cabelos ondulados com liberdade total
Produtos que ajudam os caracóis a expressar a sua verdadeira personalidade


Brilho, definição e volume são as três grandes preocupações de quem tem cabelo encaracolado.

A primeira pode ser corrigida através dos cuidados capilares.

Hidrate o cabelo, usando champô e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo e, uma vez por semana, aplique uma máscara para nutrir a haste capilar.

Nas férias, para atenuar os danos causados pelo sol e água salgada ou cloro, aplique sempre uma fórmula protectora anti-UV. Já a segunda e a terceira preocupações desvanecem-se com uma palavra, styling.

Os aliados
Se pretende dar vida aos caracóis existem inúmeros produtos aos quais pode recorrer. As espumas, pela sua leveza, são fáceis de aplicar e permitem obter volume ao mesmo tempo que realçam a ondulação. Idealmente, devem ser utilizadas sobre cabelo molhado ou húmido.

O creme para caracóis é uma boa opção para quem tem o cabelo mais seco ou com volume difícil de gerir, já que ajuda a controlar o efeito frisado. As fórmulas em gel ou gel-spray permitem modelar o cabelo húmido, destacando as ondas e caracóis. Seja em cabelos curtos ou compridos, a cera é ideal para finalizar o penteado. Aplique-a com a ponta dos dedos, madeixa a madeixa.

O resultado

Para um look glamoroso e natural, e aproveitando os dias quentes, deixe secar o cabelo naturalmente ou utilize um secador com difusor direccionado apenas para as pontas, o que realçará os caracóis. Se as suas ondas tendem a perder força facilmente evite tocar-lhes enquanto seca o cabelo. Em alternativa ao difusor, pode utilizar os seus dedos e moldar o cabelo exercendo ligeiras pressões sobre as madeixas.

Seja curto ou comprido, deixe o seu cabelo revelar a sua personalidade. Recorde-se que este ano a palavra de ordem nas tendências de penteados é natural. Descubra os movimentos do seu cabelo e dê-lhes o destaque que merecem.

Texto: Manuela Vasconcelos
Foto: Davines

Especial Cabelo: Coloração em casa

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/coloracao-em-casa-1131758.html

Coloração em casa
Guia para uma aplicação perfeita


Apetece-lhe mudar de visual ou pretende cobrir alguns cabelos brancos que teimam em aparecer? Com cada vez mais adeptas, a coloração em casa pode ser a solução.

Para a Primavera de 2011, segundo Christophe Robin, colorista, «já não há tendências, é você que as faz. Tudo é permitido, apesar de haver duas grandes vertentes. Pintar de forma muito natural com uma cor próxima da natural ou então o estilo Lady Gaga».

«Cores extraordinárias, com raízes ou reflexos que não se encontram na natureza», sugere o famoso colorista, que falou com a saber viver e dá-lhe alguns truques e conselhos para escolher a cor, aplicar este produto sem a ajuda de um profissional e manter a luminosidade do cabelo.

Escolher o tom certo
Para cada necessidade, um produto. Consoante aquilo que pretende, pode optar por uma coloração permanente ou temporária. A primeira permite camuflar os cabelos brancos, mas pode criar raízes visíveis, requerendo mais manutenção. As restantes têm resultados semelhantes, mas vão desaparecendo com a lavagem. Contudo, o segredo do sucesso está na escolha do tom.

Christophe Robin considera que «a mais bela das cores será a que mais se parece com a cor que a natureza nos poderia ter dado» e aconselha «evitar os tons demasiado distantes da sua cor natural, nomeadamente depois dos 30 anos». Tão importante quanto a cor é a escolha dos reflexos da coloração. De acordo com o colorista, «se tem uma tez pálida, escolha um reflexo dourado ou acobreado que aquecerá o seu rosto. Se a sua pele tem tendência para vermelhidão, opte por um reflexo frio, acinzentado, bege ou natural, para contra balançar».

Os cuidados que deve ter antes da aplicação da tinta
Para preparar o seu cabelo, deve assegurar-se de que está bem hidratado pelo que, «se estiver muito estragado, deve ser cuidado durante algumas semanas antes de ser pintado. Não há cores bonitas sem cabelos sãos», realça o colorista, aconselhando a utilização de máscaras reparadoras. Uma vez escolhido produto, deve realizar um teste de alergia cutânea para confirmar que não reage negativamente a nenhum dos ingredientes da coloração.

Christophe Robin lembra que este passo é sempre necessário, «mesmo que já tenha experimentado anteriormente a cor e a marca que escolheu». Depois disso, o especialista salienta que «deve assegurar-se de que tem tempo para tratar de si» e recomenda reservar pelo menos uma hora para realizar a sua coloração, sem pressas, sob pena de ter resultados indesejados. Por fim, vista uma t-shirt antiga que possa manchar e já pode começar.

A hora da verdade
Na altura de aplicar a sua coloração, siga as instruções do fabricante, independentemente de já a ter usado antes. Ao distribuir o produto, procure «não pintar a penugem do rosto e da parte de trás do pescoço» para não lhe dar demasiado destaque. Massajando o couro cabeludo, faça uma distribuição uniforme da coloração, caso não tenha o cabelo pintado. Se pretender cobrir as raízes, aplique o produto apenas nessa zona para evitar a sobreposição de camadas de coloração.

«Uma vez aplicada a cor, limpe o produto que possa estar na pele e nas orelhas com a ajuda de um algodão ou de uma esponja embebidos em água», aconselha Christophe Robin. Para uma coloração luminosa, «depois do tempo de espera, acrescente um fio de água e emulsione a cor antes de enxaguar durante três minutos.

É um truque profissional para descolar a cor do couro cabeludo e torná-la mais brilhante». Se escolheu um tom próximo do seu, não deverá ter a necessidade de pintar as sobrancelhas. No entanto, se pretender fazê-lo,
dirija-se a um cabeleireiro e deixe um colorista profissional tratar do assunto.

Os erros que não deve cometer
De acordo com Christophe Robin, um dos erros mais comuns de quem usa este método é «pensar que uma coloração artificial pode aclarar outra coloração do mesmo tipo. Para isso, consulte um profissional».

Outra armadilha é o tempo de espera. Enquanto aguarda a altura de enxagurar, há quem leia uma revista ou aproveite para pôr a conta de e-mail em dia.

No entanto, segundo o especialista, não deve «deixar a coloração actuar durante demasiado tempo.

Utilize um temporizador, caso contrário, corre o risco de acabar com uma cor demasiado escura». Mas maior erro é talvez dar-se conta, a meio da aplicação, de que «não tem produto suficiente para aplicar em todo o cabelo. Compre duas embalagens se o seu cabelo é mais comprido do que o nível dos ombros ou se é muito espesso». Fica o aviso!

Texto: Julie Oliveira com Christophe Robin (colorista)
Foto: Redken

Especial Cabelo: Manual de lavagem para os cabelos

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/manual-de-lavagem-para-os-cabe-1107370.html

Manual de lavagem para os cabelos
Quatro passos simples, mas eficientes para ter o couro cabeludo verdadeiramente limpo


Parece uma tarefa simples e quase mecânica, mas na verdade existem algumas regras simples e eficientes que podem verdadeiramente limpar o seu couro cabeludo.

O champô certo: tenha em atenção o seu tipo de cabelo e escolha o produto ideal. Ou seja, o facto de ele ser seco ou oleoso vai determinar as características do champô a usar, uma tarefa que é facilitada nos dias que correm, pois os produtos estão identificados;

Altere marcas: esqueça a fidelidade ao champô, pois não é benéfico para o cabelo usar sempre o mesmo produto. Altere de 15 em 15 dias as marcas:

Quantidade certa: o champô a aplicar depende do tamanho e volume do cabelo. Se for curto, a medida de uma moeda de um euro é o ideal. Dobre esta medida conforme o comprimento da sua cabeleira;

Como aplicar? A primeira quantidade é para lavar o couro cabeludo e só depois passe o champô nos fios de cabelo de forma à limpeza estar completa.

Especial Cabelo: A melhor máscara para o seu cabelo

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/a-melhor-mascara-para-o-seu-ca-1140864.html


A melhor máscara para o seu cabelo
Ajuda a tornar o cabelo mais saudável, hidratado e com um aspecto luminoso e bem cuidado


Não é fácil eleger a melhor máscara tendo em conta o tipo e as necessidades de cada cabelo, por forma a conferir-lhe uma hidratação rica em ingredientes essenciais, ajudando a mantê-lo saudável por muito mais tempo.

Mesmo em cabelos saudáveis, a aplicação de uma boa máscara verifica-se essencial. A sua aplicação regular ajuda a tornar os cabelos ainda mais fortes e saudáveis. O mesmo acontece aos cabelos oleosos. Nestes casos, a hidratação das pontas revela-se igualmente imprescindível. Assim, e dependendo do estado do cabelo, a máscara deve ser utilizada pelo menos uma vez por semana ou, até mesmo, todos os dias, nos caso dos cabelos mais agredidos e desidratados.

Eis um conjunto de máscaras que se adaptam às necessidades de cada cabelo:


Máscara Hidratação Intensa: ajuda a hidratar e a recuperar a força e o brilho do cabelo, conferindo-lhe um acabamento próprio de cabeleireiro. Pode ser utilizada todos os dias no cabelo seco ou estragado, revitalizando-o e desembaraçando-o, para um o cabelo mais bonito e saudável.

Máscara de Tratamento Intensivo Cor Revitalizante: enriquecida com vitaminas e uma combinação de ingredientes condicionadores, ajuda a proporcionar uma hidratação e força extra ao cabelo pintado. O cabelo fica mais macio e com uma cor vibrante. Utilizada em complemento com o champô e Condicionador da mesma linha, ajuda a preservar a cor do cabelo até 40 lavagens.

Máscara Caracóis Hidratados: trata-se de uma fórmula hidratante, com Vitamina B1, especialmente desenvolvida para cabelos ondulados e encaracolados, ajudando a recuperar a força e o brilho do cabelo, dando-lhe um acabamento próprio de cabeleireiro. A Máscara deve ser utilizada sobre o cabelo ondulado ou encaracolado, ajudando-o a conseguir um aspecto solto, forte e saudável.

Máscara Reestruturante: possui uma fórmula enriquecida com uma combinação de vitaminas E e Pro Vitaminas B5 que ajudam a hidratar o cabelo e a protegê-lo das pontas danificadas e espigadas.

Máscara de Tratamento de Reparação Intensa e Re-hidratação: ajuda a recuperar a hidratação, a força e o brilho do cabelo exposto a agressões provenientes da utilização regular de aparelhos eléctricos, como secadores e modeladores, por forma a deixá-lo mais macio e fácil de manejar. Este tratamento semanal inovador ajuda a tratar, em especial, as áreas agredidas, conferindo-lhes uma re-hidratação intensa nos casos dos cabelos secos e intensamente danificados.

Especial Cabelo: Soluções anti-frizz

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/solucoes-anti-frizz-1119363.html

Soluções anti-frizz
Acabe com aspecto encrespado do seu cabelo.


Com o frio, a chuva e a humidade típicos desta estação, o cabelo tem tendência a ficar encrespado, ao que habitualmente chamamos “frizz”, o que faz com que qualquer penteado pareça, logo à partida, mais descuidado e sem vida

Conheça quais os produtos que deverá utilizar para manter um penteado e um cabelo sempre bonitos, com volume e “frizz-free”, mesmo com chuva, vento, frio e humidade, tão típicos desta altura do ano.

O que provoca o aspecto frizz

Normalmente, este aspecto frizz é mais notório, quanto mais seco for o cabelo ou em situações em que os fios de cabelo já se encontram em mau estado, isto é, partidos.

Por outro lado, os cabelos novos, que estão a começar a nascer podem também provocar este aspecto frizz. Desta forma, é necessário tomar medidas para prevenir estas situações, que são mais flagrantes no cabelo ondulado ou encaracolado, pois como é tendencialmente mais seco, absorve mais humidade, podendo levar ao encrespamento ou frizz.

Assim, e por forma a controlar o frizz, é necessário utilizar três produtos essenciais, para que o seu cabelo se mantenha bonito e saudável durante muito mais tempo: uma Máscara de Hidratação profunda, um Creme Para Pentear indicado para cabelo ondulado ou encaracolado e, por fim, um Finalizador que contenha elementos fixantes, que ajudem a criar uma barreira contra a humidade.

Utilize uma máscara
Desta forma, a partir das vastas gamas de produtos que existem e tendo em vista o controlo do encrespamento ou efeito frizz, recomenda-se uma linha especial para caracóis, em especial uma máscara que contenha na sua fórmula vitamina B1, que ajuda a hidratar em profundidade os cabelos ondulados ou encaracolados. Esta máscara ajuda a recuperar a força e o brilho do cabelo, dando-lhe um acabamento próprio de cabeleireiro.

Creme caracóis
De seguida, dever-se-á aplicar um creme para caracóis, especialmente indicado para ajudar a hidratar e a suavizar os caracóis até 24 horas, definindo-os, sem encrespamento. Este creme deve ser sempre utilizado antes de criar as ondas ou os caracóis, sendo tão delicado que pode ser utilizado todos os dias.

Spray activador de caracóis
Para um acabamento de cabeleireiro, utilizar um spray activador de caracóis com vitaminas e proteínas vegetais. Esta fórmula permite realçar naturalmente o cabelo encaracolado, ajudando a criar caracóis definidos e a proteger o cabelo da humidade.

Ajuda ainda a segurar os caracóis quando utilizado em conjunto com um modelador ou com rolos aquecidos, assim como a proporcionar um brilho intenso e um acabamento perfeito.

Texto: Tresemmé

Especial Cabelo: Perda de peso vs queda de cabelo

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/perda-de-peso-vs-queda-de-cabe-1151909.html

Perda de peso vs queda de cabelo
1 em cada 8 mulheres sofre de queda de cabelo quando tenta perder peso.


Com os cânones da beleza ocidental a estarem associados à boa forma física, cada vez mais mulheres se tornam escravas da balança.

No entanto, poderá ser uma surpresa saber que se pode perder muito mais do que peso quando se inicia uma dieta. De acordo com um novo estudo divulgado recentemente, quase 50% das mulheres desconhecem que fazer dieta pode levar à queda ou enfraquecimento do cabelo.

Este estudo, efectuado a 4.000 mulheres, revela que a queda de cabelo tem efeitos generalizados, sendo que 40% das inquiridas indicaram já ter sofrido de queda ou enfraquecimento de cabelo em alguma altura das suas vidas. Apesar de um grande número de casos de queda de cabelo se dever a factores hereditários e etários, uma tendência preocupante em dietas extremistas indica que, uma em cada oito mulheres sofre de queda de cabelo quando tenta perder peso.

Neste estudo verificou-se também que 56% das inquiridas mudaria significativamente a sua dieta para perder alguns quilos e cerca de um terço alteraria os seus hábitos alimentares na expectativa de obter um cabelo mais saudável.

No entanto, 17% das inquiridas não ter conhecimento sobre quais os alimentos importantes para manter um cabelo saudável. Uma em cada 5 mulheres sente ainda que os planos de dieta deveriam indicar mais claramente que podem conduzir à queda ou enfraquecimento do cabelo.
Seguir uma dieta saudável

Para ajudar as portuguesas a perder peso, ao mesmo tempo que mantêm o cabelo saudável, deve-se seguir um plano de dieta de 7 dias, que contém 3 refeições equilibradas que fornecem todos os nutrientes necessários para um cabelo saudável, ao mesmo tempo que ajuda a perder até quase 1 quilo de peso por semana.

Este plano de dieta é fácil de seguir e apresenta uma combinação saudável de frutas e vegetais, peixes gordos, carnes vermelhas e cereais integrais – que, em conjunto, ajudá-la-ão a perder peso e a proporcionar os nutrientes essenciais para manter a textura e aspecto saudável do seu cabelo.

Para mulheres que já sofreram de queda de cabelo devido a dietas, ou que querem manter o seu cabelo saudável enquanto fazem dieta,aconselha-se a toma de suplementos que ajudam a nutrir os folículos capilares a partir do interior, potenciando o crescimento de cabelo existente.

O cabelo alimenta-se de uma dose generosa de proteínas, vitaminas e minerais. A falta de proteínas está muitas vezes associada à queda de cabelo. O corpo não considera o cabelo essencial, pelo que, se estiver com falta de nutrientes, este é frequentemente o primeiro a sofrer.

Uma má alimentação afecta o cabelo novo, podendo atrasar ou mesmo impedir completamente o seu crescimento levando a um excesso de queda, quebra do cabelo e uma fraca ligação do fio de cabelo na raiz.

Agradecimentos e imagem: Viviscal, suplementos para queda de cabelo

Especial Cabelo: Pele e cabelo protegidos: Algumas dicas para sobreviver ao Inverno

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/pele-e-cabelo-protegidos-1120611.html

Pele e cabelo protegidos
Algumas dicas para sobreviver ao Inverno


No Inverno a nossa pele anda substancialmente mais coberta do que no Verão e por isso mesmo descuramos certos cuidados diários. Apesar de usarmos menos saias, mais collants, camisolas mais grossas e menos decotes não significa que devamos negligenciar o maior órgão do nosso corpo.

De facto o Inverno traz consigo o frio e a humidade que podem trazer algumas consequências negativas para a pele e cabelo. Assim sendo existem uma série de cuidados que podemos exercer diariamente.

A hidratação é no Inverno um factor chave. O frio, o vento e a humidade proveniente da chuva e das baixas temperaturas contribui para uma pele mais seca. Se juntarmos a isso as diferenças de temperatura causadas pelos aquecedores temos uma combinação perfeita para uma pele em necessidade constante de hidratação.

Escolha por isso um creme que se adeqúe ao seu tipo de pele e tenha um creme diferente para a cara e outro para o corpo, dado que a pele da cara (além de mais sensível) está exposta a agressões diferentes que o resto do corpo.

Se puder adquira um creme para a cara diurno e outro nocturno. A diferença da composição dos dois reside no facto de à noite, tal como o resto do seu corpo, ser o tempo de descanso da sua pele. Assim os compostos do creme estão preparados para o descanso e oxigenação da pele.

Tenha ainda em mente que, ainda que não haja muito sol, é sempre altamente recomendável que o seu creme de dia tenha factor de protecção solar. Além disso é importante limpar a pele todos os dias com um produto não abrasivo.

Para uma hidratação mais eficaz não tome banho com a água muito quente e beba pelo menos 2 litros de água por dia.

Os seus lábios sentem bem a chegada do Inverno. Com o frio e o vento tendem a ficar mais secos. A hidratação dos lábios não é segredo nenhum. Encontre um batom hidratante que goste e tenha-o sempre consigo. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico quais as melhores opções.

As mãos costumam ser outra zona problemática. Tal como o batom tente andar sempre com um creme pequeno na sua carteira e sempre que puder ande de luvas para que não ande sempre a pôr e tirar as mãos dos bolsos. Este movimento repetido muitas vezes com as mãos frias pode mesmo causar pequenas fissuras.

O cabelo sofre bastante no Inverno por duas razões: humidade e secadores. Por um lado não é recomendável que não seque o cabelo, por outro os secadores podem queimar e secar o cabelo. Parece um dilema sem saída mas a solução pode ser mais simples do que parece. No Inverno deve secar sempre o cabelo, não só por questões de saúde, mas também por causa da humidade. Ao secar o cabelo deve fazê-lo guardando uma distância de segurança e numa temperatura não muito elevada.

Além disso pode ainda usar máscaras e produtos adequados para hidratação de cabelo exposto a este tipo de agressões.

Para ver um variado número de produtos que a podem ajudar a suportar melhor este Inverno clique aqui

Especial Cabelo: Rituais de beleza para o cabelo

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/rituais-de-beleza-para-o-cabel-1168014.html


Rituais de beleza para o cabelo
Saiba que rituais diários contribuem para a saúde do seu couro cabeludo.


Com um ritmo de vida agitado, em que os dias se esgotam sem termos tempo para cuidarmos de nós próprios, pense em si e no seu bem-estar e siga 2 rituais que acalmam e relaxam o couro cabeludo. Fáceis de recriar em casa, estes programa têm ainda a capacidade de a transportar para bem longe. Imagine que está num qualquer destino paradisíaco e siga os conselhos dos especialistas. O paraíso vai deixar de ser só uma miragem…

Um couro cabeludo desequilibrado pode manifestar sinais tão indesejados quanto a comichão, a irritação, a desidratação e o aparecimento da caspa, todos eles com um impacto visível na saúde e na beleza dos cabelos, mas também na nossa autoestima. Por isso, de acordo com a dermatologista Marta Rendon “o primeiro passo é a utilização de produtos suaves, com fórmulas especificamente desenvolvidas para cuidarem do couro cabeludo”.

Atualmente existem fórmulas de champôs que acalmam o couro cabeludo e atenuam a irritação, devolvendo-lhe o equilíbrio. Identificado o seu aliado, escolha um dos 2 rituais propostos e relaxe por completo...


  • RITUAL 1 – Cuidado Reparador
Este é o ritual ideal para quem sofre de comichão no couro cabeludo e deve ser executado com a ajuda de um champô específico para Couro Cabeludo com Comichão, que contêm, normalmente, ingredientes como o mentol que acalma e refresca o couro cabeludo eliminando eficazmente a caspa e reduzindo a comichão e a irritação.

1º Passo - Crie o ambiente...
Escolha a sua música preferida, algo alegre e energético para a manhã, ou algo mais calmo e suave para a noite. Procure um local tranquilo para ouvir a música e sente-se com as costas bem apoiadas e pés firmes no chão; feche os olhos e imagine uma praia tranquila, o seu destino paradisíaco com o sol que aquece o ar e uma suave brisa que lhe acaricia o rosto. Agora respire fundo. Inspire através do nariz e expire pela boca num ritmo brando.

Repita este procedimento pelo menos três vezes. Tenha pensamentos positivos e calmos em cada respiração, libertando todo o stress e tensão. Quando expirar liberte também todas as suas preocupações e sentimentos negativos…

2º Passo - No duche...

Certifique-se de que a temperatura da água não está demasiado quente. Deverá escolher uma temperatura que lhe seja agradável e não deixe a sua pele tornar-se rosada.

Quando o cabelo estiver bem molhado coloque um pouco de champô e espalhe suavemente por toda a cabeça. Com a ponta dos dedos, (evitando as unhas) massaje o couro cabeludo com movimentos circulares durante cerca de 2 minutos.

Concentre-se nas zonas que ajudam a relaxar: o centro da linha do cabelo, acima das orelhas e têmporas. Depois passe para a nuca, volte ao topo da cabeça e desça novamente até à nuca. Demore-se nos movimentos e inspire a agradável fragrância do óleo de amêndoas.

Esta massagem irá aumentar a circulação necessária para levar oxigénio ao cérebro e músculos. Em seguida enxague bem o cabelo para se assegurar de que todo o produto é removido do couro cabeludo e cabelo. Repita se necessário. Coloque condicionador e remova com enxaguamento.

De acordo com o especialista em massagens indianas Kush Kumar "Há a crença comum de que uma massagem para a cabeça pode acentuar a comichão, mas na verdade ela relaxa e aumenta a flexibilidade do couro cabeludo, ajudando a fortalecer as raízes do cabelo e a nutrir cada fio”.

3º Passo - Secar e pentear...

Retire gentilmente o excesso de água com a ajuda de uma toalha, evitando friccionar o couro cabeludo. Em seguida escolha um pente de dentes largos para pentear o cabelo húmido e resista à vontade de coçar o couro cabeludo, desfrutando, em alternativa, da pressão do pente. Evite ainda usar demasiados produtos no cabelo. Pelo menos uma vez por semana deve deixar o cabelo livre de produtos para pentear, de forma a garantir que o couro cabeludo “respire”.

“Se quer livrar-se da comichão no couro cabeludo, este é o ritual que deve seguir todos os dias”, aconselha o hairstylist Ben Skervin. “Deve também procurar estar calma e descontraída, pois o couro cabeludo também se ressente em situações de stress. Opte por usar produtos suaves, que acalmam o couro cabeludo e ajudam a equilibrá-lo e evite usar água muito quente durante lavagem, pois potencia a irritação!".

  • RITUAL 2 – Equilíbrio Natural
Devolver ao couro cabeludo o equilíbrio necessário para se manter saudável e tornar o cabelo ainda mais bonito é fundamental! De acordo com a dermatologista Marta Rendon "É essencial que os champôs sejam suaves para o couro cabeludo e para o cabelo”.

1º Passo – Encha-se de energia!
Em vez de carregar no “silêncio” do despertador, salte da cama, coloque a sua música preferida e vá para duche! Já que tem que se levantar, faça-o com alguma energia para estimular a sua boa-disposição e não ficar sonolenta toda a manhã.

2º Passo - No duche...
Certifique-se de que a temperatura da água não está demasiado quente! Este é um fator fundamental todos os dias, uma vez que a água muito quente irrita ainda mais o couro cabeludo. Quando o cabelo estiver bem molhado coloque um pouco de champô no cabelo. Massaje suavemente com movimentos largos em toda a zona do topo da cabeça.

Pressione ligeiramente o couro cabeludo com a ponta dos dedos e para o revitalizar concentre-se na coroa e nas têmporas. Para ajudar a aliviar a fadiga no pescoço e ombros massaje o osso occipital – a zona central na parte de trás da cabeça, junto ao pescoço. Respire calmamente e desfrute da fragrância do seu champô. Aplique condicionador e remova com enxaguamento.

3º Passo - Secar e pentear…
A menos que o seu couro cabeludo esteja muito melindrado ou com demasiada comichão, seque o cabelo com uma toalha. Use o secador de cabelo e ferros para alisar quando o cabelo estiver completamente seco, caso contrário irá danificá-lo, ao expô-lo molhado ao calor.
O essencial das massagens ao couro cabeludo!
As massagens servem para ajudar a aliviar o stress psicológico, reduzir a dor e melhorar a circulação. A eficiência da massagem de cabeça indiana é conhecida como Champissage (champi significa cabeça na língua hindu) e é a aliada perfeita para quem sofre de um couro cabeludo com problemas. Aqui ficam algumas dicas necessárias para tornar a sua cabeça mais feliz!

"A massagem do couro cabeludo, incorporada nos seus rituais diários de cuidado com o cabelo, irá ajudar na recuperação dos cabelos secos e danificados. Previne também uma fragilidade extrema e as pontas espigadas. É um benefício adicional pois ajuda a relaxar os músculos na área do pescoço, tendo como resultado um sono profundo à noite.", revela Kush Kumar, especialista em massagens.

Kumar dá-lhe a conhecer quais os pontos a ter em atenção para que possa ser também um especialista nesta prática:

Pontos de pressão que ajudam a relaxar:
• Polegares na zona do osso occipital;
• Pontos por cima das orelhas;
• Têmporas;
• Centro da linha do cabelo, na zona da testa;

Pontos de pressão que ajudam a revitalizar o cabelo:
• Pontos por cima das orelhas;
• Toda a área do couro cabeludo;
• À volta da coroa da cabeça;
• Têmporas;
• Centro da nuca, cerca de 2 cm acima da linha de cabelo;
• O ponto central da linha que liga os topos da orelha esquerda e direita;

Pontos de pressão que ajudam a reduzir a fadiga na nuca e nos ombros:
• Zona occipital;
• No centro do fim do pescoço;
• Pressionar firmemente ao longo da clavícula.

Fotografia: h&s
Agradecimentos: h&s

Especial Cabelo

O dia de hoje é ligado aos cuidados com o nosso cabelo.

Veja os pots já existentes: http://dicas-da-ines.blogspot.com/search/label/cabelos