quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mãos Secas e Gretadas

http://receitasremediosnaturais.com/beleza-produtos-naturais/maos-secas-e-gretadas/

Mãos Secas e Gretadas Receitas Naturais

Pasta de amêndoa e mel para tratar Mãos Secas e Gretadas
Experimente este tratamento suavizante para repor a hidratação nas mãos secas e gretadas.Todos os ingredientes são apreciados pelas suas propriedades hidratantes e reparadoras.
  • 1 c. sopa de amêndoas
  • 1 c. sopa de flocos de aveia
  • 1 c. chá de mel
  • 1 c. chá de óleo de amêndoa
  • Soro de leite coalhado ou iogurte natural gordo

Moa as amêndoas e a aveia até obter um pó grosseiro, num moinho de café. Misture com o mel, o óleo de amêndoa e o soro de lefte coalhado ou iogurte para formar uma pasta espessa. Aplique nas mãos – será mais fácil com ajuda. Calce um par de luvas espessas de algodão que não fiquem justas. Mantenha-as durante algumas horas. Lave com água moma e aplique um hidratante para Mãos Secas e Gretadas.

Pasta de consolda

Este tratamento, embora incómodo, é óptimo para quando as mãos precisam de um tratamento intensivo. A aveia, o iogurte e o mel amaciam e suavizam a pele danificada. A consolda contém alantoína, que estimula a regeneração celular e a alfazema acalma a irritação.

  •     2 c. sopa de flocos de aveia
  •     2 c. sopa de folhas de consolda secas
  •     1 c. sopa de iogurte natural gordo
  •     1 c. sopa de mel
  •     5 gotas de óleo essencial de alfazema

Moa os flocos de aveia e a consolda até ficarem em pó. Adicione os restantes ingredientes e misture bem até obter uma pasta espessa que se possa espalhar Aplique-a nas mãos – peça ajuda. Calce um par de luvas espessas de algodão que não fiquem justas. Mantenha-as durante algumas horas, lave com água morna e aplique um hidratante para as mãos.

Óleo de aromaterapia para cutículas
O óleo de jojoba é hidratante e a vitamina E, a alfazema e o olíbano ajudam a sarar as cutículas das unhas feridas.

  •     30 ml de óleo de jojoba
  •     2 cápsulas de 400 Ul óleo vitamina E
  •     5 gotas de óleo essencial de alfazema
  •     5 gotas de óleo essencial de olíbano

Misture num frasco e agite bem. Massaje algumas gotas do óleo nas unhas e cutículas, todos os dias antes de se deitar.

Saudável no local de trabalho

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/saudavel-no-local-de-trabalho-1105523.html

Saudável no local de trabalho
Com a chegada do Inverno e das primeiras gripes devemos apostar na prevenção.

Com a chegada do Inverno e das primeiras gripes devemos adoptar comportamentos de modo a não adoecermos. Para atingir este objectivo devem ser seguidas algumas medidas de prevenção.

Alguns passos simples podem fazer uma grande diferença. Um desses passos é a lavagem frequente das mãos que evita possíveis contágios de gripe ou outras infecções. No entanto, o local onde se trabalha é também bastante importante.

Dicas para se manter saudável no trabalho
Aqui ficam cinco conselhos práticos para se manter saudável no local de trabalho e evitar faltas por doença:

- A maioria das pessoas gasta menos de cinco segundo a lavar as mãos, no entanto, para lavar as mãos correctamente devem gastar-se cerca de 20 segundos;
- Para locais de trabalho como ambientes de produção ou de manipulação de alimentos deve evitar-se utilizar anéis ou pulseiras, cabelo comprido solto, bem como tudo o resto que possa ajudar na propagação de doenças ou torne a boa e correcta higiene difícil de manter.
- O papel para limpar as superfícies de trabalho deve ser mantido sempre próximo.
- Lavar as mãos frequentemente utilizando sabonete ou gel com álcool e, não esquecer, de lavar as mãos quando se chega a casa para evitar contagiar a família com infecções ou bactérias.
-Secar as mãos cuidadosamente utilizando uma toalha de papel.

Estudo

Um estudo recente da Universidade de Westminster, em Londres, mostrou que as toalhas de papel são uma alternativa mais higiénica do que os secadores de ar quente. Tal justifica-se pelo facto das bactérias preferirem mãos húmidas ou molhadas. Este estudo comparativo foi conduzido por Keith Redway e Shameem Fawdar da School of Biosciences, University of Westminster, London, 2009.

“Ao manter uma boa higiene no local de trabalho, os empregadores podem impedir a propagação de gripes e outros vírus. Os botões do elevador e os puxadores das portas apresentam um maior risco de infecção. Também o puxador da porta do frigorífico, quase sempre esquecido, mostrou ser uma significativa fonte de contaminação. Existem também já boas alternativas ao velho pano para lavar a loiça, por exemplo panos descartáveis que podem ser trocados diariamente”, afirma Mª del Pilar Jiménez Gonzalo - Product & Market Manager Iberia- AFH Tissue Europe.

Se mesmo ao seguir todos estes passos, apanhar gripe deve ter-se em atenção ainda outros cuidados. Sempre que espirrar, fazê-lo para a zona interior do cotovelo, ao limpar o nariz a um lenço de papel, este deve deitar-se fora em seguida. É de evitar espirrar para as mãos, mas caso seja feito, estas devem lavar-se de imediato. Aos primeiros sintomas de gripe deve ficar-se em casa para não contagiar colegas de trabalho.

Fonte: Tork

Fotografia: Tork

Beleza das mãos e unhas

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/beleza-das-maos-e-unhas-915325.html


Beleza das mãos e unhas
Esta rica fonte de expressão merece alguns cuidados simples, que podem torná-las ainda mais belas e revitalizadoras


Segundo os orientais, as mãos guardam magias, emanam energias curativas e expressam emoções - cumprimentar, acariciar, curar, confortar, trabalhar, etc.

Esta rica fonte de expressão merece alguns cuidados simples, que podem torná-las ainda mais belas e revitalizadoras. Sempre em evidência e utilizadas em quase todas as actividades, sujeitas às alterações climatéricas, ao meio ambiente e ao passar dos anos, as mãos são uma das zonas do nosso corpo que mais está em contacto com tudo o que nos envolve.

As mãos são o espelho da nossa personalidade. Umas mãos bem cuidadas e umas unhas arranjadas e bonitas dizem muito a respeito da personalidade de uma pessoa. Elas são o nosso “cartão de visita”. Como tal, mantê-las cuidadas é sinónimo de elegância, tanto para mulheres como para homens.

Saúde e higiene
Independentemente de onde se cuida das unhas, é necessário prestar atenção a alguns detalhes que podem garantir - ou comprometer - a saúde. Todo o material que é utilizado para o tratamen¬to das unhas deve ser limpo e esterilizado.

Num instituto de beleza, os materiais utilizados devem ser trocados de cliente para cliente, para evitar a propagação de doenças e infecções, que vão de simples micoses até mesmo à hepatite C (que é transmitida através do sangue contaminado).

Uma opção é a própria cliente levar os seus utensílios. Os alicates de cutículas devem, se possível, ser substituídos por outros métodos em que não se corte a cutícula. A cutícula é uma protecção natural que tem como função proteger a unha, tapando a entrada de fungos e bactérias. Quem retira toda a cutícula perde esta protecção natural e fica mais susceptível a contrair infecções.

Como solução, em vez de se retirar a cutícula, a manicura deve empurrá-la cuidadosamente com a ajuda de uma espátula. Existem ainda cremes próprios para amolecer a cutícula e outros métodos. Por isso, os alicates e todos os instrumentos de corte devem começar a ser substituídos por métodos diferentes.

Conselhos para manter as unhas saudáveis:

  • Evitar o contacto com detergentes e líquidos ácidos.
  • Utilizar luvas de vinil para trabalhos com água ou zonas húmidas.
  • Utilizar luvas de algodão para trabalhos secos.
  • Manter as unhas médias, pois quanto maiores forem, maior a probabilidade de se estragarem. Cortar as unhas e limá-las no formato que preferir. O ovalado é ideal para unhas fracas, porque quebram com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e rectos da lima. As unhas redondas devem ser limadas na diagonal.
    Não utilizar as unhas como instrumento de pressão.
    Ter cuidado com os cosméticos que se usam, sobretudo a acetona.
    Evitar cortar as "cutículas" das unhas. A cutícula protege as unhas contra fungos e bactérias. É um erro retirá-la totalmente. O ideal é amolecê-la e empurrá-la com a espátula.
    Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las. Quando o verniz começa a descascar deve-se retirá-lo e hidratar a área.
  • Dar semanalmente um banho de imersão às unhas, empurrando suavemente a cutícula para trás para libertar a unha e favorecer o seu crescimento.
  • Manter as limas, alicates e outros instrumentos impecavelmente limpos e desinfectados.
  • Sempre que possível dar às mãos e unhas um banho de 30 minutos com óleo de bebé ou azeite morno.
  • Uma dieta rica em proteínas e cálcio - carne, peixe, ovos, leite e derivados - é fundamental para ter unhas bonitas e saudáveis.
  • Deixe de roer as unhas. Isso facilita o aparecimento de fungos!
http://www.esteticaviva.com/

Mãos manchadas e desidratadas

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/maos-manchadas-e-desidratadas-1061435.html

Mãos manchadas e desidratadas
As soluções a que pode recorrer para resolver estes problemas

As mãos, tal como outras partes do corpo, denunciam o passar dos anos sem dó nem piedade. Por essa razão, deve ter certos cuidados eficazes para as rejuvenescer.

Para que não tenha que as enfiar nos bolsos sempre que se cruza com as suas amigas nas compras, descubra os tratamentos e as soluções a que pode recorrer para exibir umas mãos (ainda) mais belas!

Manchas
As manchas que aparecem nas mãos são causadas pelo envelhecimento cutâneo e pela alteração da melanina. O sol, a idade, as alterações hormonais e os anti­conceptivos podem modificar a produção natural de melanina e provocar hiper­pigmentação. Os médicos advertem-nos para a importância de aprendermos a auto-examinar as manchas e sinais como medida preventiva.

1. Tratamento despigmentante e aclarador
Este tratamento, disponível na Clínica de Dermatologia do Areeiro, é rico em activos naturais despigmentantes e aclaradores, actua ao nível da melanina e pro­move o tratamento das manchas de hiperpigmentação. Em primeiro lugar, realiza-se uma esfoliação para remover as células mortas e as impurezas e, de seguida, tonifica-se a pele.

Depois, aplica-se ácido de flores, para acelerar o processo de descamação e renovação celular (com ibisco, plumeria, lis e frésia), um sérum para despigmen­tar as manchas (com óleo de castor, glycyrrhiza glagra e salicilato) e um creme nutritivo que regenera e estimula as defesas da pele. Para além disso, é feita uma máscara descongestionante, purificante e calmante. No final, a pele é hidratada e protegida com um produto específico. Ao nível do preço, este tratamento custa cerca de 35 euros por sessão (60 minutos) e recomenda-se uma sessão por mês.

2. IPL (Luz Pulsada Intensa)

Trata-se de uma fonte de luz de alta intensidade que, de acordo com Mariana Alves, especialista em Medicina Estética na Corporación Dermoestética, «deixa a pele das mãos mais jovem, mais fina, e livre de manchas». Primeiro, limpa-se a pele e aplica-se uma camada fina de gel condutor. Depois, apro­xima-se o aplicador da pele e realiza-se os disparos.

«Tanto o paciente como o médico devem usar uns óculos especiais para evitar danos na vista», explica Mariana Alves. O paciente sente um ligeiro desconforto, como se fosse uma pequena descarga eléctrica, totalmente suportável. «Em alguns casos, utiliza-se uma pomada anes­tésica, mas são raras as pessoas que a solicitam», acrescenta a especialista. A pele pode ficar avermelhada e inchada e podem surgir crostas sobre as man­chas, que caem ao fim de alguns dias. Pode observar-se então uma pele nova, mais fina, hidratada e sem manchas.

Os resultados aparecem, em alguns casos, logo após a primeira sessão, apesar de serem necessárias duas ou três para a eliminar por completo as manchas. Ao nível do preço, este tratamento custa cerca de 1.071 euros por cinco sessões.

Desidratação
Pele seca e escamada... O resultado é tudo menos estético. A desidratação afecta cerca de 20% da população e as mulheres sofrem dela duas vezes mais do que os homens.

Veja agora duas formas de combater este problema:

1. Spa de mãos

Com uma acção hidratante, nutritiva e relaxante, este tratamento, rico em óleos essenciais, elimina as impurezas e células mortas em profundidade.

O Spa de mãos, da Clínica de Dermatologia do Areeiro, consiste numa esfoliação com peeling de sal com óleo essencial (relaxante muscular, antifadiga e remineralizante),massagem com creme vascularizante, anti-inflamatório, imunoestimulante e relaxante muscular, máscara com acção nutritiva e remineralizante e aplicação de um creme nutritivo.

Este tratamento custa cerca de 25 euros por sessão (40 minutos)e recomenda-se que o faça uma vez por mês.

2. Banhos de parafina

Tratamento que rejuvenesce, nutre e hidrata a pele das mãos e que tanto pode ser feito em casa como em gabinetes de estética. No segundo caso, os banhos de parafina costumam estar associados a tratamentos completos de manicura.

Numa primeira fase esfolia-se a pele para retirar as células mortas. Depois, mergulham-se as mãos em parafina quente, envolvem-se em película aderente e colocam-se numas luvas especiais que mantêm o calor, durante cerca de 25 minutos. Este tratamento custa apenas 8 euros por sessão (1 hora)e recomenda-se que o faça uma vez por mês.

Texto: Madalena Alçada Baptista

Cuide das suas mãos

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/cuide-das-suas-maos-1061433.html


Cuide das suas mãos
Recomendações básicas para tratar das mãos


Se é daquelas pessoas que dedica todo o seu tempo e cuidado ao rosto, tenha atenção!

Existem outras partes do corpo que também denunciam o passar dos anos sem dó nem piedade.

As mãos fazem parte dos grandes esquecidos. Aqui encontra truques para aprender a tratar delas.

O que se passa com as nossas mãos?
As mãos estão expostas a inúmeros factores que as debilitam, desidratam e envelhecem. O frio é um desses casos pois diminui a actividade enzimática da pele e a secreção su­dorífera, acabando por degenerar numa constituição defeituosa da camada hidrolipídica protectora. Outro aspecto que em nada beneficia as mãos é o clima seco, calefacção ou ar condicionado, pois provocam uma evaporação de água, afectando a hidratação das mãos.

Já as radiações solares UV, produzem desidratação e aceleração do envelhecimento cutâneo, enquanto que os detergentes e dissolventes provocam a eliminação de lípidos da camada hidrolipídica. Se a utilização destes produtos for muito frequente, pode dar lugar à descamação da pele. De referir ainda os malefícios dos produtos alcalinos que alteram o pH cutâneo (ácido) e a ca­mada hidrolipídica, podendo mesmo provocar alterações nas pro­teínas da camada córnea e aumentar ainda mais a perda de água.

7 recomendações básicas para tratar das mãos
Descubra agora alguns cuidados básicos, mas muito importantes para a saúde e aspecto das suas mãos:


1. Utilize luvas antes de realizar qualquer tipo de tarefa que possa danificar as mãos.

2. Aplique creme todas as manhãs e massaje bem as mãos até ser completamente absorvido. Antes de se deitar, pode utilizar um cre­me do tipo água em óleo (A/O) para actuar durante toda a noite.

3. Uma vez por semana, aplique um produto específico para esfo­liar as mãos, que ajude a eliminar as células mortas.

4. Se aplicar um creme despigmentante, o ideal é começar o tra­tamento no Inverno. Deve evitar-se a exposição solar durante o tratamento. Independentemente da estação do ano, é conveniente usar sem­pre um factor de protecção sobre a zona das mãos com manchas.

5. Em casos de hiperidrose (excesso de transpiração), é necessário aplicar um preparado desodorizante nas palmas das mãos antes de ir dormir. Na manhã seguinte, lave as mãos para o eliminar. Convém realizar o tratamento diariamente durante uma semana, e depois em dias alternados.

6. Se, apesar dos cuidados diários, a pele continuar áspera, pode aplicar máscaras que hidratam, tonificam e nutrem a pele.

7. Mergulhar as mãos em glicerina, parafina ou vaselina quentes, durante alguns segundos, é um remédio eficaz para os casos mais problemáticos.

Texto: Madalena Alçada Baptista

Mãos mimadas

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/maos-mimadas-1061190.html

Mãos mimadas
Os principais cuidados de saúde e beleza para exibir mãos irrepreensíveis


Todos os dias as nossas mãos estão sujeitas a agressões externas (vento, frio, sol e poluição) que têm influência directa no estado da pele.

«Como agravan­te, o contacto permanente com a água que tem clo­ro e calcário, acaba por irritar a pele e criar a chamada dermite irritativa, principalmente em quem lida mais com água e detergentes», explica Fernando Guer­ra, dermatologista.

Mas nem só a pele é um alvo fácil. Também as unhas podem ter problemas, quer devido a procedimentos estéticos como as unhas de gel, «por­que é aplicada uma cola que, ao fim de algum tempo, pode sensibilizar e criar alergias», quer em consequên­cia de (maus) hábitos como «a onicofagia, acto de roer a unhas, que torna o desenvolvimento da unha mais difícil», explica Fernando Guerra.

Para que as suas mãos não sejam vítimas da moda, leia as dicas de estéti­ca que se seguem e mantenha-as saudáveis e bonitas.

Arranjar as unhas

Segundo Fernanda Pereira Silva, manicura, «primeiro deve limá-las (ou cortá-las, se as quiser mais curtas, e passar depois a lima) e, em seguida, aplicar um líquido amolecedor. Depois, coloque a mão em água quente e, com um pau de laranjeira, empurre as cutículas para trás. Passe por água, seque e aplique um creme hidratante».

Cutículas
As peles que envolvem as unhas requerem atenção espe­cial. Nunca devem ser removidas em excesso, sob risco de se formarem panarícios e outras infecções. «Com um pau de laranjeira empurre as cutículas para trás e depois com um alicate retire apenas aqueles cantos e peles que estão mais levantados», explica.

Pintura perfeita
Antes do verniz aplique uma base protectora (de seda ou normal) e ainda um produto endurecedor se as unhas estão fracas. Para pintar Fernanda Pereira da Silva revela o truque: «Dê uma pincelada do lado direito, outra no esquerdo e por fim uma no meio, começando pelo dedo mindinho.

Para remover os restos, enrole um fio de algodão num pauzinho, embeba-o em acetona e passe-o no dedo, encostado à cutí­cula». Finalize com um verniz fixador que dá brilho.

Unhas de gel
É um procedimento estético que requer cuidados para que a saúde das suas unhas seja preservada. Na manutenção, feita a cada três semanas, o mais comum é retirar o gel, limpar bem a unha e voltar a colocá-lo. «Se o gel não ficar bem seguro à própria unha, há risco de se infiltrar água ou humidade, podendo criar fungos», alerta Fernanda Pereira da Silva.

Roer as unhas

Para além de inestético e prejudicial para a saúde, o hábito de roer as unhas deixa a base do dedo mais larga e arredonda­da. As peles à volta da unha ficam grossas e muitas vezes em ferida, o que pode causar infecções. Nestes casos, Fernan­da Pereira Silva sugere o uso de «vernizes com mau sabor e unhas de gel. O gel deixa a unha rija e as pessoas não conse­guem roer».


Cuidados especiais
3 regras que protegem e embelezam as suas unhas:

- Manter o mesmo verniz mais de uma semana deixa as unhas amareladas.

- Pintar as unhas sem aplicar uma base protectora pode estragá-las.

- O verniz também tem validade. Quando está velho, engrossa e dificulta a pintura, deixando-a sem brilho.

Texto: Mariana Correia de Barros com Fernanda Pereira Silva (manicura) e Fernando Guerra (dermatologista)

Foto: Artur (com produção de Mónica Maia)