terça-feira, 13 de setembro de 2011

Protega-se do pé-de-atleta

Artigo da revista "Notícias Magazine" N.º 1007 (11 de Setembro de 2011) que é parte integrante dos jornais "Jornal de Notícias" e "Diário de Notícias".


Tendências Outono/Inverno

Artigo que saiu na Revista "Pública" do dia 11 de Setembro de 2011 (revista integrante do jornal "Público")








Os inimigos escondidos

Artigo da revista "Notícias Magazine" N.º 1007 (11 de Setembro de 2011) que é parte integrante dos jornais "Jornal de Notícias" e "Diário de Notícias".



O regresso à alça de mão

Artigo da revista "Notícias Magazine" N.º 1007 (11 de Setembro de 2011) que é parte integrante dos jornais "Jornal de Notícias" e "Diário de Notícias".

Eficiência energética

O que é a eficiência energética?Utilizamos a energia para mudar qualquer coisa à nossa volta: transformar a escuridão em luz, o silêncio em som, o frio em calor, o estático em movimento… e o inverso.

Não é de estranhar que a energia seja tão importante para nós.

No entanto, a maior parte da energia utilizada provém de combustíveis fósseis como o carvão, o gás ou o petróleo. Recursos que se podem esgotar um dia e que aumentam a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global do Planeta. O chamado efeito de estufa.

A solução já foi encontrada: temos que nos tornar cidadãos mais eficientes no uso da energia, de forma a reduzir as emissões de gases que provocam o aquecimento do Planeta (gases com efeito de estufa).

Podemos fazê-lo utilizando outras fontes de energia, as energias alternativas ou renováveis, como o sol, o vento ou a água, e alterando a nossa atitude em relação ao consumo de energia nos gestos do dia a dia.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.


http://www.eco.edp.pt/pt/jovens/conhecer/o-que-e-a-eficiencia-energetica/o-que-e-a-eficiencia-energetica


Dicas de eficiência para ti

As alterações climáticas podem ser um grande problema, mas há pequenas coisas que podem fazer a diferença. Se tentarmos, cada um de nós pode fazer a sua parte para reduzir as emissões de gases que provocam o efeito de estufa e aquecem o nosso planeta.
Muitos destes gases provêm de actos que fazemos todos os dias, por isso só temos que aprender a fazer algumas coisas de forma mais eficiente.

Tu podes ajudar:
  • Não deixes o carregador do ipod ou do telemóvel na ficha depois de carregado.
  • Planta uma árvore – as árvores absorvem CO2 e evitam que o nosso Planeta se torne demasiado quente.
  • Não abras as janelas quando o Ar condicionado está ligado.
  • Desliga completamente o computador, a playstation, a televisão, as aparelhagens e o dvd quando não estiveres a utilizá-los. Se a luz não apagar continuas a gastar energia.
  • Não abras a porta do frigorífico muitas vezes e quando abrires sê rápido, para o frio não sair.
  • Usa o máximo possível, durante o dia, a luz do sol.
  • Utiliza lâmpadas ou outros produtos eficientes.
  • Apaga as luzes e a televisão nas divisões da casa onde não está ninguém.
  • Não coloques alimentos e bebidas quentes dentro do frigorífico, ao aumentar a temperatura dentro do frigorífico vais obrigá-lo a produzir mais energia.
  • Evita os produtos embalados. As embalagens criam demasiado lixo!
  • Ao escolheres legumes e fruta, prefere produtos nacionais e locais. Quanto menos km andarem até chegarem à tua boca, mais eficientes são. Dá prioridade à agricultura biológica.
  • Recicla. Lata, garrafas, sacos de plástico, jornais, coloca-os nos ecoponto.
  • Conversa com os teus pais, amigos e professores sobre eficiência energética, deixa que eles descubram o que tu já sabes.
Mais eco. Mais Futuro.

http://www.eco.edp.pt/pt/jovens/conhecer/dicas-de-eficiencia/dicas-de-eficiencia-para-ti

Sabias que...
O gado é mais responsável pelo efeito de estufa que os carros?
As árvores e a restante vegetação fazem a retenção do CO2. Para fazer pastagens o homem rouba terreno às florestas e espaços verdes, cortando as árvores. O metano é um dos gases, juntamente com o CO2 e o óxido nitroso (N2O), responsável pelo efeito de estufa. Os ruminantes produzem muito metano durante a sua digestão e os bovinos e porcos são os maiores produtores de N2O, através dos seus excrementos.

Quanto mais cheio está um congelador mais eficiente ele é?
Mas o frigorífico não. O frio deve conseguir circular livremente entre os alimentos para que fiquem frescos. Não deves colocar alimentos e bebidas quentes dentro do frigorífico, porque ao aumentar a temperatura dentro do frigorífico vais estar a obrigá-lo a produzir mais energia.

Deixar de usar gravata pode ajudar a combater as alterações climáticas?
No verão de 2005, os japoneses resolveram trocar os seus fatos escuros e gravatas por colarinhos abertos e cores mais claras, uma medida do Governo japonês para poupar energia e manter uma temperatura de 28ºC nos escritórios, durante esse verão.
Num só verão, estima-se que o Japão tenha conseguido diminuir 71.700 toneladas de CO2.

Os aviões são o meio de transporte que emite mais CO2.
Diminuir o tráfego aéreo e a necessidade que as pessoas têm de viajar entre continentes e cidades é muito difícil, mas hoje está a pensar-se em alternativas de voo para que os aviões voem numa linha directa, de forma a que se reduzam os tempos das viagens, se consuma menos energia e se eliminem as enormes toneladas de CO2 produzidas todos os anos.

O meu carro, o teu carro e o nosso carro.
Guiar o carro ou usar electricidade não é errado, só temos que o fazer com alguma inteligência. Há pessoas que se organizam para apanhar boleia para o trabalho, porque perceberam que quatro pessoas podem ir juntas no mesmo carro em vez de irem em quatro carros separados. O sistema de aluguer de carros também está a ter cada vez mais sucesso, sobretudo para quem vive em grandes cidades, em vez de comprar um carro, aluga um quando precisa de fazer distâncias maiores.

Alguns produtos são feitos de forma a poupar energia.
Hoje, existem já alguns carros que conseguem andar mais, consumindo muito menos gasolina e poluindo menos. Já ouviste falar de carros híbridos? Estes carros utilizam dois sistemas, um de combustão (gasolina) e outro eléctrico e assim emitem menos gases com efeitos de estufa.
Equipamentos como computadores, televisões e aparelhagens, têm uma etiqueta especial, diz “Energy” e tem a imagem de uma estrela. Já a viste? Estes equipamentos ajudam-nos a proteger o ambiente.

A energia que chega a tua casa, à tua escola e à tua cidade pode ser produzida de várias formas, utilizando carvão ou fuel, mas também os elementos da natureza que conheces bem: a água, o vento e alguns resíduos biológicos. Estas últimas são chamadas energias renováveis, porque o seu impacto para o ambiente é mais reduzido e emitem menos gases que provocam o efeito de estufa.

http://www.eco.edp.pt/pt/jovens/conhecer/sabias-que/sabias-que

Mede a tua pegada ecológica:
http://www.eco.edp.pt/pt/jovens/simular/mede-a-tua-pegada/simular

Ciclo do gás:
http://www.eco.edp.pt/pt/jovens/simular/ciclo-do-gas/simular

Casa eficiente:
http://www.eco.edp.pt/pt/jovens/simular/casa-eficiente/simular

Simulador Standby:
http://www.eco.edp.pt/pt/particulares/simular/simulador-standby/simular

Compare o seu consumo:
http://www.eco.edp.pt/pt/particulares/simular/simulador-simplificado/simular

Guia prático para a casa eficiente:
http://www.eco.edp.pt/pt/particulares/conhecer/guia-pratico-para-a-casa-eficiente/guia-pratico-para-a-casa-eficiente

Isto e muito mais no site da Eco EDP

Eles versus elas na saúde - Pequenas dissemelhanças que fazem toda a diferença

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/eles-versus-elas-na-saude-1156503.html

Eles versus elas na saúde
Pequenas dissemelhanças que fazem toda a diferença


Não é só no modo de encarar os relacionamentos que homens e mulheres são diferentes.

Allan Pease e Barbara Pease sublinharam bem essas dissemelhanças quando escreveram «Porque é que os Homens Nunca Ouvem Nada e as Mulheres Não Sabem Ler os Mapas de Estradas» (Bizâncio), onde explicaram por que os homens só são capazes de fazer uma coisa de cada vez e as mulheres têm muita dificuldade em fazer marcha atrás.

Conheça alguns pontos que diferenciam os homens e as mulheres no que toca a elementos como os ossos, o coração e os pulmões, de acordo com o grupo The Partnership for gender-specific medicine da Universidade de Columbia nos EUA, especialista nestas matérias. E surpreenda-se com as diferenças!

Coração
O coração dos homens é maior, mas o das mulheres bate mais rapidamente. As mulheres tendem a desenvolver um ritmo cardíaco anormalmente rápido, particularmente na altura da menstruação.

Depressão
Deve ser muito mais comum do que se supõe no sexo masculino, mas os homens tendem a guardar o que sentem para si próprios e a isolar-se.

Sistema imunitário
Por terem um sistema imunitário mais ativo, as mulheres têm a capacidade de combater infeções virais mais eficazmente.

Ossos
80 por cento das 210 000 fraturas da anca que ocorrem todos os anos nos Estados Unidos da América afetam mulheres.

Cérebro e sistema nervoso
As mulheres têm mais células cerebrais, mas o cérebro dos homens é maior. Os homens e as mulheres usam partes diferentes do cérebro quando estão a pensar. As mulheres têm ainda maior probabilidade de vir a recuperar a fala depois de um AVC (acidente vascular cerebral).

Fármacos

Devido a uma diferença enzimática, as mulheres metabolizam alguns medicamentos de forma distinta dos homens.

Pulmões
Fumar é mais perigoso para as mulheres. Para o mesmo número de cigarros fumados, as mulheres têm entre 20 a 70 por cento maior probabilidade de virem a ter cancro do pulmão do que os homens.

Células
As células femininas têm uma maior capacidade de sobreviver ao stress do que as masculinas.