sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Como escrever um CV

Quantos de nós nos vimos "gregos" para fazer um CV?
Não saber o que colocar, como colocar, etc.

Por isso decidi colocar um artigo bastante interessante que encontrei na net e mais abaixo vou deixar as minhas dicas sobre o assunto.

Artigo:
Um CV bem escrito e estruturado é meio caminho andado para arranjar um novo emprego. Conheça as nossas sugestões e veja alguns modelos de CV.

Regras de ouro

O seu CV é um cartão de visita que pode fazer a diferença entre um convite para uma entrevista ou a cartinha a dizer que não foi seleccionado.

Portanto, está na hora de transformar o seu CV numa arma eficaz:

Informações relevantes

Refira todas as informações que salientem as suas mais valias e aumentem as possibilidades de obter uma entrevista.
O facto de organizar todos os anos um festival de sardinhas não interessa quando se candidata para a função de Web Designer. Se, pelo contrário, quer trabalhar numa agência de organização de eventos, a informação torna-se importante.
Molde o seu CV ao emprego para o qual se candidata.

Tamanho reduzido
Tente reduzir o seu CV a duas folhas.

Bem organizado

Divida o seu CV em secções claras (por ex. dados pessoais, formação, experiência profissional, observações etc.) Coloque bastantes espaços em branco para o tornar mais legível.

Exemplos concretos
Espírito de equipa, capacidade de perseverança e facilidade de contacto são características bonitas, mas sem exemplos concretos ficam vazias de significado. Indique concretamente como, no passado, demonstrou o seu espírito de equipa ou onde já aplicou a sua capacidade de perseverança.

Tipo de CV

Um CV cronológico fornece uma listagem da sua formação e experiência de acordo com uma sequência lógica no tempo. Um CV funcional junta qualidades e características por área relevante.

Sinceridade
Uma pequena mentira a seu favor parece inocente mas pode ter consequências negativas. Ao mentir no seu CV arrisca-se a ser apanhado mais cedo ou mais tarde.

Voz activa
Use verbos dinâmicos e activos como organizar, presidir, ensinar, etc.

Aparência gráfica

Cada CV que envia deve ser uma impressão original.
Manchas, dobras nos cantos e vincos são proibidos.

http://aeiou.expressoemprego.pt/Carreiras.aspx?Id=2281

Meu conselhos:
Visitem o site da Europass - http://europass.cedefop.europa.eu/pt/home

Neste site podem fazer download de um CV em branco para preencherem (podem fazê-lo em várias línguas) e podem ver e fazer download de exemplos de CV já feitos como orientação.

Se preferirem podem criar o vosso CV em linha, ou seja preenchem os dados passo a passo no site e no fim fazem o download.

Outra dica que dou é que quando enviarem o CV por email enviem em formato PDF, podem sacar um programa chamado PDF 24 Editor que transforma os documentos (word, etc) em PDF.

Boa sorte!

Carta de apresentação - Como estruturar

A carta de apresentação deverá ser breve e simples. Por norma deve ser escrita à mão, mas hoje em dia já se utiliza o computador.
Esta carta deve, juntamente com o CV, convencer o empregador a chamá-lo para uma entrevista.

Dirija-se à pessoa certa
Comece por dirigir a carta à pessoa certa. Isto é prova de ter o cuidado de mandar a carta a uma determinada pessoa. Não se esqueça de pôr em cima da carta a rubrica assunto, onde esclarece o objectivo da sua carta e, eventualmente, menciona a referência do anúncio.

Escreva uma boa frase de abertura

A intenção é destacar-se no meio de muitas respostas. Isto não se consegue com frases usadas como: "Na sequência do seu anúncio ...." ou "Por este via venho candidatar-me ...." Evite linguagem estandardizada ou expressões clássicas e use uma frase de abertura personalizada, original e cheia de entusiasmo.

Não use palavras demasiado modestas

"Talvez", "eventualmente" e "acho" são expressões a evitar.
Procure o caminho intermédio. Dizer que é a pessoa ideal e que o empregador seria doido se não aproveitasse esta oportunidade, não só mostra um entusiasmo pronunciado como também uma grande dose de arrogância.

Explique porque se candidata

Explique o que o atrai na empresa, na função, no sector. Aproveite para mostrar entusiasmo.

Não se prolongue
A sua carta pode ter uma página no máximo.
Convém transmitir a mensagem em frases curtas e dinâmicas com muitos verbos activos.

Não mencione a sua inexperiência
Se não tiver a experiência ou a formação exigida, não o mencione. Escreva antes sobre a sua capacidade de aprender depressa.
Seja sempre positivo sobre si mesmo.

Não fale em ordenado

Não fale de dinheiro na carta. Mencione o ordenado apenas no caso de lhe ter sido pedido no anúncio a que está a responder, senão acredite que vai criar uma impressão negativa.

Evite terminar com banalidades
Lembre-se que a última impressão é tão importante como a primeira.
Não escreva frases feitas mas, por exemplo, "Se achar que temos algo a oferecer um ao outro, estarei sempre disponível para conversarmos numa entrevista".

http://aeiou.expressoemprego.pt/Carreiras.aspx?Id=2282