sábado, 2 de junho de 2012

Bronzeado seguro

10 regras que mantêm a pele jovem e saudável

Com o sol, todo o cuidado é pouco. 30 minutos antes de sair de casa, aplique um protetor solar adequado ao seu tipo de pele.

1)  Espalhe generosa e uniformemente (três colheres de sopa de produto) pelo corpo e rosto, sem esquecer orelhas, pescoço, decote, ombros, parte de trás dos joelhos e peito do pé.

Reaplique ao longo do dia, com frequência, sobretudo depois do banho.

2) Exponha-se ao sol progressivamente, evitando fazê-lo entre as 12 e as 16 horas, quando o sol está mais forte.

3) Evite os solários. Aceleram o envelhecimento e contribuem para o aparecimento de tumores.

4) Não exponha ao sol crianças com menos de três anos. A partir desta idade, aplique-lhes a proteção mais elevada e vista-as com uma t-shirt opaca e seca (se estiver molhada, deixa passar a radiação). Lembre-se que a pele tem memória de todas as radiações recebidas durante a infância.

5) Lembre-se que quando realiza actividades ao ar livre também está exposta à radiação solar, pelo que deve aplicar um fotoprotector e reaplicá-lo ao longo do dia.

6) Cuidado com os dias nublados, a altitude, a neve... Apesar de lhe parecer que o sol não está a queimar nestas circunstâncias, recebe ainda mais radiação solar.

7) Use óculos de sol homologados, capazes de filtrar os raios UV. À semelhança da pele, os olhos podem sofrer lesões em resultado da exposição ao sol.

8) Depois do banho, seque-se bem, porque o efeito lupa das gotas de água pode produzir queimaduras e diminui a eficácia do protetor.

9) Beba água em abundância, já que o sol desidrata. Vigie as crianças e as pessoas mais velhas, porque os seus centros de termorregulação não respondem tão bem como os do resto das pessoas.

10) Se notar que um sinal muda de tamanho, forma ou cor, consulte um dermatologista.


Sapo Saúde