sábado, 28 de abril de 2012

Gelado de iogurte natural

Carlos Pinheiro e Pedro Leitão apresentam a "Iogurteria de Bairro", em Lisboa.

 Vídeo

Iogurteria do Bairro. Gelado fora de época e sem culpa
Pedro Leitão e Carlos Pinheiro criaram a sua própria marca de iogurte gelado em Lisboa

 Podia ser a típica gelataria dos anos 50: o menu está escrito a giz na parede de ardósia, há frascos e frasquinhos cheios de guloseimas, risquinhas azuis e brancas no balcão e quem nos serve está vestido a preceito. Mas aqui não há gelados, nem estamos nos anos 50. Há iogurte gelado e, como o logótipo anuncia, nasceu em 2012. A primeira Iogurteria do Bairro abriu há poucas semanas no Centro Comercial do Campo Pequeno, em Lisboa.

O conceito seduziu Carlos Pinheiro, 26 anos e licenciado em Gestão, quando visitava uma amiga em Cáceres, Espanha. “Pensei que o conceito do iogurte gelado resultaria muito bem em Portugal”, afirma. Ainda ponderou a hipótese do franchising, mas os custos e a falta de liberdade criativa não compensavam. Ficou a ambição de criar algo de raiz. Com Pedro Leitão, amigo de infância, licenciado em Design, foi desenvolvendo a ideia e aperfeiçoando os pormenores. Pedro despediu-se da agência de comunicação onde trabalhava e juntou--se a Carlos. Entre provas de iogurte que “alimentaram a família e os amigos”, amostras de cartazes e visitas a fornecedores, a jovem dupla delineou a sua estratégia e começou à procura de um espaço para a primeira loja.

“Chegou uma altura em que tivemos de avançar”, asseguram. Cinco meses depois da ideia inicial, Carlos e Pedro abriram o seu primeiro espaço sem recorrer a crédito, apenas com capital próprio. “Para um empréstimo de 10 mil temos de ter um depósito de 11 mil, assim o investimento é só nosso e não dependemos de ninguém”, explicam.

Com uma imagem retro, a preocupação foi reflectir o aspecto artesanal do produto nos detalhes da loja. O iogurte gelado aqui vendido é magro e feito 100% a partir de leite português, uma receita original aperfeiçoada pela iogurteria.

O iogurte gelado pode ser comido em copo (3€ copo médio + 3 coberturas), com cerca de 30 coberturas, de chocolate aquecido a doce de leite, fruta, cereais e frutos secos. Mas há alternativas. O Picolé (2€ + 1 cobertura) é um iogurte congelado que pode ser mergulhado nos molhos quentes e vira cobertura estaladiça. O Sã (3,5€ + 5 coberturas), num copo alto, pode ser uma refeição rápida e ligeira. E os proprietários prometem inovar. “Estamos sempre à procura de novos fornecedores.” Adiantam já uma novidade para o Verão: os granizados de iogurte.

Sem empregados, por enquanto, os dois amigos revezam-se no atendimento da loja, sete dias por semana, e admitem estar a adorar o contacto com o público. “É sem dúvida a minha parte favorita”, avança Pedro, que assegura já ter clientes assíduos porque “funciona muito no passa a palavra, trazem sempre amigos para experimentar”.

Com a primeira loja a exceder as expectativas, Carlos já está a estudar a próxima abertura e Pedro admite que este conceito “merece uma esplanada” numa loja de rua. Enquanto isto não acontece, a dupla está a pensar num carrinho de iogurte gelado à moda antiga para percorrer as ruas da capital.



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