domingo, 28 de agosto de 2011

Peixes magros: Uma boa opção para quem pretende manter a linha

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/peixes-magros.html

Peixes magros
Uma boa opção para quem pretende manter a linha


Antes de escolher o peixe deve ter atenção alguns aspetos importantes.

Se o peixe tiver os olhos salientes e brilhantes, é sinal de que está fresco. As escamas bem pegadas e uniformes e o cheiro a mar são características importantes que deve ter em conta antes de o comprar, bem como a cor avermelhada da gueira e a boa aderência da carne às espinhas.

Prefira peixe congelado em alto mar e verifique que a embalagem não tem gelo no interior. «Se tiver é sinal que já houve interrupções na cadeia de frio», alerta Ana Maria Oliveira, nutricionista. Conheça agora outras vantagens e descubra os cuidados que deve ter no consumo de peixe magro:

Pescada
É uma espécie rica em iodo e fósforo que ajuda a formar e a manter os ossos e os dentes saudáveis. Evite consumi-la frita, mas se o fizer use azeite ou óleo de amendoim. Prefira-a grelhada, cozida ou assada.

Robalo
Este peixe tem muito pouca gordura e é rico em proteínas. Possui vitaminas do grupo B que ajudam a manter a pele e o cabelo saudáveis. O seu consumo não requer precauções especiais, podendo ingeri-lo, por exemplo, grelhado, sempre que quiser.

Dourada

É rica em proteínas, ómega 3 e fósforo, essencial no metabolismo do cálcio que garante a saúde dos ossos.

O sargo, o pargo e as bogas são da mesma família, mas considerados de qualidade inferior.

Pode ingerir a dourada sempre que quiser, sendo que no forno é de fácil confeção e mantém quase inalterados todos os seus nutrientes.

Cherne
Possui ómega 3 e é muito rico em cálcio e ferro, por isso é um peixe ideal para grávidas e adolescentes. Uma a duas vezes por semana, ingira-o grelhado ou cozido. «É idêntico ao pargo, mas o sabor é mais agradável», afirma a nutricionista.

Corvina

Por ser muito rica em cálcio, a covina é especialmente indicada para jovens em crescimento. Oferece proteínas, vitaminas B1, B2 e B3 e cálcio. Como é um peixe de mar de grandes dimensões, pode ter maior acumulação de mercúrio. Ingira-o uma vez por semana, cozida, assada, estufada ou grelhada.

Atenção ao mercúrio

O mercúrio é um metal líquido com consequências graves para a saúde quando ingerido. A sua ação no organismo resulta da acumulação, por isso, a melhor forma de minorar os riscos é reduzir o consumo de peixes de grandes dimensões como o espadarte, o peixe-espada, a corvina e a cavala. «Estes são peixes predadores e, por isso, com maior acumulação de mercúrio», explica Ana Maria Oliveira. Outro cuidado a ter consiste em «remover a pele do peixe, pois é onde há maior fixação de mercúrio».

Texto: Teresa d'Ornellas com Ana Maria Oliveira (nutricionista)


A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Saber Viver"


Nêsperas: Um fruto benéfico para os olhos e para manter a linha

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/lista-alimentos-saudaveis/nesperas.html?pagina=2

Nêsperas
Um fruto benéfico para os olhos e para manter a linha


Ricas em betacarotenos, fibra, potássio e vitamina A, as nêsperas são ideais para ajudar a  recuperar a linha, cuidar do coração e evitar os danos dos radicais livres.

Com origem na China e no Japão, a nêspera é essencialmente produzida no sul da Península Ibérica, sendo muito comum no Algarve. 100 gramas contêm apenas 45 calorias.

O sabor das nêsperas é uma mistura de pêssego com maçã. É uma fruta muito  sensível que deve ser comida logo depois de apanhada e, principalmente, fresca, para aproveitar todos os seus nutrientes. É extremamente hidratante (quase 75% da sua composição é água) e rica em potássio, que ajuda a desintoxicar o  organismo e a eliminar líquidos.

Tem imensa fibra anticolesterol e é igualmente benéfica para a prisão de ventre. Para esse efeito, deve comer uma ou duas nêsperas de manhã em jejum. Não é especialmente dotada de vitamina C mas é rica em antioxidantes (mais de 800 ug) que se transformam em vitamina A no organismo e em vitamina A direta que faz maravilhas aos olhos, ao cabelo e à pele.

Propriedades nutricionais
1. Exerce ações adstringentes, reguladoras e tonificantes sobre as mucosas intestinais.

2. Tem um efeito diurético e é ótima para controlar a prisão de ventre, graças ao seu conteúdo de fibra e mucílagos.

3. No caso de enterite (inflamação do intestino delgado), exerce uma ação anti-inflamatória, sendo adequada a estômagos sensíveis.

4. É recomendada em todo o tipo de planos alimentares por ser rica em cálcio e fósforo.

5. É útil em dietas de emagrecimento por ter uma ação diurética graças à prevalência de potássio e pobreza em sódio.

6. É aconselhada em planos alimentares para doentes com problemas cardiovasculares devido ao seu teor de pectina (tipo de fibra) que reduz o colesterol.

7. É recomendada a pessoas com problemas circulatórios.

Texto: Ana Catarina Alberto

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"