terça-feira, 20 de setembro de 2011

Acabe com as dores nas costas

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/o-corpo/artigos-gerais/acabe-com-as-dores-nas-costas.html


Acabe com as dores nas costas
Os truques certos a que deve (mesmo) recorrer

Há cada vez mais pessoas a queixar-se delas, essencialmente por causa da má postura que adota no dia a dia.

As dores nas costas podem ser cervicais (no pescoço com possível irradiação para os ombros), dorsais (a nível do tórax) e lombares (no fundo das costas).

Por vezes, também irradiam para os membros inferiores. As causas são do foro mecânico, também devido a excesso de esforços.

As mulheres correm um maior risco de sofrerem de dores nas costas devido à menor força muscular nessas zonas. «Também a gravidez, fruto de alterações na postura, pode ser um importante fator de agravamento», acrescenta o médico especialista em Medicina do Trabalho António Miguel Lopes Pires. O problema pode piorar também devido a excesso de peso.

Como evitar
  • Estes são alguns dos cuidados que deve procurar ter para prevenir este tipo de dores:
  • Se tem de levantar pesos, faça-o fletindo os joelhos, evitando dobrar as costas
  • Mantenha um peso adequado e não fume
  • Pratique exercício físico, uma vez que fortalece a musculatura das costas mas avite a natação, pois «nadar bruços agrava as lombalgias», alerta o especialista
  • Ao longo do dia, faça pequenos alongamentos a cada duas ou três horas
  • Independentemente de trabalhar em pé ou sentada, o essencial é manter uma postura erguida e a cabeça levantada, mantendo as costas direitas e alinhando as várias partes do corpo
  • Quando sentada, utilize um repousa-pés e, ao usar o computador, apoie os antebraços

Coluna a salvo
Para prevenir problemas de coluna, o médico ortopedista Mário Pereira, mobilizado pela campanha «Olhe pelas suas costas» aconselha a «manter a condição física, fazer exercício físico regular, evitando desportos violentos, não usar saltos altos e ter muito cuidado com a postura corporal, principalmente nas profissões mais sedentárias».

O especialista recomenda também procurar ajuda médica «em caso de dor violenta que dure há mais de três semanas, dor que se estende aos braços/ mãos e pernas/pés, dormência ou perda de força nos braços e pernas e dor que se agrava com o repouso ou surge à noite».

Texto: Ana Catarina Alberto com António Miguel Pires (médico especialista em medicina do trabalho)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

Boca seca: Um dos sinais de cáries

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/o-corpo/artigos-gerais/boca-seca.html


Boca seca
Um dos sinais de cáries


As pessoas com uma menor secreção salivar ou boca seca têm maior probabilidade de apresentar cáries dentárias.

A saliva protege os dentes porque dilui e elimina os açúcares, mantém o pH da boca constante, desfaz os restos de comida e neutraliza os ácidos da placa bacteriana.

Além disso, fornece cálcio e fosfato aos dentes (que os remineralizam) e atua como um depósito de flúor.

Para evitar a secura bucal, é aconselhável beber golos frequentes de água ou bebidas sem açúcar, inclusive às refeições, mastigar pastilhas elásticas sem açúcar e, em contrapartida, evitar as bebidas com cafeína, o tabaco e o álcool.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

Uma boca saudável ajuda a pensar melhor

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/o-corpo/artigos-gerais/uma-boca-saudavel-ajuda-a-pensar-melhor.html

Uma boca saudável ajuda a pensar melhor
A deterioração das gengivas altera a função cerebral


O bom cuidado oral, com escovagem e uso regular de fita dentária e visitas ao dentista, também ajuda a manter intatas as habilidades cognitivas relacionadas com o passar dos anos.

Esta é a conclusão de um estudo do Colégio de Médicos e Cirurgiões de Columbia (EUA), segundo o qual, as pessoas de 60 anos afetadas por gengivite são três vezes mais propensas a ter problemas para se lembrarem de uma sequência de três palavras após uma pausa e duas vezes mais propensas a não resolver subtrações de três dígitos.

Ao que parece, de acordo com os resultados desta nova investigação, a deterioração das gengivas altera a função cerebral através de vários mecanismos como, por exemplo, causando inflamação no corpo todo.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

Os aliados da felicidade

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/receitas-nutricao/os-aliados-da-felicidade-1176225.html

Os aliados da felicidade
Com a ajuda de uma nutricionista indicamos-lhe os alimentos que favorecem o seu bem-estar


Persistem poucas dúvidas de que comer uma guloseima pode até contribuir para lhe levantar o ânimo mas não será certamente esse prazer pecaminoso que irá ajudá-la a melhorar a sua disposição geral.

Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, realça, contudo, a correlação que pode existir entre o que ingere e o seu estado de espírito.

«Apesar de ainda não estar claramente estabelecida a relação exata entre os diversos nutrientes e a atividade química do cérebro, não restam dúvidas de que a nutrição deficiente ou os problemas de peso contribuem para uma deterioração rápida do estado de humor», sublinha. Veja, por isso, de que forma aquilo que come favorece a boa disposição e ajuda a combater a depressão e procure tirar partido do que ingere para a travar.

Peixe é o amigo do humor
De acordo com um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh, as pessoas que consomem frutos do mar (ricos em ácidos ómega-3, essencial para a renovação e reparação das células do cérebro), não são apenas mais felizes como tendem a ser mais agradáveis. Por outro lado, as pessoas que não comem peixe regularmente são mais propensas a «relatar sintomas leves de depressão, sentimentos de impulsividade e uma visão negativa sobre a vida», revela o site WebMd.

Como explica Alexandra Bento, a síntese da serotonina, hormona responsável pela sensação de bem-estar, «depende da existência do triptofano e da vitamina B6, pelo que a ingestão de alimentos como peixe, perú, laticínios, ovo, frutas e vegetais poderá influenciar a sua síntese».

Chocolate é uma boa opção
O chocolate poderá transmitir uma sensação de bem-estar e felicidade porque a sua ingestão aumenta a produção de endorfinas e serotonina,no entanto, segundo Vicki Edgson e Ian Marber, autores do livro «O Nutricionista – O que se deve comer para dormir melhor e ter melhor sexo» (Didáctica Editora), «os níveis de serotonina são, na realidade, aumentados pelos hidratos de carbono e, quanto mais alto for o nível de açúcar no sangue mais depressa esse mecanismo funciona.

Convém também não esquecer que a «ingestão excessiva de gordura e açúcares contida no chocolate pode estar na base do desenvolvimento de obesidade e todas as doenças associadas, pelo que deve ser consumido com moderação», frisa Alexandra Bento.

As vitaminas da boa forma
«As vitaminas do grupo B (cereais, legumes, nozes, abacates, cogumelos, ovos e brócolos) revelam-se de particular importância enquanto substâncias capazes de nos levantar a moral», refere o livro «O Nutricionista», que aponta os minerais zinco e magnésio, encontrados nos frutos secos, nas lentilhas, no fígado e nos legumes, como estando também envolvidos no controlo eficaz da depressão, bem como o selénio, presente na manteiga, fígado, crustáceos e mariscos que «escasseia no plasma sanguíneo das pessoas com depressão.

As suas propriedades antioxidantes protegem o organismo contra as nocivas neurotoxinas como, por exemplo, o mercúrio, que se pode encontrar presente na placa bacteriana que ataca os dentes. Por sua vez, Alexandra Bento, explica que «o consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono complexos apresenta um efeito sobre a libertação da serotonina proporcionando o relaxamento mental».

«Os hidratos de carbono são a principal fonte energética do organismo, fazendo com que as suas funções sejam otimizadas. Os cereais integrais, por serem ricos em vitaminas do complexo B, nomeadamente ácido fólico e vitamina B6, melhoram as ligações entre as células nervosas, estimulando a memória», sublinha.

Vegetais anti-fadiga
A glândula que regula a nossa taxa de metabolismo e de produção de energia é a tiroide, que se encontra localizada na base do pescoço, perto da maçã de Adão.

«Uma função deficitária da tiroide conduz à falta de energia e a líbido reduzida, sendo aconselhável examinar a função desta glândula sempre que se registar um ganho de peso recente, associado à perda de interesse e/ou ao fraco desempenho sexuais», refere ainda o livro «O Nutricionista – O que se deve comer para dormir melhor e ter melhor sexo».

Neste sentido, para acabar de vez com o cansaço, deve consumir, segundo os autores Vicki Edgson e Ian Marber, alimentos ricos em iodo, como as «algas marinhas, os crustáceos e frutos do mar, a couve galega, os nabos com a respetiva rama, a abóbora, a melancia, o pepino e os espinafres». Por outro lado, os alimentos que inibem a função da tiroide são, principalmente, pertencentes à família das brássicas, nomeadamente, «brócolos, couve-flor, couve portuguesa e couve-de- bruxelas».

Como todos estes vegetais contêm nutrientes benéficos para outro tipo de funções, «é aconselhável reduzir o seu consumo, em vez de os eliminar completamente da dieta alimentar».

Cuidados que afastam a depressão
Estas são algumas das recomendações da especialista que deve seguir:

- Coma pouco e muitas vezes, para melhorar o controlo de açúcar no sangue
- Siga uma dieta variada
- Evite bebidas estimulantes como as que têm cafeína, porque podem diminuir a capacidade de absorção das vitaminas do complexo B
- Evite consumir álcool, que pode contribuir para reduzir a absorção dos minerais, especialmente do magnésio.

Texto: Cláudia Vale da Silva com Alexandra Bento (presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas)

Uvas: As aliadas da juventude

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/lista-alimentos-saudaveis/uvas.html

Uvas
As aliadas da juventude


Para além de nutritivas, a sua riqueza antioxidante ajuda a protegê-la do cancro, do envelhecimento e dos problemas circulatórios.

Poucas frutas tão pequenas oferecem tantos benefícios. A abundância de  nutrientes desta fruta, ideal como sobremesa ou lanche para pessoas de todas as idades, fazem dela um concentrado de energia e antioxidantes capaz de parar o processo de envelhecimento e as doenças degenerativas, melhorar a saúde arterial, o nível de colesterol e evitar a progressão do cancro.

As uvas amadurecem segundo as suas variedades e zonas de cultivo mas, normalmente, apanham-se nos meses de outono e princípio do inverno, sendo geralmente setembro considerado o mês das vindimas. Alimento purificador e rico em açúcares naturais, integra na sua composição poderosos desintoxicantes muito eficazes para o fígado, para os rins e para o aparelho digestivo. Possuem, no entanto, um elevado índice glicémico.

O que lhe fornecem

Os benefícios desta fruta devem-se aos nutrientes que proporcionam:


- Fibra, contida na pele e nas pevides, que combate a prisão de ventre e regula o trânsito intestinal

- Cerca de 80% de água por cada 100 g

- O potássio é o mineral mais abundante, seguido do magnésio e do cálcio

- Os seus antioxidantes, como os flavonoides e o resveratrol, atuam contra as doenças cardiovasculares e o cancro

- Ácido fólico e vitamina B6

Alguns nutrientes variam segundo se trate de uvas brancas ou pretas. Por exemplo, os açúcares (glucose e frutose) são mais abundantes nas uvas pretas e no que toca às calorias, as uvas brancas têm cerca de 72 kcal, enquanto que as pretas têm 77 kcal (valores por 100 g).


Quais os seus benefícios?
O ácido fólico contribui para produzir glóbulos vermelhos e anticorpos. Nas mulheres grávidas, ajuda ainda a prevenir a espinha bífida e outras alterações no sistema nervoso no bebé.

 A vitamina B6 ajuda a manter a função normal do cérebro, atua no metabolismo das proteínas e reforça as defesas orgânicas.

O potássio é necessário para a transmissão do impulso nervoso e à atividade muscular.

O consumo de uvas ajuda também a restabelecer os níveis deste mineral no caso de utilização de diuréticos que o eliminem, ou em pessoas que o expulsam em grandes quantidades (devido ao vómito, por exemplo). São ideais para as crianças e idosos como suporte nutricional e também para adultos que necessitem de uma boa fonte de energia.

Cuidados a ter com a sua ingestão
As uvas provocam alterações no seu metabolismo. Devido à sua riqueza em açúcares, as pessoas com diabetes ou excesso de peso podem comê-las, mas controlando a sua quantidade, sem excessos. O nutricionista Miguel Rego lembra que «uma peça de fruta média (com 100 g) como a maçã, a pera ou a laranja é equivalente a 80 g de uvas, o que representa apenas 8 bagos de uvas».

Se padece de algum problema nos rins, tenha cuidado. Também não se recomenda a pacientes com cálculos renais. O seu conteúdo em ácido oxálico, juntamente com o cálcio, agrava o seu desenvolvimento. «Nestes casos, o seu consumo deve ser limitado a não mais que uma vez por semana e, em simultâneo, deve ser feita uma ingestão abundante de água, mais de 1,5 L por dia», aconselha o nutricionista.

Se tem o intestino sensível, também deve ter cuidado com a ingestão desta fruta. As uvas contêm fibra, que tem propriedades laxantes. Se abusar, poderá ter que ir mais vezes à casa de banho.

As propriedades das passas

Para obter passas (uvas secas), basta pendurar cachos de uvas frescas de cabeça para baixo. Algumas boas variedades de passas são a Sultana (sem  pevides), a Málaga (grande e doce) e a de Corinto (pequena e muito aromática). Mas deve saber que o nível calórico das passas é quatro vezes maior que o das uvas frescas, devido à maior concentração de açúcar.

Revisão científica: Dr. Miguel Rego (nutricionista e colaborador da Plataforma de Combate à Obesidade da Direção Geral de Saúde)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

Como conservar o bronze

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/dicas-de-moda/como-conservar-o-bronze-1186918.html

Como conservar o bronze
Dicas para manter o tom dourado de verão o ano inteiro


Manter o bronzeado durante o outono e o inverno não é uma tarefa fácil. Os dias de sol e calor ficam cada vez mais raros e a pele vai perdendo aquele ar de verão. Sem praia ou piscina, é preciso recorrer a alguns artifícios que podem ajudar nessa tarefa.

Além dos cremes auto-bronzeadores, há também opções naturais que podem ser utilizadas para prolongar o bronzeado do verão e ajudar a manter o corpo dourado.

Se quer saber tudo sobre como prolongar o bronze este artigo é para si.

Exfoliação – Os cremes exfoliantes são um ótimo remédio para obter um excelente tom de pele e evitar a descamação que, normalmente aparece quando o bronzeado do verão começa a desaparecer. Basta fazê-lo uma vez por semana para surtir o efeito desejado.

Estimula o teu corpo – Toma um duche com água tépida, alternando com jatos de água fria, para estimular a circulação. Isto vai enrijecer os tecidos e dar-lhes vitalidade. Evite de todo a água quente e prefira gel de banho ao sabonete.

Hidrata-te
– O creme hidratante é muito importante para evitar a descamação depois da exposição solar e também para manter a pele com elasticidade por mais tempo. No banho opta por um gel ou óleo e aplica-o antes de te secares, com a pele ainda húmida. Invista em cremes á base de ureia, óleo de macadâmia e aloé vera.

Creme Neutrogena para peles muito secas; Manteiga corporal Body Shop Duo Macadâmia; Exfoliante de azeitona Yves Rocher e óleo corporal Johnson’s baby.
Cremes prolongadores de bronzeado – Esta é uma das partes mais importantes pois é aquela que lhe vai dar melhores resultados. Ao utilizar um auto-bronzeador ou um prolongador do bronzeado vai poder ter a pele bronzeada todo o ano.

Coma de acordo com a cor – As frutas e verduras que possuem uma coloração avermelhada ou alaranjada (melancia, papaia, manga, abóbora, cenoura, beterraba, tomate, etc.) são muito ricas em betacaroteno e como agem diretamente no processo de pigmentação, prepara a pele para o sol e ajuda a manter a cor. Apesar da tonalidade, algumas verduras verdes (espinafre e brócolos) também podem ser fortes aliadas, pois possuem, em grande quantidade, essa substância que estimula a produção da melanina e acaba por funcionar como um filtro natural contra os raios solares e contra as queimaduras de sol. Também é importante ingerir muitos líquidos. Deve beber dois litros de água por dia para manter a pele hidratada e não correr o risco da mesma descascar com facilidade.

Atualmente, o mercado farmacêutico oferece cápsulas com derivados de betacaroteno concentrados, que devem ser usadas antes e depois do bronzeamento. Geralmente são indicadas para pessoas que não conseguem aumentar o consumo da substância através das refeições. No entanto, devem ser consumidas segundo prescrição médica, pois o excesso das mesmas pode provocar manchas na pele.

A outra solução que é fácil e económica é recorrer à maquilhagem. Um pó bronzeador em todo o rosto e um blush em tons terra vai-lhe devolver o ar saudável de verão.

Comece já a usar todos estes truques para continuar com uma pele dourada todo o ano.

Óleo bronzeador Body Shop; Cremes hidratantes Dove; Auto-bronzeador com doseador Piz Buin; Blush líquido Benefit