quarta-feira, 27 de julho de 2011

Estrela do mar - sugestões irresistíveis para este verão

Estrela do mar
Porque sabemos que quer ser a rainha da praia e a estrela do mar este verão, apresentamos-lhe uma série de sugestões irresistíveis


Veja aqui: http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-fotos-2/?tema=ultimas&id=1167854

Alguns looks que estão presentes no site:

Vestido salmão, uma das cores mais in deste verão (Throttleman)
Escolha um biquíni que favoreça a sua silhueta. Os modelos com decote cai-cai ajustam-se na perfeição às mulheres com peito pequeno (Cia.Marítima)
Vestido que combina as riscas com cores variadas (Throttleman)

Imune ao calor

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/checkup-prevencao/artigos-gerais/imune-ao-calor.html

Imune ao calor
As temperaturas altas vieram em força. Como enfrentar o calor sem pôr em causa a sua saúde?


As estações do ano já não são o que eram e os dias começam a apanhar-nos completamente desprevenidos. Ainda assim, o verão chegou completamente em força. Tarde, mas quente, muito quente.

Há quem tenha resistência ao calor mas há também pessoas mais suscetíveis, como as crianças e os idosos, e que devem tomar precauções.

Surgem alguns problemas de saúde decorrentes das ondas de calor» que se vão fazendo notar. «O calor tem sempre alguns efeitos no corpo humano. Para começar, surge a desidratação porque as células do organismo necessitam de água», explica Olga Xavier, médica de Medicina Geral e Familiar.

As células são a composição de todos os órgãos do corpo humano. «Se estiverem desidratadas, não cumprem a sua função e os órgãos adoecem, deixando de funcionar adequadamente», acrescenta. Tome nota dos conselhos para aproveitar o calor sem que este interfira no seu bem-estar.


Grupos de maior risco
A população em geral deve respeitar algumas regras mas é conveniente que os grupos de risco tenham ainda mais cuidados. Os idosos desidratam mais rapidamente, tal como as crianças, constituindo os principais grupos de risco face ao calor em excesso.

«As células em formação nas crianças e pelo envelhecimento natural nos idosos, entram em falência mais facilmente do que nas pessoas novas que têm mais reservas e maior vivacidade para aguentar a desidratação», explica Olga Xavier.

Existem ainda vulnerabilidades como as doenças crónicas que não combinam com as temperaturas altas. «As grávidas constituem também um grupo de risco, isto apesar da gravidez ser algo natural. Não é uma doença e normalmente corre bem mas, como estão dois corpos a formarem-se dentro de um só, recomenda-se que haja um reforço da hidratação», indica a especialista.

Já pessoas com insuficiência venosa crónica não devem expor-se ao sol. «A partir de determinada idade, as válvulas dos membros inferiores tornam-se menos competentes, o que faz surgir inchaços nas pernas e dilatações varicosas.

Estes doentes podem molhar as pernas com regularidade mas devem tapá-las depois de saírem da água evitando exporem-nas ao calor», alerta Olga Xavier. Também os diabéticos devem ter muita atenção ao aumento das temperaturas. «A secura dos pés gera calosidades e pode originar feridas que, se não forem tratadas convenientemente, podem trazer graves complicações», refere.


Duas proteções obrigatórias

Como a pele é um órgão extenso e que está muito exposto, é necessário ter cuidados redobrados nesta altura do ano. A hidratação e a protecção solar diárias são, então, obrigatórias.

«As pessoas não se devem esquecer-se de aplicar protetor com um índice de protecção muito elevado, resistente à água e essa proteção deve ter início logo em casa, 20 minutos antes de saírem», adianta a especialista lembrando que «o couro cabeludo não deve ser esquecido, sobretudo nas crianças e nos idosos».

A segunda regra da hidratação é a ingestão de água. Seja qual for a altura do ano, recomenda-se que qualquer pessoa beba cerca de litro e meio de água diariamente. «Mas no verão, devido às altas temperaturas, cada um de nós deve beber, pelo menos, dois litros de água», aconselha a médica. Nestes dois litros, há espaço para as limonadas, as sopas, os chás e o leite.

«Para quem não tem uma boa relação com a água ou não tem o hábito de beber litro e meio por dia, estas podem ser boas alternativas que conduzem a uma boa hidratação», indica. Se for bebendo pequenas quantidades de líquidos ao longo do dia poderá antecipar a sensação de sede e prevenir a desidratação.

Como enfrentar o calor?


Se não há hipótese de fugir do calor, há que recorrer a estratégias úteis de prevenção. Mantenha-se em casa se tiver possibilidade. Se tiver aparelhos de ar condicionado em casa ou no trabalho, tome algumas precauções: «beba muita água porque aquele seca as mucosas, use soro fisiológico e garanta que a manutenção do aparelho é assegurada».

Não baixar a temperatura do aparelho para menos de 21º C é outra medida importante. Quando não existe ar condicionado, as ventoinhas são uma boa alternativa porque «permitem a passagem do ar». Outro truque anti-calor passa por usar roupa leve, não apertada e de cores claras.

«A roupa escura acumula muito calor e deve ser evitada», avisa. Além de beber água, deve molhar-se em regularmente, se estiver na praia ou na piscina. Por mais calor que sinta evite tomar duches de água gelada é um dos erros mais comuns. «As mudanças de temperatura bruscas não são benéficas para o corpo. A pessoa deve respeitar a sua temperatura corporal e os choques térmicos não são favoráveis», salienta Olga Xavier.

Texto: Cláudia Pinto com Olga Xavier (médica de medicina geral e familiar)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista
"Saber Viver"

Como ingerir água sem bebê-la - Descubra as mais saborosas formas de o fazer

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/como-ingerir-agua-sem-bebe-la.html

Como ingerir água sem bebê-la
Descubra as mais saborosas formas de o fazer

É absolutamente essencial ao organismo. Graças à água assimilamos nutrientes, recebemos oxigénio através do sangue, eliminamos toxinas e regulamos a temperatura do corpo. Para isso, necessitamos de beber cerca de dois litros de água por dia.

Por vezes, beber água simples em quantidade pode torna-se pouco agradável e monótono. Mas lembre-se que, desses dois litros de que o corpo precisa, metade pode estar na água propriamente dita e, a outra metade, pode estar nos alimentos que ingere.

Os alimentos mais ricos em água são, por esta ordem, legumes, fruta, leite, peixe, marisco e carne.

Siga estas saborosas e nutritivas formas de se hidratar.
Abaixo encontra a percentagem de água contida nalguns dos principais alimentos que fazem parte da nossa alimentação diária e que não se deve esquecer de ingerir diariamente:
Abóbora: 96,6%
Alface: 95,9%
Pepino: 95,1%
Aipo: 94,4%
Melancia: 96,6%
Tomate: 93,5%
Sopa juliana: 93,2%
Leite magro: 90,5%
Limão: 90,1%
Sumo de laranja: 88,8%
Cerejas: 82,6%
Uva branca: 80,6%
Camarão: 79,2%
Gelatina: 78,5%
Ovo cozido: 75,3%

Texto: Ana Catarina Alberto

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"