terça-feira, 21 de junho de 2011

Chegou o Verão!

A esta precisa hora (17h16) de hoje 21 de Junho de 2011 chega o Verão! (Solstício de Verão)




Boatos sobre saúde na Net : Antitranspirantes e cancro da mama

Há uns dias atrás umas colegas minhas falavam sobre um noticia que dizia que os antitranspirantes contribuem para o cancro da mama.

Deixo aqui a noticia e a resposta da parte da DECO:

Antitranspirantes contribuem para o cancro da mama

Há algum tempo atrás, em um seminário, sobre cancro da mama, conduzido por médicos especialista no assunto. Durante os debates, perguntaram por que razão a zona mais comum para desenvolver tumores cancerígenos era no peito é perto da axila. A pergunta não pode ser respondida na hora. Mas depois de algum tempo esta informação foi enviada, através de um relatório e para a alegria dos médicos especialista por a pergunta ter sido respondida. Foram Informar a uma paciente que estava fazer quimioterapia, e ela comentou que já tinha esta informação, obtida num grupo de apoio que em que freqüentava. Agora quero compartilhar a informação com vocês.

A principal causa de cancro da mama é o uso de antitranspirantes. Sim anti-transpirante. A maioria dos produtos no mercado é uma combinação de anti-transpirante, desodorizantes. Vejam bem os rótulos! Desodorante está bem, mas anti-transpirante, não. A concentração das toxinas provoca a mutação das células do câncer. Eis aqui a razão: O corpo humano tem apenas algumas áreas por onde pode eliminar as toxinas: atrás dos joelhos, atrás das orelhas, e na área das virilhas e das axilas. As toxinas são eliminadas com a transpiração. Os anti-transpirante, como seu nome diz, evitam a transpiração; portanto, inibem o corpo de eliminar as toxinas através das axilas. Estas toxinas não desaparecem por artes mágicas.

Como não saem pelo suor o organismo deposita-as nas glândulas linfáticas que se encontram debaixo dos braços. A maioria dos tumores cancerígenos do seio ocorre neste quadrante superior da área da mama. Precisamente onde se encontram as glândulas. Já nos homens parece ocorrer em menor proporção, mas também não estão isentos de desenvolver cancro da mama por causa dos anti-transpirante. A diferença está no fato de que os anti-transpirante usados pelos homens não serem aplicados diretamente sobre a pele; ficam, em grande parte, nos pêlos das axiais. As mulheres que aplicam anti-transpirante logo após raparem ou depilarem as axilas, aumentam o risco devido a minúsculas feridas e irritações da pele, que fazem com que os componentes químicos nocivos penetrem mais rapidamente no organismo.

http://www.ruadireita.com/saude/info/anti-transparente-contribui-para-o-cancro-da-mama/

Boatos sobre saúde na Net
Antitranspirantes e cancro da mama

Uma mensagem de correio electrónico circulava há uns anos com a informação de que os desodorizantes causavam cancro da mama. Em 2004, esta "notícia" recomeçou a dar a volta ao mundo, desta vez assinada por uma investigadora de uma universidade do Uruguai.

Extractos da mensagem:

"Há um tempo atrás, fui a um seminário, sobre Cancro da Mama (…) perguntei porque razão a zona mais comum para desenvolver tumores cancerígenos no peito é perto da axila. (…) A principal causa de Cancro da Mama é o uso de antitranspirantes! Sim, ANTITRANSPIRANTES. A maioria dos produtos no mercado são uma combinação de antitranspirantes/ desodorizantes. (…)

A concentração das toxinas provoca a mutação das células: CÂNCRO.

Eis aqui a razão: o corpo humano tem apenas algumas áreas por onde pode eliminar as toxinas: atrás dos joelhos, atrás das orelhas, a área das virilhas e as axilas. As toxinas são eliminadas com a transpiração. Os antitranspirantes, como seu nome diz, evitam a transpiração; portanto, inibem o corpo de eliminar as toxinas através das axilas. (…)

Como não saem pelo suor o organismo deposita-as nas glândulas linfáticas que se encontram debaixo dos braços, a maioria dos tumores cancerígenos do seio, ocorrem neste quadrante superior da área da mama. Precisamente onde se encontram as glândulas. (…)

As mulheres que aplicam antitranspirantes logo após raparem ou depilarem as axilas, aumentam o risco devido a minúsculas feridas e irritações da pele, que fazem com que os componentes químicos nocivos penetrem mais rapidamente no organismo. Por favor, passem esta mensagem a todas as pessoas. O cancro da Mama está a tornar-se tremendamente comum, e este aviso pode salvar algumas vidas.

(…)

MSc. GABRIELA CASANOVA LARROSA, Prof. Assistente DPTO de Biologia Celular e Molecular, Séc Biologia Celular Faculdade de Ciências, Universidade da República Oriental do Uruguay."

Os factos:

Gabriela Casanova Larrosa existe de facto. Aliás, uma característica deste tipo de mensagens é usarem nomes e títulos profissionais credíveis, frequentemente reais, como acontece neste caso. Após o nosso contacto, Gabriela Casanova Larrosa respondeu-nos que nada tinha a ver com esta mensagem e que as alegações feitas em seu nome não tinham qualquer fundamento. Não existe, na verdade, nenhum argumento válido que permita afirmar que os desodorizantes com alumínio na sua composição provoquem cancro da mama. Aliás, este é um rumor típico de saúde. Um conjunto de informação pseudocientífica polvilhada de incorrecções e informações absurdas. Por exemplo, cerca de metade dos tumores da mama aparecem no quadrante superior da mama porque é nessa área que se encontra a maior parte do tecido mamário (e não por estarem aí alojadas as glândulas linfáticas).

http://www.deco.proteste.pt/saude/boatos-sobre-saude-na-net-s449551/dos/449571.htm

Acne

Acne tem tratamento

A acne é um problema cutâneo que afecta sobretudo os adolescentes, causando grande ansiedade e até diminuição da auto-estima, depressão e isolamento. Pode ser tratada com medicamentos adaptados a cada caso. Os cosméticos são indicados apenas para manter a higiene e limpeza da pele com acne ligeira.

Como se forma
  • A acne é um problema de pele que pode apresentar várias formas: lesões cutâneas, pápulas, pústulas e pontos negros, entre outras. O nosso corpo está coberto de pêlos, cada um inserido num folículo pilo-sebáceo, constituído por uma glândula sebácea. Esta produz sebo, uma substância naturalmente excretada para a superfície da pele. Se a produção for excessiva e houver distúrbios ao nível de células da camada inferior da epiderme para a superior, o canal pode ficar obstruído e formar-se uma lesão (não inflamatória) designada por comedão. Este sinal marca o início da acne.
  • A mistura do sebo com células da pele é um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias, que podem originar lesões inflamatórias e agravar a acne, como pápulas e pústulas.
  • Diversos estudos indicam que factores genéticos e hormonais intervêm no desenvolvimento do problema. O stresse pode agravá-lo, mas não é uma verdadeira causa. Quanto à falta de higiene e consumo de chocolate e açúcar, não existem provas de que façam aparecer acne.

Tratamentos

  • O tratamento depende da gravidade da situação. Para a acne ligeira, podem ser usados os cosméticos, mas apenas para melhorar a aparência das lesões. Nos casos mais ligeiros e moderados, usam-se, normalmente, medicamentos tópicos, como cremes e géis, que devem ser adaptados ao tipo de pele. Para a pele oleosa, a escolha recai sobre géis ou soluções, que não são gordurosos e têm um efeito de secagem. Se a pele for seca, o mais adequado são os cremes e as loções. Alguns destes medicamentos exigem receita médica. Podem ser eficazes, mas também apresentam efeitos secundários. Dependendo da substância utilizada e da sensibilidade da pele, estes medicamentos podem causar irritação, descamação e vermelhidão, entre outros.
  • A acne moderada a grave, em geral, é tratada com ajuda de comprimidos. Os antibióticos, por exemplo, são eficazes em lesões com e sem inflamação, sendo que os efeitos secundários variam consoante a substância usada: manchas nos dentes e aumento da sensibilidade da pele ao sol; outras podem reduzir a eficácia dos contraceptivos orais (pílula). Mas os contraceptivos orais com ciproterona podem ser usados no tratamento deste problema. Os medicamentos destinados a diminuir a produção de sebo e a dimensão das glândulas sebáceas também devem ser receitados criteriosamente, já que podem afectar a actividade das enzimas do fígado, aumentar o nível de colesterol e piorar a depressão. Podem, ainda, no caso das mulheres grávidas, causar malformações graves no feto.

Cuidados indispensáveis:

  • Tenha ou não seguido um tratamento, há precauções que pode adoptar, nomeadamente, não lavar o rosto mais de duas vezes por dia e fazê-lo com as mãos ou um pano muito suave. Convém evitar sabonetes e produtos de limpeza muito abrasivos.
  • A maquilhagem deve ser usada com cuidado. Para disfarçar as lesões da acne, prefira produtos de base aquosa aos de base oleosa. Escolha os que contêm a menção “não comedogénico” na embalagem.
  • Não esprema as borbulhas, nem as tape com pensos ou roupa apertada. Se o fizer, agravará o problema.
  • Antes de aplicar medicamentos tópicos, como cremes, géis ou outros, lave e limpe bem a pele. Faça o mesmo às suas mãos, antes e depois de usar o produto, para evitar que fiquem descamadas.
  • Se não se adaptar ao tratamento, este causar efeitos secundários importantes ou não for eficaz, fale com o médico para fazer os devidos ajustes, por exemplo, ao nível dos horários das tomas ou do próprio medicamento.
http://www.deco.proteste.pt/crianca/acne-tem-tratamento-s486641.htm

Vídeo: http://sic.sapo.pt/639788 (minuto 31:32)

Deixo aqui uma receita de um produto natural e os produtos que eu uso:

Receita:
Numa chávena de café misturar um pouco de sumo de limão ou mel com açúcar e  aplicar na pele como se fosse um esfoliante deixar repousar uns minutos. Retirar com água.




Produtos:
Gel de Limpeza Profunda Pele Nítida

Pele com imperfeições de uma mulher jovem: superfície irregular, poros obstruídos, brilho localizado, vermelhidão, poros dilatados.

Concentrado Activo Anti-imperfeições

Actua na origem da manifestação da imperfeição. Apazigua a sensação de calor e vermelhidão. Desfaz a imperfeição em 24H.
Conheça mais sobre esta gama da Vichy: http://www.vichy.pt/franchises/normaderm.aspx

Avon - Planet Spa Máscara Facial de Lama do Mar Morto (75 ml)
Ajuda a purificar e a diminuir os poros abertos. Deixa o rosto suave, macio e radiante, melhorando a textura e o tom da pele.

Remédios Caseiros

http://sic.sapo.pt/625087

Aprenda remédios caseiros para os pés e para a conjuntivite