terça-feira, 21 de junho de 2011

Boatos sobre saúde na Net : Antitranspirantes e cancro da mama

Há uns dias atrás umas colegas minhas falavam sobre um noticia que dizia que os antitranspirantes contribuem para o cancro da mama.

Deixo aqui a noticia e a resposta da parte da DECO:

Antitranspirantes contribuem para o cancro da mama

Há algum tempo atrás, em um seminário, sobre cancro da mama, conduzido por médicos especialista no assunto. Durante os debates, perguntaram por que razão a zona mais comum para desenvolver tumores cancerígenos era no peito é perto da axila. A pergunta não pode ser respondida na hora. Mas depois de algum tempo esta informação foi enviada, através de um relatório e para a alegria dos médicos especialista por a pergunta ter sido respondida. Foram Informar a uma paciente que estava fazer quimioterapia, e ela comentou que já tinha esta informação, obtida num grupo de apoio que em que freqüentava. Agora quero compartilhar a informação com vocês.

A principal causa de cancro da mama é o uso de antitranspirantes. Sim anti-transpirante. A maioria dos produtos no mercado é uma combinação de anti-transpirante, desodorizantes. Vejam bem os rótulos! Desodorante está bem, mas anti-transpirante, não. A concentração das toxinas provoca a mutação das células do câncer. Eis aqui a razão: O corpo humano tem apenas algumas áreas por onde pode eliminar as toxinas: atrás dos joelhos, atrás das orelhas, e na área das virilhas e das axilas. As toxinas são eliminadas com a transpiração. Os anti-transpirante, como seu nome diz, evitam a transpiração; portanto, inibem o corpo de eliminar as toxinas através das axilas. Estas toxinas não desaparecem por artes mágicas.

Como não saem pelo suor o organismo deposita-as nas glândulas linfáticas que se encontram debaixo dos braços. A maioria dos tumores cancerígenos do seio ocorre neste quadrante superior da área da mama. Precisamente onde se encontram as glândulas. Já nos homens parece ocorrer em menor proporção, mas também não estão isentos de desenvolver cancro da mama por causa dos anti-transpirante. A diferença está no fato de que os anti-transpirante usados pelos homens não serem aplicados diretamente sobre a pele; ficam, em grande parte, nos pêlos das axiais. As mulheres que aplicam anti-transpirante logo após raparem ou depilarem as axilas, aumentam o risco devido a minúsculas feridas e irritações da pele, que fazem com que os componentes químicos nocivos penetrem mais rapidamente no organismo.

http://www.ruadireita.com/saude/info/anti-transparente-contribui-para-o-cancro-da-mama/

Boatos sobre saúde na Net
Antitranspirantes e cancro da mama

Uma mensagem de correio electrónico circulava há uns anos com a informação de que os desodorizantes causavam cancro da mama. Em 2004, esta "notícia" recomeçou a dar a volta ao mundo, desta vez assinada por uma investigadora de uma universidade do Uruguai.

Extractos da mensagem:

"Há um tempo atrás, fui a um seminário, sobre Cancro da Mama (…) perguntei porque razão a zona mais comum para desenvolver tumores cancerígenos no peito é perto da axila. (…) A principal causa de Cancro da Mama é o uso de antitranspirantes! Sim, ANTITRANSPIRANTES. A maioria dos produtos no mercado são uma combinação de antitranspirantes/ desodorizantes. (…)

A concentração das toxinas provoca a mutação das células: CÂNCRO.

Eis aqui a razão: o corpo humano tem apenas algumas áreas por onde pode eliminar as toxinas: atrás dos joelhos, atrás das orelhas, a área das virilhas e as axilas. As toxinas são eliminadas com a transpiração. Os antitranspirantes, como seu nome diz, evitam a transpiração; portanto, inibem o corpo de eliminar as toxinas através das axilas. (…)

Como não saem pelo suor o organismo deposita-as nas glândulas linfáticas que se encontram debaixo dos braços, a maioria dos tumores cancerígenos do seio, ocorrem neste quadrante superior da área da mama. Precisamente onde se encontram as glândulas. (…)

As mulheres que aplicam antitranspirantes logo após raparem ou depilarem as axilas, aumentam o risco devido a minúsculas feridas e irritações da pele, que fazem com que os componentes químicos nocivos penetrem mais rapidamente no organismo. Por favor, passem esta mensagem a todas as pessoas. O cancro da Mama está a tornar-se tremendamente comum, e este aviso pode salvar algumas vidas.

(…)

MSc. GABRIELA CASANOVA LARROSA, Prof. Assistente DPTO de Biologia Celular e Molecular, Séc Biologia Celular Faculdade de Ciências, Universidade da República Oriental do Uruguay."

Os factos:

Gabriela Casanova Larrosa existe de facto. Aliás, uma característica deste tipo de mensagens é usarem nomes e títulos profissionais credíveis, frequentemente reais, como acontece neste caso. Após o nosso contacto, Gabriela Casanova Larrosa respondeu-nos que nada tinha a ver com esta mensagem e que as alegações feitas em seu nome não tinham qualquer fundamento. Não existe, na verdade, nenhum argumento válido que permita afirmar que os desodorizantes com alumínio na sua composição provoquem cancro da mama. Aliás, este é um rumor típico de saúde. Um conjunto de informação pseudocientífica polvilhada de incorrecções e informações absurdas. Por exemplo, cerca de metade dos tumores da mama aparecem no quadrante superior da mama porque é nessa área que se encontra a maior parte do tecido mamário (e não por estarem aí alojadas as glândulas linfáticas).

http://www.deco.proteste.pt/saude/boatos-sobre-saude-na-net-s449551/dos/449571.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário