quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Mime o seu colchão! - Tudo o que (não) lhe deve fazer

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/checkup-prevencao/artigos-gerais/mime-o-seu-colchao.html

Mime o seu colchão!
Tudo o que (não) lhe deve fazer


Para que o seu sono seja realmente reparador, deve substituir o colchão onde dorme de 10 em 10 anos.

Passado esse tempo, as condições de firmeza e higiene originais já não são as mesmas e a sua função não é desempenhada correctamente, podendo até ser prejudicial para a sua saúde.

Para manter o seu colchão nas melhores condições e assegurar um sono reparador, siga os seguintes conselhos:

O que deve fazer

1. Arejá-lo diariamente e esperar entre 5 e 10 minutos, de preferência, com a janela aberta, antes de fazer a cama.

2. Virá-lo ao contrário, pelo menos, quatro vezes por ano, da esquerda para a direita e da cabeça para os pés. O peso do corpo faz com que se desgaste e virá-lo ao contrário minimiza esse impacto.

3. Protegê-lo e usar sempre uma capa transpirável 100% de algodão, uma vez que é difícil limpá-lo.

4. Aspirar a superfície do colchão de 15 em 15 dias ou de mês a mês para eliminar a maior quantidade de ácaros possível e outras partículas que se vão acumulando com o tempo.

O que não deve fazer

1. Limpá-lo a seco, nem usar bicarbonato de sódio ou outros produtos químicos que possam danificar a superfície e deteriorar as camadas interiores.

2. Dar-lhe bofetadas para soltar o pó e as células mortas. É uma prática antiga que não se adequa aos colchões actuais, que podem ser danificados.

3. Usá-lo sobre uma base que não cubra, no mínimo, 60% da sua superfície, nem colocar tábuas entre o colchão e a base da cama.

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista
"Prevenir"

Combata os excessos - Fique com alguns conselhos nutricionais para retomar uma alimentação saudável depois do verão.

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/combata-os-excessos-1181997.html

Combata os excessos
Fique com alguns conselhos nutricionais para retomar uma alimentação saudável depois do verão.


As férias de verão são uma altura propícia para que se cometam alguns excessos no que diz respeito a uma alimentação equilibrada e, tendo esse fator em conta, aqui ficam enumerados alguns pontos que devem ser seguidos no regresso ao estilo de vida habitual.

A nutricionista Joana Lopes dos Santos adianta: “É comum que durante os meses de verão as pessoas descuidem um pouco os cuidados com a alimentação, ingerindo alguns alimentos em excesso e acusando a falta de outros.

Esta é uma situação que acontece a todos mas que é importante corrigir.” Foi neste âmbito que se elaborou uma lista com algumas medidas a tomar no período pós-férias:

1. Beber muita água, cerca de 1,5 litros por dia aproximadamente. A água ajuda a limpar impurezas do corpo para além de que aumentar o bom funcionamento dos rins.

2. Reduzir o consumo de álcool. As bebidas alcoólicas são ricas em açúcares o que prejudica o organismo.

3. Reduzir o consumo de sal, prevenindo assim o aparecimento de doenças cardiovasculares.

4. Privilegiar cozinhados ao vapor, no forno ou cozidos em detrimento de fritos.

5. Comer fruta. É aconselhável que se ingiram, no mínimo, duas peças de fruta por dia. Este é um alimento rico em vitaminas e minerais com um alto poder antioxidante que protege o coração.

6. Aumentar o consumo de legumes. Os legumes são ricos em fibras e proteínas, para além de terem um elevado poder nutritivo.

7. Fazer do pequeno-almoço a refeição mais importante do dia. É no pequeno-almoço que são introduzidos os primeiros alimentos no nosso organismo e como tal deve ser cuidado e enriquecido com todos os nutrientes que o corpo necessita.

8. Evitar o consumo de carnes ricas em gorduras saturadas, as ditas carnes vermelhas (porco, vaca) optando antes por carnes brancas (peru, frango), pois são mais ricas em nutrientes e não têm tantas gorduras.

Resumindo, é fundamental uma ingestão de alimentos diversificada desde que não em excesso. Todos os alimentos são ricos em algum tipo de minerais, não obstante existirem alguns que se devem privilegiar.

A prática destes conselhos deve ainda ser sempre acompanhada por um aumento do exercício físico, que deve ser incorporado de forma contínua na rotina diária.

Agradecimentos: Joana Lopes dos Santos, nutricionista; Nutricion Center

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.*


Roteiro de lojas - Descubra as lojas mais autênticas: do Chiado ao Príncipe Real

Roteiro de lojas
Descubra as lojas mais autênticas: do Chiado ao Príncipe Real


Galeria: http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-fotos-2/?id=1181365&

Algumas lojas presentes no link acima descrito:
Bairro Arte: É uma loja para verdadeiro amantes de Lisboa, repleta de souvenirs com imagens e frases alfacinhas. Se quer decorar a sua casa com um pouco da sua cidade, passe pela Bairro Arte na Rua das Salgadeiras. Contactos: 910571594
Filthy Rich: Fica a sonhar com as jóias das celebridades, a achar que nunca as poderá ter? Pois afinal, pode: a loja Filthy Rich especializa-se em réplicas de jóias, licenciadas, para que mais pessoas com menos poder de compra se possam sentir tão ricas quanto as celebridades na carpete vermelha. Venha ao Chiado e comprove. Contactos: 213432460
Xocoa: Fã de chocolate? Venha à Xocoa onde vai encontrar todo o tipo de chocolate que pode imaginar. O Chocolate da Xocoa é totalmente artesanal e cheio de design. Fica na Rua do Crucifixo, ao pé da saída do metro Baixa-Chiado. Contactos: 213466370

Como evitar o desânimo de voltar à rotina - Algumas dicas para ultrapassar esta fase

http://mulher.sapo.pt/carreira-vida/carreira/como-evitar-o-desanimo-de-volt-1094900.html

Como evitar o desânimo de voltar à rotina
Algumas dicas para ultrapassar esta fase

Os dias de férias já lá vão e o regresso ao trabalho está a
dar-lhe cabo dos nervos? Vai para o emprego como se estivesse a desfilar numa parada militar para onde foi mandada obrigada?

Sente-se apática? Irrita-se facilmente? Não suporta o seu chefe? Pode estar a sofrer da síndrome pós-férias!

Siga estes truques e aprenda a superá-la:


- Comece de forma gradual. Não se lance com tanta avidez ao trabalho que se foi acumulando durante a sua ausência. Tem a secretária cheia de cartas? Leia metade hoje e o resto amanhã. Recomece com calma.
Lembre-se que o seu rendimento crescerá gradualmente ao longo dos dias até que esteja a 100%, como é habitual.

- Regresse a uma terça-feira. As segundas-feiras podem ser terríveis mas mais ainda se voltou agora de férias! Se puder, regresse a uma terça ou quarta-feira. A semana custará muito menos a passar.

- Não faça as contas ao contrário. Já está a pensar nos 11 meses que faltam para voltar a ter férias? É assim que surge a síndrome pós-férias. Mentalize-se de que o importante é regressar com energia para aproveitar o presente da melhor forma.

- Anime-se, acima de tudo. Pense no regresso ao trabalho como num reencontro com a normalidade e com uma vida mais regrada. Se se concentrar no mal-estar que sente só irá piorar a preocupação e o desconforto. E lembre-se de que os dias tristes custam mais a passar.

- Evite aborrecer-se. Deve fazer com que a relação com os seus chefes, colaboradores e colegas de trabalho se baseie numa comunicação fluída e informal. É a melhor maneira de conduzir o processo de adaptação sem desavenças ou discussões.

- Reparta as férias. Ainda que guarde mais dias de férias para o verão, é positivo deixar alguns para ir usando ao longo do ano. Duas quinzenas de férias são mais eficazes do que um mês seguido.

- Regresse antes. Voltar da praia dois dias antes pode parecer aborrecido e desnecessário mas, na realidade, é a melhor maneira de se adaptar ao ritmo normal. Isto deve-se ao biorritmo, uma espécie de relógio interno que define e regula o funcionamento do organismo consoante os períodos de atividade, sono, horas das refeições... Pouco a pouco, mesmo depois de ter estado em descanso total, o corpo vai-se habituando ao regresso.

- Durma um pouco mais. Durante as férias acordamos, geralmente, mais tarde do que durante o ano. Existe uma espécie de anarquia com os horários. Para se readaptar, é essencial voltar ao horário habitual, pelo menos, dois dias antes de regressar ao trabalho. O ideal será dormir entre sete a oito horas para descansar e repor energias.

- Desfrute todo o ano. Procure desfrutar das atividades de que mais gosta durante todo o ano e não só nas semanas das férias de verão. Seguramente que, se se organizar e fizer pequenos sacrifícios, conseguirá ter tempo para se divertir. Atividades ao ar-livre, recreativas, desportivas, sozinha, em grupo...

E que tal um fim de semana fora? Vai ver que vale a pena. Da mesma forma, deve manter as suas relações sociais tão ativas como no verão. Idealmente deveria conseguir dedicar tanto tempo ao trabalho como a atividades sociais e criativas.

E se for algo mais que apatia e irritação?

Se a rotina laboral lhe provoca um transtorno realmente grave, talvez não sofra apenas de uma síndrome
pós-férias mas sim de burn out, o que significa que está num estado extremo de cansaço. É um problema que, provavelmente, já tinha antes de ir de férias e que se soluciona mudando de emprego ou, pelo menos, mudando a atitude que tem perante o seu atual posto de trabalho.

As situações de frustração e os problemas profissionais caem em esquecimento durante as férias mas voltam a surgir, tornando o regresso num verdadeiro inferno. Este tipo de situações não se enquadram no contexto de síndrome pós-férias, por isso talvez deva recorrer a um psicólogo.

Texto: Ana Catarina Alberto

Moda do dia para a noite - Transforme o seu look alterando algumas peças

Moda do dia para a noite
Transforme o seu look alterando algumas peças


Galeria: http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-fotos-2/?id=1174169

Algumas imagens que irá ver na galeria:
Durante o dia é preferível uma saia um pouco mais comprida como esta da Mango, combinada com saltos rasos como estas sabrinas da OVS. Brincos da Aldo e mala da Rulys. Para a noite pode apostar numa mini-saia como este look da Tara Jarmon.
As jeans são um aliado perfeito para as mulheres como podemos ver neste look da Miss Sixty e são perfeitos para transitar o seu look de dia para a noite. Basta mudar o top por um mais vivo, colocar uns saltos altos e está pronta. Top Purificacion Garcia, brincos Chamilia, sandálias Guess e pulseira Swarovski.
Durante o dia poderá optar por um vestido curto, no entanto combine com sandálias rasas e acessórios práticos: óculos Marc Jacobs, mala Furla e sandálias Luís Onofre. Para a noite aposte nuns saltos altos e numa clutch, como o look da Hoss.

Água que emagrece

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/dietas/agua-que-emagrece-1105819.html

Água que emagrece
Um estudo recente veio comprovar o poder adelgaçante desta bebida. Fomos investigar as outras virtudes


A poção mágica que todas as mulheres procuram foi agora desvendada. Trata-se da água! Cientistas norte-americanos conseguiram provar que beber dois copos de água (o equivalente a 2 dl) antes de cada refeição ajuda a perder peso. Segundo um estudo da American Chemical Society, beber esta quantidade de água antes das três refeições principais ajuda a consumir cerca de menos 90 calorias em cada refeição.

O elixir, que permitiu a alguns dos participantes no estudo perder até 2,5 kg em cerca de 12 semanas, está disponível para todos a custo zero. Mas as boas notícias não se ficam por aqui.

A missão

Para além de ajudar a emagrecer, «a água cumpre uma série de funções vitais ao organismo. Realiza o transporte de nutrientes, ajuda a remover toxinas, regula a temperatura, contribui para o bom funcionamento do cérebro, coração e outros músculos, e desempenha um papel essencial ao nível do trato digestivo, ajudando a digerir os alimentos», diz Alexandra Bento.

A água desempenha um papel central em diferentes situações do dia-adia, algumas delas quase impercetíveis. «Sem água não existiriam comunicações hormonais entre as células», explica ainda a especialista.

Qual a dose certa?

Dada a sua relevância na composição do organismo, a água deve ser consumida com regularidade e em doses generosas ao longo do dia. Como explica Alexandra Bento, «o corpo não tem capacidade para armazenar água, consequentemente, a quantidade perdida a cada 24 horas deve ser reposta, para conseguirmos manter a saúde e a eficiência corporal».

As indicações da nutricionista apontam para a ingestão de 1 ml/Kcal para adultos e de 1,5 ml/Kcal para crianças pequenas. «A dose diária recomendada de água, proveniente de todas as fontes incluindo alimentos, é de cerca de 3,7 litros para os homens e 2,7 litros para as mulheres, dependendo do tamanho corporal», exemplifica. Um valor que equivalerá a beber entre um litro e meio a dois litros por dia.

Uma bebida light


A percentagem de água presente no organismo está associada à quantidade de massa muscular e tecido adiposo de cada pessoa, mas não é ela que faz «pesar» a balança. «A água não tem energia por isso não engorda», afirma Alexandra Bento, em resposta a alguns mitos que referem que esta engorda quando tomada durante as refeições.

«A água é um componente essencial do organismo, indispensável em qualquer dieta. Assim, durante um tratamento de emagrecimento deve inclusivé ser aumentado o seu consumo, dentro e fora das refeições», realça ainda esta especialista.

Os principais benefícios da água

Estas são algumas das razões por que a deve mesmo beber:

- Hidrata o corpo, contribuindo para que a pele se mantenha lisa e suave
- Favorece o trânsito intestinal
- Fortalece as defesas naturais
- Ajuda a prevenir a formação de pedra nos rins
- Contribui para a redução do risco de infeções urinárias
- Melhora a capacidade de concentração e raciocínio

Texto: Raquel Pires com Alexandra Bento (nutricionista)