terça-feira, 12 de junho de 2012

Mau odor nos pés?

Saiba como combater!

Os pés são, sem dúvida, a parte do corpo que mais utilizamos: estatísticas mostram que damos, em média, 6000 passos por dia. Contudo, é também a zona do nosso corpo a que damos menos importância, o que faz com que descuremos a hidratação, que deve ser realizada diariamente. É por isso que, tantas vezes, a secura ou os pequenos formigueiros no pé – situações que se podem tornar desconfortáveis e dificultar os treinos dos desportistas ou, simplesmente, os nossos hábitos mais comuns – dão origem a problemas mais graves, como as micoses e o conhecido "pé-de-atleta".

Antes de combater - hidratar, hidratar!
Os pés estão desenhados especialmente para cumprir duas missões básicas: suportar o peso corporal, proporcionando uma locomoção cómoda e confortável a todas as pessoas, e garantir uma postura correta. Por isso, manter os pés sãos é permitir a saúde de todo o corpo. Para os atletas de alta competição, desportistas regulares ou para quem, simplesmente, gosta de caminhadas, as preocupações com os pés são acrescidas: evitar as fricções, nódoas negras e irritações, que podem prejudicar uma prova; eliminar o desconforto e dor da pele seca e irritada são alguns dos principais objetivos de quem gosta de treinar com regularidade. Como tal, preocupam-se especialmente em tratar os pés através de um cuidado diário e preventivo no que respeita ao desenvolvimento de infeções ligeiras, calosidades, rugosidades e micoses que se tornam desagradáveis no dia-a-dia.

O mau odor e as micoses
A transpiração é um fenómeno natural e indispensável, que mantém o equilíbrio da temperatura do organismo. No entanto, desportista ou não, o excesso da transpiração é um problema cada vez comum, que afeta 90% dos portugueses, variando de pessoa para pessoa. E depende de vários fatores como: idade, mais incidente nos adolescentes que, devido à secreção hormonal, têm uma maior tendência para transpirar; alimentação; nível de atividade física, afetando mais de metade dos desportistas.

Este excesso de transpiração leva, geralmente, à formação de odores desagradáveis (o popular “chulé”) e provoca, consequentemente, um mal-estar estar na pessoa. Vergonha, medo de represálias e constrangimento são apenas alguns dos sentimentos comuns às pessoas que exalam um mau cheiro dos pés. A pessoa começa ainda a experienciar uma sensação de humidade permanente, que pode levar ao aparecimento de micoses (pé de atleta) devido ao desenvolvimento microbiano nos pés. Quando o excesso de suor é a causa da micose, o problema passa a denominar-se hiperhidrose.

Mas, com certeza, que já se interrogou do porquê dos seus pés deitarem aquele cheiro horroroso, ainda que considere que faz uma higiene cuidada. E se acha que as micoses aparecem sómente devido à falta de higiene, então saiba que não é verdade. Nunca se interrogou do motivo pelo qual todos os ginásios aplicam a utilização obrigatória de chinelos na zona de duche e nas piscinas?

Pois este é o motivo: algumas das formas mais comuns de contrair micoses acontecem nos balneários, sejam eles públicos ou privados. Basta simplesmente utilizar uma toalha compartilhada ou mal lavada; equipamentos já utilizados por outros sócios e não lavados; ou levar um calçado pouco transpirável/adequado.
Este último fator é cada vez mais comum: em média, 9 a cada 10 mulheres usam sapatos de tamanho inferior ao seu e enfrentam problemas com os pés. Um número que é 4 vezes superior ao dos homens.

Outro fator que acontece constantemente é a utilização de um calçado muito apertado, o que possibilita a formação de suor, e consequentemente, do mau cheiro. Se o seu pé não suar, os fungos e as bactérias não terão tendência para se multiplicarem.

Como resolver
Na grande maioria dos casos, o mau cheiro está relacionado com uma higiene escassa ou realizada de forma precária, o que não invalida que esse odor não seja proveniente de outros problemas. Feridas, calos, ou outros problemas nos pés, podem ser responsáveis por esse mau cheiro. Bem como a mistura de vários fatores. No entanto, indubitavelmente, o que vai garantir a saúde dos seus pés é a higiene.

Os especialistas aconselham a utilização de produtos mico-preventivos especificamente concebidos para regular a transpiração dos pés e uma hidratação ao longo de todo o dia. As melhores gamas para o ataque envolvem componentes de aminoácidos e lipesteres e deverão ser usadas em forma de gel ou creme anti-transpirante duas vezes por dia entre os dedos e na planta do pé. Para um resultado mais duradouro, o tratamento deve ser realizado durante cerca de 2 a 3 semanas e complementado com um vaporizador ou pó absorvente micro-preventivo que permitam a manutenção da boa saúde dos pés.

Mas não basta apenas neutralizar os odores internos através da regulação da transpiração. É essencial que as pessoas e, principalmente, os desportistas cuidem também da higiene dos seus sapatos e sapatilhas, de forma a promover o conforto do pé que transpira.
Esse cuidado de higiene pode ser realizado através de sprays para sapatos, com aplicação noturna e, caso seja necessário, um reforço diurno. Ou, para aqueles que se deslocam com frequência, através de pastilhas efervescentes que desodorizam os pés e tonificam a pele, conferindo uma sensação de bem-estar e conforto. Todos os produtos podem e devem ser adquiridos em qualquer farmácia ou parafarmácia.

Dicas para Desportistas
- Deixar os ténis respirar antes de os guardar;
- Treinar com calçado apropriado e de tamanho adequado;
- Utilizar produtos de higiene diariamente;
- Secar bem os pés antes de calçar;
- Não usar sempre os mesmos ténis;
- Privilegiar meias de algodão e evitar os materiais sintéticos;
- Deixar os sapatos em locais arejados;
- Após descalçar, lavar os pés e deixar respirar;
- Lavar os sapatos a cada 15 dias.

Fonte