domingo, 31 de julho de 2011

Síndrome pré-menstrual - As alterações hormonais provocadas por ela deixam-na à beira de um ataque de nervos? Aprenda a vencê-las

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/sindrome-pre-menstrual-765606.html

Síndrome pré-menstrual
As alterações hormonais provocadas por ela deixam-na à beira de um ataque de nervos? Aprenda a vencê-las


Como o tiquetaque de um relógio, o ciclo menstrual marca o ritmo biológico do organismo feminino.

É natural, previsível, mas a sua chegada nem sempre é pacífica.

Para cerca de 85 a 90 por cento das mulheres em idade fértil, os dias que antecedem a menstruação trazem sensações de irritabilidade e desconforto.

Se é mulher, é provável que saiba bem de que estamos a falar. E se, nessa altura do mês, costuma sentir alterações no seu corpo ou no seu estado de espírito, é natural que não anseie por esses dias. Acreditamos que aproveitar a vida significa saber viver bem, todos os dias, sem excepção. Com a ajuda de Maria Teresa Osório, apresentamos-lhe uma selecção de pequenas mudanças no seu estilo de vida que poderão ajudá-la a sentir-se muito melhor.

Poucas são as mulheres que podem orgulhar-se de nunca ter sentido qualquer variação de humor ou mal-estar físico nos cinco a dez dias que antecedem o início da menstruação. De facto, a alteração dos níveis hormonais na fase final do ciclo menstrual pode provocar um conjunto de sintomas físicos e psicológicos, conhecidos como síndrome pré-menstrual.

Entre eles destacam-se as dores de cabeça, a tensão mamária, os ataques súbitos de choro ou de ansiedade e o aumento de peso. Podem ocorrer, isolados ou associados, com maior ou menor intensidade e a culpa é das hormonas.

Alta tensão
Embora seja uma reacção natural do corpo humano, o mal-estar desta altura do mês pode ser indício de que algo não está bem. Assim, se os sintomas forem exagerados e tenderem a agravar-se de mês para mês ou se interferirem na sua vida pessoal e profissional, deverá procurar aconselhamento médico para que possa ser feito o despiste das razões na origem do problema.

É importante falar com o seu ginecologista ou médico de família se verificar que, pelo menos durante três ou quatro meses seguidos, o mal-estar persiste. Isto porque alguns sintomas da síndrome pré-menstrual são comuns a outras patologias, como endometriose, distúrbios depressivos, doença disfórica pré-menstrual ou até menopausa.

O papel do médico

De acordo com Maria Teresa Osório, o médico «começará por fazer uma observação clínica para verificar se existe uma alteração ou patologia que justifique o mal-estar sentido e para afastar outras hipóteses, além da síndrome prémenstrual, que possam explicar os sintomas». Se se verificar que não há «nenhuma alteração morfológica ou hormonal, poderá iniciar-se um tratamento continuado, variável de caso para caso», realça a ginecologista.

«Se a paciente se queixar de dores, poderão ser-lhe receitados inibidores da prostaglandina. Se as queixas forem sobretudo do foro psíquico, deverá ser feita uma associação com outra terapêutica», alerta a ginecologista Maria Teresa Osório.

A ginecologista Maria Teresa Osório acrescenta ainda que, «por vezes, quando se conclui que não há qualquer problema orgânico, basta que a mulher sinta que tem alguém que se interessa por ela, para que haja uma melhoria dos sintomas».

Isto porque a componente emocional, que é um factor fundamental, também entra em jogo.

Estima-se que certas vitaminas e minerais (magnésio, cálcio, vitamina B6) possam atenuar a sensação de cansaço, irritabilidade ou a retenção de líquidos. Contudo, antes de iniciar a toma de qualquer suplementação vitamínica, peça conselho ao seu médico.

Estratégias de ataque
Não existe um tratamento único para a síndrome pré-menstrual. Dado os sintomas e a intensidade variarem de pessoa para pessoa e até não serem iguais todos os meses, o que solucionará o problema de uma mulher, pode não surtir efeito noutra.

Contudo, há uma regra universal a seguir: um estilo de vida saudável. Quando se fala de síndrome pré-menstrual, a ideia de mente sã em corpo são não podia ser mais acertada. Este equilíbrio é fundamental para que as flutuações hormonais não levem a melhor.

Há pequenos cuidados que pode ter no dia-a-dia que a irão ajudar a minimizar os efeitos associados à fase final do ciclo menstrual. Uma das estratégias passa por dormir oito horas por noite, evitar o stress e praticar exercício físico, sobretudo de baixo impacto.

Andar de bicicleta, caminhar, nadar ou modalidades de relaxamento (yoga) são boas opções. A alimentação é outra aliada do seu bem-estar, ao reduzir alguns sintomas associados à síndrome pré-menstrual e ao contribuir também positivamente na defesa contra outras patologias.

Faça uma tabela e anote os sintomas
Registe, numa tabela mensal, os sintomas de cada dia e classifique-os numa escala de zero a dez (sendo zero equivalente à ausência de sintomas). Assim perceberá como a síndrome pré-menstrual a afecta e poderá informar melhor o seu médico.

Dieta anti-stress

- Siga uma alimentação variada e equilibrada, rica em hidratos de carbono complexos (cereais e massas integrais, leguminosas), em fruta e vegetais.

- Coma alimentos ricos em Ómega 3 (peixe como o salmão e nozes).

- Consuma alimentos ricos em cálcio e vitamina D (espinafres, avelãs, sardinha, queijo e iogurte).

Procure ingerir alimentos ricos em zinco (marisco, queijo), magnésio (ervilhas, feijões, vegetais verdes), vitamina B6 (rebentos de soja, abacate, frango, flocos de aveia e cereais integrais, bacalhau e banana) e vitamina B1 (carne de porco, sementes de girassol).

Reduza a ingestão de gorduras, sal e açúcar. Todos eles são prejudiciais à sua saúde.

Faça cerca de seis refeições diárias e coma pouco de cada vez.

Esqueça a fast food, evite álcool e a cafeína e prefira os frutos secos ao chocolate, alertam ainda os especialistas.

Sinais de alarme


Os principais sintomas da síndrome pré-menstrual a que deve estar atenta:

    - Aumento de peso devido a retenção de líquidos
    - Inchaço das mãos e dos tornozelos
    - Distensão abdominal
    - Tensão mamária
    - Stress ou ansiedade
    - Tendência para depressão
    - Crises de choro
    - Mudanças de humor e irritabilidade
    - Alterações no apetite
    - Insónias
    - Dores musculares
    - Cansaço
    - Problemas de pele
    - Dificuldades de concentração

Texto: Paula Alberty com Maria Teresa Osório (ginecologista)

Banho antifadiga para pés - Uma receita de beleza caseira para aliviar os seus membros inferiores

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/banho-antifadiga-para-pes-1125234.html


Banho antifadiga para pés
Uma receita de beleza caseira para aliviar os seus membros inferiores


Costuma sentir os pés muito cansados e doridos ao fim do dia? Relaxe!

Apresentamos-lhe agora uma solução para pôr em prática sem sair de casa.

Trata-se de uma receita caseira que promete aliviar os pés em apenas alguns minutos:

1. Antes de começar, precisa apenas de um copo de vinagre de cidra e de uma mão cheia de sal grosso marinho.

2. Encha um recipiente largo, onde possa mergulhar os pés, como um alguidar de grande ou média dimensão ou mesmo a banheira ou o bidé, com água fria até que a água fique à altura dos seus tornozelos.

3. Junte o copo de vinagre à água, bem como o sal marinho. Mergulhe, de seguida, os seus pés nesse caldo e deixe-se ficar durante, no mínimo, 5 minutos. Não se sente já melhor?

Mel e beleza - Conheça os benefícios do mel na beleza

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/mel-e-beleza-1110907.html

Mel e beleza
Conheça os benefícios do mel na beleza


Não é só a medicina que aproveita os benefícios do mel. A cosmética também já descobriu as maravilhas que esta substância pode fazer à pele e ao cabelo.

As suas propriedades adstringentes, suavizantes e antioxidantes tornam-no um grande aliado da beleza. Alguns estudos revelaram que o mel tem propriedades antioxidantes muito significativas, que têm o papel de proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios UV, e de ajudar no rejuvenescimento da mesma.

Cleópatra era famosa pelos seus banhos de mel, assim como a esposa de Nero, imperador romano, que o aplicava no seu rosto para manter o seu aspecto sempre jovial.

O segredo dos gregos era usar o mel por dentro e o seu óleo por fora do corpo. Na Índia, o mel era consumido como uma espécie de elixir da juventude. Hoje em dia, o mel é ingrediente indispensável em vários produtos devido à procura de fórmulas cada vez mais naturais.

As suas propriedades adstringentes, suavizantes e antioxidantes tornam-no um grande sucesso em cremes, máscaras de limpeza facial, champôs, amaciadores, sabonetes, ceras de epilação e muitos outros produtos.

O mel natural pode ainda ser utilizado em cuidados estéticos corporais e faciais feitos em gabinete, na luta contra o envelhecimento da pele, em cuidados de tonificantes, de emagrecimento e anticelulíticos, e em massagens terapêuticas.

Com os seus componentes naturais, o mel funde-se com a pele para relaxar, dar brilho extremo, nutrir em profundidade e conferir um efeito esfoliante devido aos seus ácidos.

Ao mesmo tempo este néctar estimula os sentidos com o seu doce aroma a flores, transmitindo uma agradável sensação de liberdade e proximidade com a natureza, óptima para momentos de pura evasão, que se podem proporcionar aos clientes.


Massagens com mel
A massagem com mel utiliza a técnica de massagem com as mãos em combinação com o mel, que é aplicado em camadas por cima da pele. Estas massagens com mel podem ser relaxantes, desintoxicantes e revigorantes, onde o objectivo é descontrair e eliminar toxinas.

Ou podem ser cuidados mais específicos de refirmação dos tecidos e anticelulíticos. Este tipo de cuidados incluem uma massagem energética com mel, que vai modelar a silhueta e tonificar a pele e os músculos.

Este tipo de massagem é aplicada nas pernas, barriga e glúteos com manobras rápidas, que vão ajudar a quebrar os nódulos de gordura. A silhueta fica modelada e tonificada. O mel vai também actuar e permitir alcançar elevados níveis de hidratação e regeneração da pele, tornando-a elástica e contribuindo para a sua tonificação.

Massagem de relaxante desintoxicante
Os movimentos desta massagem passam por pressões e manobras de “sugamento”. Através deste tipo de movimentos as toxinas são retiradas do corpo e eliminadas através da pele. No fim fica da massagem o mel transforma-se numa secreção pastosa, de cor clara ou escura, de acordo com o tipo de toxinas eliminadas.

1.ª etapa – Massagem de relaxamento

O processo inicia-se sempre com uma massagem de relaxamento, para aquecer a parte muscular da zona das costas.

2.ª etapa – Aplicação do mel
Depois o terapeuta aplica o mel nas mãos e começa a espalhar uma camada fina sobre o corpo da(o) cliente.

3.ª etapa – massagem
Começa-se por fazer uma ligeira compressão e de seguida movimentos verticais com as mãos em forma de concha. Este último movimento é acelerado à medida que a sessão evolui. Chega um momento em que as palmas das mãos do terapeuta ficam cobertas com uma espuma viscosa. Isto significa que a massagem fez o efeito pretendido de libertação de toxinas.

Seguem-se algumas manobras com paus de bamboo. Os movimentos exercidos com o bamboo melhoram as dores musculares, promovendo o relaxamento do corpo e da mente.

4.ª etapa – toalhas frias
Aplicam-se toalhas frias com movimentos circulares para atenuar os movimentos anteriores e para limpar todas as toxinas libertadas e os restos de mel. Para finalizar fazem-se manobras lentas e relaxantes.

5ª etapa – massagem de finalização
Por fim aplica-se novamente um óleo e procede-se a uma massagem finalizante, desbloqueante e relaxante.

A acção do mel sobre a longevidade humana deve-se não só à sua alta acção energética, mas essencialmente às enzimas, vitaminas e à presença de elementos químicos, importantes para o bom funcionamento do organismo humano.

Passo a passo

1- Massagem inicial de relaxamento com óleo

2 – Aplicação do mel
3 – Massagem desintoxicante
4 – Toalhas frias para eliminar resíduos de mel e as toxinas
5 - Aplicação de óleo e massagem final
Texto: Stela Martins
Profissional: Sveltana Chetyrina
Modelo: Andreia Martins
Fotografia: Paulo Neto
Onde fazer: Biouniverso, Lisboa


Malefícios para a coluna - Excesso de peso na mala prejudica as costas

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/maleficios-para-a-coluna-1135701.html

Malefícios para a coluna
Excesso de peso na mala prejudica as costas


As malas de ombro, bolsas ou carteiras, fazem parte do quotidiano de muitas mulheres, mas as consequências que podem advir do seu mau uso não estão ainda completamente esclarecidas.

O excesso de peso nos ombros provocado pela quantidade de objectos que se transporta pode vir a provocar dores nas costas que, a longo prazo, se podem tornar incomodativas e incapacitantes.

Para evitar estes transtornos a escolha da mala é essencial. De acordo com Paulo Pereira, coordenador nacional da Campanha “Olhe pelas Suas Costas”, “é preciso evitar carregar excesso de peso nas malas de ombro ou carteiras pois provoca uma sobrecarga num dos ombros prejudicando a estabilidade da coluna”.

A escolha da mala deve incidir sobre o tamanho e a alça.

Alças
É importante que estas sejam almofadadas para trazerem o máximo de conforto.

Dimensão da mala
Deve-se ter em conta que quanto maior for, mais objectos se transportam. Desta forma, evitar malas muito grandes evita também excesso de peso sobre os ombros.

Em alternativa, podem ser utilizadas as mochilas com 2 alças que distribuem o peso pelos 2 ombros. Independente da escolha da mala é importante manter sempre uma postura correcta tentando evitar que o peso provoque o desequilíbrio para um dos lados.

Esvaziar a mala com alguma frequência pode ajudar a controlar o peso que se transporta, evitando a acumulação de objectos desnecessários.

Um estudo recente indica que sete em cada 10 pessoas sofrem de dores nas costas, ou seja, 72,4 por cento da população portuguesa. No entanto, quase metade dos portugueses admite que nunca ouviu falar de doenças relacionadas com dores nas costas.

Para mais informações consulte o website: www.olhepelassuascostas.com

Fotografia: Vichy

Os maiores mitos sobre cabelos - Desvende os maiores mitos relativos à saúde e à beleza dos cabelos.

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/os-maiores-mitos-sobre-cabelos-1122760.html


Os maiores mitos sobre cabelos
Desvende os maiores mitos relativos à saúde e à beleza dos cabelos.


Diversas vezes, ao longo da nossa vida, ouvimos as mais variadas crenças referentes ao correcto cuidado capilar.

Tais factos nem sempre são baseados em percepções correctas, sendo muitas vezes apenas ideias generalizadas, que vão passando de boca em boca, atingindo o estatuto de verdades absolutas. No entanto, nem sempre assim é.

Com base num levantamento dos mitos mais frequentes, no que se refere ao cuidado dos cabelos, fique a saber que enquanto alguns deles estão correctos, outros revelam-se totalmente errados.

Assim, os 8 maiores mitos relativos ao cuidado dos cabelos são:

1. Cortar o cabelo todos os meses acelera o seu crescimento. Errado

O corte serve somente para retirar as pontas mais danificadas. Está cientificamente comprovado que o cabelo cresce, em média, cerca de 1 cm mensalmente, independentemente do corte.

2. A água fria deixa os cabelos mais bonitos e saudáveis. Correcto
A água fria ajuda a fechar as cutículas tornando, assim, o brilho dos fios de cabelo mais evidente, contribuindo para uma menor oleosidade.

3. Dormir com o cabelo molhado apodrece a raiz. Errado
O que acontece é que, dormir com o cabelo húmido favorece o aparecimento de fungos e de micoses, principalmente em pessoas com tendência à formação de caspa. Contudo, não apodrece de forma alguma a raiz.

4. Lavar os cabelos diariamente causa queda. Errado
Os cabelos que caem na lavagem cairiam naturalmente, pois já se encontravam em fase de queda.

5. Cortar o cabelo na fase quarto crescente da lua, favorece o seu crescimento. Errado
Nada indica que a lua interfira no crescimento do cabelo. Este mito encontra-se ligado às antigas tradições agrícolas e de cultivo dos campos.

6. Aplicar o condicionador na raiz deixa os cabelos mais oleosos e pode provocar o aparecimento de caspa. Correcto

O condicionador tapa os poros capilares ajudando ao aumento da oleosidade e da tendência para a caspa.

7. Os cabelos crescem mais rapidamente no Verão. Correcto
De facto, o sol estimula a produção de hormonas, como a melatonina, que estimula a estrutura capilar acelerando o crescimento dos fios de cabelos.

8. Antes de ir dormir devemos escovar o nosso cabelo 100 vezes. Errado

Para além de estar totalmente errado, escovar excessivamente o cabelo pode danificá-lo. Por outro lado, quando escovamos o nosso cabelo devemos começar pelas pontas, passando de seguida para as raízes, não devendo nunca escová-lo enquanto está molhado.
 
Fonte: Tresemmé

Fotografia: Tresemmé

Pele perfeita em 8 passos - Saiba como combater a secura cutânea

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/pele-perfeita-em-8-passos-1119651.html


Pele perfeita em 8 passos
Saiba como combater a secura cutânea


Manter uma pele saudável implica seguir rotinas 365 dias por ano. Com a ajuda da dermatologista Manuela Cochito, reunimos oito dicas antipele seca que a vão ajudar.

Vai ver que depois de ler e aplicar as dicas que lhe apresentamos, a sua pele ganhará vivacidade e saúde.

Estes são os cuidados que, se ainda não tem, deve rapidamente adoptar:

1. Banhos diários para hidratar
«Para a pele do corpo se manter bem hidratada, deve fazer banhos diários rápidos, com água pouco quente, e usar produtos lavantes suaves e com pH próximo do da pele (5.5)», aconselha a dermatologista. Se a sua pele for muito seca, o melhor é fazê-lo com produtos que não contenham sabonete mas sim substâncias de limpeza emolientes que não irritem.

2. Pedra-pomes para efeito peeling
Esfregue as zonas mais secas, como os calcanhares e os cotovelos, com esponjas de efeito peeling ou
pedra-pomes. Depois aplique um creme gordo ou cremes específicos para essas zonas.

3. Hidratante após o banho
Aplicar este tipo de produto depois da sua higiene diária é fundamental. «Se tiver uma pele tendencialmente seca deve usar um hidratante diariamente após o banho», acrescenta a especialista.

4. Esfoliação necessária
Uma vez por semana (no mínimo), faça uma esfoliação corporal. Seque-se com ligeiras pressões, com uma toalha, nunca esfregando com força.

5. Protega os seus pés
Após o duche, redobre os cuidados com os pés. Ande descalça o menos possível em zonas comuns e seque muito bem entre os dedos. A humidade favorece as infecções.

6. Tenha cuidado com o sal e com o cloro
Tome um duche de água doce sempre que tomar banho no mar ou em piscinas com cloro, em qualquer altura do ano. O sal e o cloro podem danificar o cabelo e a pele e favorecer o aparecimento de alergias cutâneas.

7. A importância de uma boa hidratação
Beba água suficiente e proteja a pele do sol e do vento. Os agentes externos são os principais inimigos da pele, não só no Verão mas nos 12 meses do ano.

8. Use óleo depois do banho

Os óleos para usar depois do banho são uma boa opção para peles ultra-secas. Se tiver falta de tempo, recorra à mais recente inovação no mercado, os óleos secos, que lhe permitem vestir-se imediatamente após a aplicação, não tendo por isso que esperar até que a sua pele os absorva completamente.

Texto: Madalena Alçada Baptista