quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Desinfectar as mãos fora de casa

Muitas vezes temos a necessidade de desinfectar as mãos fora de casa e não o conseguimos, ou porque o WC não têm detergente de lavar as mãos, ou porque estamos cheios de pressa e o WC está cheio e muitas outras situações.

Umas das soluções (e a que eu uso) é a compra de um frasco de desinfectante de mãos, mas alguns cheiram muito a álcool, o que chega a ser incomodativo.

Eu uso o do continente que além de ser em pequeno tamanho (para caber na mala), o cheiro a álcool não é forte.
Basta uma pequena gota para desinfectar.

Preço: 0,34 €
Embalagem de 60ml

Acabe com as desculpas - Todas as razões para não adiar mais a prática de exercício físico

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/fitness/acabe-com-as-desculpas-1130086.html


Acabe com as desculpas
Todas as razões para não adiar mais a prática de exercício físico


Analisámos todas as razões que a levam a adiar a prática de exercício físico. E apresentamos soluções para cada uma delas!

Não tenho tempo. não gosto de ir ao ginásio. Saio tarde do trabalho. Não tenho companhia. Todas as desculpas para evitar praticar desporto encaixam, segundo Paulo Nuno Vieira, em três categorias distintas, nomeadamente em termos de tempo, de esforço e de obstáculos.

Para o doutorando em Actividade Física e Saúde na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa,
desculpamo-nos com o relógio quando temos muito trabalho. Desculpamo-nos com o esforço quando somos vítimas de preguiça ou fadiga. E até recorremos a alguns obstáculos (problemas de saúde ou obrigações familiares) para evitar as idas ao ginásio. Para bem da sua saúde, está na hora de mudar de atitude.

Benefícios comprovados

Um estudo de 2008 da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto revelou que os portugueses não atribuem a devida importância à relação entre a actividade física, o peso corporal e a saúde, considerando como principais factores influenciadores da saúde a alimentação, o tabaco e o stress. Mas está provado que a prática física favorece o equilíbrio emocional (eleva a auto-estima, reduz o stress, a ansiedade e os sintomas de depressão), para além de melhorar a concentração e a pressão arterial, ajudar a controlar o peso, a prevenir a diabetes, a fortalecer os músculos e a diminuir o risco de cancro.
Desculpa versus solução

Na opinião de Paulo Nuno Vieira, podemos adaptar os diferentes tipos de actividade física a qualquer situação. «O importante é desenvolver estratégias que facilitem cada pessoa a adoptar comportamentos mais activos. Podem passar pela indicação dos benefícios da actividade física, em termos de saúde metabólica, da percepção da qualidade de vida e bem-estar, ou da condição física». O especialista reforça ainda a importância de conhecer a «enorme variedade de tipos de actividade física disponíveis, de forma a escolher o que mais se gosta. Esta é a única maneira de manter a regularidade necessária». A motivação é essencial para a adopção de uma actividade física regular.

«Não faço exercício porque não tenho tempo»
É uma das desculpas mais comuns. Ou porque o trabalho é muito exigente, ou porque tem de ir buscar os filhos à escola. «Uma estratégia consiste em dividir a prática de exercício em vários períodos de, pelo menos, dez minutos durante o dia», refere.

«Em termos fisiológicos, é a duração mínima para que a actividade influencie os sistemas do organismo. As orientações indicam que se deve realizar 30 minutos por dia de actividade física de intensidade moderada, na maior parte dos dias da semana. Por isso, três períodos de dez minutos chegariam para cumprir estas recomendações».

Neste caso, a marcha é a actividade mais indicada «pois é a forma mais fácil de adoptar uma vida activa. Dependendo da condição física, alterne um ritmo moderado com intensidades mais elevadas, para produzir melhores efeitos». Se tem a agenda preenchida experimente «caminhar para o trabalho, subir escadas ou usar uma bicicleta estacionária em casa». Paulo Nuno Vieira deixa outro conselho. «Levante-se mais cedo e planeie melhor o seu tempo e a sua agenda diária», sugere.


«Não gosto de fazer exercício e detesto ginásios»
Apesar dos benefícios da prática de desporto, algumas pessoas só o fazem por obrigação.

Se à falta de interesse juntar a aversão a ginásios, estão reunidas as condições para uma vida sedentária. Como contrariar esta tendência?

«Existem muitas actividades ao ar livre que podem ser adoptadas. Pesquise informação do que pode fazer na sua zona de residência», diz o especialista. Pense no que gosta de fazer e convença uma amiga a acompanhá-la.

Em alternativa use uma bicicleta estacionária ou uma passadeira enquanto vê televisão. «Assim aproveita melhor o tempo ao juntar duas de actividades de que gosta». Também pode recorrer às consolas com programas de treino físico para praticar em casa. «Esta é uma boa estratégia, pois ajuda a gastar energia e melhora o funcionamento do organismo. Nos dias de hoje, as consolas permitem igualmente realizar actividade física em família, o que pode constituir um factor de motivação», diz.

«Nunca tenho forças ao final do dia»
Se é daquelas pessoas que não consegue acordar 30 minutos mais cedo para praticar desporto e que só começa o dia depois de beber um café, a alternativa é fazê-lo ao final do dia. Não tem forças para isso? Então «deve adequar a prática de desporto à sua condição física e planear a duração e intensidade do exercício que realiza, juntamente com a alimentação mais adequada para a actividade», aconselha o especialista.

Se faz parte do grupo das que recorrem a esta desculpa, «pilates, yoga ou outra actividade de relaxamento poderão ser as actividades mais adequadas», sugere. Se sentir muita fome coma uma barra energética rica em hidratos de carbono até 30 minutos antes do início da actividade.

«Os ginásios são caros»

Apesar de alguns ginásios oferecerem o valor da inscrição ou até as primeiras mensalidades, a factura vai acabar por chegar a sua casa, mais tarde ou mais cedo. No entanto, existem outras modalidades que podem ser praticadas fora dos ginásios e que são completamente gratuitas.

Se não tem disponibilidade financeira para frequentar um ginásio, experimente actividades ao ar livre, como a marcha ou a corrida. Paulo Nuno Vieira recorda ainda que «já existe a possibilidade de efectuar treino de força em locais ao ar livre, onde existem alguns aparelhos disponíveis». Muitos parques e jardins públicos já dispõem dessas infra-estruturas, sendo que alguns incluem até painéis informativos com exercícios e percursos a seguir.

«Sou preguiçosa e não tenho companhia»
Para quem até gosta de praticar desporto, mas a preguiça fala mais alto, o especialista aconselha a «personalizar a actividade, seleccionando o que é melhor e se adequa a si. Começar com algo que consegue fazer é muito importante, bem como planear realisticamente as actividades». Se é adepta de smartphones, saiba que alguns incluem aplicações que possibilitam treinos personalizados, fazem o cálculo do peso que já perdeu ou que quer perder e até indicam os exercícios a fazer consoante os músculos que deseja exercitar.

Existem grupos de caminhada e actividades deste tipo organizadas por câmaras municipais. Além disso, pode experimentar as aulas de grupo nos ginásios ou recorrer a um personal trainer para ter acompanhamento. E porque não experimentar actividades como o Bootcamp? Este treino de fitness ao ar livre, baseado no conceito militar, elimina qualquer vestígio de preguiça.

Texto: Sónia Ramalho com Paulo Nuno Vieira (especialista em actividade física e saúde)

Musse de framboesas - É colorida, saborosa, light e, ainda por cima, faz bem à saúde!

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/receitas-nutricao/musse-de-framboesas-995865.html

Musse de framboesas
É colorida, saborosa, light e, ainda por cima, faz bem à saúde!


Valor nutricional por dose
Proteínas: 1,9 g
Lípidos: 0,5 g
Glícidos: 10,7 g
Valor energético: 54,5 kcal

Esta receita é adequada a obesos, diabéticos, celíacos, hipertensos, hipertrigliceridémias e hipercolesterolémias.

Ingredientes
350 g de framboesas
60 g de claras (2 claras)
130 g de açúcar light
250 g de iogurte natural meio gordo
9 g de folhas de gelatina (3 unidades)

Preparação
1. Demolhe as folhas de gelatina em água abundante e triture as framboesas (guardando algumas para decorar). Adicione o açúcar ao puré. Escorra as folhas de gelatina, derreta-as e adicione-as ao puré, mexendo muito bem. Deixe o preparado arrefecer por completo.

2. Coloque o iogurte numa tigela e bata as claras em castelo. Junte o preparado com as framboesas ao iogurte e envolva as claras. Coloque no frigorífico para solidificar e decore com as framboesas que reservou. Sirva frio.

Adaptado de «Doce Equilíbrio» de Gilberto Costa e Cláudia Viegas (100% editores)

Foto: Mário Cerdeira

SOS férias - Aprenda a lidar com os imprevistos mais comuns do verão

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/sos-ferias-1171029.html


SOS férias
Aprenda a lidar com os imprevistos mais comuns do verão


Picadas de insetos, temperaturas altas, sol a mais... Fatores como estes podem atrapalhar as suas férias.

Para que nenhum deles resultem num estado de saúde fragilizado nós indicamos-lhe o que fazer.

Siga estes conselhos e goze um período de descanso sem incidentes:

Picadas de insetos
Eleve a zona afetada e aplique gelo. Se a picada tiver sido na mão, retire os anéis, para não impedirem a circulação do sangue. Tome um paracetamol ou um anti-histamínico. No caso do inchaço seja grande, a comichão intensa e se sentir dificuldade em respirar, chame o 112, pois podem ser sinais de reação alérgica.

Queimaduras
Passe com água fria a zona afetada para aliviar as dores. Aplique uma pomada para queimaduras e se as dores forem intensas tome um paracetamol. Se a queimadura for maior que a palma da mão, ligue o 112.

Insolação
Beba muita água e refresque o corpo e descanse num local fresco e sem sol. Vá ao médico imediatamente caso se sinta confusa, tenha febre alta, delírios e dores musculares.

Moda Pop - Uma colecção de Outono toda inspirada em Andy Wharol

Artigo da revista "Notícias Magazine" N.º 1001 (31 de Julho de 2011) que é parte integrante dos jornais "Jornal de Notícias" e "Diário de Notícias".