sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Maquilhagem Executiva em Menos de 5 Minutos

http://mulher.sapo.pt/strazzera/artigos-por-temas/dicas-de-moda/maquilhagem-executiva-em-menos-981589.html

Maquilhagem Executiva em Menos de 5 Minutos
Para mulheres Profissionais que não têm tempo a perder!


O seu mundo é o dos negócios e do poder! Provavelmente o seu habitat natural é um escritório no centro da Cidade e a sua vida é gerida no meio do caos típico de um centro Cosmopolita.

Muito bem, Parabéns! Os seus objectivos de carreira foram atingidos, é uma Mulher de sucesso…Sabe equilibrar a sua carreira com a sua vida pessoal, sabe gerir stress e as horas do seu dia mas, por alguma razão estranha, alega sempre nunca ter tempo para maquilhar-se antes de sair de casa?!?!

Esta desculpa até seria aceite caso tivesse partido a mão ou até o braço mas, hoje em dia, com tantos produtos ao seu dispor, uma maquilhagem executiva é possível realizar em menos de 5 minutos! Quer apostar?

Uma Mulher executiva é uma profissional exigente e determinada. Sabe desempenhar a sua profissão, sabe ser uma líder e sabe lidar com as desigualdades no mundo profissional. Se sabe isto tudo, sabe também que a forma como se apresenta é determinante para reforçar as qualidades que possui como Mulher e como Profissional.

Por isso mesmo, deixe-se de desculpas a partir de hoje! Deixe de culpar os filhos pela falta de tempo que tem todas as manhãs, de culpar o trânsito, de culpar o seu marido por ressonar a noite toda e ter dormido pouco!

Estamos-lhe a pedir apenas 5 minutos por dia, pode ser? Aceita a aposta em como é possível realizar a uma maquilhagem Executiva em apenas 5 minutos? Aqui vamos nós! Tempo por favor…

30 Segundos - Creme Hidratante
Aplicar creme hidratante no rosto. MANDATÓRIO!
A maquilhagem inicia-se sempre por uma boa camada de hidratante, independentemente da pele ser seca, mista ou Oleosa. Para cada um destes casos, há produtos específicos à venda.

1 Minuto - Font de Teint (base)
Colocar um pouco de base numa esponja de maquilhagem e passar pelo rosto, de forma a homogeneizar o tom da pele. Atenção: Nada de excessos, não se pretende recriar o look de uma boneca de porcelana.

30 Segundos - Corrector
Aplicar corrector debaixo dos olhos de forma a ocultar essas olheiras! Nunca é demais recordar que o corrector deve ser do mesmo tom da base ou até 2 tons mais claro.

50 Segundos - Pó Bronzeador
Aplicar pó bronzeador nos 6 pontos estratégicos do rosto! Estamos a partir do pressuposto que não te usufruído muito da praia ultimamente e que está a necessitar desesperadamente de um bronze.

30 Segundos - Blush
 Levar o pouco de Blush ás maçãs de rosto de forma a reproduzir um fresco e rosado, por cima do pó bronzeador que acabou de colocar.



20 Segundos - Blush nos Pálpebras
Aplicar o mesmo tom de Blush nas suas pálpebras! Sim, leu correctamente…Nas pálpebras! O facto de estar a utilizar o mesmo tom de Blush nas maças de rosto e nas pálpebras vai tornar o seu look ainda mais natural e autêntico.

30 Segundos - Máscara
Blush à parte, está na altura de realçar essas pestanas com uma Máscara (vulgarmente conhecido por rimmel) preta.

30 Segundos - Gloss/ Batom
 Aplicação de Gloss transparente nos lábios. Atenção: Caso tenha os lábios muito carnudos, não abuse muito do Gloss pois criará a ilusão de lábios ainda mais cheios. Como alternativa, poderá sempre utilizar um batom cor de carne.

E Voilá! Está feito…e em apenas 4 minutos e 50 segundos!
Quem disse que a Maquilhagem tinha que ser algo complicado e moroso?

Na realização deste look, é importante manter em mente algumas regras:

- A Maquilhagem diurna deve ser suave e quase invisível. Não se deverá abusar de grandes quantidades de font de teint (Bases) ou qualquer tipo de pós, pois a luminosidade matinal tende a evidenciar todos os produtos em excesso.

- Se existir a possibilidade, tente maquilhar-se junto a uma janela de forma a beneficiar de luz natural. Por vezes, existem grandes diferenças quando se passa de uma luz artificial para uma luz natural.

- Leve alguns dos produtos consigo para pequenos retoques durante o dia. Produtos como o Gloss e o Blush podem ser adquiridos em embalagens mais reduzidas para que sejam facilmente transportados.

Boa maquilhagem!

Como eleger a sua base?

http://mulher.sapo.pt/strazzera/artigos-por-temas/dicas-de-moda/como-eleger-a-sua-base-981582.html

Não negue à partida um fond de teint que desconhece!
 O fond-de-teint (ou base) é o ponto de partida para uma maquilhagem perfeita !
 
Seja cobertura total, semi-cobertura ou cobertura ligeira (e não estamos a falar de bolos!) existe uma ideal para o seu tipo e tom de pele. E para quê?


Para disfarçar imperfeições, manchas ou borbulhas ou simplesmente para uniformizar a tez. No Verão, para realçar o tom bronzeado (cobertura ligeira) e no Inverno para hidratar e homogeneizar o seu tom (semi-cobertura ou cobertura total).

 
Qual a mais adequada para si?


Aqui ficam algumas dicas na hora de decidir:

- Vá de “cara lavada” de forma a não adulterar o tom da base a experimentar;

- Seleccione 3 tons de base o mais parecido possível com a sua pele, fazendo um risco na face com cada um deles. O risco que tende a desaparecer é o ideal! É caso para dizer “temos uma vencedora”, pois a base deve ser o mais semelhante possível com o seu tom de pele;

- Faça esta análise (se possível) com luz natural.

Espere…antes de ir à loja tem que estar familiarizada com os diferentes tipos de fond-de-teint… base líquida, compacta e stick são os 3 principais:

A base líquida é a mais comum, dando um aspecto liso e uniforme, e pode apresentar-se mais ou menos fluída.

Quanto mais fluída menos cobertura oferece, mas dá à pele uma aparência natural. O excesso de cobertura pode retirar naturalidade, mas é mais eficaz para disfarçar defeitos e imperfeições. 

Para peles oleosas ou mistas, deve ser à base de água e para peles secas é recomendada à base de óleo.

A base compacta é uma mistura de base líquida e pó. Habitualmente apresentam-se em estojos com espelho e aplicam-se com almofada.

Por se tratar de uma fórmula mais pesada, estão vocacionadas para corrigir/retocar a maquilhagem ao longo do dia. Dada a sua composição com pó, permite o controlo de brilho, secagem peles oleosas e acabamento mate.

A base em stick é a base sólida ideal para peles oleosas devido ao seu efeito matificante e secante. Vocacionada para cobrir imperfeições. Dada a sua textura espessa, torna-se pesada, não sendo aconselhada para todo o rosto numa maquilhagem diária. Opte por aplicá-la nas áreas a corrigir, reservando-a para ocasiões especiais a sua aplicação total.

Confusa? Eis o resumo…

Se tem pele oleosa o ideal é optar por uma font de teint compacta, pois matifica a tez. Sendo a base líquida à base de água muito recomendável.

Se a sua pele é seca opte por uma base líquida à base de óleo, pois hidrata.

Como vê existe uma base ideal para o seu tipo de pele, permitindo uniformizar, hidratar, corrigir, proteger, disfarçar e prolongar.

Já viu tudo o que o seu fond-de-teint pode fazer pela sua pele?

Boa maquilhagem!

Pequeno-almoço. A escolha certa

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/pequeno-almoco-a-escolha-certa-1186028.html

Pequeno-almoço. A escolha certa
Tome as decisões certas para tornar esta refeição mais equilibrada e saborosa.


A nutricionista Ana Leonor Perdigão reforça a importância de tomar o pequeno-almoço na hora certa e explica quais os alimentos indispensáveis para ter uma refeição equilibrada e saborosa!

As crianças que tomam o pequeno-almoço têm maior capacidade de concentração nas aulas. Estão mais atentas e concentradas e isto traduz-se em melhores resultados escolares. Não está surpreendido? Se é assim, por que razão esta refeição falha tantas vezes logo nas primeiras horas da manhã?!

Todos sabemos da importância da primeira refeição do dia para o desempenho físico e intelectual em geral mas, no caso das crianças, torna-se ainda mais determinante. Os dados científicos comprovam que as crianças que tomam o pequeno-almoço têm maior capacidade de concentração nas aulas. Estão mais atentos e concentrados e isto traduz-se em melhores resultados escolares.

Para uma criança em idade escolar (6-10 anos) o pequeno-almoço deve fornecer entre 300 e 400 kcal (cerca de 20% do dia alimentar de referência). Mas tão importante como a quantidade é a “qualidade” destas calorias.

Por isso mesmo é essencial escolher alimentos ou combinações de “elevada densidade nutricional”. Ou seja, além de calorias esta primeira refeição deve fornecer quantidades significativas de nutrientes reguladores como fibra, vitaminas e minerais, alguns dos quais determinantes no trabalho intelectual. Por isso, não podem faltar leite ou derivados como o iogurte, cereais pouco refinados ou integrais e fruta.

Assim, qual é mesmo o segredo de um pequeno-almoço completo e equilibrado? Tomar todos os dias, idealmente em casa, sem esquecer os três grupos de alimentos base e variando as opções.
Alguns exemplos práticos

  • 1 taça com cereais integrais (30 g) + 125 ml de leite meio gordo + 1 maçã
  • 1 bolinha de mistura + 1 colher de chá de manteiga + 1 copo de leite meio gordo (150 ml) + 1 copo de sumo natural (ex.: laranja)
  • 2 fatias de pão integral + 1 fatia de fiambre magro (ex.: peru) + 1 iogurte não açucarado (natural ou de aromas) + 1 banana

Não há razão para não superar as dificuldades das manhãs:
- Defina antecipadamente com as crianças o que vai ser o pequeno-almoço do dia seguinte;
- Deixe a mesa para o pequeno-almoço preparada de véspera; - Levante-se um pouco mais cedo para não ter de andar a correr;
- Envolva toda a família na preparação da refeição e aproveite o momento em família.

Como vê, as rotinas diárias nem são assim tão complicadas. É importante não esquecer que o pequeno-almoço deverá ser a primeira refeição do dia, a ser ingerida logo após acordar e não, como acontece muitas vezes, a meio da manhã!

No caso das crianças tal é ainda mais importante, de forma a garantir a concentração e energia que elas precisam para ter um bom desempenho escolar. Lembre-se: Quando esta refeição não tem lugar na agenda, os pais acabam por estar a contrariar exatamente o principal objetivo que os move: garantir aos seus filhos as condições ótimas para um excelente crescimento e sucesso na escola!

Texto: Ana Leonor Perdigão, nutricionista

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.*

Acessórios essenciais - Os acessórios de maquilhagem são a chave para garantir um bom resultado

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/acessorios-essenciais-1186038.html

Acessórios essenciais
Os acessórios de maquilhagem são a chave para garantir um bom resultado.


A higienização e o acondicionamento destas ferramentas de trabalho também devem ser uma prioridade. É também importante conhecer os principais acessórios que existem e as suas finalidades para conseguir uma maquilhagem perfeita.

Obter uma maquilhagem perfeita exige o uso dos acessórios certos para o efeito. Esponjas redondas ou pontiagudas, pequenas ou grandes, borlas de diversos materiais e pincéis dos mais variados formatos, tudo depende da área do rosto que se vai trabalhar, da finalidade e, claro, do gosto de cada um.

Para aplicação da maquilhagem no dia a dia não será necessário utilizar todos os acessórios possíveis, no entanto, estes distinguem o trabalho dos profissionais. Apesar disso, saber quais os que se devem escolher e como avaliar a sua qualidade podem ser tarefas difíceis devido à evolução das tecnologias de fabrico. De facto, estes utensílios apresentam designs e matérias-primas diferenciados, pois cada um deles tem a sua função.

Um design, uma função
Para se executar uma boa maquilhagem é preciso utilizar cosméticos de qualidade, mas também bons pincéis. Cada tipo de pincel possui uma função na maquilhagem, isso varia de acordo com a sua textura ou espessura.

Existem pincéis para os olhos, rosto e boca, capazes de destacar os traços femininos e aumentar a beleza da mulher. Assim, numa classificação mais ampla, temos:

Pincel para blush e pó
Denso e, se possível, em ângulo, permite uma aplicação mais eficaz do blush, assim como espalhar convenientemente o pó por todo o rosto. O facto de ter ângulo significa que mais facilmente irá cobrir todos os poros.

Pincéis finos para o batom e para a sombra

Tanto para a aplicação da sombra como do batom, os pincéis devem ser compactos e com cerdas mais apertadas, ideais para uma aplicação mais precisa. O pincel da sombra também pode ser utilizado para colocar o corretor de imperfeições debaixo dos olhos. No caso dos lábios, o pincel deve permitir delinear e pintar o lábio, dando ao mesmo forma e espessura.

Pincel específico para o eyeliner

Para a aplicação do eyeliner devese optar por um pincel próprio para o efeito, fininho e com bico, para que a linha a traçar seja a mais perfeita possível.

Funcionalidades específicas

Dentro da classificação mais ampla (pincéis para olhos, rosto e boca), anteriormente referida, existem inúmeras subdivisões: uma ferramenta para cada ação. De facto, as diferenças entre os pincéis são, por vezes, subtis.

Rosto

Para aplicar a base
Utilizado para aplicar e distribuir a base em todas as áreas do rosto. É achatado e pode ter a ponta quadrada ou mais pontiaguda, de forma a espalhar a base por todo o rosto de forma moderada e natural. O pincel de formato quadrado é mais firme e pode ser utilizado tanto para espalhar bases líquidas como bases cremosas.

Para aplicar o pó
O seu formato arredondado e a sua textura macia devem possibilitar uma boa movimentação do mesmo. Além disso, deve ser grande e ter muitas cerdas para poder cobrir de uma só vez as áreas maiores do rosto. Existem também pincéis compactos, com cabo pequeno, que facilitam a aplicação do produto no pescoço e no decote.

Para corrigir imperfeições

Mais pequeno do que o pincel utilizado para aplicar a base, é achatado, fino, mais firme e suavemente pontiagudo, para uma aplicação precisa em pequenas áreas do rosto, tais como olheiras, ou marcas de borbulhas.

Para aplicar o blush

Para o blush em pó, o pincel tem de ser um pouco mais pequeno do que o utilizado para o pó, pois o objetivo é intensificar mais a cor. O de cerdas arredondadas executa movimentos circulares com perfeição, enquanto um pincel mais angular é mais indicado para marcar as maçãs do rosto.

Em leque
Este pincel serve para retirar os excessos de maquilhagem do rosto, como por exemplo o excesso de sombra que cai na hora da sua aplicação. Para além disso, também auxilia na aplicação do iluminador dando um efeito mais natural à pele.


Olhos

Para aplicar a sombra

É um dos pincéis mais populares. As suas cerdas são mais macias e não têm ângulos. Serve para aplicar a cor por toda a pálpebra. Possui cerdas arredondadas nas pontas. Existem em diversos tamanhos (pequenos, médios e grandes). O maior utiliza-se para a aplicação da sombra de base em toda a extensão do olho; o médio serve para aplicar a sombra na parte côncava do olho e no canto externo, e o pequeno é utilizado para iluminar a região próxima à sobrancelha e o canto interno do olho. Atualmente, já existem pincéis para a sombra com aplicadores descartáveis.

Para esbater a sombra
Existem vários tipos, mas uma das melhores opções é um pincel angular, porém, com pontas mais macias para propiciar movimentos leves e criar um efeito esbatido.

Para delinear
Com um formato angular e mais firme, semelhante ao de um pincel para delinear os lábios, tem como objetivo traçar linhas nas pálpebras, destacando deste modo o olhar. O pincel de eyeliner deve ter as cerdas bem juntas e uma ponta muito fina e cónica para conseguir um traço delicado e preciso.

Para definir as sobrancelhas

Este pincel, geralmente angular e de cerdas grossas, pode ser usado para aplicar produtos em pó, líquidos ou em creme, e tem como objetivo definir ou preencher a sobrancelha.

Para alongar as pestanas

Escovas descartáveis para a aplicação da máscara. A sua utilização é fortemente aconselhada no caso dos maquilhadores profissionais não só por uma questão de higiene mas também para evitar patologias e contágios.

Boca

Para embelezar os lábios
Para dar mais intensidade a esta zona do rosto, devem ser utilizados pincéis com cerdas firmes, juntas, finas e retas, ideais para o contorno dos lábios. Os de cerdas um pouco mais grossas e um pouco maiores são melhores para espalhar o batom.


Outros acessórios

Aerógrafo
O compressor pulveriza a base em micropartículas, de modo a esta ser absorvida uniformemente. A grande vantagem da aplicação de uma base com o aerógrafo consiste no facto de quase não ser necessário fazer um trabalho de correção.

Apara-lápis
Além de manterem os bicos dos lápis, uma passagem regular pelo apara-lápis ajudará a garantir que ficam limpos, para evitar espalhar germes e bactérias.

Borlas

Ideais para aplicar o pó solto. As faixas que envolvem algumas delas permitem uma perfeita aderência na mão. As borlas fofas são ótimas em contacto com a pele mas podem sobrecarregar a tez com pó. Para obter um acabamento mais natural recomendase a utilização de borlas em veludo para pressionar o pó na cara, principalmente à volta do nariz, no queixo e na testa – as áreas com mais tendência para brilhar.

Cotonetes

São essenciais em qualquer estojo de maquilhagem para retificarem vários acidentes com a máscara, o eyeliner ou o batom.

Pinça
Um acessório indispensável para manter as sobrancelhas arranjadas. Uma boa pinça deve possuir um cabo longo e fácil de agarrar e com uma ponta inclinada que apanhe bem os pelos. Para tirar os pelos em crescimento ou partidos, uma pinça com uma ponta fina é a mais indicada. Para além destas funções, a pinça também pode auxiliar a colocação das pestanas postiças.

Pincéis kabuki

Pincéis com pelos de nylon extrassuaves e com uma elevada densidade de cerdas, ideais para a aplicação do pó solto. A extremidade dos pelos contrasta com a cor do produto, o que ajuda a controlar a quantidade de pó que se leva para o rosto. Pincéis de nylon Especialmente concebidos para aplicação de bases líquidas. A sua forma e a textura dos seus pelos permitem obter uma aplicação uniforme e sem marcas.


Escova para sobrancelhas e pente para pestanas
O pente para as pestanas ajudará se a máscara ficar pastosa durante a aplicação. Se se mergulhar a ponta da escova para as sobrancelhas em gel para o cabelo ou em hidratante, antes de a passar pelas sobrancelhas, ajuda a manter os pelos no sítio.

Esponjas

No caso da aplicação das bases líquidas, para além dos pincéis, podem ainda ser utilizadas esponjas de extremidade pontiaguda, para melhor espalhar a base nas pálpebras, abas do nariz e olheiras, ou redondas, em vários tamanhos, para aplicação da base tanto no rosto como no corpo. Existem esponjas descartáveis.

Lenços de papel

Entre as suas muitas funções, podem ser usados para corrigir o batom, a lidar com escovas sobrecarregadas de rímel ou, quando pressionados sobre a pele, após a aplicação da base, para absorver o excesso do produto que, de outro modo, pode interferir com a duração da maquilhagem.

Pincéis modeladores (duplos)
São pincéis perfeitamente adaptados para corrigir e modelar a estrutura do rosto, com um lado biselado, para esculpir as partes proeminentes, e um lado arredondado para iluminar as partes encovadas.

Pincéis para pó solto recarregáveis

Permitem um resultado duradouro em poucos minutos.

Revirador de pestanas

Garante umas pestanas reviradas e mais longas. A máscara pode ser aplicada em menores quantidades pois vai notar-se mais. É recomendado aquecer as pontas do revirador de pestanas com um secador antes de o utilizar, mas cuidado para não queimar a pele em volta dos olhos.


Higienização
A maquilhagem merece os mesmos cuidados higiénicos que todos os outros produtos que entram em contacto com a pele. A sua aplicação deve ser feita através de pincéis, ou outros acessórios, e estes devem ser limpos regularmente. Os pincéis de maquilhagem, se forem de boa qualidade e bem cuidados, podem durar vários anos até ficarem degradados.

A limpeza dos pincéis pode ser feita com um produto específico para limpar pincéis de maquilhagem. A sua composição inclui normalmente uma pequena percentagem de álcool que limpa e desinfeta os pincéis permitindo uma secagem rápida dos mesmos. Contém por vezes óleos que hidratam as cerdas, aumentando assim a sua duração.

Após a lavagem, os pincéis devem secar naturalmente, sempre na posição horizontal. Utilizar secadores ou aquecedores para acelerar o processo só irá danificar as cerdas do pincel. Nunca se deve guardar os pincéis sem que as cerdas estejam completamente secas. Se o cabo do pincel for de madeira, não se deve molhar, mas sim ser limpo com um pano seco.

As esponjas de maquilhagem, tal como os pincéis, também devem secar naturalmente e guardadas só depois de ficarem totalmente secas. Existem produtos específicos para limpar as esponjas que substituem o sabão tradicional. Estes produtos mantêm a suavidade da esponja e contribuem para aumentar a sua duração.

Uma boa maneira de não sujar os pincéis com facilidade é ter um sítio específico para os guardar, estando separados da maquilhagem. A maquilhagem pode ser guardada, de forma segura, numa mala que evite a exposição ao sol e ao calor, enquanto os pincéis e as esponjas podem ser guardados, por exemplo, num estojo onde ficam limpos e arrumados.

Avaliação da qualidade
É importante que se invista em pincéis de boa qualidade. Essa qualidade pode ser testada passando-o pelas costas da mão. Se as cerdas se moverem todas na mesma direção é um bom sinal, mas se estas se abrirem em contacto com a pele, significa que o pincel não proporcionará controlo suficiente, dando origem a uma aplicação imperfeita.

A queda das cerdas é um outro fator avaliador da qualidade do pincel: se perderem cerdas de modo excessivo, isto demonstra má qualidade. Antes de comprar um pincel deve, portanto, testar esta situação. Para além disso, é ainda importante que o cabo do pincel seja confortável e se adeque à mão do profissional. Por norma, os pincéis de cerdas naturais feitos à mão duram muito mais tempo.
Personalizar pincéis

Pode adaptar os pincéis de maquilhagem às suas necessidades para facilitar e aperfeiçoar o seu trabalho: com uma tesoura, corte as cerdas dos pincéis de maneira a que se adaptem aos traços a maquilhar. Um pincel de sombra pode ser cortado para ficar com uma ponta inclinada, de modo a facilitar a definição da linha do olho; um pincel grosso pode ser cortado para formar uma ponta em forma de agulha, para usar nas sobrancelhas, e um pincel para os lábios pode ser transformado num pincel para eyeliner. As possibilidades são infinitas…

Texto: Patrícia Velez Filipe

Agradecimentos: M.A.C; Make Up For Ever; Make-Up Studio; SLA

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.*

© Andrejs Pidjass - Fotolia.com

Exercício seguro (mesmo) com temperaturas elevadas

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/fitness/exercicio-seguro-mesmo-com-tem-1183572.html


Exercício seguro (mesmo) com temperaturas elevadas
Estratégias que deve seguir


O calor que resulta do exercício físico e da temperatura ambiente induz à transpiração, o que pode influenciar o estado de hidratação, afetando o desempenho e a sensação subjetiva de bem-estar e esforço.

O alerta foi dado por Susan Shirreffs, membro do Comité Científico do Instituto Europeu de Hidratação, no último congresso da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Para desfrutar de um verão ativo e saudável, a especialista recomenda as seguintes estratégias de hidratação:

Antes do exercício
Beba lentamente uma quantidade moderada (5 a 7 ml por kg de massa corporal), pelo menos quatro horas antes do exercício. Ou um pouco mais (3 a 5 ml/kg de massa corporal), duas horas antes, se não resultar na produção de urina ou se a urina for escura ou muito concentrada. Tenha em conta que consumir bebidas com algum sódio ajudará a estimular e a reter os líquidos necessários.

Durante o exercício

Mantenha um nível desejado de hidratação, para evitar a perda excessiva de peso por défice hídrico, desidratação ou alterações excessivas no equilíbrio eletrolítico, e não comprometer o desempenho.

Depois do exercício
Restaure a hidratação através da ingestão normal de alimentos e bebidas. Se necessitar de uma recuperação rápida e completa depois de uma excessiva desidratação, pode beber 1,5 L de líquidos por cada kg de massa corporal perdido. O consumo de sódio vai ajudar a acelerar a recuperação rápida e completa, estimulando a sede e a retenção de líquidos.

Conselhos úteis
Estas são algumas das recomendações que deve procurar ter sempre em conta:


- Evite fazer exercício nas horas centrais do dia, entre as 12h e as 16h. O momento mais adequado para fazer atividade física são as primeiras horas da manhã ou as últimas da tarde, quando os raios de sol e a poluição incidem com menor intensidade.

- No caso de caminhar, correr ou andar de bicicleta, é aconselhável procurar percursos com sombra.

- Não convém realizar exercício físico se estiver exposta a uma temperatura superior a 30 graus.

- Se ficar enjoada ou com náuseas pare imediatamente de fazer exercício. São sinais de que o seu corpo está cansado e precisa de descansar numa zona com sombra e de beber líquidos até se sentir recuperada.

Cores elétricas: Aprenda os truques para as usar da forma mais sublime

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/cores-eletricas-1182218.html

Cores elétricas
Aprenda os truques para as usar da forma mais sublime


Azul, amarelo, laranja, rosa fluorescente... As cores da maquilhagem são muitas e vivas.

Por vezes, quando a moda adota um estilo, a maquilhagem segue a tendência.

Foi o que aconteceu com a reinvenção do movimento Pop Art, de Andy Warhol. Primeiro pelos estilistas, depois pelos makeup artists. E assim se deu uma explosão de cor!

Rosto e unhas ganharam cores tão inesperadas quanto fluorescentes, em tons de rosa, azul, amarelo, laranja. Para adotar esta moda sem cometer erros falámos com a maquilhadora Élia Lé, que lhe dá todas as dicas para saber aplicar e conjugar os vários tipos de verniz, blush, gloss, sombra e bâton elétricos.

AZUL
Sombra de olhos
«Deve ser aplicada apenas na área da pálpebra móvel sem tocar na sobrancelha. O azul claro fica bem em mulheres de pele branca, olhos azuis e cabelo loiro e pode ser combinado com um tom rosa, amarelo ou verde, para um look jovem», refere a maquilhadora.

«O azul escuro favorece mulheres de pele morena, olhos castanhos e cabelo escuro e pode ser conjugado com um azul pálido ou branco, para um visual mais clássico. Antes da aplicação corrija muito bem as olheiras, para evitar que o rosto fique com um ar fatigado», recomenda.

Verniz

«Tal como nas sombras, o tom, claro ou escuro, deve estar em harmonia com o da pele (loira ou morena). O ideal será adotar um look integral, nas unhas das mãos e dos pés. Conjugue com roupa ou acessórios, em tons de rosa, amarelo, verde-lima», sugere Élia Lé.

Gloss
«O gloss azul tem um efeito luminoso e não de cor. Tem também a vantagem de criar a ilusão de dentes mais brancos. Pode ser aplicado por cima de bâton em tons rosa velho ou vermelho», afirma a especialista em maquilhagem.

LARANJA
Sombra de olhos
«Fica bem tanto em mulheres de pele clara e cabelo ruivo como nas que têm cabelo escuro. Aplique na pálpebra móvel sem tocar na sobrancelha, para uma maquilhagem luminosa. Combine com castanho-chocolate, sem exceder o canto externo do olho», alerta Élia Lé.

Verniz

«Este tom fica bem apenas no verão, num look integral nas mãos e pés, quer em loiras, morenas ou ruivas. Pode conjugar com todos os tons de roupa do preto ao azul, vermelho, amarelo, padrões leopardo ou florais», sugere.

Bâton e gloss
«O bâton fica bem com sombras castanhas, em mulheres de pele clara e cabelo loiro ou ruivo e em morenas de cabelo preto. O gloss, aplicado sobre um bâton laranja ou vermelho, ilumina, ideal para lábios finos», sublinha a maquilhadora.

Blush
«Os alaranjados ficam perfeitos em mulheres de pele clara com cabelo ruivo e nas morenas de cabelo preto. Conferem um ar saudável», realça Élia Lé.

AMARELO
Sombra de olhos
«As sombras amarelas só devem ser aplicadas em mulheres jovens, numa pele sem rugas», alerta.

Verniz
«O verniz amarelo fica bem apenas no verão em mulheres muito jovens de pele clara, cabelo loiro ou preto, não devendo ser aplicado em simultâneo nas mãos e pés», avisa Élia Lé.

«Este fica bem quando combinado com uma sombra de olhos igual e com roupa azul, rosa, lilás e acessórios coloridos. Aplicado nas unhas dos pés resulta muito bem com sandálias amarelas, azuis ou verdes. Por ser um tom próximo do da pele, favorece ainda quem tem unhas muito curtas (roídas)», sublinha.

Gloss
«Este tom resulta muito bem quando se pretende uma maquilhagem fresca e jovem. Pode ser aplicado por cima de um bâton vermelho, laranja ou castanho», sugere Élia Lé.

ROSA CHOQUE

Sombra de olhos
«Fica bem tanto em mulheres de pele muito clara e cabelo loiro, como em morenas ou negras, de cabelo preto. Confere um aspecto jovem e festivo e pode ser usada com um segundo tom em verde musgo. A aplicação deve ser rigorosa e simétrica, para que não sejam visíveis falhas», frisa a especialista.

Verniz
«Fica sempre bem em mulheres jovens. Pode ser usado em simultâneo nas mãos e nos pés e conjugado com roupa amarela, verde lima, azul e acessórios coloridos. O verniz dos pés resulta bem com sandálias prateadas, azuis ou padrão leopardo», avança a maquilhadora.

Bâton e gloss

«O bâton rosa combina com sombras de olhos amarelas e cinza, ficando bem numa pele clara, de cabelo loiro ou preto e numa pele negra. O gloss pode ser aplicado sobre um bâton rosa ou vermelho», sugere Élia Lé.

Blush

«O blush rosado fica bem em mulheres de pele clara e cabelo loiro e nas morenas de cabelo preto. Confere um ar saudável e deve ser aplicado apenas nas maçãs do rosto», frisa a maquilhadora.

Texto: Vanda Oliveira com Élia Lé (maquilhadora)