sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pequeno-almoço. A escolha certa

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/pequeno-almoco-a-escolha-certa-1186028.html

Pequeno-almoço. A escolha certa
Tome as decisões certas para tornar esta refeição mais equilibrada e saborosa.


A nutricionista Ana Leonor Perdigão reforça a importância de tomar o pequeno-almoço na hora certa e explica quais os alimentos indispensáveis para ter uma refeição equilibrada e saborosa!

As crianças que tomam o pequeno-almoço têm maior capacidade de concentração nas aulas. Estão mais atentas e concentradas e isto traduz-se em melhores resultados escolares. Não está surpreendido? Se é assim, por que razão esta refeição falha tantas vezes logo nas primeiras horas da manhã?!

Todos sabemos da importância da primeira refeição do dia para o desempenho físico e intelectual em geral mas, no caso das crianças, torna-se ainda mais determinante. Os dados científicos comprovam que as crianças que tomam o pequeno-almoço têm maior capacidade de concentração nas aulas. Estão mais atentos e concentrados e isto traduz-se em melhores resultados escolares.

Para uma criança em idade escolar (6-10 anos) o pequeno-almoço deve fornecer entre 300 e 400 kcal (cerca de 20% do dia alimentar de referência). Mas tão importante como a quantidade é a “qualidade” destas calorias.

Por isso mesmo é essencial escolher alimentos ou combinações de “elevada densidade nutricional”. Ou seja, além de calorias esta primeira refeição deve fornecer quantidades significativas de nutrientes reguladores como fibra, vitaminas e minerais, alguns dos quais determinantes no trabalho intelectual. Por isso, não podem faltar leite ou derivados como o iogurte, cereais pouco refinados ou integrais e fruta.

Assim, qual é mesmo o segredo de um pequeno-almoço completo e equilibrado? Tomar todos os dias, idealmente em casa, sem esquecer os três grupos de alimentos base e variando as opções.
Alguns exemplos práticos

  • 1 taça com cereais integrais (30 g) + 125 ml de leite meio gordo + 1 maçã
  • 1 bolinha de mistura + 1 colher de chá de manteiga + 1 copo de leite meio gordo (150 ml) + 1 copo de sumo natural (ex.: laranja)
  • 2 fatias de pão integral + 1 fatia de fiambre magro (ex.: peru) + 1 iogurte não açucarado (natural ou de aromas) + 1 banana

Não há razão para não superar as dificuldades das manhãs:
- Defina antecipadamente com as crianças o que vai ser o pequeno-almoço do dia seguinte;
- Deixe a mesa para o pequeno-almoço preparada de véspera; - Levante-se um pouco mais cedo para não ter de andar a correr;
- Envolva toda a família na preparação da refeição e aproveite o momento em família.

Como vê, as rotinas diárias nem são assim tão complicadas. É importante não esquecer que o pequeno-almoço deverá ser a primeira refeição do dia, a ser ingerida logo após acordar e não, como acontece muitas vezes, a meio da manhã!

No caso das crianças tal é ainda mais importante, de forma a garantir a concentração e energia que elas precisam para ter um bom desempenho escolar. Lembre-se: Quando esta refeição não tem lugar na agenda, os pais acabam por estar a contrariar exatamente o principal objetivo que os move: garantir aos seus filhos as condições ótimas para um excelente crescimento e sucesso na escola!

Texto: Ana Leonor Perdigão, nutricionista

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.*

Sem comentários:

Enviar um comentário