sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Acessórios essenciais - Os acessórios de maquilhagem são a chave para garantir um bom resultado

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/acessorios-essenciais-1186038.html

Acessórios essenciais
Os acessórios de maquilhagem são a chave para garantir um bom resultado.


A higienização e o acondicionamento destas ferramentas de trabalho também devem ser uma prioridade. É também importante conhecer os principais acessórios que existem e as suas finalidades para conseguir uma maquilhagem perfeita.

Obter uma maquilhagem perfeita exige o uso dos acessórios certos para o efeito. Esponjas redondas ou pontiagudas, pequenas ou grandes, borlas de diversos materiais e pincéis dos mais variados formatos, tudo depende da área do rosto que se vai trabalhar, da finalidade e, claro, do gosto de cada um.

Para aplicação da maquilhagem no dia a dia não será necessário utilizar todos os acessórios possíveis, no entanto, estes distinguem o trabalho dos profissionais. Apesar disso, saber quais os que se devem escolher e como avaliar a sua qualidade podem ser tarefas difíceis devido à evolução das tecnologias de fabrico. De facto, estes utensílios apresentam designs e matérias-primas diferenciados, pois cada um deles tem a sua função.

Um design, uma função
Para se executar uma boa maquilhagem é preciso utilizar cosméticos de qualidade, mas também bons pincéis. Cada tipo de pincel possui uma função na maquilhagem, isso varia de acordo com a sua textura ou espessura.

Existem pincéis para os olhos, rosto e boca, capazes de destacar os traços femininos e aumentar a beleza da mulher. Assim, numa classificação mais ampla, temos:

Pincel para blush e pó
Denso e, se possível, em ângulo, permite uma aplicação mais eficaz do blush, assim como espalhar convenientemente o pó por todo o rosto. O facto de ter ângulo significa que mais facilmente irá cobrir todos os poros.

Pincéis finos para o batom e para a sombra

Tanto para a aplicação da sombra como do batom, os pincéis devem ser compactos e com cerdas mais apertadas, ideais para uma aplicação mais precisa. O pincel da sombra também pode ser utilizado para colocar o corretor de imperfeições debaixo dos olhos. No caso dos lábios, o pincel deve permitir delinear e pintar o lábio, dando ao mesmo forma e espessura.

Pincel específico para o eyeliner

Para a aplicação do eyeliner devese optar por um pincel próprio para o efeito, fininho e com bico, para que a linha a traçar seja a mais perfeita possível.

Funcionalidades específicas

Dentro da classificação mais ampla (pincéis para olhos, rosto e boca), anteriormente referida, existem inúmeras subdivisões: uma ferramenta para cada ação. De facto, as diferenças entre os pincéis são, por vezes, subtis.

Rosto

Para aplicar a base
Utilizado para aplicar e distribuir a base em todas as áreas do rosto. É achatado e pode ter a ponta quadrada ou mais pontiaguda, de forma a espalhar a base por todo o rosto de forma moderada e natural. O pincel de formato quadrado é mais firme e pode ser utilizado tanto para espalhar bases líquidas como bases cremosas.

Para aplicar o pó
O seu formato arredondado e a sua textura macia devem possibilitar uma boa movimentação do mesmo. Além disso, deve ser grande e ter muitas cerdas para poder cobrir de uma só vez as áreas maiores do rosto. Existem também pincéis compactos, com cabo pequeno, que facilitam a aplicação do produto no pescoço e no decote.

Para corrigir imperfeições

Mais pequeno do que o pincel utilizado para aplicar a base, é achatado, fino, mais firme e suavemente pontiagudo, para uma aplicação precisa em pequenas áreas do rosto, tais como olheiras, ou marcas de borbulhas.

Para aplicar o blush

Para o blush em pó, o pincel tem de ser um pouco mais pequeno do que o utilizado para o pó, pois o objetivo é intensificar mais a cor. O de cerdas arredondadas executa movimentos circulares com perfeição, enquanto um pincel mais angular é mais indicado para marcar as maçãs do rosto.

Em leque
Este pincel serve para retirar os excessos de maquilhagem do rosto, como por exemplo o excesso de sombra que cai na hora da sua aplicação. Para além disso, também auxilia na aplicação do iluminador dando um efeito mais natural à pele.


Olhos

Para aplicar a sombra

É um dos pincéis mais populares. As suas cerdas são mais macias e não têm ângulos. Serve para aplicar a cor por toda a pálpebra. Possui cerdas arredondadas nas pontas. Existem em diversos tamanhos (pequenos, médios e grandes). O maior utiliza-se para a aplicação da sombra de base em toda a extensão do olho; o médio serve para aplicar a sombra na parte côncava do olho e no canto externo, e o pequeno é utilizado para iluminar a região próxima à sobrancelha e o canto interno do olho. Atualmente, já existem pincéis para a sombra com aplicadores descartáveis.

Para esbater a sombra
Existem vários tipos, mas uma das melhores opções é um pincel angular, porém, com pontas mais macias para propiciar movimentos leves e criar um efeito esbatido.

Para delinear
Com um formato angular e mais firme, semelhante ao de um pincel para delinear os lábios, tem como objetivo traçar linhas nas pálpebras, destacando deste modo o olhar. O pincel de eyeliner deve ter as cerdas bem juntas e uma ponta muito fina e cónica para conseguir um traço delicado e preciso.

Para definir as sobrancelhas

Este pincel, geralmente angular e de cerdas grossas, pode ser usado para aplicar produtos em pó, líquidos ou em creme, e tem como objetivo definir ou preencher a sobrancelha.

Para alongar as pestanas

Escovas descartáveis para a aplicação da máscara. A sua utilização é fortemente aconselhada no caso dos maquilhadores profissionais não só por uma questão de higiene mas também para evitar patologias e contágios.

Boca

Para embelezar os lábios
Para dar mais intensidade a esta zona do rosto, devem ser utilizados pincéis com cerdas firmes, juntas, finas e retas, ideais para o contorno dos lábios. Os de cerdas um pouco mais grossas e um pouco maiores são melhores para espalhar o batom.


Outros acessórios

Aerógrafo
O compressor pulveriza a base em micropartículas, de modo a esta ser absorvida uniformemente. A grande vantagem da aplicação de uma base com o aerógrafo consiste no facto de quase não ser necessário fazer um trabalho de correção.

Apara-lápis
Além de manterem os bicos dos lápis, uma passagem regular pelo apara-lápis ajudará a garantir que ficam limpos, para evitar espalhar germes e bactérias.

Borlas

Ideais para aplicar o pó solto. As faixas que envolvem algumas delas permitem uma perfeita aderência na mão. As borlas fofas são ótimas em contacto com a pele mas podem sobrecarregar a tez com pó. Para obter um acabamento mais natural recomendase a utilização de borlas em veludo para pressionar o pó na cara, principalmente à volta do nariz, no queixo e na testa – as áreas com mais tendência para brilhar.

Cotonetes

São essenciais em qualquer estojo de maquilhagem para retificarem vários acidentes com a máscara, o eyeliner ou o batom.

Pinça
Um acessório indispensável para manter as sobrancelhas arranjadas. Uma boa pinça deve possuir um cabo longo e fácil de agarrar e com uma ponta inclinada que apanhe bem os pelos. Para tirar os pelos em crescimento ou partidos, uma pinça com uma ponta fina é a mais indicada. Para além destas funções, a pinça também pode auxiliar a colocação das pestanas postiças.

Pincéis kabuki

Pincéis com pelos de nylon extrassuaves e com uma elevada densidade de cerdas, ideais para a aplicação do pó solto. A extremidade dos pelos contrasta com a cor do produto, o que ajuda a controlar a quantidade de pó que se leva para o rosto. Pincéis de nylon Especialmente concebidos para aplicação de bases líquidas. A sua forma e a textura dos seus pelos permitem obter uma aplicação uniforme e sem marcas.


Escova para sobrancelhas e pente para pestanas
O pente para as pestanas ajudará se a máscara ficar pastosa durante a aplicação. Se se mergulhar a ponta da escova para as sobrancelhas em gel para o cabelo ou em hidratante, antes de a passar pelas sobrancelhas, ajuda a manter os pelos no sítio.

Esponjas

No caso da aplicação das bases líquidas, para além dos pincéis, podem ainda ser utilizadas esponjas de extremidade pontiaguda, para melhor espalhar a base nas pálpebras, abas do nariz e olheiras, ou redondas, em vários tamanhos, para aplicação da base tanto no rosto como no corpo. Existem esponjas descartáveis.

Lenços de papel

Entre as suas muitas funções, podem ser usados para corrigir o batom, a lidar com escovas sobrecarregadas de rímel ou, quando pressionados sobre a pele, após a aplicação da base, para absorver o excesso do produto que, de outro modo, pode interferir com a duração da maquilhagem.

Pincéis modeladores (duplos)
São pincéis perfeitamente adaptados para corrigir e modelar a estrutura do rosto, com um lado biselado, para esculpir as partes proeminentes, e um lado arredondado para iluminar as partes encovadas.

Pincéis para pó solto recarregáveis

Permitem um resultado duradouro em poucos minutos.

Revirador de pestanas

Garante umas pestanas reviradas e mais longas. A máscara pode ser aplicada em menores quantidades pois vai notar-se mais. É recomendado aquecer as pontas do revirador de pestanas com um secador antes de o utilizar, mas cuidado para não queimar a pele em volta dos olhos.


Higienização
A maquilhagem merece os mesmos cuidados higiénicos que todos os outros produtos que entram em contacto com a pele. A sua aplicação deve ser feita através de pincéis, ou outros acessórios, e estes devem ser limpos regularmente. Os pincéis de maquilhagem, se forem de boa qualidade e bem cuidados, podem durar vários anos até ficarem degradados.

A limpeza dos pincéis pode ser feita com um produto específico para limpar pincéis de maquilhagem. A sua composição inclui normalmente uma pequena percentagem de álcool que limpa e desinfeta os pincéis permitindo uma secagem rápida dos mesmos. Contém por vezes óleos que hidratam as cerdas, aumentando assim a sua duração.

Após a lavagem, os pincéis devem secar naturalmente, sempre na posição horizontal. Utilizar secadores ou aquecedores para acelerar o processo só irá danificar as cerdas do pincel. Nunca se deve guardar os pincéis sem que as cerdas estejam completamente secas. Se o cabo do pincel for de madeira, não se deve molhar, mas sim ser limpo com um pano seco.

As esponjas de maquilhagem, tal como os pincéis, também devem secar naturalmente e guardadas só depois de ficarem totalmente secas. Existem produtos específicos para limpar as esponjas que substituem o sabão tradicional. Estes produtos mantêm a suavidade da esponja e contribuem para aumentar a sua duração.

Uma boa maneira de não sujar os pincéis com facilidade é ter um sítio específico para os guardar, estando separados da maquilhagem. A maquilhagem pode ser guardada, de forma segura, numa mala que evite a exposição ao sol e ao calor, enquanto os pincéis e as esponjas podem ser guardados, por exemplo, num estojo onde ficam limpos e arrumados.

Avaliação da qualidade
É importante que se invista em pincéis de boa qualidade. Essa qualidade pode ser testada passando-o pelas costas da mão. Se as cerdas se moverem todas na mesma direção é um bom sinal, mas se estas se abrirem em contacto com a pele, significa que o pincel não proporcionará controlo suficiente, dando origem a uma aplicação imperfeita.

A queda das cerdas é um outro fator avaliador da qualidade do pincel: se perderem cerdas de modo excessivo, isto demonstra má qualidade. Antes de comprar um pincel deve, portanto, testar esta situação. Para além disso, é ainda importante que o cabo do pincel seja confortável e se adeque à mão do profissional. Por norma, os pincéis de cerdas naturais feitos à mão duram muito mais tempo.
Personalizar pincéis

Pode adaptar os pincéis de maquilhagem às suas necessidades para facilitar e aperfeiçoar o seu trabalho: com uma tesoura, corte as cerdas dos pincéis de maneira a que se adaptem aos traços a maquilhar. Um pincel de sombra pode ser cortado para ficar com uma ponta inclinada, de modo a facilitar a definição da linha do olho; um pincel grosso pode ser cortado para formar uma ponta em forma de agulha, para usar nas sobrancelhas, e um pincel para os lábios pode ser transformado num pincel para eyeliner. As possibilidades são infinitas…

Texto: Patrícia Velez Filipe

Agradecimentos: M.A.C; Make Up For Ever; Make-Up Studio; SLA

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.*

© Andrejs Pidjass - Fotolia.com

Sem comentários:

Enviar um comentário