segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Bebidas depurativas: Cocktail de lima com maçã e gengibre

Uma bebida desintoxicante que sabe bem em qualquer altura

Muita gente não as associa imediatamente a dietas ou a regimes desintoxicantes e deuprativos mas as maçãs, ricas em fibras, vitaminas e minerais, são alimentos purificadores e um aliado essencial quando chega a altura de querer perder peso.

Além disso, ajudam a reduzir inflamações, contêm enzimas que facilitam a digestão, favorecem a eliminação das toxinas que estão na origem da celulite e ainda fazem desaparecer as irritantes manchas que, por vezes, surgem na pele.

As limas, como qualquer citrino, são uma boa fonte de vitamina C. Têm ainda a vantagem de purificar e hidratar o organismo, além de se revelarem eficazes no combate a infeções, tosses, constipações e dores de garganta. O gengibre, por seu lado, tem-se revelado eficaz na cura de gripe e de tosse e até em situações de ressaca.

Ingredientes
1 dl de sumo de maçã natural
1 pedaço de gengibre fresco
1 lima
2 dl de água

Preparação
1. Coloque o sumo de maçã num jarro ou num recipiente térmico. Lave o gengibre, descaque-o e corte-o em pedaços. Corte a lima em rodelas. Ferva a água.

2. Adicione o gengibre e a lima ao sumo de maçã. Adicione a água a ferver e misture bem. Deixe arrefecer e beba. Repita esta operação várias vezes ao dia para desintoxicar o organismo.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/cocktail-de-lima-com-maca-e-gengibre.html

Bebidas depurativas: Batido de vegetais e quivi

Uma bebida que funciona quase como uma refeição ligeira

Existem, por vezes, dias em que chega a hora a refeição mas a fome ainda não abunda. Nessas alturas, em vez de se empanturrar de comida ou ingerir alimentos mais calóricos, opte por um batido de fruta e vegetais, um cocktail saboroso, nutritivo e saciante.

Extremamente pobre em calorias, o aipo tem-se vindo a afirmar quando um alimento dietético e depurativo, com as vitaminas B3, C e E, além do betacaroteno, do ácido fólico, do cálcio, do potássio, do sódio e da fibra a assumirem-se como os seus principais nutrientes.

Combinado com o quivi, uma das maiores fontes de vitamina C, além de reforçar as defesas em períodos de maior frio, aumenta também o combate à retenção de líquidos. Este fruto remove ainda o excesso de sódio no corpo, o que ajuda a estabilizar os níveis de água nas células e reduz a tensão arterial. É uma boa fonte de magnésio, fósforo, potássio, bioflavonoides e ferro. Deve procurar aumentar o seu consumo durante os meses de inverno.

Ingredientes
1 cabeça de aipo
2 ramos pequenos de agriões
2 quivis
1 pimento amarelo
1 dl de leite

Preparação
1. Lave o aipo e corte-o em pedaços. Lave os agriões e separe as folhas dos talos. Descasque os quivis, lave-os e corte-os em pedaços. Lave o pomento amarelo e corte-o em pedaços.

2. Coloque o aipo, as folhas de agrião, os quivis, o pimento e o leite num liquidificador. Misture tudo até obter um preparado homogéneo. Sirva de imediato.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/batido-de-vegetais-e-quivi.html

Bebidas depurativas: Sumo de uva e ameixa com ruibarbo

Uma bebida saudável, desintoxicante e purificadora

Ricas em vitamina B1, B2, B3 e C, cálcio, cobre, ferro, magnésio e fósforo, as uvas são um alimento purificador e nutritivo, constituindo ainda uma boa fonte de potássio, zinco e flavonoides.

Muito antioxidantes, integram, contudo, uma quantidade de açúcares naturais que fazem com que possuam um elevado nível glicémico. As ameixas, por seu lado, são benéficas para a saúde do aparelho digestivo. Além de funcionarem como um poderoso laxante natural, fornecem vitamina C e E, betacaroteno, ácido fólico e potássio.

Ingredientes

1 cacho grande de uvas pretas (cerca de 400 g)
8 ameixas
2 caules de ruibarbo

Preparação
1. Retitre os pedúnculos e as grainhas às uvas. Lave e descaroce as ameixas. Corte-as em pedaços. Lave o ruibarbo e corte-o em pequenos cubos.

2. Coloque as uvas, as ameixas e o ruibarbo num liquidificador e triture até obter um liquído homogéneo. Transfira o sumo para um copo e beba de imediato. Se estiver muito sólido, adicione um pouco de água. Bom proveito!

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/sumo-de-uva-e-ameixa-com-ruibarbo.html

Bebidas depurativas: Batido de morango à moda da Índia

Uma bebida que combate infeções e limpa o intestino

Para auxiliar a digestão, na Índia, há séculos que se recorre ao psyllium, a casca moída da semente de uma planta, a Plantago ovata.

Esta substância em pó, muito rica em cálcio, magnésio, potássio, zinco e fósforo, combate infeções bacterianas e infeções fúngicas e atua como um poderoso laxante, descongestionando o intestino em situações de prisão de ventre. Há quem o utilize para engrossar sopas ou para polvilhar saladas e há quem o use para preparar batidos drenantes e purificantes.

Encontra psyllium seco em lojas especializados e em estabelecimentos indianos. Como alternativa, pode adquirir psyllium em cápsulas, em ervanárias, lojas de produtos naturais e estabelecimentos de produtos dietéticos.

Ingredientes

100 g de morangos
2 colheres (sopa) de natas light
1 colher (sopa) de frutose
1 colher (sopa) de psyllium seco
1 copo de água grande

Preparação
1. Lave os morangos, prepare-os e triture-os num liquidificador. Adicione as natas e a frutose e misture bem.

2. Misture o psyllium seco com a água. Adicione o preparado das natas e dos morangos e incorpore bem. Beba de imediato, antes que a bebida solidifique.

Recomendações
Para resultados mais rápidos, misture apenas o psyllium seco com a água. Depois de ingerir essa bebida, beba um copo de água grande. Quando tomar esta substância com o objetivo de combater e travar a prisão de ventre, tome um mínimo de oito copos grandes de água por dia.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/batido-de-morango-a-moda-da-india.html

Bebidas depurativas: Smoothie de pêssego e cenoura com camomila

Um cocktail refrescante e revigorante

Diuréticos e laxantes, os pêssegos são uma fruta rica em vitamina B, vitamina C, betacaroteno, tal como a cenoura, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco e flavonoides.

Além de eliminar toxinas, limpam o aparelho digestino e purificam os rins e a bexiga. Este efeito desintoxicante é outra das características que têm em comum com as cenouras, um dos maiores purificadores do organismo.

Apesar do sumo de cenoura conter um índice glicémico considerado elevado em comparação com outros alimentos, recomenda-se que não seja eliminado de um regime dietético hipocalórico nem de uma dieta alimentar equilibrada para manutenção de peso. A camomila, por seu lado, facilita a digestão e também se revela benéfica em situações de cólicas, gastrites, diarreia, úlcera péptica e gases, neste caso combinada com o alcaçuz e a hortelã-pimenta.

Ingredientes
1 pêssego grande
0,2 dl de sumo de cenoura
0,2 dl de chá de camomila
1 colher (chá) de germen de trigo

Preparação
1. Descasque o pêssego e corte-o em pedaços. Coloque-o num liquidificador e adicione o sumo de cenoura e o chá de camomila.

2. Adicione o germen de trigo e misture bem até obter um preparado homogéneo e cremoso. Sirva de imediato.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/smoothie-de-pessego-e-cenoura-com-camomila.html

Bebidas depurativas: Cocktail de laranja e framboesa com quivi

Uma bebida saudável com apenas 159 kcal

Comer várias peças de fruta por dia é um dos passos para uma alimentação saudável e, por isso mesmo, sugerimos-lhe que se refresque e se hidrate com cocktails que tenham como base a fruta.

Dê largas à imaginação, faça diversas combinações e não lhes junte álcool que é, como todos sabemos, prejudicial para a saúde e rico em calorias. Se tiver visitas em casa, vai impressioná-las com os seus dotes e vai contribuir para que todos obtenham nutrientes essenciais sem acrescentar grande quantidade de calorias.

Ingredientes
(4 pessoas)

400 ml de sumo de laranja natural
4 quivis
2 colheres de sopa de açúcar
100 g de framboesas

Preparação

1. Esprema as laranjas e verta o sumo para um copo grande de bater. Descasque os quivis e corte-os em pequenos cubos, deixando quatro rodelas intactas, coloque-os no mesmo copo e triture tudo até o sumo de laranja e o quivi ligarem por completo. Se preferir coe para retirar as pepitas do quivi e depois junte o açúcar e bata de novo até
dissolvê-lo completamente.

2. Verta o líquido para quatros copos e enfeite com as framboesas e uma rodela de quivi. Sirva de imediato. Nos meses de verão, se preferir, deixe algumas horas no frigorífico e sirva bem frio.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/cocktail-de-laranja-framboesa-e-quivi.html

Bebidas depurativas

Sugestões nutritivas e saborosas para limpar o organismo dos excessos da época festiva que se avizinha e que também podem substituir as bebidas alcóolicas e os refrigerantes.

Não perca os posts de hora a hora entre as 13h e as 18h com estas bebidas.