quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Os alimentos que deve privilegiar para combater a anemia

Debilidade, cansaço, desânimo, vertigens, dores nas pernas e palpitações são alguns dos sintomas desta doença, causada pela diminuição de glóbulos vermelhos no sangue. Grávidas, bebés e idosos costumam ser os mais afectados.

A causa mais comum é a falta de ferro. Quando o número de glóbulos vermelhos baixa, o abastecimento de oxigénio às células e aos tecidos também diminui, provocando cansaço e debilidade.

O que comer e beber?
  • Alimentos ricos em ferro (vísceras, carnes vermelhas, sardinhas, salsa, agrião, frutos secos, caça, berbigão, mexilhões, leguminosas, tofu...).
  • Alimentos ricos em vitamina C, para melhorar a absorção de ferro (citrinos, morangos, kiwi, verduras de folha verde, pimento, tomate...).
  • Algas e cereais enriquecidos com vitamina B12, se a anemia for consequência de uma alimentação vegetariana muito restritiva.
  • Infusões de urtiga, agrião e dente-de-leão, ricas em ferro; e de angélica, com vitamina B12 e ácido fólico.
  • Para que o ferro das carnes e verduras seja bem absorvido é necessário tomar mais vitamina C e combinar as leguminosas com hidratos de carbono, como o arroz ou as batatas.
O que reduzir ou evitar?

Não misture alimentos ricos em ferro com alimentos ricos em cálcio (lacticínios, sardinhas em conserva...) porque o cálcio diminui a absorção de ferro.

Fonte