segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Postura saudável à secretária - 9 regras essenciais para manter uma posição correta

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/checkup-prevencao/artigos-gerais/postura-saudavel-a-secretaria.html

As doenças que afetam a coluna são uma das principais causas de incapacidade física em Portugal.

As posturas incorretas que contrariam o equilíbrio corporal representam um dos principais fatores de risco destas doenças.

Para contrariá-las, é essencial que saiba manter uma postura correta nas diversas situações do dia a dia.

O sedentarismo, o stress e os condicionalismos do contexto laboral são os principais fatores de risco de uma postura incorreta. Se costuma permanecer sentado à secretária durante horas, este artigo é para si. Deixamos-lhe nove recomendações que deve (mesmo) seguir para manter uma postura saudável. Tome nota:

- Direcione a cabeça ligeiramente para baixo e virada para a frente.

- Sente-se com os ombros relaxados e costas direitas ou inclinadas ligeiramente para trás, encostadas à cadeira.

- Os joelhos devem estar ao mesmo nível ou ligeiramente abaixo do nível a que se  encontram as ancas.

- Os cotovelos devem estar junto ao corpo, fazendo um ângulo de 90 graus e à mesma  altura do teclado.

- Use um suporte para os pulsos.

- A cadeira deve ter apoios para os braços à mesma largura dos ombros.

- O rato deve estar colocado mesmo ao lado do computador.

- Deve ter espaço suficiente, debaixo da secretária, para as suas pernas se moverem.

- A intensidade da luz emitida pelo ecrã deve ser semelhante à luz ambiente.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

Reaproveitamento de soutiens velhos

http://www.tvi.iol.pt/mediacenter.html?gal_id=128760&mul_id=13522799&load=1&pagina=1&pos=2

Uma empresa com uma ideia inovadora foi ao programa "Você na TV" falar sobre o seu projecto de reaproveitar os soutiens velhos.


Saiba mais sobre a empresa "The Wonder re(usa) e abusa": http://thewonder-info.blogspot.com/

Coloração saudável - As tintas concedem estilo, luz e movimento ao seu cabelo. Mas sabe como mantê-lo saudável?

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/coloracao-saudavel-984437.html

Quem é que nunca se imaginou com uma cor de cabelo totalmente diferente? Seja uma mudança drástica ou pequenas madeixas, pintar o cabelo é uma opção que conquista cada vez mais adeptas, pela inovação imediata que tem no visual.

Hoje em dia, a coloração capilar está pensada para não estragar o cabelo, permitindo mais liberdade e frequência nas mudanças de cor. Ainda assim há cuidados essenciais que não deve esquecer. O colorista Joel Nunes partilha consigo alguns truques para manter um cabelo saudável, apesar de pintado.

Temporária ou permanente
A coloração capilar divide-se em dois tipos principais (temporária e permanente) que poderá escolher de acordo com o objectivo que pretende atingir. A coloração temporária dá mais brilho e é usada, normalmente, para cobrir cabelos brancos ou para conferir um tom mais discreto à cor natural. Este tipo de tinta sai gradualmente com as lavagens e não muda de um tom escuro para um mais claro, mas pode adicionar profundidade e beleza aos cabelos claros.

A coloração permanente penetra no núcleo interno do cabelo e por isso mantém-se mesmo após as lavagens. É a tinta indicada para resultados mais radicais como grandes mudanças de cor e permite descolorar os cabelos dependendo da força do peróxido de hidrogénio, mas o colorista deixa o alerta: «Quanto mais forte o descolorante, mais duro será o efeito no cabelo».

Em casa

Enquanto a coloração permanente só pode ser realizada em salões de cabeleireiro, se optar pela temporária pode fazê-lo você mesma. Existem vários produtos no mercado que permitem tratar da cor do seu cabelo em casa, o que na opinião de Joel Nunes «também tem um bom efeito, mas é mais difícil fazer uma boa aplicação da tinta e a parte de trás da cabeça nunca fica tão bem».

Uma das vantagens deste tipo de produto é que os amoníacos presentes nas suas fórmulas são mais ligeiros que os usados a nível profissional. Esta diferença na formulação é importante para evitar possíveis danos ou riscos, pois «assim uma pessoa que não tem conhecimento na área não prejudica tanto o cabelo», explica o colorista.

Atentados ao estilo
O maior erro que se comete ao tentar preservar a cor de um cabelo pintado é aplicar a coloração em todo o cabelo, o que acaba por sobrepor as tintas. Nestes casos, «deve pintar apenas o bocadinho da raiz que está com a cor original» defende Joel Nunes. A sobreposição de tintas pode ter resultados catastróficos como explica o colorista, «estas têm produtos descolorantes e se se colocar um castanho em cima do louro, por exemplo, pode ficar com uma tonalidade verde».

Além disso, com descolorante em excesso o cabelo fica «sem brilho, quebradiço e descaracterizado», alerta. Também a evitar é o uso do secador demasiado perto do cabelo. Siga o conselho deste especialista: «Mantenha o secador a, pelo menos, 25 centímetros de distância do cabelo.

Cuidados essenciais
O principal truque para ter um cabelo pintado e saudável é mantê-lo sempre hidratado. «Qualquer coloração, temporária ou permanente, seca muito o cabelo, a haste fica mais sensibilizada, por isso, o segredo é a hidratação», salienta Joel Nunes. Ao lavar depois de uma aplicação é importante «retirar muito bem a tinta em excesso, emulsionar e enxaguar mais que uma vez», explica o colorista.

No dia-a-dia, para ajudar a manter a cor e o brilho do cabelo, o especialista aconselha a não colocar directamente o chuveiro por cima da cabeça, mas antes a «emulsionar e massajar várias vezes o cabelo, fazendo muita espuma. Assim consegue mais brilho e mantém a cor durante mais tempo».

Aliados imprescindíveis
Quando escolher um champô deverá optar por um produto indicado para cabelos pintados, dado que «são produtos menos agressivos com um pH neutro, hidratam e ajudam a proteger do sol», explica o colorista. Pode ainda utilizar champôs com a cor equivalente à tonalidade que aplicou, o que também ajuda a manter os tons vivos e brilhantes, contudo, «este tipo de champô deve ser alternado com outro mais suave e neutro», alerta.

Para uma hidratação mais profunda, deve ainda aplicar, uma vez por mês, «uma máscara e deixar actuar no mínimo dez minutos em repouso». Em relação ao serum capilar, Joel Nunes defende a sua utilização apenas «para dar um acabamento, pois o objectivo não é hidratar. Às vezes é melhor cortar as pontas secas, do que colocar um serum».

Texto: Raquel Amaral com Joel Nunes (colorista)

Foto: Artur (com produção de Mónica Maia)

Bâton partido? Sombra danificada? Verniz sem fluidez? - Aprenda a consertar três cosméticos essenciais em três tempos

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/baton-partido-sombra-danificad-914742.html

O seu bâton partiu-se? A sua sombra dos olhos danificou-se?
O seu verniz está mais sólido?

Não os deite para o lixo. Pode recuperá-los num instante. Saiba como pode consertá-los num ápice, de uma forma rápida e eficaz. Aprenda estes truques simples e faça sucesso em frente às suas amigas!

SOMBRA
Problema: Partiu-se.
Solução: Reduza a sombra a pó solto, coloque-a numa caixinha e aplique-a com um pincel.
Dica: Em viagem, para evitar que a sombra parta, coloque um disco de algodão entre esta e a tampa da caixa.

BÂTON
Problema: Partiu-se ou perdeu solidez.
Solução: Empurre o bâton para o interior da embalagem e aplique-o com um pincel de lábios. Em alternativa, pode colocar o bâton num recipiente vazio de lipgloss e derretê-lo com um secador de cabelo até que adquira a forma da caixa.
Dica: Se o seu bâton ameaça derreter, coloque-o no frigorífico durante 20 minutos.

VERNIZ
Problema: Perdeu fluidez.
Solução: Coloque o frasco sob água quente para que o verniz recupere a consistência.
Dica: Guarde o verniz no frigorífico, para prolongar o seu tempo útil de utilização.

A base da maquilhagem - Os erros que não pode (mesmo!) cometer quando a usa

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/a-base-da-maquilhagem-1056166.html

Escolher a cor da base de maquilhagem não é tarefa fácil.

Muito pelo contrário! É preciso escolher sempre o tom mais parecido com o da sua pele.

Se quer escurecê-lo para lhe dar mais vida, o melhor é fazê-lo depois, com o blush ou com pós bronzeadores. Nunca deve escolher um tom mais escuro do que o seu porque se torna difícil de esbater no decote, impedindo um aspecto natural.

O tom das costas da mão, que é onde costumamos colocar a base fluída para verificar a cor, é diferente da do rosto. Por isso, é importante escolher o tom no rosto e não na mão. Para saber qual é a sua cor, siga este truque. Aplique três ou quatro tons que lhe pareçam parecidos com o da sua pele e espalhe-os um a um ao longo da linha do maxilar. Depois, escolha a que desaparece quando entra em contacto com a pele.

A textura também é importante
Hoje em dia as bases de maquilhagem são bastante evoluídas. Tem à sua disposição diferentes formatos que servem para obter o resultado que pretende.

Em pó, por exemplo, dão um aspecto mate. A base líquida tem um efeito luminoso em peles baças e corrige facilmente certas imperfeições. Para cada tipo ou estado da pele existe, por isso, uma textura de maquilhagem adequada:

Em creme
Indicada para peles secas, já que costuma conter bastantes agentes hidratantes.

Líquida
Pode ser ligeira ou densa, e tem uma aplicação fácil. Ideal para peles oleosas ou mistas, apesar de também poder ser usada em peles secas, sempre que contiver agentes humectantes.

Em pó
Apesar de poder ser aplicada em todo o tipo de peles, é mais adequada para as oleosas.

Mista
Uma textura que é meio creme, meio pó e que pode ser utilizada com bons resultados num rosto que tenha sido previamente hidratado.

Com pincel
Indicada para todas as peles porque proporciona um acabamento natural, sem pintar as sobrancelhas nem a linha de crescimento do cabelo.

Em stick
É a melhor opção para peles oleosas; não é muito aconselhável quando há secura, uma vez que marca muito as rugas.


Como aplicar?
Quando inicia o processo de maquilhagem, deve aplicar a base sempre a partir do centro do rosto, em direcção ao exterior, sem se esquecer de a esbater na zona dos olhos e orelhas.

Aplique a quantidade certa. Use um pincel para o rosto não ficar com um aspecto de máscara e a pele ficar sem manchas nem zonas mais carregadas ou pouco naturais.

Com o pincel não corre o risco de maquilhar pêlos, pelo que não mancha as sobrancelhas nem a linha de crescimento do cabelo. Se usar uma esponja, dobre-a para obter uma superfície arredondada que aplique a base homogeneamente.

Às vezes, convém usar previamente um iluminador-corrector. Aplique-o primeiro na zona das maçãs do rosto, abas do nariz, entre as sobrancelhas, no centro do queixo e em pontos mais escuros que queira iluminar. Depois, coloque a base no resto do rosto, esbatendo-a com a zona corrigida (para que não se note a linha de separação), mas sem cobrir o iluminador, para não anular o seu efeito.

Erros a evitar
Às vezes, as pressas, a falta de tempo ou até o facto de não estar familiarizada com o cosmético e a sua aplicação podem levá-la a cometer alguns erros. Os mais comuns são:

- Escolher mal o tom.
- Esfregar energicamente.
- Fazer a aplicação sob uma luz inadequada.
- Esbater mal, deixando marcas no pescoço.
- Aplicar outra camada de base quando a primeira não está bem esbatida. Nestes casos é mais conveniente lavar a cara e começar tudo de novo ou passar um lenço nas zonas onde há excesso de maquilhagem.
- Usar demasiado produto.

E depois?
Tão importante como aprender a técnica para aplicar maquilhagem, é saber retirá-la depois. Antes de se ir deitar, é imprescindível remover tudo com um desmaquilhante facial.

Isto permite que a pele respire, evitando impurezas, meio caminho andado para o envelhecimento precoce. Depois de eliminar a base, é necessário ainda aplicar um tónico e um creme nutritivo.

Texto: Madalena Alçada Baptista