sábado, 15 de dezembro de 2012

Dicas para quem procura emprego/preparar-se para uma entrevista

Para muitas pessoas uma entrevista de emprego (e a sua preparação) pode ser uma dor de cabeça.

Deixo-vos aqui 3 artigos que achei que podem ajudar

Como o artigo das 88 dias para uma entrevista de emprego é bastante comprido deixo o título e ao clicarem têm acesso ao artigo.
88 dicas para a tua entrevista de emprego

5 dicas que os jovens candidatos ignoram
13/12/2012
Os recém-licenciados, que estão à procura de um emprego, acabam por cometer erros graves ao entrarem em contacto com os recrutadores


Uma das partes mais importantes do teu processo de contratação é a forma como te apresentas aos recrutadores, seja antes, durante ou depois da entrevista de emprego. Porém, parece que a maioria dos jovens acaba por errar em alguns aspectos em particular. Fica a conhecer estes 5 conselhos e não percas mais nenhuma oportunidade:

1. "Obrigado"
Depois da entrevista, o que queres é relaxar, afinal, deste o teu melhor. Correto? Não. É importante enviar um "obrigado" pela entrevista, para te destacares perante os outros e para que ele se lembre de quem és.

2. Cedo, mas não tão cedo

É importante chegar com meia hora de antecedência. Mas ao quarteirão da empresa. Não apareças demasiado cedo perante a pessoa que vai te entrevistar. Chega à sala de espera 5, 10 minutos apenas antes da entrevista. Chegar antes disso pode fazê-los sentir que têm que parar o que estão a fazer para te entrevistar.

3. Revê
Quando incluires qualquer informação no teu currículo, espera um dia e depois revê-o, é o ideal. Pois quando lês passado algum tempo, ganhas o distanciamento de um estranho perante o teu próprio texto e tornas-te mais crítico. A maneira mais fácil de teres o teu CV rejeitado é cometendo erros de português. E se não o revês, eles vão passar despercebidos.

4. Pesquisa
Parece que muita gente ficou a pensar que se deve pesquisar sobre a empresa antes de irmos à entrevista. No entanto, é necessário fazê-lo antes de enviar o CV. É necessário que as tuas explicações e disposição das informações estejam de acordo com as especificações da vaga.

5. Perguntas
Não dês respostas prontas e não tentes responder ao que não entendeste. Se tentares enganar o recrutador com respostas mirabolantes e genéricas, ele vai perceber e não serás contratado. Se não entendeste a pergunta, pede-lhe para que seja mais claro. Não se espera que saibas tudo. Afinal, és um recém-licenciado.

Fonte

4 dicas de entrevista de emprego que os candidatos ignoram
15/11/2012
Estás a preparar-te para uma entrevista de emprego? Aqui ficam algumas regras importantes que devem ser respeitadas, mas que acabam por ser ignoradas pelos candidatos na maioria dos casos


A entrevista é o momento mais preocupante para quem deseja conquistar o primeiro emprego. A impressão que o entrevistador vai ter do candidato durante a conversa é importante para garantir a tão desejada vaga. No entanto, algumas regras fundamentais acabam por ser ignoradas pelos candidatos. Se desejas destacar-te antes, durante e depois da entrevista de emprego, consulta algumas dicas importantes para a entrevista de emprego e que geralmente são ignoradas pela maioria dos candidatos.

1. Envia um agradecimento
Depois de uma entrevista de emprego, a melhor forma de te destacares e de mostrares o teu interesse é enviar um e-mail ou carta de agradecimento pela oportunidade. Esta é uma ótima maneira de lembrar ao entrevistador quem tu és, e do teu interesse no estágio.

2. Chegar a horas
Para causar boa impressão, deves chegar ao local da entrevista com alguns minutos de antecedência. É importante que te apresentes uns 10 minutos antes da hora marcada, isso vai mostrar que tens interesse na vaga, e que não estás desesperado por um emprego.

3. Revê o teu currículo e carta de apresentação
Na hora de analisar o teu currículo, os recrutadores vão observar todos os detalhes. Antes de entregares o teu currículo ou carta de apresentação certifica-te de que eles foram revistos, e de que não há nenhum erro que possa comprometer o teu desempenho na entrevista.

4. Pesquisa sobre a empresa
Antes de te apresentares para a entrevista, deves fazer uma pesquisa sobre a empresa e a vaga disponível. Procura todas as informações sobre o que a empresa está a fazer atualmente e como gostarias de contribuir. Prepara-te para responder às perguntas e demonstra interesse pela vaga durante a entrevista.

Fonte