terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dicas para manter o peso - Emagreceu e está com medo de voltar a engordar? Siga os conselhos de quem sabe

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/dietas/dicas-para-manter-o-peso-814031.html


Dicas para manter o peso
Emagreceu e está com medo de voltar a engordar? Siga os conselhos de quem sabe


Muitas vezes não é a perda dos quilos que custa, mas a manutenção do peso ideal.

Se já alcançou o objectivo pretendido saiba como ficar sempre em forma.

«Uma vez atingido o objectivo é preciso reavaliar os resultados e o percurso que fizemos. Podemos introduzir algumas alterações no plano de treino para que não se torne enfadonho e a pessoa continue a sentir o desafio, senão desmotiva-se. O ideal seria intensificar o treino, mudar a natureza dos exercícios. Pode-se fazer de tudo, mas o importante é que a pessoa não pare», aconselha Duarte Galvão, personal trainer.

No ginásio
Está determinada em continuar em boa forma mas deseja inovar e sair de casa? Então saiba que as melhores aulas para queimar calorias e tonificar o corpo são as de RPM, Body Attack, Body Pump e Body Combat.

Se preferir os aparelhos de musculação, o ideal é conciliá-los com o uso de passadeira, remo, elíptica, bicicleta, o que ajuda a acelerar o metabolismo e, logo, a perder massa gorda.

Vá frequentemente à piscina, pois «a natação é uma boa opção para a perda de massa gorda, pelo facto de trabalhar muitos músculos, e previne lesões», refere Duarte Galvão. Assim, numa semana, por exemplo, vá um dia ao ginásio, um dia a uma aula e um dia à natação.

Elogio da sopa
Inicie a refeição com uma sopa de legumes, de preferência não passada para sentir-se mais saciada. No prato seguinte inclua novamente os legumes como recomenda Teresa Branco, fisiologista do controlo de peso:

«Ao comer a sopa já está a ingerir uma boa dose de vegetais, mas continua a ser importante incluí-los no prato principal. Quem não ingere de uma forma regular e em quantidade considerável este alimento, dificilmente conseguirá perder ou manter o peso, uma vez que os outras opções alimentares têm um valor calórico muito mais elevado».

No restaurante
Peça para retirarem os couverts da mesa não vá o tempo de espera traí-la. Caso a dose seja grande opte por partilhá-la como uma colega e complementá-la com salada ou legumes. À sobremesa prefira fruta ao natural.

Inove na cozinha
Cozinhe os alimentos ricos em hidratos de carbono juntamente com legumes para diminuir as calorias do prato, ou seja, faça arroz de grelos, de tomate... Tempere os cozinhados com azeite ou gorduras saudáveis como óleo de nozes, de amêndoa, de canola e de soja ou outros ingredientes light como o limão, as ervas aromáticas e as especiarias.

«Use azeite em substituição da manteiga para confeccionar ovos ou mesmo para as sandes ou torradas, mas sempre em doses moderadas, dado o seu valor calórico muito elevado», aconselha a especialista.


Aposte na fruta
Se a sua perdição são os doces experimente consumir diariamente alimentos que contenham fruta e verá que terá menos necessidade de ingerir alimentos ricos em açúcar com maior teor calórico.

Momento zen
Faça da refeição um momento de prazer, comendo devagar e mastigando bem os alimentos. Pouse os talheres a cada garfada e saboreie os alimentos para ter uma maior percepção de quando já está saciada, evitando comer em excesso.

Snacks saudáveis
Elimine do seu raio de visão tudo o que lhe possa despertar o apetite e fazê-la cair em tentação. Organize o frigorífico e a despensa destacando os alimentos bons e abolindo os piores.

Leve sempre consigo snacks saudáveis e de fácil conservação, que lhe permitam combater a fome sem recorrer às más opções das máquinas e pastelarias. Faça sanduíches minimalistas. Use pequenas fatias de pão (escuro) e apenas uma única fatia, de fiambre ou queijo, por exemplo.


O que (não) a faz engordar - Dissipe todas as dúvidas sobre o pão, o leite, as gorduras e os frutos secos

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/dietas/o-que-nao-a-faz-engordar-1106018.html


O que (não) a faz engordar
Dissipe todas as dúvidas sobre o pão, o leite, as gorduras e os frutos secos


A gordura é assim tão prejudicial? A cerveja faz barriga? Quando se está de dieta é preciso deixar de comer pão?

Ajudamo-la a dissipar todas as suas dúvidas, porque para comer bem basta saber como. Existem muitos mitos relacionados com hábitos alimentares. Isto engorda, aquilo não...

Mas o que realmente importa é como comer bem, equilibrada e variadamente, sem termos de nos aborrecer com a balança.

O fundamental é poder comer-se de tudo, sempre que se nutra o corpo e não se abuse dos alimentos mais calóricos. Quando se fala em emagrecer parece sempre que há uns alimentos mais perigosos do que outros. A primeira coisa a ter em conta é que, «salvo em dietas restritivas indicadas apenas em situações de patologia específicas, todos os alimentos podem ser permitidos quando se tem uma vida activa e se come de forma variada e equilibrada», explica Tiago Osório de Barros, nutricionista na Dermonutri – Espaço Saúde e Qualidade de Vida.

Por exemplo, «um pedaço de chocolate não faz mal desde que se coma com conta, peso e medida e não se façam outras extravagâncias alimentares no mesmo dia», exemplifica o nutricionista. Dito isto, vejamos a seguir algumas verdades e mentiras sobre o que nos engorda (e o que não).

Comer bem
Na opinião do nutricionista, «a base de uma alimentação equilibrada e saudável está em comer de tudo, variando o mais possível, privilegiando as proteínas e os hidratos de carbono, e contendo a ingestão de gorduras ».Mas, quanta gordura menos? É preciso eliminá-la? Atkins, um conhecido nutricionista norte-americano, criou, nos anos 70, uma dieta, à qual deu o seu nome, para se perder peso em pouco tempo e sem passar fome, comendo carnes e gorduras.

Nesta dieta, suprimem-se os açúcares refinados de qualquer tipo durante várias semanas e limitam-se ao máximo os hidratos de carbono (só são permitidos aqueles contidos nas verduras). Sim, consegue-se uma perda de peso notável em pouco tempo mas quem é que vai querer comer enchidos sem restrições sem os acompanhar com um pedaço de pão? «Tratava-se, fundamentalmente, de uma dieta hiperproteica, envolvendo vias metabólicas diferentes no organismo», adianta Tiago Osório de Barros.

Na altura, muitos nutricionistas levaram as mãos à cabeça com esta teoria, já que deitava por terra a famosa pirâmide nutricional mediterrânica, que recomenda uma ingestão diária de 6 a 10 porções diárias de hidratos de carbono. Mas, para felicidade de Atkins, o seu postulado foi avaliado cientificamente em estudos rigorosos sobre o comportamento dos hidratos de carbono e a tendência do nosso organismo para armazená-los como reserva.

No entanto, também há investigações (também muito rigorosas) que comprovam a possibilidade de emagrecer limitando o consumo de gorduras e aumentando o de hidratos de carbono. É o modelo que mais se aproxima das recomendações da Organização Mundial de Saúde sobre alimentação equilibrada que, tal como explica o nutricionista, «preconiza que a ingestão calórica diária total seja repartida por 50% de hidratos de carbono, 30% de gordura e 20% de proteínas». Em que é que ficamos, afinal? Se existem verdades sobre a alimentação que não mudaram com o passar do tempo, são as seguintes:

- Não há nada melhor do que seguir uma alimentação equilibrada e variada, na qual não existam alimentos proibidos, desde que sejam ingeridos com peso e medida. Na prática, quer isto dizer que há sim alimentos com os quais devemos ter alguma contenção.

- Quanto mais naturais forem os alimentos (sem serem processados, refinados ou sofrerem um processo industrial), mais nutrientes e benefícios nos dão e melhor funciona o corpo.

- A ingestão excessiva de calorias sem o correspondente dispêndio através de actividade e exercício físico, provoca obesidade, e esta é um factor de risco para muitas doenças e a causa de muitas outras. Tanto faz se as calorias provierem de gorduras, proteínas ou hidratos de carbono. Quando se come a mais do que se gasta, engorda-se.

Então, as gorduras são boas?
Os frutos secos e o azeite devem ser as nossas principais fontes de gordura, e esta nunca deve representar mais de
30-35% do valor calórico da alimentação diária.

Os frutos secos não são um aperitivo. São considerados autênticas cápsulas de saúde, bem-estar... e energia!

E alguns, como a amêndoa, podem conter até 50% de ácidos gordos essenciais, como o oleico, que ajuda a reduzir o colesterol, para além de serem ricos em proteínas, vitamina E (antioxidante) e minerais difíceis de encontrar noutros alimentos, como potássio, fósforo, magnésio, ferro e cálcio. Definitivamente, são ricos em proteínas e minerais, e combatem o colesterol. O que mais se pode pedir de um alimento tão pequeno?

No que diz respeito ao azeite, é considerado a gordura vegetal mais saudável. É verdade que a maioria dos óleos vegetais contêm gorduras poliinsaturadas, mas o azeite, contém, para além destas, gorduras monoinsaturadas, pelo que o seu efeito protector é duas vezes maior.

Apesar de ter poucos ácidos gordos poliinsaturados, tem o suficiente para cobrir as necessidades diárias mínimas (cerca de 10 g). Para além disso, é mais resistente à oxidação quando é aquecido, por ser rico em vitamina E (antioxidante), do que outros óleos vegetais que, basicamente, é o que torna os óleos prejudiciais. Suporta, sem mudanças notórias os 200º C, contra a média de 100º C que os restantes óleos suportam. É a melhor gordura para fritar.

Cerveja = barriga?
O conteúdo calórico de uma cerveja é baixo. 100 ml têm apenas 29 calorias, e no caso da cerveja sem álcool, este valor desce para as 7 calorias/100 ml.

Há que esclarecer mitos como o que diz que a cerveja é a culpada pela chamada curva da felicidade. O que a faz crescer é ter uma alimentação desequilibrada, a falta de exercício e, em alguns casos, a informação genética. Ainda assim, um estudo recente do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) espanhol concluiu que, depois de um consumo moderado de cerveja por adultos saudáveis, não se produz nenhuma alteração no peso nem na massa corporal.

A cerveja é uma bebida fermentada, de baixa graduação. É elaborada com água, cevada, malte e lúpulo, e destes ingredientes advêm mais de 2000 nutrientes, como vitaminas do grupo B (especialmente, ácido fólico), fibra, minerais (silício, potássio, magnésio, cálcio e pouco sódio), entre outros. Paralelamente, nas últimas décadas publicaram-se inúmeras investigações que apontam para um possível benefício do consumo de cerveja para a saúde óssea, neuronal ou imunológica.

E o leite, é melhor se for magro?
Muito nutritivo, rico em proteínas, cálcio e outros minerais, como iodo, fósforo e zinco, é muito recomendável em fases de crescimento, gravidez e menopausa. Contudo, é um alimento polémico. «Está demonstrado que o ser humano assimila pior o leite à medida que o tempo passa e se deixar de o consumir. Mais concretamente, a lactose, o açúcar do leite, porque a lactase, a enzima que degrada a lactose, vai-se perdendo com o passar do tempo se a pessoa deixar de consumir leite», adverte o especialista. De facto, é uma das substâncias que mais intolerância provoca. O que fazer?

Se houver problemas de peso e de colesterol, o ideal é ingerir leite magro. Mas procure as variedades enriquecidas com vitaminas A e D, que são as que se perdem no processo de emagrecimento do leite. As pessoas alérgicas à lactose podem optar por outros tipos de leite (para além dos leites de soja ou arroz também já há leite sem lactose) e derivados que se digerem melhor, como o iogurte ou o queijo sem lactose.

«Beber leite é um hábito importantíssimo, pela sua riqueza em cálcio e por estar associado a um menor risco de alguns cancros, como o do cólon, e de osteoporose», remata Osório de Barros.


E o pão?
Não, não engorda. Num estudo recente, intitulado «Influência do consumo de pão em estado ponderal [jejum]», do Grupo de Investigação em Nutrição da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), concluiu-se que não existe nenhum fundamento cientifico para excluir ou reduzir o pão da dieta habitual.

E mais, uma alimentação rica em pão, sobretudo integral, favorece a diminuição de peso, do diâmetro da cintura ou do IMC (Índice de Massa Corporal).

Por isso, insiste-se na importância de tanto o pão como os cereais fazerem parte da alimentação habitual de todas as pessoas, com ou sem excesso de peso, já que quase não contêm gorduras e são ricos em vitaminas B e fibra (se forem integrais). De acordo com Tiago Osório de Barros «é a melhor arma para dar a saciedade esperada das refeições, por ter hidratos de carbono de absorção lenta».

Sabia que...

Se não dormir, engorda. A Comissão Europeia publicou um relatório que afirma que dormir menos de 8 horas por dia reduz os níveis de leptina (hormona redutora do apetite) e sobe os de grelina (estimulante do apetite). Ou seja, para além de não dormirmos bem, engordamos.

Texto: Ana Catarina Alberto com Tiago Osório de Barros (nutricionista)



Férias na linha - 15 truques para evitar que o ponteiro da balança suba em tempo de ócio

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/dietas/ferias-na-linha-1010367.html


Férias na linha
15 truques para evitar que o ponteiro da balança suba em tempo de ócio


As férias são tempo de sol, praia e lazer, mas para muitas pessoas, significam também o período em que ganham alguns quilos a mais.

Para combater este problema basta não fazer excessos alimentares e mexer-se.

Não queremos que perca as jantaradas com amigos e família, mas se puder ingerir alimentos saudáveis tanto melhor e se, em vez de passar uma tarde na esplanada ou deitada na toalha, praticar exercício físico melhor ainda. Dê primazia a alimentos saudáveis, ricos em fibras e pobres em gordura e açúcar e beba água para matar a sede em vez dos refrigerantes e cervejas.

Não salte refeições e tenha sempre consigo um snack para petiscar quando a fome aperta. Se seguir as nossas dicas, poderá olhar para a balança sem receios e usufruir do Verão como merece.

{1} Nas férias, há tendência para não ter horários, no entanto, as refeições não devem ser esquecidas. Comece a manhã com um bom pequeno-almoço. Este é o melhor truque para acelerar o seu metabolismo e ingerir menos calorias durante o dia.

{2} Coma de três em três horas para evitar que os mecanismos de saciedade disparem. A fruta, fácil de transportar, é um excelente snack para o meio da manhã e da tarde quando está na praia ou anda a passear.

{3} Prefira alimentos ricos em fibra, que são mais saciantes por serem de digestão lenta e que, logo, ajudam a reduzir o número de calorias ingeridas ao longo do dia.

{4} O calor faz com que as pessoas procurem pratos mais ligeiros, como é o caso das saladas, que são frescas e muito nutritivas se juntar os ingredientes certos. Mas lembre-se que os molhos podem arruinar uma refeição saudável, devido à quantidade excessiva de gorduras que possuem. Para temperar, use exclus ivamente azeite, vinagre e limão e polvilhe com ervas aromáticas. Este último gesto ajuda a reduzir também a quantidade de sal usada.

{5} Se nas suas férias vai comer sempre em restaurantes, não abuse dos pratos com muita gordura, dos fritos, prefira vegetais a outro tipos de acompanhamento. Evite as entradas e coma sempre sopa para evitar exageros no segundo prato. Em muitos hotéis, os buffets e os menus têm já opções mais light e até vegetarianas.

{6} Se gosta de cozinhar aproveite o tempo livre para experimentar receitas com produtos novos e saudáveis, que pode comprar nos mercados dos locais onde está a passar férias. Quando chegar a casa reúna a família na cozinha e confeccionem a refeição em conjunto.

{7} Evite os fritos e os gratinados, opte pelos cozidos, assados e grelhados, pratos que não necessitam de muita gordura na sua confecção. Quando esta for indispensável, prefira o azeite a qualquer outra.

{8} Aproveite também para saborear a refeição calmamente, sentir-se-á mais saciada e terá aproveitado o sabor, o aroma e as texturas de cada alimento, para além de digerir melhor.

{9} Se optar por comer sandes, escolha pão escuro e aposte nos vegetais. Alface, tomate, rodelas de pepino, espinafres e agriões são o acompanhamento ideal para queijo magro, fiambre de peru ou até atum, alimentos que não põem em risco a linha.

{10} Os gelados de fruta e água, bem como a gelatina, são uma óptima opção para sobremesa. Têm menos quantidade de açúcar e gordura do que os outros doces.

{11} No Verão, é normal sentir-se mais sede. Por isso, aproveite para beber água e se quiser variar beba chá sem açúcar e sumos de fruta. Evite os refrigerantes, geralmente ricos em açúcar ou prefira as suas versões light.

{12} Lembre-se que as bebidas alcoólicas têm sete calorias por grama, por isso, deixe o álcool para ocasiões muito especiais. Idealmente as mulheres não devem beber mais de 125 ml de álcool por dia e os homens 250 ml.

{13.} Férias até podem ser sinónimo de dolce fare niente. Todavia, isso não pressupõe ser-se totalmente sedentário. Não é necessário ir para o ginásio. Basta seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde. Pratique diariamente 30 minutos de actividade física.

{14} Se vai de férias para uma cidade aproveite para andar a pé em vez de carro ou transportes públicos. A bicicleta também pode ser uma boa opção.

{15} Na praia aproveite para caminhar, correr, jogar voleibol, raquetes, brincar com os seus filhos e nadar. Ficar o dia inteiro estendida na toalha é completamente proibido.

Texto: Rita Caetano


Como não engordar nas férias - Dicas para manter a forma enquanto descansa e se diverte

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/dietas/artigos-gerais/como-nao-engordar-nas-ferias.html


Como não engordar nas férias
Dicas para manter a forma enquanto descansa e se diverte


Passamos o ano a culpar o stress e a falta de tempo pela alimentação pouco saudável.

Mas nas férias acabamos por engordar, quando planeámos justamente o oposto!

A desorganização dos hábitos alimentares e a inércia associada ao descanso são responsáveis pela acumulação de quilos indesejados no final do Verão. Como manter a forma sem estragar as férias?

Vício de boca
Se dedicou os três últimos meses a pôr-se em forma, qual é a lógica de deitar tudo a perder em três semanas de férias? O objectivo pode não ser emagrecer nas férias (afinal, não é altura para sacrifícios). Mas manter a silhueta que conquistou é o mínimo. E é fácil de conseguir.

Teresa Branco, fisiologista na gestão do peso da Clínica Metabólica, explica porque sentimos vontade de comer: «A fome deriva da necessidade do corpo em obter energia, resultando da diminuição da glicose no sangue».

«A resposta imediata do cérebro à redução da glicose é a manifestação da vontade de ingerir alimentos. Quanto maior a fome, maior o desejo por alimentos de fácil absorção, que proporcionam a rápida reposição dos níveis de açúcar no sangue», sublinha. É crucial manter os níveis de glicose estáveis, para não sentir fome descontrolada que leva ao consumo exagerado e aleatório.

Comer de três em três horas é a chave. Há também que saber distinguir entre a fome fisiológica e a vontade de comer (que pode ser fome emocional: comer para compensar sentimentos de ansiedade, tristeza ou frustração) ou simples vício de boca. Este último traduz-se, frequentemente, no costume de petiscar.

Em férias parece que há tentações onde quer que vá: cervejas na esplanada; bolas de berlim e gelados na praia; bolachas ao lanche; sobremesas em casa dos amigos; aperitivos antes do jantar; cocktails nas saídas à noite; cachorros quentes e tostas mistas de madrugada...

Petiscar ao longo do dia é, muitas vezes, um comportamente quase inconsciente. Seja forte e esteja atenta aos sinais que o seu cérebro envia ao estômago. Não ceda a gulodices ou ao vício de boca.

ERROS A EVITAR

Desorganização das refeições

Acordar tarde, saltar o pequeno almoço, jantar às 23h00, passar o dia a petiscar em vez de fazer refeições completas são erros frequentes em férias. Saiba que dormir a horas certas, acordar cedo e tomar as refeições regulares mantém o seu corpo e espírito equilibrado.

Inércia

Descanso e inactividade não são a mesma coisa e podem até ser incompatíveis. Se não quer engordar nas férias, aposte na actividade física como divertimento.

Jogar à bola, nadar, caminhar à beira-mar, andar de bicicleta, experimentar desportos radicais são exemplos do que pode fazer para relaxar e/ou divertir-se, quebrar a rotina, descansar a cabeça e manter-se em forma.

No final, em vez de ficar cansada, vai sentir energia extra e a satisfação de saber que rentabilizou o tempo de lazer. Muito importante: habitue-se a dar uma caminhada após as refeições. Se quiser, faça uma curta sesta, mas só depois do passeio a pé.

Os perigos dos passeios gastronómicos

Passeios gastronómicos
Evite eventos cujo pretexto seja a comida. Estes fazem com que se sinta obrigada a justificar a sua presença comendo e bebendo em quantidade.

Em vez de uma deslocação a determinada região para degustar vinhos e enchidos, organize safaris fotográficos ou um rallypaper, por exemplo. Em vez de um churrasco, desafie os amigos para um campeonato de Trivial Pursuit.

Jantaradas
Reduza o consumo de hidratos de carbono na parte final do dia. O seu corpo não vai ter tempo de gastar estes açúcares lentos que, inevitavelmente, serão armazenados no organismo e convertidos em gordura.

Brindes com álcool

Uma dose de whisky tem cerca de 250 calorias. Reserve as bebidas alcoólicas apenas para os dias festivos. Beba só um copo e vá juntando gelo.

TRUQUES PARA ENGANAR A FOME

Coma sem exageros
Faça seis refeições por dia, intervalando as mais substanciais com as mais ligeiras. Não se deixe ficar esfomeada, porque aí não haverá força de vontade capaz de controlar o seu apetite devorador. Mastigue devagar.

Beberique

Congele sumo de limão em cuvetes e dilua os cubos em água para reconfortar o estômago ao longo do dia, ao mesmo tempo que hidrata o organismo.

Prefira os sumos de frutos aos refrigerantes e beba-os com muito gelo e/ou diluídos em água.

Leve comida de casa
Se vai ficar fora de casa horas suficientes que justifiquem uma refeição reforçada, leve uma lancheira refrigeradora para transportar fruta e água, fatias de pão escuro com queijo fatiado, alface e tomate. Assim não tem desculpa para ceder aos gelados, refrigerantes, bolas de berlim e outras tentações.

Em viagem, evite os pacotes
Se vai para fora, fuja dos snacks empacotados e muito calóricos dos aeroportos e estações de serviço. Evite comer enquanto conduz.

Para além de ser uma atitude perigosa, implica a ingestão de alimentos nomalmente muito calóricos e de fraco valor nutritivo (batatas fritas, chocolates, refrigerantes, bolachas...). Aproveite as pausas nas viagens para fazer refeições completas ou lanches equilibrados.

Cuidado com o que escolhe para comer nos restaurantes
Opte sempre por refeições pobres em gorduras e nunca dispense uma dose generosa de vegetais. Mas cuidado com os legumes salteados.

Tendem a ter demasiada gordura e, assim, são contraproducentes. Cuidado também com as sobremesas, não se deixe levar pelos pudins, bolos e mousses caseiros. Fruta da época, sem açúcar nem calda ou natas, é a melhor opção.

Texto: Ana Prista
Revisão científica: Dr. Pedro Queiroz (Clínica de Nutrição do Porto) e Dra. Teresa Branco (fisiologista na gestão do peso da Clínica Metabólica)


A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"


8 truques para manter o peso - Os pressupostos que deve ter (mesmo) em conta

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/dietas/artigos-gerais/8-truques-para-manter-o-peso.html

8 truques para manter o peso
Os pressupostos que deve ter (mesmo) em conta


Actualmente, a investigação científica no âmbito da obesidade preocupa-se em perceber por que algumas pessoas conseguem manter o peso perdido durante muitos anos e por que outras (a maioria) tem muita dificuldade em fazê-lo.

Com esse objectivo, foi criado, nos EUA, um registo de controlo do peso que identifica o padrão de comportamentos adoptado por aqueles que são bem sucedidos na gestão do seu peso após a perda.

O objectivo é fornecer ajuda a outras pessoas que necessitem de gerir o seu peso a longo termo.

O registo nacional de controlo do peso americano (NWCR) conta com a adesão de mais de 6.000 indivíduos que obtiveram sucesso a longo prazo na gestão do seu peso. Este é, por isso, o maior grupo bem sucedido na perda de peso e respectiva manutenção.

Com base no tratamento dos dados obtidos neste registo, na última década, foi identificado um padrão de comportamentos similar entre aqueles que obtiveram sucesso no controlo do seu peso, que permitiu elaborar oito recomendações para manter o peso após a perda:

1. A intervenção na manutenção do peso não deve ser idêntica à utilizada durante a perda de peso.

2. Certifique-se que é fisicamente activo durante o processo de perda de peso.

3. As abordagens alimentares pobres em gorduras são melhores na prevenção do ganho de peso após a sua perda.

4. Tome o pequeno-almoço todos os dias.

5. Registe o seu peso periodicamente e regularmente, mantenha os registos alimentares e de actividade física diariamente.

6. Faça, pelo menos, 1 hora de actividade física diária de intensidade moderada.

7. Mantenha um padrão alimentar regular.

8. Limite o tempo de permanência em frente à televisão.

O panorama português
Em Portugal, na Faculdade de Motricidade Humana, em parceria com a Direcção Geral da Saúde – Plataforma Contra a Obesidade e a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, foi apresentado, no passado dia 15 de Abril, o Registo Nacional de Controlo do Peso (RNCP).

Este registo nacional, de participação voluntária, permitirá identificar indivíduos adultos com sucesso na redução e manutenção do peso a longo prazo, caracterizar os métodos associados à perda de peso bem sucedida.

Além disso, com este método será possível descrever as estratégias de manutenção do peso adoptadas.

O RNCP conta já com cerca de 200 casos de sucesso que constituem exemplos a seguir, especialmente por quem tem excesso de peso ou obesidade, que é o caso de mais de metade da população adulta portuguesa. Estes relatos podem ajudar mais portugueses a transformar as suas tentativas de perda e manutenção de peso em casos de sucesso.

Texto: Teresa Branco (coordenadora da Clínica Metabólica e investigadora no Laboratório do Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana)

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"


12 estratégias para gerir o seu peso - Saiba como obter resultados visíveis mudando uma dúzia de hábitos diários

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/dietas/artigos-gerais/12-estrategias-para-gerir-o-seu-peso.html

12 estratégias para gerir o seu peso
Saiba como obter resultados visíveis mudando uma dúzia de hábitos diários


Quer aprender a gerir o seu peso? Consiga-o com um programa de 12 semanas que ajuda a adquirir um estilo de vida saudável e, consequentemente, a conseguir uma melhor gestão do seu peso. O programa inicia-se com os 12 passos/rotinas que deverá adquirir para melhorar o seu estilo de vida.

O objectivo deste programa é potenciar o início da mudança em cada um nós. Não está, portanto, unicamente direccionado para pessoas com excesso de peso ou obesas.

Qualquer pessoa deverá alimentar-se convenientemente, realizar exercício de forma regular e gerir o seu peso. Lembre-se que prevenir é mais sensato que remediar.

12 passos para gerir o seu peso :

1. Faça actividade física todos os dias
No ginásio, em casa ou na rua, deverá despender, diariamente, algumas calorias. As calorias despendidas no trabalho, usualmente, não são suficientes para nos ajudar a gerir o peso.

2. Coma mais vegetais e frutas
Opte por incluir no seu dia alimentar cerca de 9 doses de fruta e vegetais.

3. Coma várias vezes ao dia
Faça entre 6 a 8 refeições diariamente.

4. Ingira gordura saudável
Um plano alimentar para perda ou manutenção do peso deve incluir diariamente alguma gordura saudável, como o azeite ou alguns óleos vegetais.

5. Melhore a qualidade dos hidratos de carbono que ingere
Ingira hidratos de carbono com uma maior quantidade de fibra. Os alimentos integrais, usualmente, têm uma maior quantidade de fibra.

6. Seleccione proteínas saudáveis
Faça uma maior ingestão de proteínas ricas em gordura saudável, em detrimento de outras mais ricas em gorduras menos saudáveis, como as carnes vermelhas.


7. Mantenha-se hidratado
Ingira cerca de 8 copos de água por dia.

8. Beba álcool com moderação (facultativo).
A dose diária recomendada para as mulheres é de um copo e para os homens de 2 copos.

9. Aprenda a gerir o seu stress
As hormonas implicadas nos processos de stress promovem um aumento do apetite e uma maior predisposição para ganhar peso.

10. Coma com consciência e prazer

Tenha noção das calorias que ingere. Seleccione, também, alimentos lhe dão muito prazer, ainda que em quantidade reduzida.

11. Controle as suas necessidades energéticas diariamente

É importante perceber as suas necessidades energéticas diárias e ingerir o número de calorias adequadas a si.

12. Ingira de forma regular um suplemento vitamínico e mineral
Uma ingestão de um suporte vitamínico e mineral pode ser muito benéfico desde que adequado às suas necessidades.

Para saber mais, leia o livro Estratégias para gerir o seu peso, de Teresa Branco (Caleidoscópio, 14€). Para além do programa de 12 passos, inclui um questionário que lhe permitirá perceber quais os hábitos que deve optimizar para estabelecer novas rotinas (deve ser realizado semanalmente durante as 12 semanas de duração do programa) e planos alimentares e de exercício, desenvolvidos com base no peso actual e na perda de peso pretendida.

Texto: Teresa Branco (coordenadora da Clínica Metabólica e investigadora no Laboratório do Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana)

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"


Para comer bem e não engordar - Como comer para manter o seu peso ideal

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/dietas/artigos-gerais/para-comer-bem-e-nao-engordar.html

Para comer bem e não engordar
Como comer para manter o seu peso ideal


Ao pequeno-almoço
O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Deve, por isso, ser muito completo: com fruta ou sumo natural, um lacticínio (leite ou iogurte), hidratos de carbono (pão, cereais) e um pouco de proteínas (fiambre de peru ou frango, queijo).

Notará como assim recarrega baterias para enfrentar mais um preenchido dia de trabalho.

Não precisa de seguir um regime rigoroso: coma de tudo mas com moderação

Coma carnes pouco gordas (vitela, peru, coelho, frango) 4-5 vezes por semana e, de preferência, sempre ao almoço. De peixe azul a quantidade recomendada é de:

3 vezes por semana
Consuma diariamente fruta fresca (2 a 3 peças diferentes por dia) e verduras (ao almoço e jantar). A massa, o arroz e a batata deve comê-los preferencialmente ao almoço e em pequena quantidade; se seguir esta regra pode incluí-los no prato todos os dias.

E não se esqueça de comer leguminosas (grão, ervilhas, lentilhas), pelo menos, 1 a 1 vezes por semana.

Não está de dieta, mas há alimentos que deve evitar

Evite, sempre que possível, refeições preparadas, aperitivos de pacote e pastelaria industrial. Também não deve abusar dos refrigerantes nem da fast food.

Lembre-se que há imensas receitas rápidas, fáceis de preparar e muito saborosas, como as que encontra no nosso site e nas edições em papel da revista Prevenir. Evite os fritos, panados e folhados.

Escolha sobremesas saudáveis como sorvete de fruta
Claro que pode comer sobremesa depois de comer, mas não deverá optar por bolos após as refeições. Boas ideias?

Ao almoço: sorvetes de fruta, saladas de fruta, sobremesas à base de iogurte

Ao jantar, é ficar-se por uma infusão ou um sumo natural.

Coma fruta a meio da manhã

Não sacie a fome com bolachas. O melhor é comer fruta ou beber um sumo natural: de ananás, laranja, cenoura, tomate. O melhor momento para comer fruta é a meio da manhã e a meio da tarde que é quando o corpo pode captar todas as suas vitaminas e propriedades. Em alternativa? Um punhado de frutos secos (nozes, avelãs).

Hidrate o seu corpo
É importante que beba entre 1,5 e 2 litros de líquidos por dia, preferencialmente, água.

Não abuse das bebidas alcoólicas, sobretudo as de elevado grau de destilação.

Ainda que o consumo de vinho esteja recomendado, deve ser bebido com moderação e sempre às refeições, entre 1 e 4 copos por semana (melhor se for vinho tinto).

Coma pão, que lhe dá energia

Isso não quer dizer que pode comê-lo a todo o momento, se o seu objectivo é não engordar.

Faça-o somente ao pequeno-almoço e ao almoço, mas não o elimine do seu dia alimentar. Se sofre de prisão de ventre, prefira o integral.

Especiarias, mais sabor sem calorias
Para cozinhar e temperar privilegie o azeite mas, já sabe, sempre com moderação.

Para ter uma ideia, a quantidade recomendada é de 1 a 2 colheres de sopa por dia.

Reduza pouco a pouco o consumo de sal e aumente o de especiarias, que dão sabor à comida e não fornecem calorias.

Para a sobremesa, substitua o açúcar por mel e, quando beber café, opte pelo adoçante, que também não tem valor calórico.

Exercício? Sim, por favor (e regularmente!)

Inscreva-se num ginásio perto de casa ou do trabalho e, se tiver fácil acesso a um espaço verde, aproveite para correr ou caminhar ao ar livre. O difícil são os primeiros dias; o desporto cria habituação: quando começar a sentir os seus benefícios verá a vontade com que se dispõe a fazê-lo.

Mas se o desporto não combina nada consigo, pelo menos ande a pé o mais possível.

E evite dormir uma sesta logo depois de comer. Um truque para não cair em tentação é demorar um pouco mais a beber café, aproveitar essa hora para ir ao cabeleireiro... para vencer a languidez pós-refeição.

Quivi e água em jejum


A causa mais frequente de obstipação é uma dieta desequilibrada e pobre em alimentos ricos em fibra. Para evitar esse incómodo e controlar melhor o seu peso, coma um quivi e beba um copo de água morna ao acordar. Regularizará o seu funcionamento intestinal em poucos dias.


A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"


35 truques para triunfar na dieta - Estratégias simples que ajudam a controlar o peso

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/dietas/artigos-gerais/35-truques-para-triunfar-na-dieta.html


35 truques para triunfar na dieta
Estratégias simples que ajudam a controlar o peso

Não consgue seguir uma dieta até ao fim? Talvez isso aconteça porque ainda não colocou em prática algumas estratégias simples, mas muito eficazes, que marcam a diferença entre uma dieta bem sucedida e a incapacidade de cumprir um plano de emagrecimento até ao fim.

Não se preocupe. De seguida encontra 35 dicas muito fáceis de pôr em prática que ajudarão a sua dieta a dar resultados!

1. Conte as calorias
Não faça um drama nem abandone a dieta porque houve um dia em que comeu mais do que devia. Nem tudo está perdido. Faça uma lista de tudo o que comeria no seu pior dia. Depois, conte as calorias. São centenas? Essas centenas equivalem a ganhar um quilo extra. Não é grave mas tente não repetir...

Magda Roma, nutricionista e responsável do Departamento de Investigação e Diagnóstico das Clínicas Persona, desdramatiza, afirmando que «7000 kcal em excesso equivalem a apenas 1 kg ganho».

2. Mastigue pastilha elástica e coma fruta

Sobretudo enquanto cozinha. É um truque para as pessoas que provam muitas vezes a comida enquanto a preparam. Coma uma pastilha de sabor forte – menta ou morango – e assim terá menos vontade de «meter a colher» no seu cozinhado.

«Contudo, a nível fisiológico, mastigar pastilha elástica promove a produção de ácidos gástricos, tornando a digestão mais rápida e diminuindo o nível de saciedade. Em vez disso, pode optar por comer uma peça de fruta antes de começar a cozinhar para ficar de barriga cheia», sugere Magda Roma.

3. Aprenda a auto-controlar-se
Se lhe dá para comer quando está aborrecida, experimente este truque para dissipar o seu mau humor. Escreva num papel o que está a comer e de que forma a consola. Por exemplo: «O meu chefe sobrecarrega-me com trabalho e espera que trabalhe até às tantas. Se estou a comer chocolate, é só para não o matar». Pergunte a si mesma o que aconteceria se não o comesse. O mais provável é descobrir que pode muito bem viver sem ele e controlar-se.

4. Use o truque da «fita»

Entre refeições, cole uma tira larga de fita-cola de um lado ao outro da porta da cozinha, à altura do peito. Assim vai dar-se conta do número de vezes que assalta o frigorífico.

5. Cuidado com as armadilhas
Ou seja, tenha cuidado com os alimentos que não a informam bem e sobre os quais não conhece o número de calorias. Por exemplo: pratos pré-cozinhados, saladas preparadas, molhos...

6. Cozinhe sem fome
Se tem de preparar uma salada de batata para o dia seguinte, uma sobremesa para uma festa ou cozinhar com antecedência para um jantar, tente fazê-lo depois de almoçar ou jantar ou logo pela manhã.

7. Racione o chocolate

Se é viciada em chocolate, divida-o em pedaços pequenos e guarde-os num local que não esteja muito «à mão»”. Opte por bombons, por exemplo. Ou, ainda melhor, «compre 200 g de chocolate preto de culinária, com elevado teor de cacau, parta aos quadradinhos, embrulhe em papel de alumínio e coma um quadradinho por dia», aconselha
a nutricionista. «Além de ter maior conteúdo de cacau, terá menor quantidade de gordura que os bombons».

Experimente também regar morangos, bananas e bolachas com caramelo líquido, em vez de chocolate e substitua o chocolate propriamente dito por um batido ou sorvete de chocolate. Magda Roma faz uma sugestão: «pode fazer gelado light caseiro; é mais económico e não terá certamente tanta gordura, isto se utilizar leite magro e chocolate preto».

8. Tome nota daquilo que experimenta

Faça um diário do que come e anote também aquilo que vai experimentando: uma colher disto, uma colher daquilo... O seu cérebro não regista esta informação mas o seu corpo sim. Para ter uma ideia das calorias que ingere sem se dar conta: uma colher (cerca de 15 g) de mousse de chocolate tem 42 kcal; queijo para barrar, 39 kcal; natas, 46 kcal; maionese, 99 kcal... E mais de 100, se comer os restos que o seu filho deixa no prato.


9. Reduza os amidos
Se tem tendência para comer em demasia massa, pão, arroz ou batatas, restrinja-os. Só assim conseguirá perder bastante peso. Não lhe estamos a dizer para retirar os hidratos de carbono da alimentação, porque são essenciais, apenas para reduzir a sua ingestão.

«Coma-os, de preferência, apenas até às 18 h», recomenda Magda Roma. «Deve evitar hidratos de carbono à noite, porque, pouco tempo depois de comer, irá dormir ou sentar-se no sofá e não terá grande gasto energético, excepto se depois sair para caminhar, dançar...».

10. Faça uma pausa

Divida a comida que tem no prato em duas partes (se jantar fora, crie uma linha imaginária). Coma metade e descanse 10 minutos. Pode levantar-se da mesa ou beber um copo de água... Se ainda ficar com fome, termine a refeição. Se não tiver a certeza, divida o que sobrar ao meio, novamente.

11. Planeie os seus excessos
Pode libertar-se da dieta num dos dias do fim-de-semana e assim tornar-se-á mais fácil de segui-la durante a semana. O truque: desconte cerca de 300 calorias da dieta no dia anterior ao que vai cometer deslizes. A balança nem vai notar a diferença.

12. Dê um mimo a si mesma
Depois do almoço, pode permitir-se um capricho que lhe apeteça mesmo, como uma fatia de tarte ou uma mousse de chocolate. «Ainda terá mais de metade do dia para gastar a energia extra», lembra a nutricionista.

13. Diminua o seu apetite
Coma uma quantidade pequena de um alimento rico em fibras (1 bolacha de arroz integral prensado, 30 g de cereais integrais sem açúcar, 1 tosta integral ou 1 peça de fruta com casca) uma hora antes da refeição principal. Vai ajudá-la a comer menos.


14. Não levante a mesa
Se não consegue resistir a comer as sobras dos pratos dos seus filhos, peça-lhes para levantarem a mesa e deitarem fora as sobras. Este recurso tem um duplo benefício: não petisca e ensina-lhes a importância de ajudar em casa.

15. Não use azeite «a olho»
Quando temperar a salada com azeite ou refogar uma verdura – 900 calorias por cada 100 g – meça-o sempre. O ideal será não exceder os 50 g por receita.

16. Chegue cheia ao jantar
Se for a um jantar onde, antes, servirem aperitivos, tente encher o estômago primeiro com alimentos pouco calóricos: crudités (palitos de verduras cruas) com molho de iogurte, gaspacho... Quando o prato chegar, terá pouca vontade de comer.

17. Divida as tentações
Antes de comer esse pedaço da tarte de maçã que sobrou da festa de anos do seu filho, telefone a uma amiga e partilhe-a com ela. Magda Roma dá outra dica: «após a festa de anos do seu filho, divida as sobras pelos convidados, evitando manter tantos excessos em casa».

18. Beba apenas depois de pedir
Quando for a um restaurante, faça o seu pedido antes de beber vinho. O álcool relaxa as suas inibições e, desta forma, as calorias não a vão preocupar tanto.

19. Desligue o seu apetite
Se reparar que está a comer sem controlo, para quebrar a inércia, levante-se da mesa e lave os dentes ou telefone para alguém. Quando voltar, vai controlar-se melhor.

20. Não pense em doces
Quando preparar um lanche, opte por sanduíches vegetais com pão integral, pedaços de queijo light, peito de peru, presunto...

21. Partilhe calorias

Não resiste ao Fetuccini Alfredo “a nadar” em manteiga e queijo? Pergunte a um amigo se o quer partilhar consigo.

22. Comece por menos

Coma primeiro os alimentos com menos calorias (normalmente, as verduras) para ficar saciado. Depois, coma o que tiver mais calorias. Deixe a comida mais calórica para último.

23. Jante sem pão
Se gosta de pão mas não consegue comê-lo com moderação, dispense-o ao jantar. Com o passar do tempo vai dar consigo a pensar «nunca como pão ao jantar», sinal de que está erradicado.

24. Aperitivos pequenos

Bolachas salgadas, batatas, azeitonas... inclusive gelados, são vendidos em embalagens individuais. Compre as pequenas: as embalagens grandes são uma tentação.

25. Divida e vencerá
Se comprar aperitivos em embalagens grandes, por serem mais baratos, divida-os em porções individuais.

26. Primeiro, uma salada

Não resiste a comer os restos de massa com queijo que ficou nos pratos dos restantes comensais? Coma, antes de qualquer outra coisa, uma salada com poucas calorias e, depois, a sua comida.

27. Duas colheradas

Num buffet, não ponha mais de duas comidas diferentes de cada vez e apenas uma colher de cada. Volte as vezes que quiser mas pergunte-se sempre se não terá chegado o momento de passar à sobremesa. «Pode começar sempre, à boa moda francesa, pelas saladas e fruta e, só depois, passar ao prato principal; não irá ter tanta vontade de encher o prato», explica a especialista em Nutrição.

28. E o dia seguinte?
Se num dia comer demais, no seguinte volte à sua dieta. Reduza, apenas neste dia, 200 a 300 calorias ou faça 20 a 60 minutos a mais de exercício para queimá-las.

29. Não toque nos amendoins
Num bar, mantenha as mãos afastadas da tigela dos amendoins. Têm cerca de 598 calorias por cada 100 g.

30. Dê um corte ao seu paladar

No momento em que reparar que está a ter um ataque de fome, trave-o, mudando para um tipo de comida totalmente diferente. Devorou meio pacote de batatas fritas? Pode fechá-lo e tirar um cacho de uvas, uma maçã ou uma cenoura do frigorífico.

31. Peça sem olhar para a ementa
Quando vai ao mesmo restaurante vezes sem conta, já sabe qual o prato mais saudável que confeccionam. Peça-o sem abrir a ementa e assim não vai ser tentada por outros com mais gordura ou pelas novidades (que serão certamente mais calóricas). Não obstante, tem sempre a opção de pedir para lhe prepararem uma coisa especial.

32. Estique a sua comida
Se costuma ter fome a meio da tarde, coma metade do almoço à hora de sempre e a outra metade guarde-a para a hora do lanche. É mais saciante do que uma peça de fruta, por exemplo.

33. Experimente um brunch
Se toma o pequeno-almoço tarde, almoça duas horas depois e em doses substanciais, opte por um pequeno-almoço almoçarado (brunch). É uma forma de suprimir calorias. Se passa fome entre refeições, faça um lanche à base de fruta ou iogurte magro.

34. Menus de 700 calorias

Use um quadro de calorias e prepare refeições que possa pedir num restaurante. Por exemplo: um copo de vinho, cocktail de gambas ou verduras ao vapor, peito de frango e batatas assadas.

35. Ponha os seus pratos em ordem
Planeie as quantidades: primeiro as verduras; segundo, frutas e amidos, que têm fibra, e alimentos ricos em cálcio (iogurte ou queijo sem gordura); e depois as proteínas (peixe, frango ou carne vermelha).

Texto: Madalena Alçada Baptista
Revisão científica: Magda Roma, nutricionista, responsável do Departamento de Investigação e Diagnóstico das Clínicas Persona


A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"


10 regras para manter o peso - Mantenha a forma e evite o temido efeito ioiô

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/dietas/artigos-gerais/10-regras-para-manter-o-peso.html


10 regras para manter o peso
Mantenha a forma e evite o temido efeito ioiô


Na realidade, fazer dieta e adquirir hábitos alimentares saudáveis que impedem a formação dos inestéticos pneuzinhos é mais fácil do que parece.

Não necessita de matar-se no ginásio nem de comer cenouras a toda hora.

Tem apenas de fazer algum desporto e seguir regras alimentares saudáveis.

Se seguir os nossos conselhos a sua saúde melhorará e a sua linha também.


1. Pequeno-almoço com leite + fruta + hidratos + proteínas

É a refeição mais importante do dia. Não o tomar é um grande erro e apenas fará com que petisque demasiado e o seu metabolismo reserve gorduras. Deve ser muito completo: sumo natural ou fruta, lacticínios, hidratos de carbono como o pão ou cereais, e proteínas, como queijo ou fiambre de peru.

2. Coma de tudo mas com moderação

Coma quatro a cinco vezes por semana, ao almoço, carne magra (peru, coelho e frango). Ingira peixe azul três vezes por semana. Quanto à fruta, coma duas a três peças por dia, enquanto os legumes devem ser ingeridos uma a duas vezes por dia. Aposte nas leguminosas uma a duas vezes por semana, são ricas em fibra.

3. Mesmo que não esteja a fazer dieta, evite alguns alimentos

O excesso de comidas preparadas, snacks e bolos industriais é nefasto para a sua saúde. Não abuse dos refrigerantes nem de fast food, não coma fritos e panados. Opte por cozinhar os alimentos na grelha, no forno ou no wok.

4. Escolha sobremesas saúdáveis

Sorvete de fruta, salada de fruta, cremes de iogurte e sumos naturais. Ao jantar prefira uma infusão que ajuda a depurar-se e a fazer a digestão.

5. Faça lanches

A fruta ou um sumo de fruta natural é uma excelente escolha a meio da manhã ou da tarde. Não petisque snacks ou bolachas.

6. Hidrate o seu corpo

É importante que beba entre 1,5 L ou 2 L de líquidos, se possível de água. Embora o consumo de vinho tinto seja aconselhado, beba apenas um copo durante as refeições até quatro vezes por semana.

7. Especiarias, melhor que o sal

Utilize-as nas saladas juntamente com uma colher de azeite.

8. Exercício, sim por favor

Inscreva-se num ginásio perto de casa ou do trabalho ou, se tem um parque nas redondezas, corra. O difícil são só os primeiros dias, depois o desporto torna-se viciante.

9. Coma pão, dá energia

Coma pão apenas ao pequeno-almoço e ao almoço mas não o elimine de todo. Muitos estudos deitaram por terra o mito de que o pão engorda. No entanto, não deixa de ser um hidrato, assim, se abusar, acumulará calorias.

10. Kiwi e água em jejum

Coma um kiwi assim que se levantar, dar-lhe-á vitamina C e fibra. Acompanhe-o com um copo de água morna para prevenir a prisão de ventre e se lhe juntar cereais integrais vai regular o seu trânsito intestinal em poucos dias.

 Três chaves essenciais

1. Coma sentado. Quando come de pé, come mais.

2. Mastigue devagar e conscientemente. Mastigar 20 vezes cada alimento é o ideal. Mastigar bem ajuda a digerir melhor os alimentos.

3. Observe, cheire e prepare com mimo. Desfrutar da preparação de uma refeição é prazer e costuma-se até a comer menos depois de cozinhar.


A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Saber Viver"


Não volte a engordar - 16 estratégias para não recuperar os quilos perdidos

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/dietas/artigos-gerais/12-ideias-para-voltar-a-engordar.html


Não volte a engordar
16 estratégias para não recuperar os quilos perdidos


Parabéns! Conseguiu perder os quilos a mais e sente-se muito melhor. Mas, agora, faça por manter o seu peso. Isso consegue-se continuando a respeitar os hábitos que seguia na sua dieta e comendo de forma inteligente.

De seguida, encontra 16 ideias que o vão ajudar a concretizar esse obectivo de forma duradoura e saudável.

1. Coma fibras. É vital, porque fornecem poucas calorias, saciam, favorecem o trânsito intestinal e reduzem a absorção de açúcares e gorduras.

2. Prefira lacticínios magros.

3. Modere o consumo de alimentos light. «Está comprovado que não só a pessoa ingere maiores quantidades com a “desculpa” de que é “magro”, como a própria constituição do produto é diferente, podendo causar alergia ou intolerância alimentar (em virtude de corantes e conservantes adicionados, por exemplo)», alerta Iara Rodrigues, nutricionista.

4. Cozinhe ao vapor ou no forno, chapa ou microondas. Evite os fritos.

5. Utilize o mínimo possível de gordura nos guisados e nas sopas. Deixe arrefecer e retire a gordura solidificada.

6. Acompanhe as refeições com molhos pouco calóricos (iogurte magro, vinagre, mostarda...).

7. Beba muita água, cerca de oito copos por dia.

8. Não coma bolos ao pequeno-almoço e lanche. Substitua-os por tostas integrais ou bolachas Maria (normais ou torradas), de água e sal, arroz tufado ou milho.

9. Evite comer muito à noite. Aposte mais no pequeno-almoço e menos no jantar. Esta máxima tem toda a lógica: à noite o metabolismo torna-se mais lento e queimam-se menos calorias.

10. Reduza o consumo de carne e enchidos. Prefira peixe e aves.

11. Não salte refeições. O próprio processo da digestão pode queimar até 120 calorias. Faça sempre as cinco refeições recomendadas.

12. Não se proíba de comer um determinado alimento. Se o fizer, irá desejá-lo mais ainda. Ingira-o, por exemplo, uma vez por semana.

13. Durma um número de horas suficiente. Quando não o faz o seu organismo produz menos tiroxina, uma hormona produzida pela glândula tiróide cuja função é estimular o metabolismo basal das células. «A sua produção insuficiente promove o aumento do catabolismo (degradação) de hidratos de carbono e lípidos, aumentando consequentemente o apetite», alerta Iara Rodrigues.

14. Recorde-se daquilo que já conseguiu. Compare o seu peso, a sua silhueta e a sua condição física antes de começar a emagrecer e como está agora.

15. Se falhar algum dia não desanime. Ocorrerá de vez em quando. Esqueça o deslize e siga com os seus novos hábitos no dia seguinte.

16. Defina pequenas metas. Cumprindo o seu grande objectivo, procure motivações específicas: tonificar uma parte do corpo ou, por exemplo, reduzir o consumo de álcool pois contém calorias vazias, isto é, sem nutrientes.

Texto: Daniela Gonçalves com Iara Rodrigues (nutricionista)

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"


Como comprar e cozinhar de forma light - Dezenas de truques e cuidados indispensáveis para quem deseja emagrecer ou manter a forma

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/dietas/artigos-gerais/como-comprar-e-cozinhar-de-forma-light.html

Como comprar e cozinhar de forma light
Dezenas de truques e cuidados indispensáveis para quem deseja emagrecer ou manter a forma


Tão importante como eleger uma dieta saudável é saber comparar os alimentos, aprender a tirar partido deles e a controlar as calorias. Explicamos-lhe como.


- Substitua todos os alimentos pela sua versão light: maionese, doce, queijo, sumos, enchidos, iogurtes.

- Tempere as saladas com limão e especiarias em vez de óleo e vinagre.

- Use azeite e utilize um galheteiro para que possa sair em fio.

- Coma pão integral em vez de branco, aquele favorece a digestão, apesar de ter quase as mesmas calorias.

- Opte por bebidas sem gás, como sumos naturais ou água, incham menos.

- Em vez de café, tome uma infusão. É mais digestiva, diurética e até adelgaçante.

- Evite beber álcool.

- Se sente a tentação de petiscar entre refeições, tenha consigo fruta, é o melhor lanche.

- Evite os panados, os refogados e os fritos. Prefira os cozidos, os grelhados ou alimentos confeccionados a vapor ou a papillote.

- Evite o sal e substitua-o por ervas aromáticas.

Encha o seu frigorífico com os alimentos certos

A improvisação na cozinha é uma má conselheira. Faz com que se coma mal e rápido. Planeie a dieta desde a lista de compras.

- Faça caldos de peixe ou de carne para entrada. Como segundo prato, coma bifes ou peixe ligeiramente temperados.

- Ingira a maior quantidade possível de verduras cruas que possa.

- Um dia por semana coma apenas verdura e fruta. É uma excelente dieta depurativa.

-  Planeie os menus e faça uma lista.

- Encha o seu frigorifico com alimentos pouco calóricos.

- Cozinhe em grandes quantidades e congele o que sobrar, assim evita os pré-cozinhados.

- Aprenda a cozinhar com restos e preveja isso quando está a planear o menu.

- Tente comer mais hidratos de carbono do que proteínas e gorduras: uma dieta equilibrada deve incluir entre 55 e 60% de hidratos, 12 a 15% de proteínas e 30% de lípidos.


CARNES
Onde estão as calorias?

Sobretudo na forma de as cozinhar, quando são acompanhadas por molhos, que levam farinhas, natas ou quando são envoltas em folhados.

Como baixá-las?
Marine a carne antes de a cozinhar e grelhe-a. Junte, por exemplo, uma colher de azeite, duas de conhaque, sumo de meia laranja ou limão e ervas frescas a gosto. Coloque no frigorífico, no mínimo duas horas, no máximo 24.

GUISADOS

Onde estão as calorias?

- Na farinha que, por vezes, se junta para espessar os molhos.

- Na mistura de proteínas carne ou peixe com hidratos arroz ou batatas.

Como baixá-las?

- Não junte farinha.

- Coma ou verduras e proteínas ou hidratos e verduras.

TEMPEROS PARA SALADA

Onde estão as calorias?

- No azeite se abusarmos dele.

- Nos molhos à base de queijo, maionese e tártaro.

Como baixá-las?

- Substitua parte do azeite por molho de soja: quase não tem calorias, é saudável e tem um sabor diferente.

- Se quer temperos mais sofisticados, junte um iogurte magro com uma colher de mostarda e ervas frescas ou prepare um molho com queijo magro ou com requeijão batido.

FRITOS
Onde estão as calorias?

- Na massa, na cobertura, no conteúdo, nos molhos gordos dos diversos fritos como calamares, croquetes, rissóis, empadões, pastéis de bacalhau e rolos de fiambre e queijo.

Como baixá-las?

- Substitua a cobertura de ovo batido e pão ralado ou farinha por um mais ligeiro e original: clara de ovo e cereais crocantes.

- Prepare-os no forno em vez de os fritar.

- Elabore um bechamel ligeiro: leite magro, uma colher de azeite e o mínimo de farinha.

MAIONESE
Onde estão as calorias?

- Na enorme quantidade de óleo que se usa na sua preparação.

- Na mistura explosiva de óleo e ovos.

Como baixá-las?

- Substitua metade do óleo por leite magro, juntando à maionese normal um iogurte magro. Obterá mais quantidade e ficará mais ligeiro.

GUARNIÇÕES

Onde estão as calorias?

- Nos acompanhamentos à base de batatas fritas, arroz refogado, massa à base de gordura, tâmaras com bacon.

Como baixá-las?
Experimente outros acompanhamentos com menos calorias, como pimentos assados, alcachofras na brasa, cenouras, tomates assados, beringelas na brasa, cebolas assadas.

PEIXES
Onde estão as calorias?

- Nos molhos que se podem juntar, muito calóricos e que se preparam com farinha, frutos secos e refogados carregados de óleo.

-Na fritura quando são panados.

Como baixá-las?

- Com umas das técnicas de cozinha mais ligeiras e simples, o papillote. Envolva o peixe em papel de alumínio e feche-o, untando com clara de ovo esem mexer. Cozinhe no forno.

- Preparando o peixe na grelha com molho de soja, uma colher de maionese light, limão e uma pitada de azeite.

DOCES
Onde estão as calorias?

- Nas natas que muitos deles levam, bem como na farinha e nos óleos, muito calóricos.

- Na grande quantidade de açúcar que se usa para os cozinhar.

Como baixá-las?
- Substitua as natas pelo leite evaporado ou iogurte magro sempre que possível.

- Use farinha integral. Embora tenha a mesma quantidade de calorias, tem maior poder saciante.

- Use apenas metade do óleo que a receita indica.

- Substitua o açúcar por adoçante ou então reduza a quantidade para metade.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Saber Viver"


Dia temático

Manter a linha.

Após ter recebido um email de uma leitora do blogue, a Inês Matos, a pedir que escreve-se sobre este tema, por isso o dia de hoje é dedicado ao tema Manter a linha.

PS: Não se esqueça que neste blogue poderá encontrar inúmeras receitas saudáveis, desde pratos principais, sobremesas e bebidas.

Os post são de hora a hora entre as 11h e as 21h.