quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Menu de Natal alternativo: Bolo de chocolate

Fácil de preparar, tem muito poucas calorias e pode ser feito no microondas

Não há quem resista a (no mínimo) uma fatia de bolo de chocolate e esta receita não é excepção.

Além disso, pode ser confeccionada no microondas, com muito poucas calorias... E com todo o sabor!

Este electrodoméstico permite-lhe cozinhar com menos gordura. O resultado são bolos apetitosos, fáceis, práticos e saudáveis.

Ingredientes
(para 6 pessoas)

4 ovos
10 colheres (sopa) de leite evaporado
100 g de amêndoas raladas
2 colheres (sopa) de pão ralado
3 colheres (sopa) de cacau instantâneo
3 colheres (sopa) de conhaque ou rum
1 colher (chá) de fermento em pó
Manteiga light
4 colheres (sopa) de adoçante para culinária
Açúcar em pó
Framboesas ou groselhas para enfeitar
Sal

Preparação

1. Separe as claras e bata-as em castelo com uma pitada de sal. Unte uma forma redonda com 20 cm de diâmetro (ou formas individuais) com manteiga light e forre o fundo com papel vegetal.
2. Misture as gemas com o leite evaporado, o adoçante, o cacau, o conhaque ou rum, o pão ralado, as amêndoas raladas e o fermento em pó. Acrescente as claras em castelo e misture suavemente.
3. Recheie a forma com o preparado anterior e cozinhe durante 10 minutos no microondas com a potência a 70%, até ao ponto em que, se enfiar um palito no centro do bolo, este sai limpo.

4. Deixe repousar durante alguns minutos e desenforme. Retire o papel, polvilhe com o açúcar em pó e enfeite-o com as frutas frescas.
A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/bolo-de-chocolate.html?receitas=sobremesas

Menu de Natal alternativo: Crumble de frutos silvestres

Rica em antioxidantes, esta sobremesa contém ingredientes que actuam contra a obstipação e o colesterol elevado

Degustar pratos deliciosos e saudáveis e manter o peso de forma eficaz. A pensar em todos os que têm estes objectivos, numa época marcada por excessos calóricos, a Clínica Metabólica e a revista Prevenir trazem até si receitas aprovadas por especialistas credenciados para experimentar nesta passagem de ano.

Se vai passar o réveillon junto de familiares e amigos, experimente esta sugestão e comece o ano da melhor forma: saudável.

Ingredientes:

300g de mirtilhos
350g de amoras
350g de framboesas
200g de manteiga
125g de açúcar light
250g de farinha
Queijo 0% de gordura com adoçante q.b.

Modo de preparação:

1. Lave bem todas as fruta. Disponha todas as frutas no fundo de um tabuleiro previamente untado com manteiga.
2. À parte, misture o açúcar, a farinha e a manteiga partida aos bocados. Amasse tudo com a ponta dos dedos até obter uma textura semelhante à da areia (pode-se ir corrigindo com farinha e/ou açúcar). Deite esta mistura em cima das frutas, cobrindo-as completamente. Leve a forno quente (230º) para que coza a farinha e fique tostado por cima.
3. Sirva quente acompanhado de queijo 0% de gordura com adoçante q.b.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/crumble-de-frutos-silvestres.html?receitas=sobremesas.com

Menu de Natal alternativo: Peru com champanhe

Sirva esta receita de uma forma original, acompanhando-a com arroz seco de pinhões

Degustar pratos deliciosos e saudáveis e manter o peso de forma eficaz. A pensar em todos os que têm estes objectivos, numa época marcada por excessos calóricos, a Clínica Metabólica e a revista Prevenir trazem até si receitas aprovadas por especialistas credenciados para experimentar nesta passagem de ano.

Se vai passar o natal ou o réveillon junto de familiares e amigos, experimente esta sugestão saudável.

Ingredientes:
(4/6 pessoas)

1 peru
1 kg de Sal
2 limões
2 laranjas
1 garrafa de champanhe
500 g de castanhas
2 paus de canela
Azeite
Sal e pimenta a gosto
1 cálice de vinho do porto

Modo de preparação:
1. Limpe e lave o peru, corte as laranjas e os limões às rodelas e coloque tudo numa grande panela com água com sal, deixando ficar de um dia para o outro. Retire o peru da água, deixando escorrer um pouco, colocando-se num tabuleiro e regando-o com um pouco de azeite e champanhe.
2. Leve ao forno para assar lentamente, regando de vez em quando com o resto do champanhe.
3. Introduza no interior do peru os paus de canela e tempere as salsichas com sal e pimenta, e deixe tomar o tempero durante algum tempo.
4. Quando o peru estiver assado, retire-o e coloque-o numa travessa.
5. Deite o molho de assar num tacho, junte as castanhas descascadas e deixe-as ao lume até estarem quase cozidas, rectifique o tempero e adicione o vinho do Porto. Sirva o peru com este molho e acompanhe com arroz seco de pinhões.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/peru-com-champanhe.html?receitas=pratos_principais

Menu de Natal alternativo: Bacalhau com vinagrete de rosas e sementes de girassol

 Um prato saboroso e baixo em calorias

Pobre em calorias, o bacalhau é um peixe muito saboroso e versátil e, por isso, uma ótima sugestão para as suas refeições.

Neste prato, o bacalhau junta-se às sementes de girassol, muito nutritivas, e ao feijão-verde, resultando numa combinação deliciosa. O vinagrete de rosas confere um toque mais sofisticado, ideal para servir em ocasiões especiais.

Por ser um prato pouco calórico, com apenas 282 calorias, é recomendado em dietas de emagrecimento. Esta receita é particularmente aconselhada a pessoas com prisão de ventre e com problemas de diabetes.

Ingredientes
(4 pessoas)

4 lombos de bacalhau
100 g de sementes de girassol
250 g de feijão verde
1 dente de alho
1 colher (de chá) de água de rosas alimentar
2 colheres (de sopa) de azeite virgem
2 rosas comestíveis
Sal

Preparação
1. Num tacho, coza o feijão verde durante cinco minutos. De seguida, arrefeça-o num recipiente com gelo para enaltecer a cor verde.
2. Lave o bacalhau e frite-o numa frigideira antiaderente com uma pitada de sal durante dois ou três minutos.
3. Entretanto, prepare um vinagrete triturando no almofariz as sementes de girassol descascadas com as pétalas de uma rosa, a água de rosas e um pouco de sal e misture com azeite.
4. Salteie o feijão verde escorrido com um fio de azeite e o alho finamente picado e sirva-o com o bacalhau com pele, regado ligeiramente com o vinagrete de sementes de  girassol e a outra flor inteira ou desfeita sobre o prato.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/bacalhau-com-vinagrete-de-rosas-e-sementes-de-girassol.html

Menu de Natal alternativo: Sopa de couve lombarda

Uma sugestão nutritiva e pobre em calorias

Porque uma alimentação saudável é sinónimo de bem-estar e de uma qualidade de vida maior, a Clínica Metabólica, em parceria com a revista Prevenir trazem até si as melhores receitas para um processo de controlo de peso eficaz.

Revistas e aprovadas por especialistas credenciados, estas sugestões garantem-lhe os melhores resultados sem descurar de uma alimentação equilibrada.

Esta sopa de couve lombarda, rica em vitaminas e pobre em gorduras e calorias, é uma excelente proposta para inciar uma refeição saudável. Corra já para a cozinha e... bom apetite!

Ingredientes
(4 pessoas)

250 g de couve lombarda
2 batatas pequenas
3 courgettes
1 cebola
1 cenoura
2 colheres (sopa) de azeite
1 ramo de hortelã
1 colher (chá) de açafrão-da-Índia
Sal
Cubos de tomate e de batata cozida (opcional)

Preparação
1. Descasque as batatas, as courgettes, a cebola e a cenoura. Corte-as em pedaços e leve-as a cozer em água com sal. Corte a couve em pedaços e adicione-a aos restantes legumes. Quando os legumes estiverem cozidos, triture-os até obter um puré cremoso sem tirar o tacho do lume.
2. Adicione o açafrão ao preparado anterior. Quando tudo estiver cozido, adicione o azeite e o hortelã e retire do lume. Se preferir, polvilhe a sopa com cubos de batata cozida e cubos de tomate. Bom proveito!

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/sopa-de-couve-lombarda.html

Menu de Natal alternativo: Peru com foie gras e molho de alcaparras

Uma entrada deliciosa e saudável para servir na consoada

Para inundar o seu corpo de calor e energia e enfrentar as actividades e exigências típicas deste período de festas, nada melhor que saborear deliciosas refeições com pratos nutritivos.

Esta é uma óptima sugestão de entrada para servir num jantar de família ou de amigos ou até na noite da consoada. Aqui, o foie gras e o molho de alcaparras conferem um sabor irresistível que vai querer provar num prato com apenas 280 calorias. Bom apetite!

Ingredientes
(6 pessoas)

4 coxas de peru
4 fatias de presunto
4 fatias finas de foie gras
1 embalagem de cogumelos frescos
4 cebolinhas pequenas alcaparras
1 cebola média açúcar mascavado
2 copos de vinho branco
Azeite
Tomilho
Salsa picada
Sal e pimenta
Vinagre

Preparação
1. Retire os ossos às coxas de peru e recheie cada uma com uma fatia de presunto e outra de foie gras. Feche-as (com a ajuda de um palito), polvilhe-as com sal e pimenta, e cozinhe-as em lume baixo numa frigideira com azeite.

2. Junte as cebolinhas inteiras, as alcaparras e uns raminhos de tomilho. Transfira as coxas para uma travessa e leve-as ao forno a 180o C durante 18 minutos. Aos 15 minutos de cocção, aromatize as coxas com o vinho e deixe o molho reduzir.

3. Descasque a cebola, corte-a em rodelas finas, coloque-a numa frigideira com um pouco de azeite e cozinhe em lume muito baixo até ficar mole. Quando estiver quase transparente, suba um pouco o lume, acrescente uma pitada de açúcar mascavado e um fio de vinagre e caramelize-a.

4. Sirva as coxas com o molho, a cebola caramelizada, os cogumelos salteados e a salsa fresca.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/peru-com-foie-gras-e-molho-de-alcaparras.html?receitas=entradas

Menu de Natal alternativo: Aperitivo de pimentos piquillo

Uma forma inovadora e saudável de receber os seus amigos

Em Portugal, o nome ainda não diz muito a muitos. Mas, aqui ao lado, nuestros hermanos são grandes apreciadores. Está à procura de uma receita diferente? Não procure mais! Temos a sugestão ideal para si.

Os pimentos de piquillo são uma das delícias de Espanha e têm um sabor menos intenso que os pimentos vulgares.

Estes também se vendem em conserva e usa-se comê-los recheados, com bacalhau, com marisco, com carne e com vegetais.

Ingredientes
(para 4 pessoas)

500 g de pimentos piquillo
325 ml de água mineral
Adoçante
50 g de glicose atomizada (um tipo de açúcar em pó)
4 g de estabilizante
Sal e pimenta

Preparação
1. Aqueça a água a 40º (muito antes de ferver), juntamente com o açúcar e a glicose. Acrescente o estabilizante e aqueça até chegar aos 85º. Retire e deixe repousar no frigorífico quatro a oito horas.
2. Passe os pimentos e a mistura anterior na batedeira, tempere com sal e pimenta e coloque no congelador (vá mexendo, de vez em quando). Polvilhe com sal grosso e sirva.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/receitas-saudaveis/receitas/aperitivo-de-pimentos-piquillo.html?receitas=entradas

Menu de Natal alternativo

Das entradas às sobremesas, preparámos uma ementa saudável com receitas alternativas para desfrutar das delícias da quadra festiva sem pôr em risco a sua silhueta.

Não perca estas receitas entre as 11h e as 17h em posts de hora a hora.

Chegou o Inverno