domingo, 16 de outubro de 2011

Coloração em casa

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/coloracao-em-casa-1131758.html

Coloração em casa
Guia para uma aplicação perfeita

Apetece-lhe mudar de visual ou pretende cobrir alguns cabelos brancos que teimam em aparecer? Com cada vez mais adeptas, a coloração em casa pode ser a solução.

Para a Primavera de 2011, segundo Christophe Robin, colorista, «já não há tendências, é você que as faz. Tudo é permitido, apesar de haver duas grandes vertentes. Pintar de forma muito natural com uma cor próxima da natural ou então o estilo Lady Gaga».

«Cores extraordinárias, com raízes ou reflexos que não se encontram na natureza», sugere o famoso colorista, que falou com a saber viver e dá-lhe alguns truques e conselhos para escolher a cor, aplicar este produto sem a ajuda de um profissional e manter a luminosidade do cabelo.
Escolher o tom certo

Para cada necessidade, um produto. Consoante aquilo que pretende, pode optar por uma coloração permanente ou temporária. A primeira permite camuflar os cabelos brancos, mas pode criar raízes visíveis, requerendo mais manutenção. As restantes têm resultados semelhantes, mas vão desaparecendo com a lavagem. Contudo, o segredo do sucesso está na escolha do tom.

Christophe Robin considera que «a mais bela das cores será a que mais se parece com a cor que a natureza nos poderia ter dado» e aconselha «evitar os tons demasiado distantes da sua cor natural, nomeadamente depois dos 30 anos». Tão importante quanto a cor é a escolha dos reflexos da coloração. De acordo com o colorista, «se tem uma tez pálida, escolha um reflexo dourado ou acobreado que aquecerá o seu rosto. Se a sua pele tem tendência para vermelhidão, opte por um reflexo frio, acinzentado, bege ou natural, para contra balançar».

Os cuidados que deve ter antes da aplicação da tinta
Para preparar o seu cabelo, deve assegurar-se de que está bem hidratado pelo que, «se estiver muito estragado, deve ser cuidado durante algumas semanas antes de ser pintado. Não há cores bonitas sem cabelos sãos», realça o colorista, aconselhando a utilização de máscaras reparadoras. Uma vez escolhido produto, deve realizar um teste de alergia cutânea para confirmar que não reage negativamente a nenhum dos ingredientes da coloração.

Christophe Robin lembra que este passo é sempre necessário, «mesmo que já tenha experimentado anteriormente a cor e a marca que escolheu». Depois disso, o especialista salienta que «deve assegurar-se de que tem tempo para tratar de si» e recomenda reservar pelo menos uma hora para realizar a sua coloração, sem pressas, sob pena de ter resultados indesejados. Por fim, vista uma t-shirt antiga que possa manchar e já pode começar.

A hora da verdade
Na altura de aplicar a sua coloração, siga as instruções do fabricante, independentemente de já a ter usado antes. Ao distribuir o produto, procure «não pintar a penugem do rosto e da parte de trás do pescoço» para não lhe dar demasiado destaque. Massajando o couro cabeludo, faça uma distribuição uniforme da coloração, caso não tenha o cabelo pintado. Se pretender cobrir as raízes, aplique o produto apenas nessa zona para evitar a sobreposição de camadas de coloração.

«Uma vez aplicada a cor, limpe o produto que possa estar na pele e nas orelhas com a ajuda de um algodão ou de uma esponja embebidos em água», aconselha Christophe Robin. Para uma coloração luminosa, «depois do tempo de espera, acrescente um fio de água e emulsione a cor antes de enxaguar durante três minutos.

É um truque profissional para descolar a cor do couro cabeludo e torná-la mais brilhante». Se escolheu um tom próximo do seu, não deverá ter a necessidade de pintar as sobrancelhas. No entanto, se pretender fazê-lo,
dirija-se a um cabeleireiro e deixe um colorista profissional tratar do assunto.

Os erros que não deve cometer
De acordo com Christophe Robin, um dos erros mais comuns de quem usa este método é «pensar que uma coloração artificial pode aclarar outra coloração do mesmo tipo. Para isso, consulte um profissional».

Outra armadilha é o tempo de espera. Enquanto aguarda a altura de enxagurar, há quem leia uma revista ou aproveite para pôr a conta de e-mail em dia.

No entanto, segundo o especialista, não deve «deixar a coloração actuar durante demasiado tempo.

Utilize um temporizador, caso contrário, corre o risco de acabar com uma cor demasiado escura». Mas maior erro é talvez dar-se conta, a meio da aplicação, de que «não tem produto suficiente para aplicar em todo o cabelo. Compre duas embalagens se o seu cabelo é mais comprido do que o nível dos ombros ou se é muito espesso». Fica o aviso!

Texto: Julie Oliveira com Christophe Robin (colorista)
Foto: Redken