quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Estágios - Dicas

Para um jovem licenciado o estágio é uma óptima maneira de ganhar experiência.

Como tirar partido do estágio para o nosso futuro? que erros devemos evitar?

Após ter lido um artigo decidi procurar mais e partilhar 3 deles.

Veja aqui a lista de todos os artigos sobre o tema.

8 dicas para fazer do estágio uma experiência valiosa
Muitos pensam que o estágio não passa de uma experiência na qual os jovens trabalham muito e ganham pouco. No entanto,, ele é muito mais do que isso. 
Fica a conhecer 8 dicas para fazeres do teu estágio uma experiência valiosa

Quem acha que estágio é uma perda de tempo está enganado. Ele é a ponte entre ti e a universidade. É o período em que aprenderás a trabalhar e estarás perto de pessoas influentes e com uma carreira estabelecida. É claro que aprenderás bastante na faculdade, mas o estágio é essencial para entender aquilo que não se pode passar em salas de aula. E muitas vezes esses conhecimentos adquiridos no trabalho são mais importantes do que aqueles conseguidos na escola. 

 Por isso, tens que pensar que é uma fase essencial da tua carreira e, portanto, deves transformá-la numa experiência valiosa. Fica a conhecer como:

1- Encara-o como um emprego de verdade
Apesar do título de estagiário, tens que encarar o teu estágio como se já fosses um trabalhor efetivo da empresa. Quanto mais valorizares o teu cargo, mais os outros o valorizarão. Pede mais responsabilidade; não esperes que elas venham até ti sem que ajas primeiro.

2- Colegas-tutores

Se estás intimidado e tens medo de errar e de pedir ajuda, encontra um mentor para neutralizar a tua insegurança. Essa pessoa pode ajudar-te a ser mais seguro e a fazer-te sentir parte integrante da empresa e, portanto, ter mais intimidade para perguntar as coisas aos outros. Essa pessoa pode, inclusive, ser um estagiário mais antigo.

3- Chega a horas
Se não chegas a horas, demonstras que não dás o devido valor à tua posição. E acredita, há muitas pessoas que gostariam de estar no teu lugar. Portanto, valoriza-o!

4- Networking
Usa essa oportunidade para criar uma rede de contactos na tua profissão. Lembra-te de que é a tua primeira experiência na área que estás a estudar, por isso, é a melhor oportunidade para fazer contactos.

5- Cartões
Se possível, pede um cartão à tua empresa ou à tua universidade. É interessante ter algo concreto para oferecer quando as pessoas quiserem contactar-te. Mas não uses o nome da tua empresa ou universidade sem a permissão deles!

6- Aprende o máximo que puderes
Aprende sobre a empresa, sobre as suas divisões, projetos, softwares, ferramentas, tudo. Essa experiência concreta é mais importante do que qualquer aula que tenhas na universidade.

7- Não trabalhes demais
Criar um equilíbrio entre o gostar do teu trabalho e trabalhar contínuo, prova o teu valor. Tens que começar a equilibrar isso desde o início, porque terás que lidar com essa balança ao longo da tua vida. Portanto, aprende agora.

8- Diverte-te
O importante é que sejas bom, não o melhor. Isso não significa que não deves comparar as tuas perfomances. Mas compara-as apenas com as tuas passadas. De qualquer forma, não te stresses; faz o teu melhor e diverte-te. O mundo real está quase a chegar.

Fonte

7 dicas para transformares o teu estágio num emprego
Se tu gostas da empresa onde estás a trabalhar e queres transformar o teu estágio num emprego, fica a conhecer sete dicas para alcançar esse objetivo

Um estágio é uma maneira excelente para aprofundares os teus conhecimentos sobre a tua carreira e te desenvolveres profissionalmente. Além disso, a oportunidade também traz novos contactos profissionais e possibilidades de efetivação. Se tu gostas da empresa onde estás a trabalhar e desejas transformar o teu estágio num emprego, fica a conhecer sete dicas para alcançares esse objetivo:

 1. Avaliações de trabalho
Deves solicitar avaliações do teu trabalho com frequência, para que consiga melhorar os teus pontos negativos. É importante que tenhas cuidado para que não passes os limites e incomodes o teu chefe sem necessidade, ou corras o risco de demonstrar insegurança, mas que deixes claro para ele que estás interessado em te aperfeiçoares constantemente.

2. Faz mais do que aquilo que é esperado de ti
Superar as expectativas do teu chefe é uma ótima maneira de o impressionares e de conseguires uma promoção. Deves fazê-lo de forma discreta, para que não despertes reações inapropriadas dos teus colegas, nem invadas o espaço de atuação deles.

3. Ser consistente
Mantém o foco e a disciplina enquanto estiveres no trabalho. Evita deixar-te levar por distrações como mensagens no telemóvel e atualizações em redes sociais.

4. Grava as tuas conquistas
Depois de finalizares um projeto ou tarefa de maneira bem-sucedida, lembra-te de anotar essas conquistas. Quando surgir a oportunidade, poderás citar esses resultados perante o teu chefe e mostrar como contribuíste para o crescimento da empresa.

5. Age como se já estivesses empregado
A tua mentalidade e comportamento devem ser profissionais ao ponto de serem similares aos de quem já está empregado. Postura, roupa e reações irão contribuir para a imagem que as pessoas formam de ti, por isso age como se já estivesse empregado.

6. Escolhe um mentor na empresa
Identifica uma pessoa que admires na empresa e estabelece um relacionamento mais próximo com ela, como se fosse um mentor profissional. Ela poderá ajudar-te a tomar as decisões certas e a lidar com problemas de forma mais madura.

7. Tem um papel essencial
Informa-te sobre aquilo que a empresa precisa exatamente e trabalha de forma a que tuas funções preencham essas necessidades. Tu poderás identificar esses fatores a partir das demandas mais frequentes e das preocupações que teu chefe manifesta com maior frequência.

Fonte

10 erros que você NÃO pode cometer no estágio
É importante saber o limite de suas falhas para que não comprometa a estabilidade da vaga. Confira 10 erros que você não pode cometer no estágio


O aprendizado e amadurecimento proporcionados pelo estágio podem ser decisivos para sua carreira. Da mesma forma, os erros cometidos também. Felizmente, no início da carreira você tem mais abertura para errar, já que está na universidade e em desenvolvimento constante. Entretanto, é importante saber o limite de suas falhas para que não comprometa a estabilidade da vaga.

Confira a seguir os 10 erros que você não pode cometer no estágio:

10 erros que você não pode cometer no estágio: 1. Vestir-se de forma inapropriada
Se você acha que o emprego permite se vestir de qualquer jeito, está muito enganado. A maneira como você se apresenta para as pessoas influencia diretamente na forma como encaram seu trabalho e competência. Se vista para aquilo que você deseja se tornar um dia e não para o que pensa sobre si mesmo agora.

10 erros que você não pode cometer no estágio: 2. Ignorar a cultura do escritório
Cada ambiente de trabalho possui uma cultura própria. Isso pode ser identificado na maneira como as pessoas se relacionam, em como os problemas são tratados e resolvidos, etc. Ignorar esses fatores é o mesmo que ignorar o trabalho e personalidade dos outros, o que pode prejudicar seu envolvimento com os colegas e possível efetivação na vaga.

10 erros que você não pode cometer no estágio: 3. Contentar-se com tarefas mínimas
Mostrar iniciativa e vontade de se desenvolver é essencial para que os outros vejam potencial em você. Não fique conformado com as tarefas que as pessoas passam para você, pelo contrário, vá atrás de novos desafios e responsabilidades que podem ajudá-lo a crescer tanto como profissional, quanto na empresa.

10 erros que você não pode cometer no estágio: 4. Ser muito casual
Até mesmo os ambientes de trabalho mais informais devem ser encarados a partir da perspectiva profissional. Isso quer dizer que você deve tomar cuidado com comentários, e-mails, linguagem utilizada e organização.

10 erros que você não pode cometer no estágio: 5. Isolar-se dos outros
Pode ser tentador ficar apenas com os colegas de trabalho que você tem maior intimidade, mas é importante se relacionar com todos no escritório, inclusive os mais velhos. Profissionais mais experientes podem dar conselhos de carreira sólidos, ajudá-lo a fazer contatos para outras oportunidades de trabalho e fornecer uma referência forte para seu próprio desenvolvimento profissional.

10 erros que você não pode cometer no estágio: 6. Não pedir avaliação
Se seu chefe não costuma passar muitas avaliações de seu trabalho, é interessante que você peça por isso, pois pode ajudar você a melhorar as tarefas e ser mais eficiente.

10 erros que você não pode cometer no estágio: 7. Não dizer obrigado

Se um colega de trabalho ajuda você em algo, por mínimo que seja, você deve agradecê-lo. Com palavras ou um pequeno cartão, reconhecer o esforço dos outros é essencial.

10 erros que você não pode cometer no estágio: 8. Não prestar atenção
O fato de não estar envolvido em determinado projeto ou serviço não significa que você não deve prestar atenção. Fique atento a suas tarefas, mas também nas coisas que acontecem ao seu redor, pois elas podem definir o futuro de suas atividades.

10 erros que você não pode cometer no estágio: 9. Falar mais que ouvir
Você pode pensar que tem todas as respostas, mas antes disso você deve estar aberto para novas maneiras de pensar e diferentes perspectivas de um mesmo fato. Isso significa que é necessário ouvir mais do que falar.

10 erros que você não pode cometer no estágio: 10. Não manter o contato
Quando seu estágio chega ao fim isso não significa que você deve parar de falar com os antigos colegas. Pelo contrário, eles são, provavelmente, os primeiros contatos de sua lista profissional e devem ser mantidos com cuidado e atenção, pois podem ajudá-lo em próximas oportunidades.

Fonte