terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Recicle as cápsulas de café

Sabia que pode reciclar as cápsulas de café?
A associação Deco fez um estudo sobre o tema, leia-o aqui.

Aviso: Texto muito longo
Dicas
Cápsulas de café: deposite na loja ou no ecoponto

30 Novembro 2012
Entregue as cápsulas em fim de vida nos depósitos das lojas. Se não existirem perto de si, use o ecoponto amarelo. Materiais e café têm valor.

Meia dúzia de cápsulas velhas podem não valer o esforço de uma deslocação ao depósito da marca ou ecoponto. Mas, ao contabilizar todo o café consumido ao longo de 1 ano, os números pesam. Se uma família beber 4 cafés por dia, em 350 dias por ano, é responsável por 1400 cápsulas, o que pode chegar a 1,5 kg de alumínio, 11 kg de plástico ou 17 kg de papel. Os resíduos de materiais gerados podem e devem ser transformados em novos produtos. As borras de café também têm solução: a extração e re-encaminhamento para valorização orgânica permitem obter um composto que pode ser usado como fertilizante agrícola.

As cápsulas de café não são consideradas, por lei, resíduos de embalagem, facto que lamentamos dada a quantidade de materiais que pode ser aproveitada. Colocá-las no lixo está fora de questão. Se a marca não tiver locais específicos para depósito ou caso as lojas que as vendem não possuam contentores para a recolha seletiva, a melhor solução é utilizar o ecoponto amarelo.

Delta Q pode fazer melhor
Em outubro de 2012, realizámos um estudo sobre o desempenho ambiental das cápsulas de café que podem ser usadas nas marcas de máquinas expresso mais conhecidas. Descobrimos uma grande variação entre os constituintes das cápsulas das diferentes marcas: para obter um café, há modelos que utilizam quantidades de materiais muito superiores a outros, o que significa maior impacte no ambiente.

O maior impacte ambiental foi detetado na cápsula original Delta Q devido ao conteúdo de plástico muito elevado (11,5 kg anuais), mais 3,7 kg do que o segundo resultado mais desfavorável. A principal razão é o excesso de material, sobretudo plástico: enquanto o peso máximo de uma cápsula para o sistema Nespresso é de 10 gramas, na Delta Q chega aos 15 gramas, uma diferença de 7 kg ao fim de 1 ano de utilização.

Já a cápsula original da Nespresso, cujo material predominante é o alumínio, apresenta o melhor desempenho ambiental. A produção de 1 kg deste metal tem um impacte superior à da produção de 1 kg de plástico, mas o reduzido peso de alumínio necessário para produzir uma cápsula, torna o seu impacte menor face ao plástico, utilizado em quantidades bastante superiores. O segredo está em utilizar o mínimo de materiais na combinação adequada. A condição essencial é que as cápsulas sejam encaminhadas para reciclagem.

Cápsulas com excesso de material

No sistema Nespresso, a cápsula recarregável NE-CAP Lip Out produz um impacte muito superior à cápsula original: para um consumo anual de 4 cafés por dia, a NE-CAP é responsável por gerar mais de 7,7 kg de plástico. Além disso, as cápsulas são vendidas sem café, comprado à parte. Se pudessem ser reutilizadas, o impacte seria bem menor.

As cápsulas compatíveis com a Delta Q original, com o pior desempenho ambiental, tiveram resultados semelhantes entre si, mas mais elevados do que a maioria das cápsulas compatíveis com o sistema Nespresso. As cápsulas originais Pingo Doce têm uma constituição muito semelhante e, por isso, apresentam um impacte ambiental muito próximo. Face aos outros sistemas, estas cápsulas apresentam impactes ambientais medianos: melhores que a Delta Q e piores do que a Nespresso, à exceção da NE-CAP.

Analisámos ainda três cápsulas originais das marcas Polti, Tassimo e Dolce Gusto. Esta última apresenta um impacte inferior à Tassimo e Polti, que, por sua vez, é semelhante às compatíveis Delta Q. Porém, mesmo reciclados, os 2,7 kg de papel/cartão e 4,7 kg de plástico não superam os benefícios do alumínio usado em pequenas quantidades nas cápsulas Nespresso.

A Polti é o único caso em que o plástico não pode ser reciclado, já que é biodegradável. Embora esta solução pretenda ser eficiente, o tempo previsto para a decomposição do plástico é longo: dois anos e seis meses. Além disso, o café não pode ser compostado.

Reciclagem com poucos avanços
Questionámos as principais marcas de café sobre o destino dado às cápsulas que vendem. Nespresso, Delta Q e Dolce Gusto são as únicas a dizer que procedem à recolha e reciclagem.

Delta Q encaminha as suas cápsulas para reciclagem.
Nespresso assegura também o correto tratamento das cápsulas.
O Continente está a desenvolver um projeto para recolha de cápsulas que pensa concluir ainda este ano. O Pingo Doce também referiu estar a estudar soluções alternativas para recolher e reciclar as suas cápsulas. Acompanharemos a evolução destas situações.

A Polti apresentou-nos uma cápsula de plástico biodegradável que, como tal, não pode ser considerada como reciclável. A mais-valia dos materiais biodegradáveis, entre os quais o próprio café, está limitada ao posterior tratamento por compostagem, só garantido com a recolha seletiva por iniciativa da própria marca.

A Bicafé apenas refere como boa prática colocar as cápsulas no contentor amarelo, mas esta deverá ser adotada como último recurso.

Escudando-se na legislação, que não considera as cápsulas como resíduos de embalagem, a Auchan sugere a sua deposição no contentor amarelo do ecoponto.

Marcas como a Brown, Tassimo, Nicola e Chicco D’Oro, não responderam e não disponibilizam nenhuma informação sobre a recolha e valorização das suas cápsulas.

Impacte de preparar um café

Sistema Moka
Construção muito simples. Simplicidade da máquina facilita o tratamento em fim de vida. Além da embalagem da máquina, os resíduos adicionais são apenas a caixa ou a lata que contém o café. É possível usar qualquer café, incluindo o de rótulo de origem sustentável. A sobredosagem pode contribuir para o impacte do uso de café.

Simplicidade facilita tratamento em fim de vida.
Máquina de café expresso (sem cápsulas)
Além da embalagem da máquina, os resíduos adicionais são apenas a caixa ou lata que contém o café. Pode usar-se qualquer café, incluindo com rótulo de origem sustentável. A sobredosagem pode contribuir para o impacte do uso de café.

Resíduos adicionais são apenas a caixa ou lata que contém o café.
Máquinas de café expresso (cápsulas)
Sem desperdício de café. Além da embalagem da máquina, há resíduos adicionais que se devem ao grande consumo de materiais e embalagens das cápsulas. Não aceita outro café além do original ou compatível, com exceção das cápsulas reutilizáveis.

Elevado consumo de materiais e embalagens das cápsulas.
Máquinas com filtro
Além da embalagem da máquina, os resíduos adicionais resumem-se ao recipiente do café. Os resíduos de filtros de papel têm impactes relativamente baixos. Pode usar qualquer café, incluindo os rotulados com origem sustentável. Após feito, até um terço do café é desperdiçado devido à evaporação provocada pelo aquecimento constante. A sobredosagem pode contribuir para o impacte do uso de café.

Resíduos de filtros de papel com impactes relativamente baixos.
Fonte