sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dúvida de uma leitora

Ontem recebi o seguinte comentário aqui no blogue:
Eu evelyn de guaiba eu queria saber se uma bermuda curta nao tao curta e uma blusa com um, colete e um sapato alto e fino e com os meus cabelos cacheados queria saber se ia combinar obrigado.

Boa noite Evelyn.
Na minha opinião é um conjuga que fica bem.
Os coletes são uma peça in nesta estação (principalmente sobre blusas) e o calção com um sapato de alto é uma coordenação que fica bem.

Deixo aqui exemplos de looks e um look que fiz no Dressing Room da loja H&M.



Gisele Bündchen
Alexa Chung, Lindsay Lohan, Lauren Conrad e Miley Cyrus (foto: http://sweet-sweet-girls.blogspot.com/2009/11/shorts-lindos-para-o-verao.html)
Foto: http://mariamirtilo.blogspot.com/2011_10_10_archive.html
Foto: http://washingtonoliveira.com/anonimas-chic/d-metal-metal-nobre/

Proteínas que protegem a pele

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/saude/proteinas-que-protegem-a-pele-1204185.html

Saiba onde encontrar nutrientes com o poder de neutralizar a ação dos radicais livres e restaurar as células da pele

O que se sabe, em todo o caso, é que a escassez de nutrientes é um dos grandes venenos da beleza. É possível perceber a falta deles no rosto da pessoa. Quem não assimila adequadamente, por exemplo, a vitamina A (presente em vegetais, na gema do ovo e no fígado, entre outros alimentos), tem comprometida a elasticidade da pele. Aqueles que fazem pouco uso de ovos, leite e carne, ricos em proteínas, também podem padecer do mesmo mal.

Vale dizer que, se o corpo se ressente da ausência de nutrientes, não existe cosmético que ajude. "Nenhum creme resolve a falta de proteínas. Sem elas, o corpo vai tirar de outras partes o material necessário para recuperar os tecidos e pode enfraquecer, por exemplo, os cabelos e as unhas".

A carência de vitaminas também pode comprometer a capacidade de resistir a infeções. E tudo isso não é privilégio de quem come pouco ou mal. Muita gente que passa a semana à base de refeições prontas ou congeladas corre o risco de ter uma dieta pobre em vitaminas e minerais, apesar de rica em calorias.

Nutrição de dentro para fora
Afinal, está provado que os cremes, por mais sofisticadas que sejam as suas fórmulas, não ultrapassam a primeira camada da pele. A nutrição das camadas mais profundas tem de vir de dentro para fora. E isso, só se obtém com uma alimentação variada e, se necessário (em casos específicos), com suplementação de compostos vitamínicos.

Um dos argumentos em favor da nutrição da pele com alimentos - e mesmo suplementos - é um estudo feito por pesquisadores holandeses. Publicado no Jornal Internacional de Nutrição, é uma revisão de dezenas de trabalhos nessa área. Os especialistas concluíram que uma dieta enriquecida pelas vitaminas A, E e C garante ao organismo um ligeiro aumento da capacidade da pele se defender dos raios solares do tipo ultravioleta, um dos maiores inimigos da epiderme.


Nutrientes necessários

- Peixe, o alimento da pele

Rico em proteínas (uma pequena porção fornece entre um terço e metade da dose diária de proteínas), o peixe fornece ainda outros nutrientes importantes para a pele. Os peixes magros, como a solha e o linguado, são pobres em gorduras e ricos em Vitaminas B12. Os peixes gordos como as sardinhas, o salmão e cavala, fornecem ácidos gordos omega-3, vitaminas A e D e zinco. As sardinhas ainda contêm ferro. Enlatados, estes peixes são acessíveis e económicos, e as suas espinhas tornam-se comestíveis fornecendo cálcio, flúor e fósforo.

- Ácidos gordos essenciais

Entram na constituição de todas as células. Como o organismo não produz ácidos gordos essenciais, tem que ir buscá-los aos alimentos. Os ácidos gordos omega-6 derivam principalmente do ácido linoleíco dos óleos de açafrão ou cártamo, girassol, gérmen de trigo e milho. No organismo, este ácido transforma-se em ácido gama-linoleico, essencial na produção de queratina e colagénio e na manutenção do equilíbrio hormonal. A maioria dos ácidos gordos omega-3 provêm do ácido linolénico do peixe gordo; os óleos de soja e colza contêm uma mistura de ácidos gordos ómega-3 e ómega-6.

- Vitamina A
Poderoso antioxidante e parte essencial nestes processos, existe em abundância no fígado, rins, peixes gordos, leite, gema de ovo, queijo, manteiga. O organismo transforma o betacaroteno dos frutos e legumes cor de laranja e verdes escuros (cenoura, abóbora, brócolos, alperces e manga), em vitamina A, antioxidante que protege do cancro de pele, entre outros.

- Vitamina C

Outro antioxidante, fundamental na produção de colagénio. Combinado com outros nutrientes, como a rutina dos citrinos, pimentos e trigo sarraceno, fortalece os vasos capilares que se encontram na superfície da pele, desempenhando ainda um importante papel na cura de ferimentos. Citrinos, amoras, morangos, goiaba, quiwi, e pimentos são boas fontes de vitamina C. Como a vitamina é facilmente destruída durante a cozedura, é aconselhável consumir a fruta e os legumes crus.

- Vitamina E

Esta vitamina trabalha em equipa com os ácidos gordos essenciais. Evita a oxidação das gorduras e, consequentemente, a produção de radicais livres. Existe em sementes e óleos e seus derivados, margarina, abacate, frutos secos, gérmen de trigo, pão integral, gemas e cereais integrais.

- Vitaminas do Complexo B
São responsáveis pelo crescimento e divisão celular, em especial a vitamina B12 , permitindo o crescimento do cabelo e a renovação das células mortas da pele. Qualquer proteína de origem animal é uma boa fonte de vitamina B12 (1 porção de peixe magro ou 1 ovo fornecem a dose diária recomendada para um adulto). Outras vitaminas do complexo B estão presentes nos cereais integrais, extrato de levedura, lacticínios, leguminosas, fígado, legumes verdes, marisco, carne magra, ovos, frutos secos, sementes e fruta seca.

- Zinco
Encontra-se no marisco (em especial nas ostras), mas também nas leguminosas, sementes de abóbora, pão integral, e outros cereais integrais. Os alimentos ricos em zinco ajudam na cicatrização da pele e na prevenção de infeções dérmicas.

- Água
Quando o nível de água baixa na epiderme, a pele fica seca e estala. É aconselhável beber pelo menos 8 copos de água por dia.

Menu ideal
Quanto antes a pessoa se interessar pela elaboração do menu, melhor. Procurar um nutricionista pode ajudar a garantir a beleza da derme no futuro. O consumo de alimentos ricos em licopeno, substância presente no tomate e no morango, por exemplo, previne a ação do tempo. O licopeno é importante para a proteção das células.

De igual modo também não se deve desprezar as sementes da uva. O certo é mastigá-las, já que possuem antioxidantes (elementos que ajudam a combater o envelhecimento) em grandes quantidades. As folhas verdes são mais alguns ingredientes indispensáveis. As verduras contêm vitaminas, minerais, fibras e ferro.

O cardápio de quem deseja manter a pele em ordem deve incluir ainda muita água. Alimentos como melão e melancia são excelentes. Mas isso não dispensa o consumo diário de dois litros de água. Uma boa sugestão para garantir nutrientes sem precisar de se prender a listas e tabelas ou sem tomar suplementos é variar o cardápio e encher o prato de frutas, verduras e legumes.

Delicie-se com saladas de pimentos assados ou legumes de folha e cenoura ralada temperados com azeite e limão; de vez em quando uma mão cheia de frutos secos a acompanhar, como nozes e amêndoas. Coma ostras, camarão ou gambas, ricos em zinco, ou aposte numa salada ou sumos de frutos de polpa amarela : alperce, laranja, pêssego, melão, manga e toranja . Delicie-se com a nossa sugestão:

Salada de Abacate com noz
Rica em Vitamina E e em ácidos gordos essenciais


Ingredientes:

2 Abacates maduros
Sumo de limão
Alface
100 g de nozes

Para o molho:
Sumo de uma laranja
2 colheres de sopa de óleo de noz
2 colheres de chá de vinagre
Sal e Pimenta (facultativo)

Modo de preparação:
Descasque o abacate, corte-o ao meio e tire-lhe o caroço. Corte-o às fatias. Regue com sumo de limão ou com um pouco de óleo de noz para não escurecer. Disponha as folhas de alface numa travessa. Coloque por cima as fatias de abacate e espalhe as nozes. Deite os ingredientes para o molho num frasco com tampa de enroscar e agite para misturar. Sirva o molho à parte. Como acompanhamento poderá escolher para beber sumo de fruta natural com citrinos, maçã, alperce e ananás, podendo juntar também legumes como a cenoura e o tomate.

Agradecimentos: Elsa Tristão Luís, nutricionista

Jardins secretos: Acompanhe-nos numa viagem olfactiva, no coração de um jardim que desperta e em que o orvalho revela todos os aromas

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/terapias/jardins-secretos-1204253.html

Acompanhe-nos numa viagem olfactiva, no coração de um jardim que desperta e em que o orvalho revela todos os aromas

Certamente que é sensível aos perfumes e gosta de sentir os aromas que a rodeiam. E quando alguém lhe dá a cheirar uma flor muito perfumada dirá, sem dúvida, "Hum, cheira bem!". As fragrâncias lembram-nos um determinado momento do passado, vivido na primeira pessoa, ou simplesmente imaginado, e que nos é devolvido.

Ao recriarem bons momentos e experiências, os perfumes envolvem-nos numa atmosfera subtil, de uma dimensão sensorial desconhecida, transportando-nos para o paraíso dos aromas. A partir daí, conseguimos mesmo intensificar a nossa percepção relativamente a outras sensações, e podemos desfrutar da vida com muito mais prazer.

Um pouco de história
Egipto
A arte da elaboração do perfume nasceu no Egipto e transpôs os limites dos tempos e das pirâmides, transformando-o num acessório apreciado pelos ricos mortais, ao invés de ser um privilégio reservado apenas aos deuses e aos mortos. Os sacerdotes transformaram aos poucos os seus templos em autênticos laboratórios de perfumes artesanais. Por volta de 2000 a.C., os faraós e os membros importantes da corte foram os primeiros clientes. Depois, o uso do perfume difundiu-se, trazendo um agradável toque de frescura ao clima quente e árido do Egipto.

Idade Média
Nesta época, os perfumes estavam reservados aos ofícios religiosos. Foram as cruzadas que trouxeram para o Oriente o hábito de perfumar. A Idade Média foi também o tempo dos alquimistas, fechados dentro dos seus laboratórios, esforçando-se por descobrirem o Elixir da Longa Vida. Foi durante estas pesquisas que descobriram que o álcool podia servir de base às essências vegetais. Após esta descoberta primordial, os perfumes à base de álcool invadiram gradualmente o mercado.

Europa
O perfume foi introduzido em toda a Europa durante o Renascimento, a partir de Espanha. Foi em França, onde se cultivavam flores, que a partir do século XIV ocorreu o grande desenvolvimento da perfumaria, permanecendo desde então como o centro europeu de pesquisas e comércio de perfumes.

Novas tendências
- Austeridade elegante e luxo discreto.
- Perfumes que cruzam notas tradicionalmente masculinas ou femininas.
- Brumas perfumadas com propriedades antienvelhecimento.
- Cada vez mais celebridades lançam a sua própria fragrância, normalmente inspiradas nos seus gostos pessoais.
- Vetiver é um dos ingredientes que tem surgido como uma nota chave em lançamentos recentes. Derivado da raiz de uma erva nativa da Índia, o seu perfume é amadeirado. Embora seja tradicionalmente associado às fragrâncias masculinas, actualmente é também muito utilizado em fragrâncias femininas.
- Na arte de perfumar está ainda na moda a utilização de gálbano, derivado da resina de um grande número de espécies de plantas, com um cheiro verde e fugaz. Para além disso, os almíscares, mais leves e limpos, estão também a ganhar terreno.
- Oudh, um ingrediente utilizado na perfumaria do Médio Oriente, que recentemente começou a aparecer associado a marcas de perfumes ocidentais.
- Um ingrediente raro e de luxo em perfumaria, dynamone, traz ainda sensualidade aos novos aromas. Um componente aromático conhecido pela sua grande força difusora e pela sua durabilidade.


Outras notas que são tendência:
- Novos acordes florais, especialmente em torno das centenas de espécies de orquídeas perfumadas.
- Novas notas exóticas de madeiras raras ou ameaçadas, como teca, tamboti, hinoki, cerejeira e jacarandá.
- Notas gourmet como crème brûlée, arroz quente, leite quente, pão fresco, café e whisky de malte.
- As especiarias, nomeadamente a pimenta.
- Notas iridescentes de talco e de pó de arroz.
- Aromas doces/salgados que combinam notas como o figo e o caviar.

Principais Famílias Olfactivas

Orientais Florais
Geralmente compostas por essências de baunilha, patchouly, ylang ylang. Traduzem-se em perfumes sofisticados, fortes, sensuais e misteriosos.

Couros
Fragrâncias secas, com características dominantes, quase sempre baseadas em matérias-primas como madeiras, couros, musgos e tabaco, e que originam perfumes masculinos, secos e marcantes.

Aromáticos secos e frutados
Fragrâncias híbridas oriundas de condimentos, como o estragão, o cominho e o manjerico, e de especiarias, como o cravo, a canela, a pimenta e a noz-moscada. Traduzem-se em perfumes quentes e que transmitem sensação de liberdade e natureza.

Cítricos florais ou frutados
As matérias-primas são extraídas de cascas de frutas como lima, limão, laranja, tangerina, entre outras. Originam perfumes frescos, de odor cítrico ou acre.

Amadeirados

Elaborados a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, às quais se juntam a mistura de álcool, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas. Ex.: sândalo, cipreste, pinho, vetiver, cedro.

Chipre florais

As matérias-primas são oriundas dos musgos, quase sempre do carvalho. São mais clássicos e sofisticados e geralmente apreciados pelo público masculino.

Aquática
Os aromas que têm uma saída aquosa transmitem uma sensação de espaço, de oxigénio. São o caso do melão e da melancia, cujos aromas surgem normalmente nas notas de cabeça.

Florais
São os aromas mais conhecidos, mais populares e mais identificáveis. Por exemplo, rosa e jasmim. Esses aromas surgem normalmente nas notas de cabeça.
Raros:

Animal Musk
Almíscar feito da secreção de uma glândula do veado. É forte, é másculo. Hoje em dia é apenas usado o sintético.

Âmbar

Actualmente sintético, era extraído do intestino do cachalote, com odor meio almiscarado, meio amadeirado.

Civet
Proibido hoje em dia, o aroma era extraído da glândula sexual do civeta, um gato selvagem que vive na África e na Índia. Um odor fecal, com extraordinário poder de fixação e sensualidade. Esse aroma é hoje sintético.

Aldeídicas
São os cheiros metálicos (de alumínio), de origem totalmente química. São agressivos mas quase não aparecem.

Notas olfactivas
Assim como uma melodia é composta por diversas notas musicais, um perfume é a soma de diferentes matérias-primas, que interagem de maneira diferente, de acordo com o período de duração do perfume. O conjunto dessas matérias-primas forma a fragrância que é a principal matéria-prima do perfume. As famílias olfactivas são as sensações olfactivas que sentimos durante as diversas fases de utilização do perfume. As famílias estão divididas em três partes:

Notas de cabeça ou de saída

São as primeiras sensações que experimentamos ao aplicar um perfume. Elaboradas para despertar o interesse, são mais leves e muito voláteis. Geralmente são essências à base de laranja, limão, bergamota, pinho, eucalipto, lavanda e outras. São notas sentidas nos primeiros 15 minutos.

Notas de coração ou de corpo

São o centro, a alma e a personalidade do perfume. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são notas que expressam o tema principal da fragrância. Notas mais encorpadas e densas como as de flores, frutos, folhas e especiarias, são sentidas assim que o perfume seca na pele. São sentidas entre 15 minutos a 4 horas após passar o perfume.

Notas de fundo ou de base
As notas de fundo são as responsáveis pela fixação do aroma na pele, normalmente são oleosas e as mais usadas são extractos amadeirados e de origem animal. São notas que definem o cheiro que se difunde na pele. Pouco voláteis, os ingredientes evaporam lentamente. É o último acorde a ser percebido e o que permanece por mais tempo (após 4 horas da aplicação do perfume).
A não perder...

Anéis perfumados

Entre os elementos mais interessantes na indústria da perfumaria encontram-se as maneiras como as fragrâncias contam histórias numa série de formas artísticas e interpretativas. Pulseiras, colares e anéis perfumados estão a ficar populares no mercado. Deixe-se fascinar pelos anéis de perfume sólido. Assim, não há desculpas para não ter o perfume sempre bem à mão...

iPerfumer

Aparentemente, o poder da Internet estendeu-se à indústria de perfumes. Se estiver indecisa quanto ao perfume que deve comprar já pode recorrer à ajuda das novas tecnologias. Foi recentemente lançado o iPerfumer – um mecanismo criado por Givaudan para o iPhone com recomendações para a hora de escolher o seu perfume. Esta aplicação utiliza um processo que envolve a colocação de questões ao utilizador sobre o seu estilo de vida, para o ajudar a escolher o seu perfume preferido.

Este dispositivo assume que, por exemplo, se alguém gosta do ar-livre também irá gostar de aromas frescos. Para além disso, pede ao utilizador que classifique a sua preferência em relação às notas olfactivas usualmente presentes nos perfumes. E se o utilizador não conhecer o cheiro de algumas daquelas essências? Então basta clicar no botão “Ajuda” para ter acesso à sua descrição.

Com esta aplicação poderá ainda classificar os perfumes que já utilizou, ou está a utilizar, para receber informação sobre perfumes alternativos. Estas classificações são armazenadas para que os utilizadores possam consultar a popularidade de uma fragrância em particular. Com informação de cerca de 4000 fragrâncias, masculinas e femininas, armazenadas na sua base de dados, iPerfumer é uma excelente ferramenta para quem gosta de tecnologia e quer saber mais acerca de perfumes.

Edição: Patrícia Velez Filipe
Fonte: Os aromas que curam, de Jocelyne Aubry – Publicações Prevenção de Saúde
Agradecimentos: Christian Louis, mestre perfumista; Gérald Ghislain, mestre perfumista

Amora silvestre: Um fruto que pode ser utilizado em gelados, doces, tartes e bebidas

http://mulher.sapo.pt/bem-estar/receitas-nutricao/amora-silvestre-1201800.html

Rica em açúcares, ácidos orgânicos e vitaminas A, B, E, K e C, minerais (caliço, potássio, magnésio e ferro) e fibras, a amora silvestre consome-se sobretudo entre julho e agosto no seu estado natural e congelada nos restantes meses do ano. Este fruto silvestre podem ser utilizado na preparação de gelados, doces, tartes e bebidas. A nível medicinal, a amora silvestre é um dos mais poderosos antioxidantes, sendo por isso muito utilizada na luta contra o cancro.

Historicamente, as plantas deste género existem há mais de 24 milhões de anos. A amora silvestre também é utilizada no fabrico de móveis para a produção de folheado de amora silvestre). Um desenho do famoso Leonardo da Vinci da amora silvestre foi realizado entre 1508 e 1510, sendo considerado um dos melhores e mais completos estudos botânicos do autor.

Curiosamente, um dos gelados mais apreciados é feito de amora pela casa Santini. Em Portugal, existem vários nichos de produção de amora silvestre, que são Vila Real, Sintra, Odemira, Covilhã e Fundão. A nível mundial, os Estados Unidos da América são os principais produtores, seguidos da Sérvia.

A nível de características específicas, pode-se dizer que a amora silvestre provem de pequenos arbustos (podem crescer até aos três a seis metros), muito vigorosos, com ramos arqueados, que no primeiro ano se desenvolvem e no segundo dão origem a flores e frutos. Os ramos são espinhosos e as raízes são fasciculadas e superficiais. As amoras só dão uma colheita por ano, no verão.

Para se desenvolver, é essencial que o solo seja profundo, húmido e rico em húmus, apesar de tolerar solos pobres e abandonados, não sendo muito exigentes em nutrientes. O pH do solo deve estar entre os 5,0 e os 6,5. Dá-se bem em zonas climáticas temperadas sendo de 15 a 25ºC o intervalo de temperaturas óptimas para o cultivo deste fruto que exige pleno sol ou semissombra e humidade média ou alta.

Texto: Pedro Rau (engenheiro hortofrutícola)

Mimos para si

Seja a estrela do seu natal

Veja aqui 50 dicas:(algumas delas já foram colocadas aqui no blogue) http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-fotos-2/?tema=ultimas&id=1203195

Exemplos)
Cosméticos variados em divertidas formas de cup cakes e outros bolos (Springfield)
Kit de produtos para o cuidado do corpo (The Body Shop)
Cores variadas para as suas unhas de inverno (Springfield Cosmetics)
Linha Pure Nature com extrato de açaí e romã (Oriflame)