sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A saúde do cabelo

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/a-saude-do-cabelo-1048458.html

Conheça algumas dicas e soluções que existem para resolver ou disfarçar o problema da queda de cabelo.

Segundo Ana Fonseca, psicóloga clínica e psicoterapeuta, se pensarmos em estética, pensamos forçosamente na ideia de belo.“A estética reflecte a percepção do que é julgado belo; também pode ocupar-se da privação de beleza, ou seja, do que pode ser considerado feio ou ridículo.

O cabelo, na mulher em particular, tem, ao longo dos tempos, estado relacionado a esta imagem do belo e também da saúde”. Culturalmente, são definidos critérios de beleza e um deles passa por sermos portadoras de uma farta e bela cabeleira, com fios sedosos e brilhantes, macios ao toque.

Sinónimo de feminilidade, esta característica está associada à capacidade de sedução e atracção, “daí que a calvície seja encarada com elevada ansiedade e tristeza, pois compromete essas capacidades, põe em causa o conceito de beleza, interferindo assim com o autoconceito, a auto-estima e a identidade da mulher”, explica a psicóloga.

Ver o cabelo a cair tende a ser percepcionado com angústia, “é uma perda que desfigura, que pode ser vivenciada como desvitalizante e ameaçadora da integridade física. Por outro lado, a falta de cabelo desperta olhares, que tanto podem ser sentidos como confirmação de falta de beleza, como ausência de saúde, o que reforça sentimentos de menos-valia”, refere a especialista.

Constatamos facilmente a importância do cabelo nas mulheres, observando todos os movimentos que são realizados na sua direcção, desde os cortes, à coloração, à aplicação de extensões e à tomada de medicação para o seu fortalecimento e combate à queda.

Estes factos “não deixam dúvidas sobre o impacto psicológico deste elemento do corpo, que já não cumpre simplesmente a sua função protectora do couro cabeludo contra traumas, bactérias, frio e chuva”, afirma Ana Fonseca.

Reconhecer os sinais que anunciam a queda
Frequentemente, os problemas que aparentam ser menos importantes são os que levam a uma calvície parcial ou total. Por isso, depois de milhares de pessoas tratadas em todo o mundo, chegou-se à conclusão de que os principais problemas do couro cabeludo se revelam com:
• Excesso de oleosidade, caspa, comichão;
• Demasiados cabelos na almofada, na toalha ou na escova;
• O cocuruto cada vez mais despovoado e o aparecimento de entradas nas fontes;
• Os cabelos que tornam a crescer não têm a mesma espessura dos que caíram;
• Ao passar as mãos pelo seu cabelo nota que a sua densidade é menor.

Soluções que fazem a diferença
Dado que existem diversos tipos de problemas capilares, também existem diferentes tipos de tratamentos, que se aplicarão de forma personalizada; podendo ser de forma preventiva ou correctiva de uma afecção já existente.

Para se poder eleger um tratamento ou solução específica é fundamental investigar qual é o problema existente. Podemos estar apenas perante uma queda de cabelo temporária, ou perante um processo alopécico devido a causas como a tendência genética, problemas hormonais, tratamentos médicos, ou outros problemas que afectam o aspecto do cabelo como o excesso de gordura ou caspa.

Para encontrar a solução ideal deve-se consultar um dermatologista ou um dos vários centros especializados em queda de cabelo que já existem, com médicos especializados que farão um estudo do cabelo personalizado, através do qual se poderá conhecer o estado da queda em profundidade.

Uma vez realizado o exame, e dependendo de cada caso, existem diferentes soluções à medida de cada pessoa, desde tratamentos preventivos contra a oleosidade, caspa, queda excessiva, até microenxertos capilares ou soluções de integração de cabelos naturais sem cirurgia para casos avançados de alopecia.

Soluções orais
Existem várias soluções de suplementos orais como complexos vitamínicos específicos. Alguns têm na sua formulação uma mistura de extractos de origem marinha, que com outros componentes formam um complemento natural, que proporciona uma ajuda nutritiva aos folículos capilares, com o objectivo de diminuir a perda do cabelo e activar o crescimento.

Estes complexos vitamínicos podem ainda ser complementados com inibidores da enzima alfa-5-reductase, que se encarrega de transformar a testosterona no derivado de hidroxitestosterona, este afecta o folículo piloso (na zona da raiz), fazendo com que se produza cabelo cada vez mais fino até provocar a sua queda na parte superior da cabeça, pois as laterais e a zona por detrás da cabeça não são sensíveis a esta enzima.

Casos temporários
• Postiços/extensões temporárias
O aumento do volume de cabelo com diversos tipos de extensões removíveis é o método ideal para dar ao cabelo fino e ralo, volume e preenchimento. Este tipo de extensões são ideais para usar todos os dias ou apenas num evento especial.

O cabelo é discretamente preenchido com as extensões que podem ser aplicadas com o método de clip, por exemplo, muito práticas, e que condizem em termos de cor, comprimento e estrutura com o cabelo da cliente.

Com este tipo de extensões pode-se dar volume ao comprimento e às pontas, de acordo com a vontade individual. Obtém-se assim um resultado absolutamente natural. O processo é muito rápido e não estraga o cabelo, pode ser a própria pessoa a aplicar as extensões que se colocam e retiram com muita facilidade.

O volume adicional parece completamente natural e não se distingue do próprio cabelo. Hoje em dia, existe uma gama muito variada de postiços e extensões que conseguem esconder temporariamente a queda de cabelo ou o cabelo muito fino e sem volume. No entanto, em casos de queda de cabelo grave não se devem aplicar extensões.

Casos de alopecia avançados

• Sistemas de integração
Uma das soluções para tapar a queda de cabelo são os sistemas de integração de cabelos naturais sem cirurgia. Para os homens que querem cobrir com cabelos as zonas despovoadas e melhorar a sua imagem de forma imediata, a solução pode passar pela integração de cabelos de forma natural, sem intervenção cirúrgica.

É a alternativa mais actual, eficaz e indetectável para os diferentes casos de calvícies avançadas. O método consiste em integrar cabelos do cliente com outros cabelos naturais de idêntica textura e cor, formando um todo homogéneo. Estes sistemas permitem acrescentar a quantidade de cabelo que se deseja. A sua leveza e naturalidade permitem melhorar e diminuir de forma imediata ou progressiva a falta do cabelo.

Vantagens do sistema de integração:
- São permanentes e adaptam-se de forma natural a cada estilo.
- Não se notam, não se movem e permitem levar uma vida normal.
- Não requerem cirurgia.
- Consegue-se uma imagem actual.

• Microenxerto

Uma solução cirúrgica rápida e eficaz. Nos últimos anos, desenvolveu-se este procedimento cirúrgico com grande êxito, que permite recuperar o próprio cabelo de cada indivíduo e está indicado para os casos em que os tratamentos cosméticos ou médicos não foram suficientemente relevantes ou não se aplicaram atempadamente.

Em primeiro lugar, faz-se um exame do paciente e um historial clínico para ver se é possível ou não. Em caso afirmativo, o cirurgião procede a uma operação muito simples de duas horas com anestesia local.

Para isso, retira-se um pequeno fragmento de pele com cabelos da parte posterior da cabeça (zona doadora, que normalmente são cabelos codificados geneticamente para durar toda a vida) e faz-se a implantação na zona receptora, conseguindo total naturalidade.

Estes folículos transplantam-se com cabelo vivo que, depois de um breve período de adaptação (2-5 meses, começará um crescimento normal mantendo as suas características.

Vantagens do microenxerto:

- Recupera o próprio cabelo com total naturalidade.
- Não tem problemas de rejeição.
- Técnica simples e indolor, com anestesia local.
- Não requer hospitalização.

Soluções específicas para problemas oncológicos
A queda de cabelo, também chamada alopecia, é um efeito secundário frequente no tratamento com quimioterapia. Produz-se pela acção dos distintos fármacos sobre o folículo piloso, provocando uma destruição do mesmo e por isso a perda de cabelo.

É um efeito secundário que não aparece sempre, já que depende fundamentalmente do tipo de medicamento utilizado. Existe a possibilidade de que a perda de cabelo seja generalizada (ou seja, que além de afectar o couro cabeludo, também afecte outras partes do corpo como: axilas, braços, pernas, sobrancelhas, pestanas, etc.) ou simplesmente localizada.

A alopecia, como consequência do tratamento com quimioterapia, é sempre de carácter temporal. Embora o cabelo possa voltar a crescer com características diferentes às originais (cor, textura, etc.).

As perucas de cabelo natural são uma boa solução para esconder a queda de cabelo. São realizadas sobre uma base fina, transparente e transpirável, que se ajusta à pele graças a uma tira de silicone.

Cada pessoa poderá determinar o estilo que mais gosta e, quando se visita uma empresa especialista em perucas antes da queda, pode ser criada a peruca com a mesma cor e textura do cabelo da pessoa. As perucas são a alternativa mais habitual perante a queda de cabelo devido a problemas oncológicos, especialmente entre as mulheres.

Alguns factos acerca do cabelo e da sua queda
• Um fio de cabelo pode suportar um peso de 100g.
• Em média, cada indivíduo tem cerca de 100 000 a 150 000 fios de cabelo na cabeça.
• O componente principal do cabelo é a queratina.
• O cabelo é o segundo tecido de crescimento mais rápido no corpo (a medula é a mais rápida). Um cabelo cresce 0,3-0,5mm por dia.
• Em qualquer altura, cerca de 10% dos cabelos estão em fase de repouso e o restante está em crescimento.
• Toda a gente perde mais de 40% de cabelo – cerca de 100 fios de cabelo por dia.
• A queda de cabelo é visível depois de uma perda de mais de 50% de cabelo.
• Mais de 50% dos homens com mais de 50 anos sofrem de queda de cabelo.
• Cerca de um a dois terços de todas as mulheres sofrem de enfraquecimento ou queda de cabelo em qualquer altura da sua vida.
• A forma mais comum de perda de cabelo nas mulheres é o enfraquecimento geral do cabelo.
• As razões mais comuns para a queda de cabelo incluem: pós-parto, menopausa, problemas hormonais, pílula, stresse, dietas e situações traumáticas.

Dicas para prevenir a calvície

• O cabelo deve manter-se limpo, lavar-se com frequência, (mínimo 3 vezes por semana, dependendo do tipo de cabelo).
• Utilizar champôs suaves ou adequados ao tipo de cabelo sempre e quando são recomendados por um especialista.
• Utilizar cremes e loções de qualidade que limpem e fortaleçam o cabelo, em caso de usar tintas ou fazer uma permanente.
• Uma alimentação equilibrada rica em frutas e legumes que proporciona as vitaminas necessárias para fortalecer o cabelo e evitar o consumo excessivo de frutos secos.
• Escovar o cabelo e massajar o couro cabeludo.

Estudos sobre a queda do cabelo
D. Williamson do Hospital Universitário de Wales, M. Gonzalez e AY Finlay, do Colégio de Medicina da Universidade de Wales, levaram a cabo um estudo que teve como objectivo determinar o impacto da queda do cabelo na qualidade de vida das pessoas afectadas por esta condição.

Principais conclusões
• O impacto psicológico dos efeitos da queda de cabelo é equivalente ao impacto psicológico de doenças dermatológicas, como a psoríase ou a acne.
• 2,74% dos inquiridos evidenciam depressão clínica.
• 3,97% dos pacientes tentam disfarçar a perda de cabelo.
• 4,34% dos inquiridos afirmam estar dispostos a despender, metade (ou mais), do seu rendimento anual para curar esta condição.
• 5,30% dos pacientes afirmam que a falta de confiança é a consequência mais grave desta condição.
• 6,40% dos pacientes sentem que os médicos são insensíveis ou dão pouco apoio quando confrontados com esta condição.

Realidade portuguesa

Em relação à realidade portuguesa, um estudo desenvolvido pela Viviscal demonstra que uma em cada duas mulheres portuguesas considera sofrer de enfraquecimento ou queda de cabelo, sendo que 27% das mulheres que sofrem de queda de cabelo associam o problema a situações traumáticas ou de stress e 33% afirmam não saber a causa do problema.

A falta de autoconfiança e o embaraço, relacionados com uma percepção negativa da sua imagem, são questões apontadas pela grande maioria (total de 47%) como problemas decorrentes do enfraquecimento e da queda de cabelo. No entanto, apesar de este estudo ter sido direccionado apenas a mulheres, este é um problema que atinge homens e mulheres.

Fotografia: Fructis
Agradecimentos: Centros Capilares Svenson, Lisboa; Viviscal, sistema de regeneração capilar; Dra. Ana Fonseca, Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta; Samuel Rocher Atelier de Coiffure, Lisboa

"Novas chegadas" à H&M

Este post é sobre os "New Arrivals" da loja H&M.

Blazer (também há em Preto,Azul escuro, cinzento, às riscas azuis e brancas e rosa)

Cardigan (também há em azul escuro, cinzento claro e bege claro)
Sweater (também há lisas nas cores preto, rosa, bege claro, e azul escuro)
Cardigan (também há em preto com o laço bege)

Dress
Waistcoat
Cardigan (também há em preto)
Sweater (também há em preto com a fita branca)
Cardigan

Sweet Cherry Party Eventos

Este post é sobre a "Sweet Cherry Party Eventos", uma empresa que organiza vários tipos de eventos, Festas de Aniversário de Criança,Festas de Aniversário de Adulto, Festas Temáticas, Brunches, Almoços, Lanches e Jantares, Coffee-Break, Baby Showers e Bridal Showers.

Apresentação

Porque no mundo não há duas pessoas exactamente iguais, na Sweet Cherry Party Eventos acreditamos que não pode haver duas festas iguais.

Os momentos importantes das nossas vidas merecem ser únicos, inesquecíveis e mágicos.

Aniversários, festas infantis, despedidas de solteiro, noites românticas, encontros de amigos ou qualquer outro momento que queira celebrar, nós fazemos a festa. Imagine a sua festa de sonho e nós prometemos fazê-lo viver esse momento. Se não conseguir imaginar, de certeza que também o podemos ajudar nessa tarefa.

Nada é demais para si e nada é demais para nós – quer dizer, se nos pedir um elefante não garantimos que a sua mobília fique inteira mas, se estiver disposto a arriscar, nós também.

No site oficial - http://www.sweetcherrypartyeventos.com/ - poderá ver a lista de catering, pedir orçamentos e ver exemplos de eventos que a empresa já organizou.


Vou deixar aqui imagens de algumas:


Festas de Aniversário de Criança - Menino
Do que é que os rapazes gostam? De andar aos pulos, de gritar e de não tomar banho! Sim, isso é o óbvio mas, para além disso, do que é que gostam? De serem o xerife numa sala repleta de foras-da-lei. De desbravarem a floresta desconhecida onde a qualquer momento um jaguar pode vir à procura do jantar e o petisco são eles.

Sim, os rapazes gostam disso e, já que não o podem viver a sério pois as viagens para a selva estão caras e o faroeste fica fora de mão, a Sweet Cherry Party Eventos pode fazê-los viver todas estas aventuras ou quaisquer outras que queiram ter com uma festa de aniversário inesquecível. Fale connosco.

Exemplo:
Festa Na Selva
Entre hienas, macacos e elefantes o bolo é o Rei da Selva.



Festas de Aniversário de Criança - Menina

Fadas, flores, fitas, frou frou’s e frigoríficos! Está bem, provavelmente frigoríficos não fazem parte das vidas nem das festas de sonho das meninas mas, de certeza que vão fazer no futuro…Pelo menos das vidas.

Seja como for, se elas quiserem começar já por aí a Sweet Cherry Party Eventos não diz que não. As nossas festas são únicas e feitas à medida da protagonista.

Ela escolhe, nós criamos.


Exemplo

Capuchinho Vermelho
Perder-se no Bosque Encantado do Capuchinho Vermelho……. Nenhum sonho é demais para nós.



Adulto
Receber os amigos em casa não tem de ser uma dor de cabeça com direito a tonturas e suores frios.

Horas de trabalho na cozinha, mesas que nunca ficam como as das revistas, receitas que tiraram o dia para não colaborarem – ah, malvadas! A Sweet Cherry Party Eventos ajuda a ser o anfitrião perfeito.

Preparamos a decoração, tratamos do repasto e tudo sem que tenha de pôr um pé entre tachos e panelas. Festas de aniversário, despedidas de solteira(o), lanches para as amigas, jantar de namorados, brunch´s, visitas dos sogros ou apenas um dia diferente. Os seus desejos tanto podem ser doces como salgados, nós tratamos de os realizar.


Exemplo
Chá das 5
Requinte e elegância numa doce tarde com amigas.


Veja as restantes no site e no facebook