terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vitaminas: Descobrimos a importância das vitaminas para o nosso organismo.

Vitaminas
Descobrimos a importância das vitaminas para o nosso organismo.


http://sic.sapo.pt/proj_queridajulia/Scripts/videoPlayer.aspx?videoId={DFEA8609-7EA0-4D2F-AE3D-5171B122B4ED}

Dicas para poupar do Continente

http://dicas.continente.pt/

Certamente já viu os vídeos que passam na TV da Maria Desconto" a dar dicas para poupar nas suas compras.
Eu acho que são bastante uteis e se quiser pode-se inscrever para aprender com o continente.

Pode ver todos os vídeos aqui:
http://www.youtube.com/user/dicasparapoupar

A força do períneo

A força do períneo
Descubra as funções deste músculo essencial no desenvolvimento e na saúde da mulher


O períneo é uma das zonas do corpo que mais influencia o desenvolvimento,  principalmente da mulher, desde a juventude até à maternidade e à menopausa. É um músculo que deve ser exercitado para se tornar mais forte e resistente.

O períneo, ou músculos do pavimento pélvico, é um conjunto de estruturas situadas entre o ânus e os órgãos genitais externos com a forma de um oito.

O cruzamento dos dois círculos do oito é a zona mais forte e situa-se na ligação entre o ânus e a vagina, explica a fisioterapeuta especialista em saúde da mulher, Fátima Sancho. Para saber como exercitar o músculos do períneo, clique aqui.

Quais as suas funções?
Os músculos do pavimento pélvico sustentam alguns órgãos importantes como o útero, a bexiga e parte dos intestinos, desempenhando um papel primordial na funcionalidade destes órgãos. Para além disso, o períneo é a estrutura responsável pela irrigação sanguínea dos órgãos genitais, sendo por isso essencial para uma atividade sexual plena. Mais, durante a gravidez, são estes os músculos que  sustentam o peso do bebé, sendo, por isso, grandemente afetados durante o parto.

A especialista Fátima Sancho explica que «a pressão exercida pelo bebé durante a gravidez na cavidade pélvica pode chegar a ser de 5 kg e a recuperação da distensão muscular provocada pelo parto pode demorar entre 6 a 7 meses», daí a importância de treinar e reeducar este grupo muscular.

Por último, mas não menos importante, este conjunto de músculos é muitas vezes afetado pelo envelhecimento no decorrer das alterações hormonais, conduzindo a um  descontrolo dabexiga e a um enfraquecimento da capacidade de contração muscular. A incontinência urinária é um problema comum entre os seniores, que pode ser prevenido e tratado através do treino do períneo.

A que sintomas deve estar atenta?
Uma musculatura pélvica enfraquecida pode gerar alguns sintomas que, na maioria das vezes, são curáveis com o exercício destes músculos. Eis os sinais que não deve ignorar:

- Sensação de peso na zona genital, frequentemente à noite depois de um dia em que esteve muitas horas em pé. Neste caso deve consultar um médico

- Leve sensação de pouca firmeza vaginal durante a relação sexual. Este problema pode impedir a satisfação sexual tanto do homem como da mulher

- Dificuldades em reter a urina quando salta, corre, ri ou tosse

- Sinais de útero descaído

- Dificuldades em reter gases ou fezes

Texto: Ana Catarina Alberto com Fátima Sancho (fisioterapeuta especialista em saúde da mulher e membro da Associação Portuguesa de Fisioterapia)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

Super coração: 7 factores de risco que você pode controlar

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/o-corpo/partes-do-corpo/super-coracao.html


Super coração
7 factores de risco que você pode controlar


Diz o prestigiado cardiologista Valentín Fuster que «é necessário reservar um momento todos os dias para nós mesmos, somente para pensar.Parar uns minutos é bom para o coração».

Também diz que, apesar das pressas da sociedade actual, foram poucos os doentes com doenças coronárias que se queixavam apenas de stress.

«Quase sempre há por trás outros factores de risco, como o colesterol alto, o tabagismo, a hipertensão… O stress pode desencadear um enfarte, mas nunca é a sua causa».

Sem dúvida que para ter um coração saudável não há uma fórmula mágica, há que actuar em muitas frentes, nomeadamente estando atento aos factores de risco que se seguem.

TENSÃO ARTERIAL
Para que o sangue circule, o coração deve bombeá-lo a uma determinada pressão, que é a adequada quando permite que os tecidos recebam o sangue de que necessitam em cada momento. Se a tensão está abaixo desse nível óptimo, falamos de hipotensão, se está acima é conhecida por hipertensão. A última é muito mais frequente e “castiga” as artérias, que se tornam rígidas e mais estreitas, dificultando a irrigação sanguínea, levando a que o coração tenha de fazer muito mais esforço para fazer o sangue circular.

O que pode fazer?
Medir a tensão com regularidade. Se os valores foram iguais ou superiores a 140 (máxima) e 90 (mínima) – ou 14/9, como normalmente dizemos – vá ao médico, é sinal de hipertensão. Para prevenir este problema, faça exercício físico, controle o peso, não fume e siga uma dieta saudável, equilibrada, com pouco sal e muitos frutos e legumes crus.

Há tratamento?

Sim, existem vários medicamentos seguros e eficazes, mas é essencial ter uma alimentação saudável, com pouco sal e fazer exercício físico regular. Não se automedique, nem abandone os tratamentos prescritos pelo médico.


COLESTEROL
É uma gordura que existe no sangue e, quando o seu valor é muito elevado, vai-se depositando pouco a pouco nas paredes das artérias. Em alguns casos, pode mesmo chegar a obstruí-las, impedindo a passagem do sangue e do oxigénio, provocando enfartes, tromboses, entre outras doenças cardiovasculares.

As causas do colesterol aumentado podem ser genéticas (presume-se que 20 mil pessoas padeçam de hipercolesterolomia familiar em Portugal) mas na maior parte dos casos são ambientais, ou seja, derivam de um estilo de vida e uma alimentação incorrecta.

Há tratamento?
Sim existem vários medicamentos seguros e eficazes, como as estatinas, os fibratos e os fitoesteróis (estes últimos integram alguns alimentos funcionais, como as margarinas e bebidas lácteas), mas é essencial ter uma alimentação saudável, com baixo teor de gorduras, especialmente de origem animal.

DIABETES
É uma doença crónica que resulta do aumento dos níveis de glicose no sangue, devido ao pâncreas não segregar insulina suficiente ou por esta não funcionar bem.

Há dois tipos de diabetes: Tipo 1, no qual a pessoa não produz insulina e tem de administrá-la, e do tipo 2, também conhecida por diabetes do adulto e que não requer administração de insulina.

A diabetes lesiona os vasos sanguíneos e dá origem a complicações cardiovasculares, renais, oftalmológicas e cerebrais.

O que pode fazer?
Meça os níveis de açúcar no sangue, pelo menos, uma vez por ano. Se o médico suspeitar que tem diabetes, terá de medir os níveis de glicose várias vezes ao dia. Dieta e exercício ajudam a manter os níveis dentro dos parâmetros normais.

Há tratamento?
Sim, os hipoglucemiantes orais (um tipo de medicamentos que reduz o nível de glicose de maneira eficaz) e a insulina, mas, uma vez mais, não podemos esquecer uma dieta adequada.


OBESIDADE
É o excesso de peso devido ao aumento da gordura corporal. Pode ter origens genéticas, mas, na maior parte das vezes, é provocada pelos maus hábitos alimentares e falta de exercício físico. É perigosa, sobretudo se a gordura estiver acumulada no abdómen, porque origina uma resistência à acção da insulina e aumenta o risco cardíaco. O ideal é que o perímetro da cintura não supere os 102 cm no homem e os 88 nas mulheres.

O que pode fazer?
Mexer-se, fazer exercício de forma regular e controlar as calorias que ingere diariamente. Adopte uma alimentação pobre em gorduras saturadas e rica em produtos que compõe a dieta mediterrânica. Vigie o seu peso e o índice de massa gorda, que não deve ser superior a 25.

Há tratamento?

Existem alguns fármacos e, para os casos mais graves, algumas formas de cirurgia, mas é fundamental alterar o estilo de vida.

SEDENTARISMO
Traduz um estilo de vida com falta de exercício físico e que se caracteriza por passar horas sem fim sentada, quer nos momentos de ócio, quer nos de trabalho e andar de carro para todo o lado.

O que pode fazer?
Aumentar a actividade física. Em casa, faça as tarefas com energia. No trabalho, aproveite todas as oportunidades para se mover e faça pequenos exercícios mesmo sentada. No seu tempo livre, caminhe muito e faça desporto.

Há tratamento?
O fundamental é mexer-se e fazer exercício físico. Se esteve muito tempo parada e quer voltar a fazer desporto ou apresenta algum factor de risco, fale com o seu médico sobre as actividades mais adequadas à sua idade e saúde. Tão prejudicial é não fazer exercício como lançar-se a uma prática intensa e não controlada.

TABACO
Fumar é um hábito nocivo que provoca todo o tipo de doenças respiratórias e cardiovasculares. O risco é proporcional ao número de cigarros fumados por dia e ao número de anos há que se fuma.

A nicotina danifica as paredes internas das artérias, altera a coagulação e aumenta o colesterol; o monóxido de carbono diminui o aporte de oxigénio e aumenta o risco da formação de coágulos e de colesterol.

O que pode fazer?
Deixe de fumar. Fixe uma data. Faça uma lista com os motivos que tem para o fazer e aponte quantos cigarros fuma por dia e em que circunstâncias. No dia antes, deite fora todo o tabaco que tem em casa e no trabalho, faça o mesmo com os cinzeiros. Faça exercício e acalme a ansiedade com água, fruta, sumos naturais e pastilhas sem açúcar.

Há tratamento?
Sim, deixar de fumar! Se necessitar, existem terapias de apoio e fármacos que a vão ajudar a superar a ansiedade e irritabilidade comuns aos dependentes de nicotina. Para saber mais clique aqui

STRESS
O stress é uma reacção natural que nos permite enfrentar situações de alarme. O problema surge quando esse stress se mantém no tempo, quando o corpo não é capaz de recuperar o equilíbrio e essa activação fisiológica é excessiva e crónica, o que afecta a saúde. Faz subir a tensão arterial e a frequência cardíaca, o que por sua vez aumenta as necessidades de oxigénio no miocárdio e causa um esforço demasiado grande ao coração. Também cria problemas respiratórios, digestivos, alterações no colesterol e na coagulação do sangue.

O que pode fazer?
Em primeiro lugar, descobrir o que o desencadeia. Depois, coma bem (diga adeus à fast food e não esteja muitas horas sem comer), faça exercício, não fume, nem consuma drogas, não abuse do álcool e relaxe com uma actividade que lhe dê prazer ou alguns minutos de descanso todos os dias.

Há tratamentos?

Para controlar o stress, é mais importante mudar o estilo de vida do que tomar medicamentos.

Texto: Rita Caetano

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"

“Portugal. A Minha Primeira Escolha”

“Portugal. A Minha Primeira Escolha” (http://www.von.aeportugal.pt/)
Alimentação, tecnologia, mobiliário, moda. Tudo isto é feito em Portugal e bem. Com qualidade, design, conforto e inovação. Se é isso que exige, o mais natural é escolher Português. Porque escolher Produtos Portugueses, é ficar sempre a ganhar.

Escolher Produtos Portugueses é bom para todos nós.
Para combater a crise económica e as suas consequências no tecido empresarial português, a AEP - Associação Empresarial de Portugal, tem levado a cabo um conjunto de iniciativas de apoio ás empresas, que incluem incentivos ao redimensionamento e à internacionalização, o reforço da formação profissional, e a promoção do consumo de produtos produzidos em Portugal.

Foi assim que nasceu a iniciativa “COMPRO o que é nosso”, à qual já aderiram cerca de 600 empresas, que representam mais de 1800 marcas e um volume de negócios superior a 9,5 mil milhões de euros.

“Portugal. A Minha Primeira Escolha” é a assinatura da nova campanha de valorização da oferta nacional que a AEP leva a cabo até ao final do ano, com o apoio de um financiamento do QREN no valor de um milhão e quinhentos mil euros.

A campanha promove a imagem de um Portugal moderno, inovador e orientado para o mercado global. O seu conceito e conteúdos pretendem levar os portugueses a valorizarem Produtos Portugueses, evidenciando o impacto positivo deste comportamento no emprego e na economia nacional.

O significado do símbolo da campanha
“Portugal. A minha Primeira Escolha” é um testemunho de convicção, dado na primeira pessoa, inspirado num logótipo com várias mensagens:

• valores patrióticos das cores da bandeira nacional

• a letra P, presente em todas as aplicações em que é necessário abreviar o nome Portugal

• forma de gota como símbolo de unidade que representa o pequeno esforço “ gota a gota” necessário à recuperação plena da economia.

• ”Made in Portugal” reconhecido internacionalmente como marca de prestígio

Porquê comprar produtos produzidos em Portugal?
Porque os Produtos Portugueses nos ligam e nos tocam. São feitos por nós e para nós. E assim é possível consolidar postos de trabalho, aumentar o Produto Interno Bruto, reforçar a capacidade de modernização e internacionalização das nossas empresas, melhorar o nível de vida dos portugueses, dinamizar a economia nacional. E é também assim que se mostra o orgulho do que se faz em Portugal.
Faça de Portugal a sua primeira escolha!