terça-feira, 1 de novembro de 2011

Tomar café diariamente pode reduzir o risco de AVC

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/saude-no-feminino/artigos-gerais/tomar-cafe-diariamente-pode-reduzir-o-risco-de-avc.html

Tomar café diariamente pode reduzir o risco de AVC
Saiba porquê


As mulheres que bebem entre uma a duas chávenas de café por dia têm uma  probabilidade menor de vir a sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

A conclusão é de uma investigação do Instituto Karolinska, em Estocolmo, com cerca de 35 mil mulheres (entre os 49 e 83 anos) sem historial de doenças cardiovasculares. O estudo concluiu que cerca de 22 a 25% destas mulheres têm uma probabilidade menor de desenvolver a doença do que as que não consomem a bebida.

A investigação, que teve a duração de dez anos, registou 1680 ocorrências de problemas cardíacos diversos e, após a análise dos fatores de risco, verificou que o consumo de café estava associado a um risco estatístico menor de AVC. «O café tem efeito antioxidante, diminui a acumulação de gorduras saturadas e reduz a resistência à insulina, propriedades que podem minimizar o risco de AVC», considera o  neurologista Rodrigo Cunha. Ainda assim, os investigadores notam que é demasiado cedo para aconselhar alterações nos hábitos de consumo da bebida.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Prevenir"

Óleo de girassol

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/oleo-de-girassol.html

Óleo de girassol
É melhor ou pior que o azeite?


São muitas as pessoas que tem esta dúvida. O óleo de girassol e o azeite são gorduras líquidas de origem vegetal com um teor em ácidos gordos polinsaturados e monoinsaturados elevado, o que lhes confere propriedades protetoras da nossa saúde cardiovascular.

Por outro lado, são gorduras com capacidade de resistirem a altas temperaturas, como as que se atingem quando fritamos alimentos, daí serem as opções mais adequadas e recomendadas para este método culinário.

A utilização de gorduras na nossa alimentação deve ser reduzida, pelo que tanto o azeite como o óleo de girassol devem ser utilizados com moderação. O azeite, pelas suas propriedades aromáticas é ótimo, não só para cozinhar mas também para dar sabor às preparações culinárias, pelo que deve ser uma das principais gorduras que deve usar.

Texto: Miguel Ângelo Rego (nutricionista e colaborador da plataforma de combate á obesidade da Direção Geral de Saúde)

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista "Prevenir"

Mulheres (muito) magras

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/mulheres-muito-magras-1196672.html

Mulheres (muito) magras
A alimentação e os tratamentos que permitem engordar de forma saudável


Toda a roupa que veste fica-lhe larga e, apesar de comer correctamente, quase não armazena gordura, apesar de isso provavelmente não a tornar imune à celulite.

O facto de ser (muito) magra deve-se à falta de músculo ou de tónus muscular, mais pronunciado nos braços e pernas. Como consequência disso, este tipo de mulheres apresenta uma pele desidratada, tendencialmente flácida e/ou descaída.

A essa acresce, por vezes, uma situação de gordura localizada nas coxas e de mãos ossudas com pele fina e transparente. «Preencher-se», combater a flacidez e secura cutâneas, e eliminar os quilos a mais nas ancas, caso seja necessário. É o que sugerem os especialistas da Cellulem Block, neste plano que elaboraram para si.

Tratamentos recomendados
Os especialistas sugerem o tratamento Ilipo, um tratamento não-invasivo que destrói a gordura localizada sem a necessidade de cirurgia, agulhas, anestesia, dores ou tempo de recuperação. A radiofrequência com Shapetonic RFSystem, que trabalha o tecido adiposo a um nível subdérmico profundo, eliminando a flacidez e proporcionando um aspecto mais firme e jovem à pele do corpo. A termo-estimulação combinada com infravermelhos para tratar a flacidez e, por fim, a dermosucção corporal, muito eficaz contra a celulite edematosa e compacta, celulite fibrosa e efeito casca de laranja.

A alimentação que deve fazer
De acordo com o nutricionista Miguel Rego, não pode comer descontroladamente. Precisa de uma alimentação variada e calórica mas não à base de gordura. A proteína é muito importante para a formação de músculo. A lista de alimentos recomendados inclui hidratos de carbono complexos, como cereais, tubérculos e leguminosas, além de proteína de carnes, ovos, peixes, soja, lacticínios e derivados.

Além desses, deve ingerir verduras e hortaliças de todo o tipo, privilegiar gorduras como o azeite e frutos secos e aumentar o consumo de fruta. Se tem celulite e/ou problemas circulatórios, ingira mais citrinos, frutos vermelhos, quivi, manga, ananás e uvas vermelhas. Ingira também bastante água e infusões ao longo do dia.

No que se refere a alimentos desaconselhados, as notícias não podiam ser melhores. Não há! Pode, por isso, comer de tudo mas com moderação. Evite, contudo, os produtos ricos em açúcares e gorduras. No que se refere à distribuição das refeições, procure fazer cinco ou seis refeições por dia e não passe mais de três horas sem comer.

O seu pequeno-almoço e almoço devem ser abundantes. A meio da manhã, coma uma peça de fruta com casca e meio pão de mistura rico em fibras. Ao lanche, coma fruta ou um iogurte e uma mão cheia de frutos secos. Ao jantar, ingira mais hidratos de carbono, nomeadamente massa, arroz, batatas e leguminosas, porque à noite o gasto energético é mais baixo, pelo que vai ganhar peso. No que se refere a complementos alimentares, os sumos de fruta naturais e as bolachas tipo Maria são os mais aconselhados pelos especialistas.

Texto: Madalena Alçada Baptista

Chegou o penúltimo mês do ano