terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pele de Inverno: Segredos para evitar a pele seca e os lábios gretados, provocados pelas baixas temperaturas

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/pele-de-inverno-809477.html

Pele de Inverno
Segredos para evitar a pele seca e os lábios gretados, provocados pelas baixas temperaturas


A pele não exige cuidados apenas no Verão. Muda o clima, alteram-se também as suas exigências.

No Inverno, o frio, o vento, a humidade e o ar seco dos lugares fechados agridem a cútis, diminuindo as suas defesas naturais.

Em simultâneo, o organismo reage ao frio, irrigando o sangue maioritariamente para os órgãos internos, deixando também a pele mais desprotegida. As células cutâneas produzem menos colagénio e substâncias gordurosas, o que faz com que a pele perca o seu poder de hidratação natural.

Os banhos quentes, a ingestão de pouca água e o uso de muita roupa agravam o problema. Resultado, fica mais seca, irritada, com tendência a escamar e com um tom avermelhado. Se este cenário lhe é comum, não desespere. Hidratar e nutrir são as duas palavras-chave para manter a beleza da sua pele intacta.

Por que hidratar é obrigatório

O rosto, os lábios e as mãos são as partes do corpo mais expostas e, por isso, são também as zonas que mais sofrem com os efeitos do frio. Comecemos pelos cuidados a ter com o rosto.

De manhã, elimine as impurezas com um leite ou gel de limpeza e lave o rosto com água, preferencialmente fria. Depois, aplique o creme hidratante, massajando o rosto suavemente.

Escolha produtos adequados ao seu tipo de pele, ricos em ceramidas, ácido glicólico, vitamina E e outros antioxidantes, que combatem os radicais livres, grandes responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.

Ao deitar, repita o ritual, mas pode substituir o creme que usou de manhã por um específico para a noite.

Lábios e mãos

A regra número um para ter lábios perfeitos mesmo no Inverno, é nunca sair de casa sem os proteger. Aplique frequentemente um bâton ou um creme labial nutritivo e hidratante, que deve também oferecer protecção solar.

Regra número dois, não os molhe constantemente, pois esse gesto contribui para que fiquem ainda mais desidratados e consequentemente gretados.

Muito desprotegidas e quase sempre a descoberto, no Inverno, as mãos tornam-se ásperas, ganham um tom avermelhado e, por vezes, a secura extrema dá origem a pequenas feridas. Para evitar que a pele desidrate a esse ponto, tenha sempre consigo um creme hidratante para as mãos e aplique-o sempre que sentir a pele seca.

Antes de se deitar, experimente massajá-las com óleo de amêndoas, ficarão muito suaves e prontas para enfrentar as agressões.


Corpo ideal
Apesar das restantes zonas do corpo não estarem expostas directamente às agressões climáticas, também sofrem com o frio e as mudanças bruscas de temperatura.

À diminuição da actividade de glândulas sebáceas, normal nesta altura do ano, junta-se a constante fricção das várias peças de roupa que vestimos.

O resultado é uma diminuição do véu protector da pele (constituído por água e sebo) que assegura a hidratação natural.

Quando isso acontece, a pele seca e podem surgir ligeiras descamações. Para o evitar, só precisa de a hidratar depois do banho. Use um creme hidratante e nutritivo, espalhe-o por todo o corpo, dando especial atenção às áreas mais secas, como os cotovelos, joelhos e pés.

Na neve
Se é daquelas pessoas que não dispensa as férias na neve, deverá ter todos estes cuidados e, como nas zonas mais altas, os raios ultravioletas são mais potentes e abundantes, é obrigatório o uso de um filtro solar com um índice de protecção elevado.

Não se esqueça que os cristais de neve têm um efeito de espelho que reflectem o sol na sua pele, tal como acontece, por exemplo, quando está num barco e a luz do astro rei é reflectida pela água do mar. Daí que seja muito importante proteger todas as zonas expostas, com especial atenção para o nariz, a boca, as orelhas e os olhos, que devem estar sempre protegidos por óculos de sol.

Segredos anti-frio
1. Faça banhos curtos, no máximo de cinco minutos, com água tépida. A água muito quente remove a película protectora da pele, tornando-a mais seca.

2. Evite friccionar demasiado a pele com o sabonete ou gel de banho, para que a camada de gordura natural não desapareça.

3. Use sabonetes neutros ou de glicerina que não agridem a pele.

4. Vista várias camadas de roupa, de forma a poder tirar algumas peças quando entra em locais muito quentes.

5. Beba dois litros de água por dia para manter o seu organismo hidratado.

6. Faça uma alimentação à base de vegetais, fruta, sem esquecer os alimentos ricos em magnésio e ómega 3.

Dica
Nem mesmo no Inverno a sua pele se encontra a salvo dos danos causados pelos raios ultravioletas, por isso, use protector solar também nesta estação, sobretudo se passa muito tempo no exterior.

Texto: Rita Caetano

Batons Cieiro

Com a chegada do tempo frio os lábios começam a ceder as baixas temperaturas.

Deixo aqui um remédio caseiro e alguns batons para prevenir e cuidar do cieiro.

Remédio caseiro:
Misturar açúcar com mel e aplicar nos lábios deixando actuar durante uns minutos

Site: http://www.labello.pt/


Camomile & Calendula - http://int.labello.com/products/extra-care/camomile-calendula

Extreme Alpin - http://int.labello.com/products/extra-care/extreme-alpine
Med Protection - http://int.labello.com/products/extra-care/med-protection
Milk & Honey - http://int.labello.com/products/extra-care/milk-honey
Mint & Minerals - http://int.labello.com/products/extra-care/mint-minerals
Olive & Lemon - http://int.labello.com/products/extra-care/olive-lemon
SOS Lip Repair - http://int.labello.com/products/extra-care/sos-lip-repair
Hydro Care - http://int.labello.com/products/basic-care/hydro-care


e para os homens

Active Care For Men - http://int.labello.com/products/basic-care/active-care

Sorrir no Inverno: Sem cieiro

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/sorrir-no-inverno-915336.html


Sorrir no Inverno
Sem cieiro

Com o frio, entre casacos, gorros, cachecóis e luvas, protegemos o corpo, ou quase: esquecemo-nos dos lábios. Pequenos mas decisivos “pormenores” que é preciso hidratar para aquecer os dias de Inverno com um sorriso sem fissuras.

As temperaturas extremas – sejam elas baixas ou elevadas – fragilizam as defesas naturais do cor po humano. O frio, como o sol, agride a pele que se deixa exposta.

No Inverno, o menos possível, porque nos munimos de todos os agasalhos que nos aquecem, erguendo uma barreira confortável entre o nosso corpo e o frio.

Homens e mulheres escondem as pernas na fazenda quente das calças, tapam o pescoço com cachecóis macios, resguardam as mãos em cinco dedos de lã e completam o conforto em sobretudos mais ou menos compridos conforme o gosto e a moda. O último retoque é dado por um gorro ou um chapéu. Sobra apenas o rosto para enfrentar as agressões da meteorologia. Um rosto que se hidrata certamente, mas no qual sobressai um eterno esquecido: os lábios.

Lábios mais sensíveis no Inverno

Só que nos meses de Inverno os lábios ficam mais sensíveis. São facilmente vítimas de elementos agressores, como o frio, o vento e os baixos níveis de humidade.
Manifesta-se então o cieiro, como é conhecida a inflamação que os médicos designam por queilite: problema dermatológico que afecta a maioria dos lábios portugueses e que pode igualmente ser causado por alergia a cosméticos ou pelo consumo de determinadas frutos ácidos.
Há batons e pastas de dentes com as quais os lábios também não se dão bem, daí resultando o cieiro.

Com maior probabilidade de estarem sujeitas a episódios de cieiro são as pessoas que passam a vida a mordiscar os lábios, arrancando as peles secas que se vão desprendendo. A inflamação aumenta, as fissuras aprofundam-se, os lábios doem e sangram até. Assim é o cieiro, inimigo nº1 de qualquer sorriso que se preze.

Proteger é palavra de ordem
Mas afinal o que é o cieiro? Trata-se de uma inflamação da pele dos lábios, ou melhor, de uma área específica situada entre a derme e a mucosa, a que os especialistas chamam vermelhão do lábio. Possui queratina para suportar as agressões externas, mas é sensível a factores habitualmente desprezados como restos de pasta de dentes ou de frutos ácidos, como a laranja e a manga.

O contacto com secreções nasais e os corantes dos batons também contribuem para a inflamação dos lábios, a qual por vezes se estende à pele adjacente, como se fora uma manifestação alérgica.

O que fazer então? O melhor remédio é prevenir: ou seja, proteger os lábios regularmente, evitando o aparecimento de cieiro. Assim, use batons protectores, tendo o cuidado de escolher um que seja adequado aos seus lábios, sob pena de, querendo evitar um problema, criar outro – uma alergia.
Quando escolher, dê preferência a um que possua filtro solar, pois o sol do Inverno incide com a mesma intensidade sobre a pele, só aquece menos do que o do Verão. Na dúvida, peça conselho ao seu farmacêutico.

Mas, como o Inverno já entrou em Janeiro é possível que os seus lábios apresentem já sinais da devastação. Nesse caso, há que hidratá-los generosamente, sem receio de abusar. Faça-o diariamente e reforce a dose à noite. E enquanto não saram resista às tentações: desde logo, nada de arrancar as peles secas.
E abstenha-se do gesto de passar a língua pelos lábios para humedecê-los: resulta, mas por pouco tempo e o contacto da mucosa oral pode agravar a inflamação. Em vez disso, beba muitos líquidos. Faça-o não só pelos seus lábios, mas pelo corpo todo. Porque – já aqui o dissemos – contra o frio, hidratar, hidratar!

Diga sim... aos líquidos e aos cremes hidratantes, para prevenir e para controlar o cieiro: protegem os lábios do frio ou, se já estiverem secos e gretados, repõem a hidratação.

Diga não... a mordiscar os lábios, arrancar as peles secas e humedecer constantemente os lábios com a língua.

Na hora da maquilhagem
Antes da maquilhagem não se esqueça de colocar primeiro um bom creme hidratante com protector solar. Nutre e protege os lábios da desidratação e dos efeitos do frio, do vento e do sol, para além de constituir uma boa base para o batom.

Evite batons de efeito prolongado. Para ficar tanto tempo na boca, possuem conservantes ou fixadores muito fortes que podem provocar irritação ou alergias.

À noite, experimente aplicar um pouco de vaselina em creme com uma escova de dentes macia e passe nos lábios delicadamente. Enxague. Cuidado com dietas radicais. A falta de vitaminas C, D e E provoca a desidratação dos lábios.

Exercícios anti-ansiedade: Sete exercícios que promovem o relaxamento

Exercícios anti-ansiedade

Veja aqui: http://saude.sapo.pt/galerias/bem-estar-e-emocao/exercicios-anti-ansiedade.html