terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pele de Inverno: Segredos para evitar a pele seca e os lábios gretados, provocados pelas baixas temperaturas

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/pele-de-inverno-809477.html

Pele de Inverno
Segredos para evitar a pele seca e os lábios gretados, provocados pelas baixas temperaturas


A pele não exige cuidados apenas no Verão. Muda o clima, alteram-se também as suas exigências.

No Inverno, o frio, o vento, a humidade e o ar seco dos lugares fechados agridem a cútis, diminuindo as suas defesas naturais.

Em simultâneo, o organismo reage ao frio, irrigando o sangue maioritariamente para os órgãos internos, deixando também a pele mais desprotegida. As células cutâneas produzem menos colagénio e substâncias gordurosas, o que faz com que a pele perca o seu poder de hidratação natural.

Os banhos quentes, a ingestão de pouca água e o uso de muita roupa agravam o problema. Resultado, fica mais seca, irritada, com tendência a escamar e com um tom avermelhado. Se este cenário lhe é comum, não desespere. Hidratar e nutrir são as duas palavras-chave para manter a beleza da sua pele intacta.

Por que hidratar é obrigatório

O rosto, os lábios e as mãos são as partes do corpo mais expostas e, por isso, são também as zonas que mais sofrem com os efeitos do frio. Comecemos pelos cuidados a ter com o rosto.

De manhã, elimine as impurezas com um leite ou gel de limpeza e lave o rosto com água, preferencialmente fria. Depois, aplique o creme hidratante, massajando o rosto suavemente.

Escolha produtos adequados ao seu tipo de pele, ricos em ceramidas, ácido glicólico, vitamina E e outros antioxidantes, que combatem os radicais livres, grandes responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.

Ao deitar, repita o ritual, mas pode substituir o creme que usou de manhã por um específico para a noite.

Lábios e mãos

A regra número um para ter lábios perfeitos mesmo no Inverno, é nunca sair de casa sem os proteger. Aplique frequentemente um bâton ou um creme labial nutritivo e hidratante, que deve também oferecer protecção solar.

Regra número dois, não os molhe constantemente, pois esse gesto contribui para que fiquem ainda mais desidratados e consequentemente gretados.

Muito desprotegidas e quase sempre a descoberto, no Inverno, as mãos tornam-se ásperas, ganham um tom avermelhado e, por vezes, a secura extrema dá origem a pequenas feridas. Para evitar que a pele desidrate a esse ponto, tenha sempre consigo um creme hidratante para as mãos e aplique-o sempre que sentir a pele seca.

Antes de se deitar, experimente massajá-las com óleo de amêndoas, ficarão muito suaves e prontas para enfrentar as agressões.


Corpo ideal
Apesar das restantes zonas do corpo não estarem expostas directamente às agressões climáticas, também sofrem com o frio e as mudanças bruscas de temperatura.

À diminuição da actividade de glândulas sebáceas, normal nesta altura do ano, junta-se a constante fricção das várias peças de roupa que vestimos.

O resultado é uma diminuição do véu protector da pele (constituído por água e sebo) que assegura a hidratação natural.

Quando isso acontece, a pele seca e podem surgir ligeiras descamações. Para o evitar, só precisa de a hidratar depois do banho. Use um creme hidratante e nutritivo, espalhe-o por todo o corpo, dando especial atenção às áreas mais secas, como os cotovelos, joelhos e pés.

Na neve
Se é daquelas pessoas que não dispensa as férias na neve, deverá ter todos estes cuidados e, como nas zonas mais altas, os raios ultravioletas são mais potentes e abundantes, é obrigatório o uso de um filtro solar com um índice de protecção elevado.

Não se esqueça que os cristais de neve têm um efeito de espelho que reflectem o sol na sua pele, tal como acontece, por exemplo, quando está num barco e a luz do astro rei é reflectida pela água do mar. Daí que seja muito importante proteger todas as zonas expostas, com especial atenção para o nariz, a boca, as orelhas e os olhos, que devem estar sempre protegidos por óculos de sol.

Segredos anti-frio
1. Faça banhos curtos, no máximo de cinco minutos, com água tépida. A água muito quente remove a película protectora da pele, tornando-a mais seca.

2. Evite friccionar demasiado a pele com o sabonete ou gel de banho, para que a camada de gordura natural não desapareça.

3. Use sabonetes neutros ou de glicerina que não agridem a pele.

4. Vista várias camadas de roupa, de forma a poder tirar algumas peças quando entra em locais muito quentes.

5. Beba dois litros de água por dia para manter o seu organismo hidratado.

6. Faça uma alimentação à base de vegetais, fruta, sem esquecer os alimentos ricos em magnésio e ómega 3.

Dica
Nem mesmo no Inverno a sua pele se encontra a salvo dos danos causados pelos raios ultravioletas, por isso, use protector solar também nesta estação, sobretudo se passa muito tempo no exterior.

Texto: Rita Caetano

Sem comentários:

Enviar um comentário