quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ai, as minhas costas! - Saiba como evitar as dores!

http://sic.sapo.pt/723383

Dicas de como evitar as dores de costas

Os doutores falaram de vários temas

http://sic.sapo.pt/722768

Temas:

  • 50% dos jovens já tiveram sexo embriagados
  • Os sons do nosso corpo:
  1. Espirros
  2. Gases dos intestinos
  3. Voz (cordas vocais)
  4. Barulhos do estômago
  5. Arrotos (como pôr o bebé à arrotar)
  • incontinência urinária de esforço (falada após o tema espirros)
  • Vómito
  • Menstruação
  • Desmame dos bebés

Chapéus de muitos feitios para todos os gostos

Artigo da revista "Notícias Magazine" N.º 1002 (07 de Agosto de 2011) que é parte integrante dos jornais "Jornal de Notícias" e "Diário de Notícias".

Hidratar, hidratar, hidratar!

Artigo da revista "Notícias Magazine" N.º 1002 (07 de Agosto de 2011) que é parte integrante dos jornais "Jornal de Notícias" e "Diário de Notícias".



Regresso aos anos 60 - As peças essenciais para brilhar nesta nova estação (fotos)

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/tendencias-novidades/regresso-aos-anos-60-1098526.html


Regresso aos anos 60
As peças essenciais para brilhar nesta nova estação (fotos)


A nova estação está quase à porta e, com ela, chegam as roupas para os dias mais frios.

Trata-se de uma das épocas mais intensas na indústria da moda e os looks são inspirados nos mais diversos ambientes e épocas.

Das tendências mais fortes, surge a inspiração na década de 60, com o velho glamour a realçar a silhueta feminina.

Na linha do que já sucedeu o ano passado, casacos a três quartos de corte estruturado, saias justas pied de poule, sapatos de biqueira arredondada e chapéus de feltro são apenas alguns dos exemplos que iremos encontrar nas coleções outono/inverno de 2011, muitas delas inspiradas em visuais já retratados em séries televisivas como «Mad Man».

Este look deve ser conjugado com a maquilhagem certa. Olhar esfumado, eyeliner, pestanas extralongas e baton ou gloss neutros são apostas ganhas. Deixamos-lhe aqui um pequeno preview daquela que foi, definitivamente, uma das tendências mais fortes nas passerelles e nas cadeias de pronto-a-vestir das principais capitais da moda.

Texto: Teresa Cadete

Fotos: http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-fotos-2/?id=1156455&


Algumas peças presentes na galeria de fotos:

Padrões variados
Dê um toque selvagem ao seu look com esta túnica (Jersey Company)

Padrões variados
Top riscado da Hello Kitty (Victoria Casal Couture)

Foto: Decenio

Guia das mãos bonitas - Truques e dicas para resultados bonitos e saudáveis

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/guia-das-maos-bonitas-980382.html

Guia das mãos bonitas
Truques e dicas para resultados bonitos e saudáveis


Unhas fenomenais
Ter as unhas bonitas é imprescíndivel e custa muito menos do que se pensa. Além disso, os homens adoram mãos bem cuidadas. Em marrocos, não se utiliza muito o verniz, mas têm sempre as unhas brilhantes, porque as esfregam com uma esponja embebida em vinagre.
Lembre-se que, para fazer isto, tem que ser numa tarde em que saiba que não vai sair durante algum tempo, para que a mistura possa actuar. No final lave bem as mãos para eliminar o cheiro forte do vinagre. Verá como o resultado vale bem a pena.

Unhas amarelas
Os cigarros são os principais responsáveis pelo aparecimento de uma cor amarelada nas unhas, assim como o uso de vernizes escuros sem base protectora. Este amarelo desaparece se esfregar a zona com sumo de limão natural. De seguida massaje com um creme próprio para mãos e unhas.

Unhas inflamadas

Se uma unha inflamou, ficou dorida ou rachada, massaje-a com azeite.

Unhas brilhantes
Para aumentar a durabilidade do brilho das unhas, uns dias depois de pintar as unhas, espalhe por cima outro verniz incolor.

Mãos lisas

Misture açúcar na espuma de um sabonete: as suas mãos vão ficar lisas e esfoliadas. Também pode obter o mesmo efeito ao passar pelas mãos sumo de limão com açúcar. Se optar pela segunda solução, lave as mãos, pois o limão em contacto com o sol provoca manchas na pele.


Guia da boca sensual - Truques e dicas para resultados bonitos e saudáveis

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/guia-da-boca-sensual-980383.html


Guia da boca sensual
Truques e dicas para resultados bonitos e saudáveis


Boca natural, mas maquilhada

Se não gosta que se note muito a maquilhagem nos lábios, e quer obter um efeito suave e natural, escolha um delineador da cor da sua boca e use-o nos lábios como se fosse um bâton. Só depois é que aplica a sua cor preferida de bâton.

Batons únicos

Para ter batons únicos, originais e a seu gosto, tendo a certeza que combinam com a sombra, apenas tem de comprar lip gloss! Depois de o aplicar, escolha uma sombra em pó e passe quanto desejar sobre os lábios. Um efeito guloso, homogéneo, brilhante e, de resto, você escolhe quanto vistoso ou discreto quer.

Lábios delineados

Para que a aplicação do baton fique impecável, mesmo sem utilizar o lápis delineador: na altura em que se aplica a base, passar um pouco pelos lábios.

Realce os lábios
Se tem os lábios finos pode realçá-los aplicando um bâton de cor viva, por exemplo um vermelho ou um laranja, que favorece os lábios menos carnudos. Pode aplicar gloss, já que confere ao lábios um efeito luminoso.

Bâton lip gloss
Se colocar creme para os lábios depois de os ter pintado com bâton normal, terá o mesmo efeito que um bâton lip gloss.


Os benefícios do chá verde no corpo

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/os-beneficios-do-cha-verde-no-1087448.html

Os benefícios do chá verde no corpo
Os benefícios do chá verde são amplamente conhecidos. Agora é possível usufruir dessas vantagens também na sua pele.


Com o ritual Cerimónia Japonesa – uma completa sessão de SPA onde encontra o equilíbrio e a vitalidade que procura!

Um ambiente calmo e relaxante, onde as velas e os aromas suaves predominam, é o local ideal para o ritual. E é exactamente esse o cenário que este tratamento deverá ter. O ritual tem início com a limpeza da pele de todo o corpo, que produz uma sensação refrescante e de bem-estar.

Depois segue-se a esfoliação, onde é feito um peeling suave, que produz um imediato alisamento da pele. Com a pele limpa e preparada para ser mimada, segue-se o primeiro momento de massagem, com óleo de citrinos. Uma massagem de relaxamento que irá esculpir a silhueta, ao mesmo tempo que provocará uma sensação de prazer e tranquilidade.

Movimentos suaves, mas firmes, são o segredo para que o momento se torne inesquecível. Intertítulo: Chá verde: acção anti-oxidante É então chegado o momento do envolvimento com chá verde ou da aplicação da máscara de alginatos, conforme o caso.

A escolha recai sobre aquela que for mais adequada para a pele que está a ser mimada, até porque todos os tratamentos deverão ser desenvolvidos de forma personalizada. O envolvimento com chá verde é adequado sobretudo para o rejuvenescimento da pele.

O chá verde possui excelentes capacidades antioxidantes e consegue proteger o ADN básico do stress oxidativo, inibindo selectivamente as bactérias da pele. Para além disso, inverte o processo degenerativo da pele, hidrata-a profundamente, renova as fibras de colagénio e melhora as fibras de elastina.


Desta forma, este é um envolvimento especial que hidrata profundamente a pele, dando-lhe um aspecto natural de juventude. O envolvimento com chá verde possui assim um efeito anti-idade milagroso. É um dos melhores escudos protectores que a pele pode ter para protegê-la dos efeitos oxidantes dos perigosos radicais livres. Ao mesmo tempo, proporciona também uma barreira às condições ambientais adversas presentes na nossa atmosfera.

Este efeito fantástico é produzido com uma de duas máscaras de corpo para o envolvimento: a máscara auto-térmica ou a máscara plástica. A máscara auto-térmica provoca uma sensação de calor e bem-estar em todo o corpo, ideal para os dias mais frios.

A máscara plástica, indicada para tratamentos mais localizados e sem o efeito térmico da anterior, molda-se perfeitamente ao corpo como uma segunda pele, provocando também uma sensação relaxante e de bem-estar.

Ambas as máscaras utilizadas contêm outras substâncias activas, que conduzem a uma pele jovem e saudável. Entre essas substâncias contam-se o colagénio puro (para ajudar na produção de colagénio e elastina e contra-atacar a desidratação) e a vitamina C (que também possui propriedades anti-oxidantes e, assim, consegue reparar os danos provocados pelos radicais livres, para ajudar na produção de colagénio e elastina).

A máscara plástica contém ainda substâncias activas, que promovem uma pele nova e a mantêm hidratada e saudável:

-Extractos de algas para que a pele retome o seu equilíbrio metabólico normal
-Sais de cálcio para melhor a hidratação da pele
-Extracto de algas para nutrir a pele
-Levedura para refirmá-la
-vitamina C contra os radicais livres, com benefícios anti-idade
-Alga spirulina como potenciador do sistema imunitário e equilibrante da oleosidade
-Mirtilho como fortalecedor dos capilares
-Papaia e bromelina como esfoliantes enzimáticos
-Imperata cylindrica, planta do deserto, para manter e fornecer hidratação
-Scutellaria e saxifraga como inibidores da melanina para aclarar a pele a longo prazo.

Por último, e para finalizar o ritual, é aplicada, através de uma suave massagem, uma loção estimulante de chá verde, que proporciona novas sensações de relaxamento. A pele limpa, hidratada e mimada está agora completamente receptiva e as sensações de prazer são potenciadas!

Onde fazer:
Dermoclinics – Coimbra, Bragança e Lisboa (Parque das Nações)

Esteticista:Patrícia Anjos

Modelo:Ana Felizardo

Fotografia:Paulo Neto

Apanhou sol a mais? - Apague os seus estragos. Saiba como

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/apanhou-sol-a-mais-1088247.html

Apanhou sol a mais?
Apague os seus estragos. Saiba como


É mesmo verdade! O sol que apanhou neste Verão pode sair muito caro à sua pele.

Se mostra sinais de fadiga e desidratação, está na altura de adoptar um plano eficaz de reparação para evitar danos irreparáveis no futuro.

Acha-se favorecida neste momento com esse bronzeado que trouxe das férias? Sim?

Volte a olhar-se ao espelho com mais atenção. Co­mo está a sua pele? Desidratada, com falta de luminosidade e manchas. E em redor dos olhos e da boca, nota as rugas mais marcadas? Agora já sabe que a pele muito bronzeada evidencia mais os sinais de envelhecimento, rugas e pés de galinha. Se ainda não nota alterações, não julgue que está a salvo. Em poucos anos, vai seguramente vê-las. Ah pois é!

Os dermatologistas não se cansam de advertir que a exposição aos raios UV acelera o processo de envelhecimento da pele. Os danos não são imediatos, evidenciam-se anos mais tarde (os excessos cometidos aos 20 aparecem aos 40), pelo que muitas vezes não os levamos devidamente a sério, mas são uma consequência inevitável da exposição continuada ao sol. É o chamado fotoenvelhecimento. Caracteriza-se pelo aparecimento de rugas, desidratação, manchas e um sem fim de problemas que, felizmente, se devidamente acautelados, pode ajudar a reparar.

Efeitos sobre a pele

Os raios ultravioleta (UVA e UVB) podem danificar para sempre a elastina, proteína da derme que dá elasticidade à pele. Para além disso, provocam a perda de água e prejudicam a irrigação sanguínea, o que dificulta o mecanismo natural do corpo para manter a pele saudável. Todas as pessoas expostas ao sol desenvolvem
fotoen­velhecimento, em menor ou maior grau. Ninguém está imune aos seus efeitos.

Na verdade, mais de 75% das rugas e falta de elasticiade que terá na sua pele são devidas ao sol e apenas 20% ao envelhecimento cronológico (a passagem dos anos). Enquanto o envelhecimento cronológico se caracteriza por uma pele suave e lisa, com rugas finas, o fotoenvelhecimento apresenta rugas mais grossas, pele áspera (sob o sol a pele torna-se mais grossa com camadas queratinizadas à superfície)sem elasticidade e alterações vasculares.

Mesmo coma utilização de protectores solares, o sol causa estragos à pele, que felizmente pode ajudar a reparar como recurso à cosmética e aos tratamentos médico-estéticos ade­quados. Estas são as estratégias mais eficazes para recuperar a sua pele.

Peeling

Trata-se de um processo de descamação que retira as camadas mais superficiais da pele, eliminando as células mortas e corrigindo im­perfeições, como manchas e rugas finas, ao mesmo tempo que estimula a produção de colagénio, melhorando a firmeza cutânea. Pode ser físico ou químico, consoante o método utilizado.

O peeling físico faz a esfoliação através da acção de microgrânulos, como os cristais de óxido de alumínio utilizados na microdermabrasão. O peeling químico recorre a princípios activos como enzimas ou ácidos (mandélico, retinóico, glicólico, alfahidroxiácidos, o AHA) para proceder à descamação controlada da pele.

A escolha do tipo de peeling e da sua intensidade (superficial, média ou profunda) é feita consoante a necessidade da pele e pode ser utilizado sozinho ou em associação com outros tratamentos hidratantes, despigmentantes ou regenerantes, para uma maior eficácia.

Se quiser fazer um tratamento deste género, sugerimos-lhe o Tratamento de Microdermoabrasão Controlada da Thalgo, um tratamento cosmético que associa a esfoliação mecâ­nica à esfoliação química está aconselhado a par­tir dos 30 anos em casos de falta de luminosidade, rí­dulas, rugas e perda de firmeza.

Este alisa o relevo cutâneo, clarifica e dá luminosidade à pele e estimula a produção de fibroblastos, recuperando a juventude da pele. Como? Graças à acção sinérgica de microcristais de óxido de alumínio e de um complexo de ácidos vegetais (má­lico, láctico e cítrico). Notam-se resultados logo des­de a primeira sessão mas, para os manter e optimizar, aconselham-se, em média, entre 6 a 10 sessões. O preço por sessão, que tem uma duração média de 55 minutos, ronda os 87 €.

Hidratação e regeneração
Demasiadas horas ao sol deixam a sua marca na pele, sob a forma de secura intensa. Como consequência, a pele tem dificuldade em asse­gurar o equilíbrio hídrico que a mantém em forma, comprometendo o seu bom aspecto. No final do Verão, os danos fazem-se com um aspecto de desidratação, rugas mais vincadas e perda de firmeza.

O primeiro passo para recuperar a elasticidade da pele e, por conseguinte, alisar as rugas, consiste em intensificar o fornecimento de hidra­tação. Devidamente hidratada, a pele optimiza o seu processo natural de regeneração, recuperando firmeza e vigor e, simultaneamente, travando a evolução de danos mais graves.

Para combater esses problemas pode recorrer ao Hialurox, um novo método antienvelhecimento que ajuda a
de­volver volume e elasticidade da pele, graças à acção do áci­do hialurónico (AH). O ácido hialurónico é uma substância existente no nosso organismo responsável por proporcio­nar hidratação, volume e elasticidade aos tecidos, em parti­cular à pele. A idade, os raios UV, o tabaco e o estilo de vida agitada fazem com que a sua produção diminua, levando à perda de vitalidade e ao aparecimento de rugas.

Este tratamento está recomendado para quem procura uma alternativa eficaz às injecções de preenchimento para revitalizar o tecido cutâneo e diminuir a aparência das rugas. Preenche as rugas e devolve luminosi­dade e elasticidade à pele, dando-lhe um aspecto mais jovem e firme, sem recurso a métodos invasivos.

Como? Um gel de nanosferas de acido hialurónico, em sinergia com um laser atérmico (frio), consegue penetrar e actuar nas camadas mais profundas da pele, de forma a estimu­lar a renovação do tecido celular e a reactivar a produção de AH endógeno (criado pelo próprio organismo). São necessárias entre 3 a 6 sessões, dependendo das condições da pele e da resposta ao tratamento. O preço por sessão varia entre 100 € e 540 € (pacote de 6 sessões).

Rejuvenescer e eliminar as manchas
As rugas e manchas no rosto, pescoço e decote são um dos sinais mais evidentes do envelhecimento. Mas este problema estético não está necessariamente relacionado com a idade. Na verdade, manifesta-se cada vez mais em pacientes jovens, que sofrem de fotoenvelhecimento, isto é, envelhecimento prematuro provocado pela exposição ao sol.

Para o combater pode recorrer a tratamentos como o Smartxide dot, um novo sistema de laser de CO2 fraccionado, espe­cificamente desenvolvido para libertar a pele dos sinais de en­velhecimento.

A sua grande vantagem em relação aos lasers de CO2 tradicionais (que varrem toda a superfície da pele,
arran­cando a sua primeira camada, o que implica uma regeneração demorada) reside no facto de actuar em pequenas fracções da pele, permitindo que o processo de cicatrização seja muito rá­pido (4 a 5 dias).

Este tratamento é recomendado a pessoas com sinais de enve­lhecimento cutâneo, em particular rugas, mas também man­chas e flacidez. A energia emitida pelo laser é absorvida pela água presente na pele, aumentando a pressão intra-celular, o que resulta no preenchimento dos sulcos das rugas.

Adicionalmente, também actua nas restantes afeccções deri­vadas do fotoenvelhecimento (manchas, lesões vasculares e couperose) e ajuda a melhorar cicatrizes e sequelas de acne. São necessárias entre 2 a 3 sessões, cujo preço ronda os 750 € (rugas nasogenianas) e os 2.000/3.000 € (ros­to completo), independentemente do número de sessões.

Texto: Fernanda Soares


Onde fazer estes tratamentos

Estes são alguns dos centros de estética a que pode recorrer:

Smartxide Dot

Clínica FACCIA – Cirurgia Plástica e Maxilo-Facial - Lisboa
Telefone: 213 714 116
Internet:www.faccia.pt

Clínica Lasercare - Porto
Telefone: 225 091 370
Internet:www.lasercare.pt

Tratamento de Microdermoabrasão Controlada de Thalgo


Centros Thalgo:
C.C. Colombo - Loja 0168
Telefone: 217 166 810

Saldanha: Galerias Saldanha - Loja 1.26/A
Telefones: 213 580 672 / 73

Porto
Av. da Boavista, 117, 3º, sala 11
Telefone: 226 092 031

Hialurox
Clínica Renaissance - Porto
Telefone: 226 188 525


Alimente a sua beleza - Regras que deve seguir para o bem da sua imagem e da sua saúde

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/alimente-a-sua-beleza-1171637.html

Alimente a sua beleza
Regras que deve seguir para o bem da sua imagem e da sua saúde


No meio da correria do dia a dia, comer de forma saudável pode tornar-se numa utopia.

Escolhemos refeições rápidas e simples sem nos darmos conta do seu pouco valor nutritivo.

Com estas dicas, vai conseguir reverter os efeitos da fast food, perder algum peso e sentir-se melhor:
Bebidas que queimam mais gordura

O chá Oolong (chá verde azulado) tem um processo de elaboração que faz com que, em termos de oxidação, se situe entre o chá verde e o chá preto. «A sua referência como queima-gorduras assenta nalgumas das suas características que também se encontram presentes no chá verde, como o facto de ser um antioxidante natural e também estimulante, levando por isso o organismo a acelerar o metabolismo», explica o médico Pedro Lôbo do Vale.

O chá verde, «por não ter sofrido processo de oxidação de determinadas substâncias, nomeadamente dos flavonoides, torna-se benéfico em processos de desintoxicação, bem como, graças à presença de cafeína e outras xantinas, pode ser um importante auxiliar em casos de emagrecimento».

Outro chá com efeito termogénico e também designado como queima-gorduras é o Tuo Tea, composto por uma mistura de chá verde e chá semi-fermentado, cultivado, colhido e preparado de forma artesanal.

Plantas que libertam toxinas
A poluição, o stress, os pesticidas e os conservantes, entre outros fatores, levam à acumulação de toxinas no organismo que nem sempre são eliminadas ao ritmo desejado. Como explica o especialista, «a libertação destas toxinas é efetuada de forma natural através da digestão e do trânsito intestinal, da respiração, da pele e do aparelho urinário através dos rins».

Ainda assim, existem algumas substâncias que, ao estimular o correto funcionamento dos órgãos envolvidos nestes sistemas, contribuem para a desintoxicação do organismo. Entre elas estão «as infusões de plantas como o dente-de-leão (favorece a função hepática e digestiva), a bétula (favorece a diurese), o tamarindo (ação laxativa), o chá verde (estimulante do metabolismo), a alcachofra (estimulante do correto funcionamento do fígado), o funcho (ação carminativa) ou a bardana (drenante e purificante)». Se não tem tempo para fazer infusões, aposte nos suplementos alimentares que podem até reunir os benefícios de várias plantas.

Alimentos com fibra para ter menos fome

A fibra tem um extremo poder saciante. Como explica o médico Pedro Lôbo do Vale, «as fibras são compostas essencialmente por celulose, hemicelulose, gomas e/ou pectinas, que têm a capacidade de absorver água, aumentando de volume ao serem ingeridas juntamente com líquidos e contribuindo para o aumento da sensação de saciedade».

A melhor forma de ingerir fibra é através de alimentos como farelos, aveia ou trigo.

Também pode optar por flocos com fibras, fruta, legumes e leguminosas, ou suplementos alimentares. Segundo Pedro Lôbo do Vale, «a ingestão de fibras deverá ser feita em doses de 20 a 40 g/dia incluídas nas refeições. Por exemplo, 3 colheres de sopa de farelo de aveia equivalem a 18 g de fibras».

Existem dois tipos de fibra, a solúvel em água que reduz e o colesterol e a fibra insolúvel que melhora o trânsito intestinal.

A primeira está presente em frutas como maçãs, morangos e uvas e em alimentos como feijão verde, aveia e cevada. Ajuda a reduzir o colesterol e melhora o funcionamento do sistema digestivo. Já a fibra insolúvel
classifica-se em três tipos (celulose, hemicelulose e lignina) e está presente em brócolos, pêras, beterraba e alguns grãos ou sementes integrais.

A maneira mais correta de comer

Coma pouco mas muitas vezes. Segundo Pedro Lôbo do Vale, a aceleração do metabolismo através da alimentação é um tema ainda em debate. «Não podemos assumir que a simples inclusão de determinados alimentos deverá ser, por si só, capaz de aumentar a velocidade com que as calorias dos alimentos são gastas. Isso depende de cada organismo».

Por isso, o melhor que há a fazer, segundo o especialista, é aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra, «que têm menor valor calórico e cuja eliminação dos resíduos é mais fácil (as substâncias tóxicas permanecem menos tempo no nosso corpo)», bem como de alimentos termogénicos, como o chá verde, gengibre, paprika ou pimenta de caiena, cuja digestão implica um aumento da temperatura corporal e daí a aceleração do metabolismo.

Contudo, as medidas que efetivamente produzem resultados são a prática diária de exercício físico e o aumento do número de refeições diárias (preferencialmente, mais de cinco) mas sempre com quantidades moderadas «para não sobrecarregar o organismo».

Adoçantes naturais mais saudáveis
Sabia que o consumo de açúcar cristalizado nunca deve ultrapassar os 8 a 10 g por dia? E que um pacote de açúcar (como o que usamos no café) tem entre 7 a 9 g? O alerta é de Pedro Lôbo do Vale, que recomenda o uso de adoçantes mais complexos e igualmente naturais que, embora sejam caloricamente idênticos ao açúcar (sacarose), são mais benéficos para o organismo, como mel, xilitol ou geleia de agave.

Pode também optar pela frutose em pó, que é mais doce que o açúcar e tem um metabolismo mais lento em termos de pico glicémico. Caso não tenha outra hipótese, recorra aos adoçantes artificiais como aspartame, sacarina, ciclamatos, acesulfame k, entre outros, «não esquecendo que são compostos químicos e que, embora haja quem os acuse de algum malefício para o organismo, não contêm praticamente calorias nem interferem no metabolismo do açúcar», ressalva Pedro Lôbo do Vale.

Como otimizar o consumo de hidratos de carbono
Uma grande parte dos hidratos de carbono refinados que encontramos hoje nos supermercados (pão, massas) são extremamente calóricos mas pouco nutritivos.

A causa está nos processos industriais de refinação dos cereais como o arroz, o trigo, a cevada ou a aveia, que remove total ou parcialmente o farelo (ou película), «que é onde estão a maior parte dos nutrientes como fibras, vitaminas B e E, cobre, zinco e magnésio», alerta o médico, também empresário, Pedro Lôbo do Vale.

Por outro lado, «a fórmula integral (que não passou por esse processo de refinação) torna-se mais saudável e tem um papel importante na prevenção de várias doenças», acrescenta. Para além disso, o facto de o pão ser do dia não implica que seja obrigatoriamente mais saudável do que os produtos embalados. Ainda que seja necessário ter em atenção alguns compostos conservantes, o mais importante é o nível de refinação do grão de cereal utilizado.

Por isso, a melhor opção serão os cereais provenientes de agricultura biológica. Garantem a frescura do dia e a não presença de resíduos de pesticidas, «saborizantes, conservantes, corantes ou outros melhorantes artificiais». À partida, são alimentos mais saudáveis, por serem mais naturais. Procure sempre alimentos que tenham, pelo menos, 2 a 3 g de fibra por porção.

Se come pão integral com regularidade, tente que seja pão integral com grão germinado, que tem mais vitaminas e minerais que o pão integral comum. Se consome arroz e massas integrais, prove também cuscuz, bulgur ou quinoa, cereais ricos em fibra que vão ajudar a diversificar a sua alimentação. Gosta de bolachas integrais? Então experimente também outras alternativas como bolachas com sementes de linhaça e aveia.

Texto: Ana Catarina Alberto com Pedro Lôbo do Vale (médico)