terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ao estilo de Marilyn

Artigo que saiu na "Revista" N.º2047 do dia 27 de Janeiro de 2012 (Revista do Jornal Expresso - antiga revista "Única")

10 erros de moda a evitar em 2012

A Strazzera diz-lhe o que não deve usar na primavera/verão 2012

Com a primavera aí à porta chegam as novas coleções e com elas as tendências de moda para esta próxima estação. Está indecisa sobre o que pode ou não vestir? Não sabe se o que tem no roupeiro ainda se usa? Quer atualizar a sua maquilhagem diária e não sabe como? A Strazzera dá-lhe os 10 erros de moda a evitar em 2012.

1 – Triquinis ou fatos de banho recortados
Se tem algum destes dois itens no seu roupeiro deixe-os aí ficar. Os triquinis apareceram e agora desaparecem das praias e piscinas.

Os triquinis e fatos de banho recortados geralmente só assentam bem num corpo mais magro, para criar linhas e formas. Além destes modelos não ficarem bem na maioria das silhuetas, as marcas consequentes dos banhos de sol não são nada apelativas e acabam por condicionar a mulher na hora de escolher, por exemplo, um vestido para sair à noite, ou mesmo uma blusa mais decotada ou um top de alças. Por essas, e outras razões, deixe os triquinis de parte neste verão.

Imagem Ekena Bay Primavera/Verão 2011
 2 – Calças de gancho descaído
Aguentaram-se durante algum tempo na moda feminina mas devem ser agora guardadas bem no fundo do roupeiro. As calças de gancho descaído fazem com que a sua silhueta pareça muito mais pequena além de não favorecerem parte alguma do seu corpo.

Estas calças, e mesmo as de “estilo aladino”, desaparecem das tendências deste ano e dão lugar a um corte mais clássico e elegante que abraça e enaltece a figura feminina. Esqueça este estilo de calças e opte por algo mais sóbrio e que, ao mesmo tempo, elogie o seu corpo em vez de o tornar “estranho”.

Imagem Miss Sixty Primavera/Verão 2010
3 – Look andrógeno
Se pedia emprestado as camisas e/ou blazers, gravatas, laços e chapéus ao seu namorado ou marido, esqueça e pare. Este ano a moda do look andrógeno cai e deixam de se ver os blazers e camisas oversize, os laços e gravatas nos colarinhos e os chapéus masculinos nas cabeças de todas as mulheres.

Toda esta tendência desaparece - os laços e gravatas são substituídos pelos sempre fiéis lenços, por exemplo – e dá lugar a um look mais feminino e menos masculino. Vemos então as mulheres a voltar aos cortes e cores mais femininas, bem como a uma silhueta mais definida.

Imagem Purificacion Garcia Outono/Inverno 2011
4 – Pixie Cut
Acompanhando a tendência do look andrógeno vieram os cortes de cabelo “à rapaz”. O pixie cut ficou bastante conhecido no mundo da moda e das celebridades e não faltaram as mulheres que o seguiram.

Este ano ponha um pouco de parte este tipo de cortes masculinizados e adote um mais feminino e que enalteça a sua cara. O cabelos pelo ombro voltam em grande e são o mais natural possível, repicados e com franja.

Imagem Nivea Primavera/Verão 2010
5 – Mala ao ombro
Cada mulher escolhe como consegue usar melhor a sua mala mas se usá-la ao ombro sempre foi o mais comum, este ano a tendência é usar a mala no braço. As alças das mesmas aparecem mais pequenas e quase que “obrigam” à utilização das malas no braço em vez de “penduradas” no ombro.

Acabe com as consequentes dores de ombro por levar a mala super carregada e opte por utilizá-la dependurada no braço e tenha assim um look mais feminino e sofisticado.

Imagem Carolina Herrera Primavera/Verão 2011
6 – Combinar sapatos e malas
Esta regra à muito que deixou de ser obrigatória mas ainda são muitas as mulheres que a seguem à risca e insistem em combinar a mala ou bolsa com o calçado que utilizam. Esqueça, ponha essa ideia completamente de parte e experimente combinar cores e padrões diferentes dentro do mesmo estilo e vai ver que não acaba o mundo.

Quando falamos de combinações de estilos não queremos dizer combinar os materiais, por isso inove, exprimente e arrisque!

Imagem Gerard Darel Primavera/Verão 2010
7 – Saia-balão
As saias-balão foram e continuam a ser uma grande aposta para a estação que se adivinha, no entanto, é preciso ter muito cuidado na hora da escolha. As saias que têm o “balão” muito pronunciado saem de cena para dar lugar a saias evasé, soleil e fluidas.

Todas aquelas saias que apertam na cintura e bainha deixando um balão excessivamente largo deformam a silhueta feminina e por isso mesmo deixam de ser tendência neste ano.

Imagem Miss Sixty Primavera/Verão 2011
8 – Ganga total
A ganga nunca sai de moda mas o look ganga total está completamente out! Calças de ganga com camisas de ganga e/ou blusões de ganga que se misturam num look ganga total apenas diferenciando a cor não é tendência para este ano.

Exprimente utilizar apenas uma outra peça de ganga e complete assim o seu look dando-lhe ar mais trendy.

Imagem Miss Sixty Primavera/Verão 2011
9 – Anos 80
Esqueça os enchumaços e os ombros muito armados que muito se viram no ano passado e que remontam aos anos 80. Neste ano toda essa inspiração dos anos 80 cai por terra e apesar de ainda se conseguir ver uma ou outra aparição de peças com os ombros mais “desenhados”, são mais subtis e não tão carregados como o ano passado.

Este tipo de armação e enchumaços deforma qualquer tipo de corpo e silhueta, especialmente quando a estrutura da mulher já é por si só um pouco mais larga. Por isso deixe esse estilo de blusas guardadas e opte por algo menos “pesado”.

Imagem C&A Outono/Inverno 2010/11
10 – Maquilhagem a evitar
Deixe de parte o lápis de contorno do lábios demasiado escuro, largue o bronzeador laranja e pare com a depilação excessiva das sobrancelhas.

Houve uma altura em que o lápis de contorno dos lábios escuro era um must have em todos os kits de maquilhagem mas, em 2012, o mesmo desaparece e apesar de se poder usar cores fortes nos lábios estes devem ser uniformes.

O bronzeador não está out mas tem e deve ser bem aplicado! A questão é conseguir brozear o rosto sem que o mesmo pareça artificial e, consequentemente, alaranjado.

As sobrancelhas em 2012 querem-se o mais natural possível. A depilação quase total das sobrancelhas que dá lugar a um desenho muito fino sai de moda. As sobrancelhas demasiado finas envelhecem o rosto de qualquer mulher e são por isso desaconselhadas este ano.

Imagens Make Up Forever Primavera/Verão 2010 e Maybelline Primavera/Verão 2011

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/dicas-de-moda/10-erros-de-moda-a-evitar-em-2-1216327.html