quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Maquilhagem personalizada - Sinta-se deslumbrante neste Natal

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/maquilhagem-personalizada-1201235.html

Aproxima-se o Natal, época de festas, jantares e eventos nos quais todas queremos estar radiantes. Quer estar à altura mas não sabe como fazê-lo? Aqui ficam algumas dicas e conselhos de beleza personalizados, indispensáveis para que se maquilhe como um profissional e para que brilhe com luz própria nestas festividades.

  • Morenas
Pele
Use uma base de maquilhagem que se adapte às características da sua pele e aplique um blush ou um terracota com reflexos levemente dourados. Deste modo, ficará com um aspeto saudável e natural, conseguindo uma completa harmonia. Também pode utilizar pérolas bronzeadoras para conseguir uma pele mais luminosa.

Olhos

Uma boa opção passa por delinear os olhos com eyeliners negros, como o Kajal. De seguida, este deve ser combinado com sombras em tons bronze, aplicadas na zona da pálpebra móvel para dar um tom quente ao olhar. O toque final será a aplicação de uma sombra dourada no arco da sobrancelha, sofisticada e simples.

Lábios
Para os lábios são recomendados tons intensos, muito sedutores, como cobres ou castanhos, com um acabado mate ligeiramente acetinado. 

  • Loiras
Pele
Utilize uma base de acordo com o seu tom de pele, neste caso, geralmente, indicada para peles claras. Trabalhe ainda com um corretor iluminador de modo a conseguir uma dualidade de tons que a favoreça. Este deve ser aplicado na zona debaixo dos olhos, para disfarçar as olheiras, ou nas zonas em que pretenda suavizar alguns aspetos mais inestéticos. Se quiser dar um ar mais fresco e juvenil ao rosto, utilize um blush, em tons rosa, nas maçãs do rosto, para potenciar e evidenciar essa zona.

Olhos

Daremos protagonismo aos olhos claros, muito habituais em pessoas com este tipo de cabelo, combinando cores escuras (num eyeliner, lápis delineador ou kajal), com sombras em tonalidades frias, como cinzentos, azuis ou verdes. A escolha é sua, mas não se esqueça de a adequar ao vestuário.

Lábios
Nestes casos, o ideal é dar um toque de gloss rosado, para potenciar o volume do lábio e transmitir um aspeto de inocência, muito na moda esta temporada. 

  • Ruivas
Pele
O mais habitual é trabalhar com bases beges. Desta forma conseguirá neutralizar minimamente as tonalidades avermelhadas, muito comuns neste tipo de pele. Aconselhamos a utilizar bases de maquilhagem com pouco nível de cobertura, de modo a ser possível ver as favorecedoras sardas que, habitualmente, encontramos em pessoas com este tipo de cabelos.

Olhos
Use tons arroxeados para criar um completo equilíbrio entre cabelo, pele e olhos. Também pode optar por tonalidades verdes para realizar uma maquilhagem de contraste e, assim, realçar o olhar.

Lábios
Aposte em delineadores roxos acastanhados e preenche os lábios com um gloss em tons alaranjados. 

O cosmético certo - Os fatores a ter em conta antes de adquirir um novo produto de cosmética

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/o-cosmetico-certo-1200911.html

O marketing da indústria da beleza e da cosmética não se tem poupado a esforços para atrair a atenção dos consumidores mais exigentes.

Todos os anos, surgem novos produtos, novas fórmulas, novos princípios ativos, novos ingredientes e, com eles, novas palavras, expressões e estratégias de comunicação que por vezes baralham o público alvo a que se destinam.

Para adquirir o cosmético certo, tenha sempre em conta os seguintes aspetos:


Embalagem
A exposição ao ar e à luz, para além do contacto dos dedos com a fórmula, degrada os ingredientes ativos retirando-lhes eficácia. Opte por fórmulas em frascos airless, com doseador. Se usa cremes em boião, retire-os com uma espátula (algumas marcas incluem-na na embalagem).

Ingredientes
Certos componentes dos cosméticos podem irritar a pele e mesmo os cremes hipoalergénicos podem causar alergia. Se tal acontecer, interrompa de imediato o uso do cosmético e procure um dermatologista caso os sintomas persistam.

Preço
A eficácia de um cosmético não deve ser avaliada pelo seu valor comercial. Em todas as gamas (altas, médias e baixas) existem produtos de qualidade superior e inferior e, muitas vezes, o que paga deve-se não só à investigação por detrás da fórmula, como também à campanha publicitária ou à embalagem luxuosa.

Textura
A escolha de uma fórmula de rosto deve ter em conta o tipo de pele. Se a sua pele é oleosa ou mista deve preferir uma fórmula fluida e oil-free, em gel; se tem uma pele seca escolha uma textura mais rica, em creme.
Proteção solar

Aplicar um creme de dia com fotoprotecção é uma forma inteligente de se proteger dos raios solares, dispensando o uso de uma segunda fórmula específica para o efeito.

Texto: Vanda Oliveira com Fernando Guerra (dermatologista)

15 erros de beleza que não deve cometer - Identifique os principais (maus) hábitos femininos e aprenda a corrigi-los

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/15-erros-de-beleza-que-nao-dev-1199743.html

Mais do que eficácia, aquilo que procuramos num creme são sobretudo... emoções positivas!

Surpreendida? Um novo estudo da Universidad del País Vasco, em Espanha, concluiu que é a sensação de que com aquele creme vamos cuidar de nós e melhorar a aparência, que nos leva a optar por determinado produto de beleza. Está-se a rever neste comportamento?

Os investigadores inquiriram 355 mulheres, entre os 18 e os 50 anos, e constataram ainda que o design das embalagens é um fator decisivo. «Inúmeras vezes as pessoas usam cremes por moda ou porque alguém conhecido comprou e gostou, ignorando o seu tipo de pele. Também dão importância às marcas e não à qualidade dos produtos ou de que necessitam», alerta Fernando Guerra, dermatologista. Para que não caia no mesmo erro (nem noutros), o especialista comenta as principais gafes que cometemos diariamente.

1. Aplicar o creme de rosto no contorno de olhos

«Existem fórmulas específicas para o contorno de olhos que estão adaptadas à sensibilidade da pele das pálpebras e contêm substâncias que, sendo as mesmas do creme de rosto, são, por vezes, em menor percentagem, por essa razão», explica Fernando Guerra.

2. Não usar protetor solar na cidade

«O sol da cidade exige o mesmo cuidado que o da praia e o fotoenvelhecimento previne-se diariamente. Para além da limpeza e da hidratação diária, a aplicação de um fotoprotector mínimo 40 (durante o inverno) deve fazer parte dos hábitos diários, qualquer que seja o fototipo e a latitude. No verão deve usar sempre um fator de proteção solar 50+», recomenda o especialista.

3. Não hidratar o pescoço e o decote

«Tanto o pescoço como o decote sofrem também de envelhecimento. O pescoço de flacidez e da acentuação do platisma (músculo que se sobrepõe ao esternocleidomastoideu e que é responsável pelo abrir e fechar da boca e por várias expressões faciais), o decote de fotoenvelhecimento pela exposição diária à luz», explica Fernando Guerra.
«Por isto, além de produtos contendo tensores, como hexapeptídeos, os compostos com hidratantes e antioxidantes antienvelhecimento, como DMEA (dimetilaminoetanol), ácido alfalipóico e vitamina C éster, devem ser utilizados em formulações próprias, pela sensibilidade da zona, assim como um protetor solar com fator 50+ diariamente», sugere o especialista.

4. Tratar a queda de cabelo sem consultar o dermatologista

«É comum as pessoas com queda de cabelo apenas recorrerem ao dermatologista depois de um rol de tratamentos que geralmente começam no cabeleireiro, depois nas farmácias e até definido com base nas amigas que já foram ao médico, usando o que este prescreveu. A queda de cabelo deve ser entendida como uma doença ou um sinal que pode alertar para outra doença e pode até ser provocada pela toma de certos medicamentos (para a hipertensão, antidepressivos, anticoagulantes orais) e, como tal, exige sempre a consulta de um médico, preferencialmente um dermatologista», recomenda Fernando Guerra.

5. Não se desmaquilhar à noite

«Deitar-se com a pele cheia de impurezas e sujidade, tendo em conta que algumas maquilhagens se tornam oclusivas, pode levar ao aparecimento de poros dilatados ou borbulhas. Deve usar sempre uma água ou loção desmaquilhante e aplicar um creme de noite, após um tónico ou um serum», afirma Fernando Guerra.

6. Espremer as borbulhas
«Erro grave e com consequências por vezes irreversíveis. As pápulas ou pústulas acneicas, tanto na acne juvenil como na tardia, devem-se a alterações hormonais ou ao stress e representam uma doença da secreção sebácea. Ao espremê-las, além de estar a danificar a lesão sebácea está também a macerar a pele sã que a envolve levando a uma cicatriz que se pode traduzir numa mancha ou depressão. Em vez disso, deve usar tópicos contendo antibióticos ou peróxido de benzoíl para secar as lesões sem as traumatizar», alerta Fernando Guerra.


7. Humedecer os lábios quando estão desidratados
«É uma reação quase instintiva humedecer o que está seco, mas a saliva só vai fazer com que os lábios fiquem ainda mais secos e até fissurados. Usar um stick adequado pode levar à melhoria rápida e efetiva», recomenda o especialista.

8. Ter as unhas constantemente pintadas

«As unhas podem enfraquecer e até mesmo tornarem-se quebradiças se estiverem permanentemente cobertas de verniz. Deve fazer intervalos de, pelo menos, um ou dois dias por semana», aconselha Fernando Guerra.

«Deve, contudo, fazer intervalos de mais tempo se ficarem frágeis. Nessa altura, pode aplicar um endurecedor de unhas ou tomar cistina [um aminoácido natural formado pela dimerização da cisteína]», refere o dermatologista.

9. Tratar acne adulta como se fosse acne juvenil
«O acne tardio é diferente do juvenil, não só na sua origem como nas suas vertentes clínicas. Enquanto o juvenil pode ser combatido através dos produtos que se utilizam, no tardio a pele geralmente é sensível e intolerante, como na rosácea (couperose). Assim os produtos a utilizar devem ser diferentes e, de preferência, em ambos os casos prescritos por um dermatologista», defende.

10. Mexer constantemente nos cabelos
«Mexer nos cabelos repetidamente vai sujá-los mais depressa e levar ao seu enfraquecimento. Pelo mesmo motivo, deve evitar os brushings e alisamentos repetidos», explica Fernando Guerra.

11. Usar cosméticos fora de prazo

«Depois de aberto, um cosmético tem uma validade, referida na embalagem, geralmente de seis meses a um ano. Ultrapassado esse tempo, mais do que poder lesar a pele, ele torna-se inativo, isto é, nada faz, perde as suas propriedades, sejam elas o poder hidratante, de antienvelhecimento ou a proteção solar. Aqui cabe uma chamada de atenção para os protetores solares, que nunca devem ser utilizados de um ano para o outro», assegura o dermatologista.

12. Não utilizar produtos anti-idade antes dos 35 anos

«Os produtos anti-idade devem ser utilizados logo que as primeiras rugas estáticas surjam ou que as dinâmicas se acentuem. O uso desde sempre de um protetor solar elevado e adequado é fundamental para fazer a profilaxia do fotoenvelhecimento. A própria toxina botulínica pode ser usada para adiar ou evitar a formação de rugas estáticas», explica Fernando Guerra.

13. Limpar a pele apenas quando se maquilha 
«A pele da face e do pescoço deve ser lavada ou limpa, pelo menos, duas vezes por dia com um sabonete suave sem detergente (um syndet) ou um leite», aconselha o dermatologista, autor de vários livros sobre o funcionamento dos mecanismos da pele.

14. Combater a celulite apenas através de cremes
«A celulite instala-se devido a alterações dos estrogénios no desenvolvimento da mulher. A falta de exercício físico, a alimentação errada e a tendência genética fazem o resto. Sendo assim, é óbvio que os cremes ditos anticelulíticos pouco fazem para lá da vantagem da massagem durante a sua aplicação. Para além da prática de exercício físico regular, de uma alimentação saudável e da ingestão de muita água fora das refeições, a consulta de um dermatologista orientará para tratamentos que podem ir desde a cavitação à radiofrequência, passando pela endermologia e a carboxiterapia», explica Fernando Guerra.

15. Mudar de champô constantemente
«O uso continuado do mesmo champô é desaconselhado pelo hábito que se instala nos cabelos seborreicos ou com descamação. Mas a mudança constante de champô também é desaconselhável, pois pode levar o couro cabeludo a responder com secura ou oleosidade aos diferentes produtos ditos antisseborreicos que esses champôs possam conter. Assim, é aconselhável usar um champô neutro adequado ao tipo de cabelo e o uso de um condicionador para disciplinar os fios capilares e facilitar o pentear», recomenda o dermatologista.

Texto: Vanda Oliveira com Fernando Guerra (dermatologista)

Como proteger o cabelo do frio - Dicas para manter o cabelo forte e saudável

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/como-proteger-o-cabelo-do-frio-1200950.html

Com a chegada da estação fria, é necessário ter cuidados especiais com o nosso cabelo, para que ele se mantenha forte e saudável. No inverno, os cabelos precisam de cuidados especiais devido às baixas temperaturas pois neste período, costumamos tomar banhos mais quentes e a alta temperatura da água acaba por retirar o óleo do couro cabeludo, que tem como função a proteção natural e lubrificação dos fios capilares. Com a retirada deste óleo natural, o cabelo poder ficar com um aspeto ressequido, quebradiço e com pontas duplas. Em alguns casos, o organismo entende que é necessário repor essa ausência de oleosidade e por isso, os cabelos podem ficar com aquele aspeto mais oleoso.

Assim como no verão, os cabelos precisam de uma atenção especial quando o frio chega, de forma a dar-lhe a hidratação necessária, para que ganhe uma nova vida, brilho e textura. Desta forma, é fundamental começar já a pensar no tempo frio, de forma a exibir uns cabelos fortes, brilhantes e verdadeiramente saudáveis, em qualquer altura do ano. Não se esqueça que os cabelos são um símbolo de beleza e sedução.

Descubra assim quais as principais dicas de cuidados com o cabelo no inverno.

Hidratação

Este é um passo essencial para um cabelo revigorante. Deve utilizar um shampoo e condicionador de boa qualidade, adequado ao seu tipo de cabelo. Em primeiro lugar deve-se fazer uma limpeza profunda dos fios de forma a retirar todas as impurezas. Em seguida, faça uma hidratação com um creme específico para o seu tipo de cabelo. A hidratação deve ser repetida semanalmente.

Água morna

A água quente é um dos principais inimigos do cabelo no inverno. Se exagerarmos na temperatura da água com que enxaguamos os nossos cabelos, desidratamo-los e aumentamos a queda, podendo inclusive provocar uma escamação do couro cabeludo, que muitas vezes é confundida com caspa. Sempre que possível opte por água morna em vez de água quente.

Evitar Oleosidade
É natural os cabelos ficarem mais oleosos no inverno. Por isso, opte por condicionadores e cremes mais leves e para desembaraçar o cabelo, use produtos sem enxague. Também é importante lavar o cabelo com a frequência adequada, nem muito raramente nem muito frequentemente, para não agredir o couro cabeludo e criar mais oleosidade.

Secador
O uso do secador ou de outros aparelhos elétricos, como modeladores ou alisadores deve ser feito corretamente, pois o ar quente provoca o , provoca o enfraquecimento do cabelo, fazendo com que este se torne progressivamente mais fraco e quebradiço.. Para que isso não ocorra, antes de secar o cabelo aplique um protetor térmico ou reparador de pontas para proteger os fios.

Dormir com cabelos molhados
Não é recomendado dormir com o cabelo molhado, pois além ficar húmido, torna-se fraco e quebradiço. Também é relevante referir que não se deve nunca atar o cabelo quando este ainda está molhado. Esta dica vale para o inverno e para o verão.

Uso de acessórios

O uso de acessórios como chapéus, boinas, bandoletes e ganchos contribuem para dar um toque de estilo ao inverno, nas eles podem também trazer alguns perigos ao cabelo. O uso constante desses acessórios contribui para o aumento da oleosidade, favorecendo, também, a proliferação de fungos e bactérias. O ideal é higienizá-los pelo menos uma vez na semana e alternar o uso: se foi de chapéu hoje, não o ponha amanhã. E também é importante dizer que nunca deve colocar nenhum acessório enquanto o cabelo ainda estiver molhado.


Massagem no couro cabeludo
Ao lavar os cabelos faça uma massagem no couro cabeludo com movimentos circulares. Estes movimentos irão permitir a oxigenação e circulação do couro cabeludo, além de lhe proporcionarem um bem-estar imediato. Também acelera o crescimento dos fios capilares.

Queda do cabelo

Esta é estação mais propícia para a queda de cabelo, porque, além dos motivos citados acima, a queda de cabelo acontece também porque estamos mais dispostos a comer comida mais gordurosa e porque nosso sistema imunológico fica mais fragilizado com o frio. Outro fator que pode influenciar é o aumento do stresse. É normal perder entre 50 a 100 cabelos por dia, com o pico sazonal do outono. Dormir e descansar bem também é essencial para a boa saúde de todo o organismo. As pessoas com menores índices de repouso estão mais sujeitas a quedas de cabelo.

Alimentação
Tal como o resto do corpo, o cabelo precisa de nutrientes para conservar a sua beleza. Estes nutrientes podem ser fornecidos pelos alimentos e suplementos alimentares, é o caso da vitamina B, presente na levedura de cerveja, carnes orgânicas, frutas e legumes, produtos lácteos, essenciais para o crescimento capilar. Por sua vez, o ferro, presente nas carnes, desempenha um importante papel na nutrição e oxigenação das raízes.

O cabelo é um reflexo do estado geral da saúde do corpo, por isso aproveite estas dicas que lhe vai permitir manter o cabelo saudável e no auge da sua beleza durante todo o ano.

Produtos essenciais para o frio: Champô e amaciador Hidratação Profunda TRESemmé; Máscara de cabelo Herbal Essences; Creme de pentear Pantene; Reaparador de Pontas O Boticário; Champô seco Baptiste

Guia do Cabelo - Truques e dicas para resultados bonitos e saudáveis

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/cabelo-maquilhagem/guia-do-cabelo-980388.html


Cabelo: brilhante, vivo e barato?
Se o seu cabelo estiver a ficar baço, experimente juntar umas gotas de vinagre ao champô de última lavagem. Brilhará como nunca visto! Mas se o problema forem as cores esbatidas e tristes, ponha umas gotas de sumo de limão. Melhor que qualquer champô, não tem contra-indicações e um cheirinho a... limão!

Cabelos castanhos e ruivos

Ficarão brilhantes se, depois de os lavar, forem enxaguados com vinagre branco.

Cabelos loiros

Vão ficar mais brilhantes se misturar no champô 1 colher (de café) de rum.

Cabelos sujos
Não recuse nenhum convite só porque tem os cabelos sujos e gordurosos e não tem tempo para os lavar... Divida o seu cabelo com um pente e coloque pó de talco junto ao couro cabeludo. De seguida escove-o bem: verá como os seus cabelos vão ficar fofos.

Máscara para o cabelo
Cerca de dez minutos antes de lavar , espalhe um iogurte natural de modo a envolver todo o cabelo . De seguida, lave com um bom champô, mas dê também uma ensaboadela de sabão rosa velho (daquele que usavam as nossas avós). Depois de bem lavado e enxaguado em água fria ou quase fria, aconchegue (não esfregue) o cabelo numa toalha felpuda e, finalmente, use o secador para retirar o excesso de água. Só depois de quase seco é que deve enrolar com a escova e mais secador.

Cabelo perfumado

No Egipto é comum as mulheres lavarem o cabelo com água de rosas: é uma delícia cheirar essa fragância! Se quiser usar o mesmo truque basta juntar sempre umas gotas de essência de rosa ou jasmim à última lavagem do cabelo. Também pode colocar umas gotas na toalha onde vai secar o cabelo. Quando se movimentar, o seu cabelo soltará o aroma de forma natural.

Lavar o cabelo
Ao lavar o seu cabelo com champô não o deve esfregar, de forma a não agredir o couro cabeludo; e quando o enxuga com a toalha deve, apenas, aconchegar os fios de cabelo fazendo uma pequena pressão com as mãos. Se possível, lave a cabeça com água morna e passe-a uma última vez com água fria.