http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/o-cosmetico-certo-1200911.html
O marketing da indústria da beleza e da cosmética não se tem poupado a esforços para atrair a atenção dos consumidores mais exigentes.
Todos os anos, surgem novos produtos, novas fórmulas, novos princípios ativos, novos ingredientes e, com eles, novas palavras, expressões e estratégias de comunicação que por vezes baralham o público alvo a que se destinam.
Para adquirir o cosmético certo, tenha sempre em conta os seguintes aspetos:
Embalagem
A exposição ao ar e à luz, para além do contacto dos dedos com a fórmula, degrada os ingredientes ativos retirando-lhes eficácia. Opte por fórmulas em frascos airless, com doseador. Se usa cremes em boião, retire-os com uma espátula (algumas marcas incluem-na na embalagem).
Ingredientes
Certos componentes dos cosméticos podem irritar a pele e mesmo os cremes hipoalergénicos podem causar alergia. Se tal acontecer, interrompa de imediato o uso do cosmético e procure um dermatologista caso os sintomas persistam.
Preço
A eficácia de um cosmético não deve ser avaliada pelo seu valor comercial. Em todas as gamas (altas, médias e baixas) existem produtos de qualidade superior e inferior e, muitas vezes, o que paga deve-se não só à investigação por detrás da fórmula, como também à campanha publicitária ou à embalagem luxuosa.
Textura
A escolha de uma fórmula de rosto deve ter em conta o tipo de pele. Se a sua pele é oleosa ou mista deve preferir uma fórmula fluida e oil-free, em gel; se tem uma pele seca escolha uma textura mais rica, em creme.
Proteção solar
Aplicar um creme de dia com fotoprotecção é uma forma inteligente de se proteger dos raios solares, dispensando o uso de uma segunda fórmula específica para o efeito.
Texto: Vanda Oliveira com Fernando Guerra (dermatologista)
Sem comentários:
Enviar um comentário