quinta-feira, 14 de junho de 2012

Depilação saudável

Como eliminar pelos com menos riscos

Yves Vicent, um veterinário francês, foi alvo de notícia pois, ao fim de cinco anos, inventou o primeiro sistema de depilação a laser caseiro, fácil e prático de usar.

O aparelho, denominado E-one, já está à venda em França, pesa cinco quilos, custa 1350 euros alegadamente permite remover os pêlos de forma semi-permanente, graças à emissão de um flash de luz regular e homogénea que actua tanto em peles claras como em peles mais escuras.

Se as vendas em França forem bem sucedidas, o produto será lançado, numa primeiera fase, nos principais mercados europeus. Mas não precisa de esperar até lá. Já encontra por cá encontra outras alternativas:

Creme depilatório

Aplica-se sobre a zona a depilar, deixa-se o creme actuar durante alguns minutos e procede-se à remoção do produto e dos pêlos com uma espátula e água. O processo não interfere na raiz, destruindo o pêlo que estava à superfície da pele. «Faz parte dos métodos de depilação não definitiva, pois não há qualquer destruição ao nível do folículo piloso, daí que o pêlo volte a nascer», explica Manuela Cochito, dermatologista. Os pêlos não se revelam durante uma ou duas semanas.

Este método é mais indicado para a parte inferior das pernas, por ser menos sensível. Apesar de ser seguro, não deixa de ter algumas contra-indicações. «As pessoas que têm uma pele muito sensível têm reacções de irritação, pelo que se deve ter o cuidado de fazer um teste na parte interna do braço para saber como irá reagir ao creme depilatório, sobretudo quando se pretende aplicá-lo no rosto», recomenda a dermatologista.

 Lâmina

Cortam-se os pêlos sem atingir a raiz, com rapidez e eficácia. «Existe o mito de que o uso da lâmina faz com que o pêlo engrosse. Apenas fica transitoriamente mais grosso àsuperfície, por ser cortado transversalmente, pois o pêlo natural acaba em cone. A raiz permanece idêntica, não sabe como é que o pêlo foi cortado», esclarece.

Os pêlos desaparecem durante uma ou duas semanas. Este método é sobretudo indicado para as pernas e axilas, porque a pele é menos sensível do que a do rosto e das virilhas.

No entanto, de acordo com a dermatologista, «não se pode usar este método em peles sensibilizadas ou doentes ou com algum tipo de eczema ou ferida», adverte.

Cera

É outro método não definitivo. A cera aquecida é aplicada na zona a depilar e, quando se puxa, os pêlos são arrancados. «Há pessoas que sofrem de foliculite, borbulhinhas na zona do buço e virilhas. Trata-se de uma foliculite irritativa que provoca um processo inflamatório, mas passa rapidamente», refere a dermatologista. Os resultados são mais duradouros do que com os outros métodos depilatórios de curta-duração, mantendo-se três ou quatro semanas.

A cera utiliza-se nos pêlos do rosto e do corpo com resultados idênticos. «Não pode ser aplicada muito quente nem repetidas muitas vezes sobre a mesma zona de modo a evitar queimaduras ou esfolamentos», alerta, contudo, a médica.

Electrólise
O pelo é destruído por uma «descarga eléctrica que se faz através de uma agulha que penetra no folículo», explica Manuela Cochito. Como se trata de um método de depilação de longo-prazo, os pêlos podem não voltar a surgir, após várias aplicações no mesmo folículo.

Aplica-se, sobretudo, «no pêlo branco, muito loiro ou ruivo, muito fino», explica a especialista. «Numa alta percentagem de casos, deixa pequenas cicatrizes punctiformes no rosto e nas virilhas», avisa, no entanto, a dermatologista, pelo que não deve ser utilizado em peles mais reativas.

Laser
Esta depilação de longo prazo utiliza uma luz coerente, com comprimentos de onda muito específicos, ideais para atingir o pêlo na raiz, quando o seu ciclo de vida o permite. «A sua maior eficácia resulta do facto de ser uma luz coerente. Aquece o alvo, danificando-o, sem afectar as estruturas em volta. É um processo muito selectivo», descreve a especialista.

Os pêlos são progressivamente eliminados e os resultados são definitivos com alguns lasers, sendo necessários cerca de cinco tratamentos. Este método é indicado para axilas, virilhas e pernas, pois o pelo do corpo é normalmente mais grosso e escuro e isso favorece a ação do laser. É menos eficaz em pêlos muito claros ou finos ou quando a pele está bronzeada ou é escura. «Quanto maior for o contraste entre o pêlo e a pele melhor o laser capta o alvo e mais eficaz é, o que implica menos sessões», explica Manuela Cochito.


Luz intensa pulsada
«Ao contrário do laser, é uma luz não-coerente (como um flash que dispara em todas as direcções) e esse seu largo espectro de actuação condiciona menor selectividade e mais danos colaterais», compara a médica. O objectivo é eliminar o pêlo pela raiz.

Os pêlos são progressivamente destruídos, renascendo com duração variável, consoante o aparelho.

O contraste entre os tons da pele e do pêlo favorece o tratamento, o que torna os pêlos do corpo mais simples de eliminar.

«Estas luzes são mais perigosas do ponto de vista da queimadura por serem menos selectivas», alerta, todavia, a especialista.

Pele lisa e suave
No que toca à depilação com cera, deve ter os seguintes cuidados:

- Exija sempre cera descartável, de modo a evitar doenças, como o papiloma vírus humano.

- Não depile zonas em que a pele apresente um pequeno corte, inflamação ou infeção.

- Não vá para a praia no dia da depilação, pois a pele está demasiado sensilbilizada por ter perdido a sua camada superficial.

«Os tratamentos de depilação com laser são feitos antes de se frequentar a praia a pele não pode ir bronzeada para não se aproximar da cor do pêlo, pois o laser precisa do contraste. Dois dias após o tratamento já pode bronzear-se», esclarece ainda a dermatologista.



Fonte: Sapo Mulher