sábado, 5 de novembro de 2011

Tendências Outono/Inverno: Galochas

Artigo da Revista "Única" N.º2036 do dia 05 de Novembro de 2011. (Parte integrante do Jornal Expresso)



Veja outros post sobre galochas:
http://dicas-da-ines.blogspot.com/search/label/galochas

Pele barbeada (mais) saudável

http://saude.sapo.pt/beleza-e-estetica/artigos-gerais/barbear-mais-saudavel.html

Pele barbeada (mais) saudável
Os melhores truques para que esta rotina masculina se transforme num prazer diário


Até há bem pouco tempo, o universo da estética masculina era um assunto menosprezado.

O uso de perfume e de desodorizante não era uma realidade plena até, pelo menos, à segunda metade do século XX. A revolução estética que o homem do século XXI protagoniza é uma mudança sem precedentes.

Um bom exemplo disso é a transformação na forma de ver um aspeto tão másculo como a barba. Neste artigo mostramos-lhe os melhores produtos para converter uma rotina entediante num pequeno prazer diário. A lâmina não só corta o pelo como gera centenas de pequenas feridas microscópicas que devem ser tratadas. E não se deve desprezar o efeito tensão-distensão que é provocado nos músculos faciais.

Conheça as quatro regras que deve seguir para atenuar os efeitos secundários de fazer a barba todos os dias:


1. Aplique um pré-shave
Preparar a pele antes de barbear é essencial. E não basta humedecê-la com água quente, gesto que parece banal mas que é indispensável se pensarmos que, a seco, os pelos faciais têm uma resistência similar à do cobre. Mas, para além disso, é  aconselhável manter a pele em boas condições antes de usar uma lâmina. E como? É simples. Antes de se barbear, ainda no duche, aplique o produto de limpeza em todo o rosto. Limpa e purifica a pele sem a desidratar e elimina o excesso de sebo. Usado diariamente em vez de sabonete, dá frescura e luminosidade ao rosto, revitaliza os tecidos cutâneos e ajuda a pele a manter-se jovem e sã.

2. O triunfo do gel

Um dos grandes avanços para o mundo do barbear foi o aparecimento das primeiras espumas, que substituíram o uso do pincel e sabão. A evolução foi de tal ordem que, hoje, algumas fórmulas conseguem até atrasar o crescimento do pelo. Mas a inovação mais eficaz são as novas texturas em gel, particularmente indicadas para pele sensível, que facilitam o deslizar da lâmina. Muitas delas contêm ingredientes lubrificantes que reduzem a fricção característica do barbear e deixam a pele suave e levemente hidratada.

3. Tenha em atenção a escolha da lâmina
As máquinas elétricas que surgiram, nos últimos anos, no mercado criaram uma nova forma de ver o barbear. Graças a estes inovadores equipamentos, o barbear é agora mais rápido e eficaz. Atualmente já existem carregadores a pilhas com lâminas ainda mais finas e um revestimento de baixa resistência para que deslizem sem qualquer tipo de agressão ou frição para a pele. Procure escolher máquinas compostas por um micropente para encaminhar os pelos na direção da lâmina e uma lâmina de precisão para chegar a zonas mais difíceis.

4. Aplique after-shave
O after-shave (depois de barbear) é um produto indispensável para restabelecer o equilíbrio da pele agredida pela lâmina, hidratando-a e curando pequenas feridas que possam surgir.

Procure uma fórmula fluída e fresca, sem álcool, que penetre instantaneamente na pele.

Os seus ativos devem ser calmantes e reparadores para aliviar eficazmente os malefícios do barbear.

Evitar a irritação

Se há algo de que os homens se queixam no que diz respeito ao barbear é a irritação que deixa na pele. Ainda assim, minimizar essa irritação é possível, mesmo em peles mais sensíveis, através de medidas simples:

- Prefira texturas em gel. Podem funcionar melhor do que a espuma tradicional no sentido de facilitar o deslizar da lâmina sobre a pele e, por conseguinte, reduzir a inflamação. As melhores são as texturas ligeiramente oleosas que começam agora a chegar ao mercado.

- O after-shave deve ser usado sempre, de preferência com propriedades calmantes e suavizantes. Evite os que têm álcool na sua composição porque apenas potenciam a irritação da pele.

Texto: Ana Catarina Alberto

A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Ultimate Beauty"


Acabe com o mal-estar repentino: Exercícios de respiração abdominal podem ajudar a aliviar os sintomas

Acabe com o mal-estar repentino
Exercícios de respiração abdominal podem ajudar a aliviar os sintomas


Tonturas, sensação de desmaio, mãos frias e aceleração do batimento cardíaco são sintomas que podem estar associados ao stress quando não é identificada uma causa cardíaca.

O alerta é do presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Manuel Carrageta, médico cardiologista e autor do livro «10 medidas para ter um coração saudável». Praticar exercícios respiratórios pode ser o suficiente para aliviar estes sintomas.

Na verdade, a  respiração é uma ponte, uma ligação entre a mente e o corpo. Quando estamos relaxados, tendemos a respirar mais lenta e profundamente. Pelo contrário, quando estamos stressados, a respiração  torna-se mais rápida e superficial. Daí a necessidade de, nestas situações, procurar relaxar e equilibrar os movimentos de respiração.

Como respirar
Tentar respirar lenta e profundamente consegue relaxar-nos, porque a respiração tem alguma forma  de controlo sobre o sistema nervoso simpático e parassimpático. Deve-se repetir este procedimento  duas vezes ao dia e sempre que se sinta ansioso ou antecipe ir enfrentar situações difíceis.

Na  verdade, uma das técnicas mais simples para atingir este objetivo é a prática da respiração  abdominal, que torna as ondas cerebrais mais longas e lentas, semelhantes às que predominam no nosso cérebro quando estamos calmos e relaxados.

Não é por acaso que as antigas técnicas orientais do ioga, do tai-chi e da meditação, bem como o pilates, ensinam a respirar corretamente. Em situações de stress, Manuel Carrageta sugere que faça uma respiração abdominal, lenta e profundamente. Assim ajuda a tornar as ondas cerebrais mais longas, semelhantes às que predominam no cérebro quando estamos calmos e relaxados.


A responsabilidade editorial desta informação é da revista "Saber Viver"

Cuidados localizados: Gestos que asseguram a saúde e beleza de cada centímetro do seu corpo

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/cuidados-localizados-1182221.html

Cuidados localizados
Gestos que asseguram a saúde e beleza de cada centímetro do seu corpo


Há alturas do ano em que o corpo está mais exposto a fatores ambientais que podem ser prejudiciais, como o sol, o vento e a poluição atmosférica e/ou o sal da água do mar no verão e o cloro das piscinas.

A face, as mãos e o decote exigem cuidados especiais mas os pés, a barriga, as coxas e as nádegas também não podem ser descurados.

Faça uma pausa para cuidar de si. Estes são os gestos essenciais para cada uma das diferentes partes do corpo:

Peito
Quando o assunto é o peito, perda de firmeza e estrias são palavras tabu. Embora a flacidez só surja com maior intensidade após a menopausa, pode ser prevenida pela prática regular de exercício com o soutien adequado, já que «em particular na corrida e outras atividades de grande impacto, há risco de distensão do tecido mamário».

As estrias podem dever-se a alterações hormonais, metabólicas e/ ou mudanças bruscas de peso, sendo frequentes na gravidez. Para as evitar, deve, segundoJorge Rozeira, «não engordar, massajar e hidratar». A massagem deve ser realizada em sentido ascendente, contrariando a gravidade.

Mãos

«Para saber a idade de uma mulher, repare nas suas mãos». Se quer contrariar esta máxima, use várias vezes ao dia um hidratante para mãos, de preferência com filtro solar. A proteção solar do dorso das mãos é essencial no verão, já que esta é «uma área muito suscetível de sofrer fotoenvelhecimento», diz Jorge Rozeira.

Aplicar creme é igualmente importante para as unhas. Se é uma adepta de verniz, pode usá-lo na praia, mas reforce a hidratação. Lembre-se, ainda, que «deve evitar retirar as cutículas ou afastá-las, já que expõe as mãos a micro-organismos prejudiciais», sublinha ainda o especialista.

Barriga

Se tem uma barriguinha proeminente, provavelmente significa que tem tido «uma alimentação inadequada e hábitos sedentários», aponta Jorge Rozeira. Caminhar diariamente, com a postura correta, ajuda a eliminar calorias e fortalecer a região abdominal. Para um esforço localizado, faça abdominais em casa. À mesa, coma menos de cada vez e evite líquidos.

Durante e após o duche, massaje o ventre com movimentos circulares ascendentes para promover a drenagem. Para evitar as estrias, aposte na hidratação diária com produtos ricos em ácidos gordos essenciais, vitamina E ou retinol. Como é uma zona pouco exposta ao sol, reforce a proteção nas idas à praia.

Coxas e nádegas
Gordura e celulite são problemas típicos desta zona. Na opinião do dermatologista, o desporto ajuda a «estimular a massa muscular e consumir gordura», sendo que a celulite está associada à massa gorda. Em complemento, Jorge Rozeira sugere a massagem, já que «mobiliza gordura e, sobretudo, líquidos».

Para promover a drenagem dos tecidos, faça movimentos ascendentes nas pernas e circulares na zona das nádegas com um anticelulítico. A cafeína e a L-carnitina são alguns ingredientes-chave deste tipo de creme que deve usar duas vezes por dia.

Pernas

«Hidratar e fotoproteger» são, para o dermatologista Jorge Rozeira, hábitos essenciais durante o ano e obrigatórios no verão para preservar a saúde e beleza das pernas. A hidratação com «emolientes simples» é importante após o uso de esfoliantes corporais e da depilação, que «conduz inevitavelmente a foliculites».

Estas inflamações dos folículos pilosos são tanto mais prováveis «quanto mais profundo é o arrancamento do pelo», por isso, «deve utilizar o método de depilação menos agressivo possível», privilegiando cremes depilatórios, lâmina ou laser, em vez de cera.

Para aliviar a sensação de pernas cansadas aplique cremes refrescantes com menta ou cânfora, fazendo uma massagem.

Pés
O uso de calçado aberto nos meses de maior calor deixa o pé mais exposto a traumatismos e à desidratação da pele.

Por outro lado, «a exposição solar e o aumento da temperatura deixam a pele seca e desidratada, tornando-a mais vulnerável à formação de fissuras plantares e no calcanhar e, consequentemente, ao aparecimento de dematomicoses, verrugas plantares ou outras infeções», alerta o podologista Manuel Portela.

Para evitar estes e outros problemas, hidrate diariamente a planta e a zona dorsal do pé, evitando a zona entre os dedos. Use um creme específico já que um «um creme normal não tem capacidade de proteção, fica à superfície e não é absorvido». Se não é diabética, pode fazer uma esfoliação uma vez por mês com um creme ou gel com ácido salicílico. Se sofre de calos ou calosidades, consulte um especialista.

Texto: Rita Miguel com José Rozeira (dermatologista) e Manuel Portela (presidente da Associação Portuguesa Podologia)

Dieta para engordar

Dieta para engordar
Conhecemos duas senhoras que em vez de emagrecer, querem engordar.



http://sic.sapo.pt/proj_queridajulia/Scripts/videoPlayer.aspx?videoId={44E43F57-9AF2-4457-9ABD-DBE54B1CCBCF}