quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Dicas Emprego: Candidatura por email

As novas tecnologias são cada vez mais uma ferramenta importante na procura de emprego.
As empresas preferem cada vez mais o email como forma de receberem as candidaturas.
Saiba o que fazer nestes casos.

Candidatura por email
Regras e cuidados a ter


É cada vez mais comum as empresas elegerem o email como forma exclusiva de recepção de candidaturas, evitando assim as desvantagens inerentes aos meios tradicionais (correio ou fax).

Para não “perder o comboio” das novas tecnologias nem prejudicar a sua candidatura, importa conhecer as principais regras e cuidados a ter em conta quando o email é a porta de entrada para um novo emprego.

# Definitivamente, “menos é mais”! Opte por uma fonte “convencional” como Times New Roman, Arial ou Verdana. O importante no seu CV é o conteúdo e a fonte utilizada não deve interferir nesta leitura, sendo o mais simples possível.

# O tamanho da letra deverá variar entre 10 ou 12, as medidas standard para a comunicação por correio electrónico. De preferência, a cor a utilizar deverá ser também o “automático” preto.

# O fundo duma mensagem por email deve ser sempre branco. Cãezinhos, bonecos animados ou fundos coloridos, para além de transmitirem uma imagem pouco profissional dificultam bastante a leitura da mensagem.

# Utilizando um programa de processamento de texto, torna-se fácil perder a noção dos limites e abusar de “efeitos de estilo”. Contenha-se! O que para si pode parecer bonito, para outra pessoa pode ser uma amálgama de efeitos sem qualquer lógica.

# Procure ser simples e coerente. Utilize cada tipo de estilos (sublinhados, itálicos ou negritos) de forma consistente. Por exemplo, em cada titulo ou para destacar semelhantes tipos de informação.

# Não seja demasiado informal. As abreviaturas que se utilizam para falar em programas de instant messaging , não devem ser transportadas para os emails, especialmente quando estes têm cariz profissional.

# Não descure as regras normais de sintaxe, nomeadamente quanto à utilização de maiúsculas no inicio das frase ou pontuação.

# Atenção ao seu endereço de email! 
Euqueromandriar@sapo.pt ou desempregado_desesperado@sapo.pt podem não ser exactamente a mensagem que pretende transmitir ao recrutador. Pode parecer secundário, mas este tipo de informação salta realmente à vista.

# Baseie-se no que escreveria numa carta de apresentação para escrever o texto do seu email. Não há necessidade de anexar uma carta de apresentação, quando o próprio email pode ter essa função.

# No assunto coloque o nome da função a que está a concorrer, para que o seleccionador possa mais facilmente identificar a sua candidatura. Se está a enviar uma candidatura espontânea, deve ser esse também o assunto da mensagem. Não arrisque a originalidade para captar o interesse do destinatário!

# As mensagens electrónicas são uma forma frequente de transmissão de vírus informáticos. Evite formatos estranhos ou ficheiros não estandardizados, que possam de alguma forma levantar suspeitas. Igualmente, evite também anexar demasiada informação ou ficheiros muito pesados

# Certifique-se de que efectivamente anexou os documentos que pretende fazer chegar à empresa. Não são raras as vezes em que os candidatos fazem no e-mail referência a um documento que, por esquecimento ou por qualquer outro motivo, não chega a ser enviado em anexo.

# Antes de responder à empresa, envie a mensagem para si próprio ou para alguém conhecido, para garantir que tudo está conforme o esperado: que não existem erros, o texto pode ser lido facilmente e que é possível abrir os anexos.

Fonte

Deixo aqui links com artigos sobre o mesmo tema:

Universia Brasil
International Press
Ponto Marketing
Empresa e Negócio

Veja outros posts sobre os temas Emprego (CV, emails, como se comportar numa entrevista,...)